segunda-feira, 23 de abril de 2012

Guiné 63/74 - P9786:Tabanca Grande: oito anos a blogar (4): Parabéns! (Torcato Mendonça, Fundão)

1. Mensagem do Torcato Mendonça, que vive no Fundão:

8º ANIVERSÁRIO: 23 Abril 2004 / 23 Abril 2012-04-18 

[À direita, infografia de Miguel Pessoa, 2012]


Recebi a informação, em Maio de 2006, do meu camarada e amigo Carlos M. dos Santos, de que havia um Blogue sobre a Guiné. Certamente essa informação acompanhava outra sobre o almoço da CART 2339 pois, no ano anterior, 2005, e pela segunda vez, tinha ido, em Évora, ao almoço anual da Companhia. Necessitava, depois de tantos anos de ausência, ver os meus antigos camaradas. Nunca os esquecera. Queria, isso sim, era esquecer a “guerra” e dizer - há muito acabou para mim… o engano ao próprio…

Era um tempo, 2005,difícil para mim, a saúde pregara-me uma partida. A ida a Évora era quase, sem se notar, um adeus, uma despedida. 

Há uma união, entre os antigos camaradas, em laços de amizade, fraternidade e cumplicidade, certamente compreensíveis, mais por nós, devido às situações de privação, de anormalidade - aqui no sentido de perigo das próprias vidas e de sofrimento em certas situações passadas. É esse somatório de vivências que nos torna iguais e diferentes. Iguais no relacionamento com o mundo. Diferentes no relacionamento entre nós.

Há uma palavra que torna possível esse contra-senso, Guiné…

Isto escrevia eu na 5ª ou 6ª feira e continuava. Agora nada mais escrevo. 

Acontece que no Sábado fui ao Almoço-Convívio ou, se preferirem,  ao VII Encontro [Nacional] da Tabanca Grande,  em Monte Real.

Decorreu bem e muito dele se irá falar, escrever e ver em fotos. Não vou, por agora, dele falar ou escrever. Contudo, levantaram-se-me muitas questões fruto da sã convivência com vários camaradas. Umas ligeiras e até brejeirais, como o ter partilhado “a mesma dama em Bafatá com o meu querido camarada e amigo JC e o que nós rimos"; outras diferentes e fui levado a nelas pensar desde então. Efectivamente merecem ser reflectidas. Nada de grandes preocupações. Uma tem martelado, talvez das mais ligeiras, e prende-se com a idade hoje e estar ali, no convívio claro, em muito do tempo, com a idade de lá.

As outras não, por agora não, pois é festa e Dia de Aniversário. Dia em que esta Tertúlia faz oito anos (2004/2012). É um caso muito sério e deve ser felicitado o Fundador Luís Graça.

Depois todos os que o ajudaram e, se me permitem, realço o Carlos Vinhal. Não esqueço o Virginio Briote, o Magalhães Ribeiro e outros que, de várias formas, têm dados estimáveis contributos.

Parece-me que, talvez seja assim preferível, estão de Parabéns muito mais de Quinhentos Membros deste Blogue do Luís e Graça e que ele com todos partilhou.

É Grande, grande este espaço, este sítio de partilha de memórias, em pluralidade opinativa, com natural e feliz divergência para logo surgirem consensos, de troca de afectos e solariedades.

Tanto para dizer.  Prefiro só um Voto de Continuação em Fraterna e Sã Convivência, por muitos anos, para que a Memória de tantos jamais seja olvidada.

Eu Vos Abraço a Todos,  meus Camaradas de Armas e Amigos.

Torcato Mendonça
_______________

Nota do editor:

Último poste da série > 23 de abril de 2012 > Guiné 63/74 - P9784:Tabanca Grande: oito anos a blogar (3): Parabéns! (Albano Costa, Guifões / Matosinhos)

Sem comentários: