terça-feira, 24 de abril de 2012

Guiné 63/74 - P9799: O Nosso Livro de Visitas (133): Maximino Guimarães Alves, ex-Radiotelegrafista do STM (Bissau, 1972/74)

1. Mensagem do nosso camarada Maximino Guimarães Alves, ex-Radiotelegrafista do STM (Guiné, 1972/74), deixado no Poste 3498*:

Chamo-me Maximino Guimarães Alves, sou de Fafe, Minho.

Como Radiotelegrafista do STM a minha comissão na Guiné foi no Centro de Escuta do Agrupamento de Transmissões (Outubro de 1972 a Agosto de 1974).

O 1º Centro de Escuta onde fiz serviço ficava fora do quartel. Era numa das vivendas do lado de fora, quase em frente à Intendência... O 2º Centro de Escuta, quase no fim da minha comissão, já era junto a um dos blocos de casernas novas, perto do campo de futebol e do refeitório.

Recordo, do Centro de Escuta, o Furriel Santos Pereira, (fazia dupla comigo durante os serviços nocturnos, excelente parceiro, tradutor das mensagens que recebíamos), Garcia, Faustino Estanqueiro, Faustino Pinto de Jesus, Páscoa, Fur. Meira, Adelino Rei, Couto, e muitos outros que não me lembro o nome agora...

Terminei as segundas férias no dia 21 de Abril de 1974 regressando à Guiné no dia 22 de Abril de manhã. Iniciei o serviço precisamente no dia 25 de Abril de manhã, já no Centro de Escuta novo.

O que o Furriel Hélder Valério diz sobre o Centro de Escuta é exacto. Consistia, no que ao meu serviço dizia respeito, em receber mensagens em morse, normalmente com o texto em francês que depois eram traduzidas se fossem em texto normal, ou descodificadas pelos criptos se fossem codificadas.

Também gravávamos programas da BBC, Voz da América, discursos do Amílcar Cabral, da esposa, conhecida por Maria «Turra», etc...

No primeiro ano no Agrupamento, íamos almoçar e jantar ao Quartel General que fazia «fronteira» com o nosso... Só em 1973 tivemos o nosso refeitório novo que, por sinal, era excelente. Tenho várias fotografias do quartel e do centro de escuta. Gostava de as partilhar. O que devo fazer?


Também posso informar que vai haver um encontro no dia 5 de Maio, nos Arcos de Valdevez, de antigos militares do Agrupamento de Transmissões da Guiné. É organizado pelo Garcia. Se alguém estiver interessado posso fornecer o contacto dele.
O meu email é: maxalves@netcabo.pt


2. Comentário de CV:

Caro camarada Maximino, se quiseres engrossar a fileira dos camaradas das Transmissões deste Blogue, envia uma foto actual e outra do teu tempo de Guiné, de preferência tipo passe e diz-nos qual foi o teu posto militar.
Já sabemos a data em que foste para a Guiné, a data de regresso e onde fizeste serviço, mas muito mais terás para nos dizeres dos tempos passados em Bissau, principalmente nos meses mais próximos do antes e do pós 25 de Abril.

Ficamos a aguardar as tuas mensagens, descodificadas e desclassificadas, que deverás enviar para luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com e para um dos co-editores Carlos Vinhal e/ou Eduardo Magalhães Ribeiro.

Recebe um abraço dos camaradas das Transmissões deste Blogue e não só.
O teu camarada
Carlos Vinhal
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 16 de Abril de 2012 > Guiné 63/74 - P9753: O Nosso Livro de Visitas (132): Não se preocupem se não der notícias - só estamos sem eletricidade porque o gasóleo acabou! (Anabela Pires, Iemberém, Cantanhez)

4 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Espero que aceites o convite feito pelo Carlos Vinhal, para integrares a Tabanca Grande.

Desde já te saúdo, não como membro do STM, mas sim somo membro das Transmissões, de Infantaria mas Transmissões.

Um abraço.

Hélder Valério disse...

Caro Maximino Alves

Pois que sejas bem aparecido!
Aceita o convite do Carlos Vinhal (em nome de todos nós) e junta-te a esta grande 'família' que teve agora o seu VII Encontro que correu muito bem.

Como escreveu o José Martins, estamos em condições de agrupar muita gente das Transmissões, já que aqui existem muitos camaradas dessa especialidade. No que diz respeito ao STM, em particular, também já vão aparecendo alguns e a tua presença pode ajudar ainda mais.
Abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Saúdo-te Camarada do STM Maximino Alves. Sê bem vindo.
Eu estive no Agrpt Trsm em71/72 depois de passar por Aldeia Formosa. Fiz serviço no Centro Recetor, no quartel de Santa Luzia quando foi criado o Agrupamento, em Nov.71.
Gostava de saber como proceder para marcar presença nos Arcos de Valdevez.
Um abraço do Alvaro Vasconcelos

majaas disse...

Obrigado a todos pelo vosso acolhimento neste blog. Vou tentar falar sobre alguns acontecimentos de que tenho memória, desses tempos na Guiné. Vou também enviar as fotos como pediram. Sobre o convívio nos Arcos de Valdevez, o contacto é o Garcia (964212241 ou 258488438).