sexta-feira, 27 de abril de 2012

Guiné 63/74 - P9816: Memória dos lugares (183): STM - Aldeia Formosa e Bissau (Álvaro Vasconcelos)

 


1. Mensagem do nosso camarada Álvaro Vasconcelos*, 1.º Cabo Transmissões do STM, Aldeia Formosa e Bissau, 1970/72, com data de 17 de Abril de 2012:

Amigo e Camarada Carlos Vinhal.
No "fundo do baú", encontrei o que de seguida descrevo com a devida permissão de aceitamento:



Esta fotografia de camaradas que compunham a equipa de futebol que tomou parte num torneio inter-companhias, no ano de formação do Agrupamento de Transmissões da Guiné, reporto-me a Novembro de 1971.

Que "ronco" hein!... Na foto estamos 14 elementos da Arma de Transmissões e a grande maioria era do STM: Centro Emissor, Centro Receptor e Centro de Escuta.
Eu sou último da direita. Alguns deles embarcaram comigo, em rendição individual, no "Carvalho Araújo" em Julho de 1970: por exemplo o Marques, um camarada de Braga que não encontro há muitos anos, é o primeiro da esquerda, dos que estamos de joelho em terra!
 

Nesta fotografia, de menor qualidade em termos de definição*, estou com o camarada Agostinho Barbosa, também Radiotelegrafista do STM, numa apresentação dos "utensílios" onde transportávamos o "rancho" que íamos buscar à cozinha da CCS em Aldeia Formosa.
Na travessa que eu portava, serviam-nos o "conduto", na "lata de chouriços", transportava-se a sopa: o Agostinho leva o "casqueiro" (o pão) na mão esquerda e o "Baco" (com a graça de Deus) na direita.

Era a refeição de almoço para a malta do Posto de Rádio do STM, composto por quatro elementos a saber:
N.º Mec 14449460 - Agostinho Barbosa;
N.º Mec 17056768 (a "velhice" - António M. Silva Monteiro;
N.º Mec 19949269 - Adriano Duarte Costa
e eu, o N.º Mec 08025769.


 E por último uma Guia de Entrega do nosso "pré", respeitante a Fevereiro de 1971 !...

Um abraço do tamanho da Tabanca Grande
Álvaro Vasconcelos
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 6 de Março de 2012 > Guiné 63/74 - P9568: O PIFAS, de saudosa memória (6): Recebia, via Marconi, a chave do Totobola e transmitia-a depois ao camarada João Paulo Diniz, do PFA (Álvaro Vasconcelos, Centro Recetor do Agrupamento de Transmissões de Bissau, jun 71/jul 72)

Vd. último poste da série de 19 de Abril de 2012 > Guiné 63/74 - P9772: Memória dos lugares (182): O Xime - Esclarecimentos (Sousa de Castro)

2 comentários:

Luís Graça disse...

Saúdo o meu vizinho do Grilo, Baião. Quando estou em Candoz, Marco de Canavezes, vejo a sua terra. Em Monte Real sei que o Álvaro esteve à conversa com a Alice. Na realidade, o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca é Grande...

Álvaro, confesso a minha grande ignorância em relação à organização e funcionamento da arma de transmissões. Pelo que os teus esclarecimentos serão bem vindos... Talvez possas falar melhor do que fazia, cada um de vocês em Bissau, no STM (Centro Emissor, Centro Receptor e Centro de Escuta).

Quanto ao "patacão", 600 mil réis mal dava par viver em Bissau, não ?! Era metade do pré que recebias, não ?

Um abraço. Luis

Luís Graça disse...

Sei que falaste com o João Paulo Diniz, em Monte Real. Que recordações mais é que tens do PIFAS ?