segunda-feira, 21 de maio de 2012

Guiné 63/74 - P9933: Histórias e memórias de Belmiro Tavares (23): A TV na nossa guerra

1. Em mensagem do dia 16 de Maio de 2012, o nosso camarada Belmiro Tavares (ex-Alf Mil, CCAÇ 675, Quinhamel, Binta e Farim, 1964/66), enviou-nos mais uma das suas histórias e memórias, relembrando desta vez as mensagens de Natal dos combatentes da Guerra do Ultramar gravadas em África e passadas na RTP.


HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE BELMIRO TAVARES (23)

A TV na (nossa) guerra

Durante os anos 60/70 (século passado) a RTP era o único canal televisivo generalista a penetrar diariamente em nossas casas; os outros foram aparecendo um após outro depois da revolução… dita dos cravos.

Como competia a uma instituição do aparelho político (único) dava cobertura à patriótica missão dos nossos bravos militares na então “Guerra de Ultramar”; hoje segundo a vontade de alguns diz-se “guerra colonial”; sirva-se cada um segundo a sua vontade! É democrático!

Na minha terra, lá nas “berças”, do interior esquecido, cheias de gente sã (não mal intencionada) – gente boa existe em todo o lado, porque ainda não “bebeu” a parte negativa da dita civilização – dir-se-ia com a clareza e a sapiência de gente honrada e virtuosa: “albarda-se o burro à vontade do dono”. Creio que ninguém verá nisto (adágio) qualquer tipo de agressão despropositada e gratuita, sem sentido, pois a minha intenção não é essa com toda a certeza.

Lamento, no entanto, que alguns (mais do que seria desejável) tenham tentado denegrir, acintosamente, a imagem imaculada de tantos compatriotas de rija têmpera que se bateram tão garbosamente, tão denodadamente, por aquilo que, pelo menos tradicionalmente, era nosso – refiro-me às pessoas e não ao terreno. Terá havido excessos? – Claro que sim! Mas não deixaram de ser exceção! Lamento profunda e sinceramente os abusos que deliberada ou inconscientemente (fruto do momento) foram cometidos; por mim e pelos autores do exagero, peço perdão aos africanos molestados, se bem que não me pese na consciência ter cometido qualquer canalhice ou desaforo.

Não quero deixar passar em claro também aqueles que, por medo ou por questões políticas, se auto-exilaram para fugirem aos pavores da guerra. Também não posso deixar de referir aqueles que, tendo emigrado, para mudar de vida e regressaram à Lusa Pátria para cumprir serviço militar. Não sei se há números oficiais (não creio que tenham sido divulgados) mas consta que os segundos foram em maior número que os primeiros- o que não deixa de ser significativo.

Mas esqueçamos o que podemos chamar de bizantinices e… voltemos à RTP.

A televisão faria apenas um ligeiro e superficial acompanhamento da guerra… dentro dos quartéis. Não consta – desconheço – que algum repórter tenha acompanhado os nossos façanhosos combatentes (os que ousadamente participavam, ao vivo e com risco e até com o sacrifício da própria vida), em operações melindrosas para passar à película os factos dignos de registo.

Os enviados da RTP procediam, em larga escala, nos meses que antecediam o Natal, à transmissão de mensagens de “Boas Festas” dos combatentes para os seus familiares – o que já era, só por si, bastante louvável. Talvez tenha sido esta a missão mais honrosa e mais humana levada a cabo pela RTP. Honra lhe seja feita por tudo isto e tudo o mais que poderão eventualmente ter realizado, mas que desconheço.

Mensagem de Natal do nosso camarada Constantino (Tino) Neves, a quem mandamos um abraço

Os soldados (os combatentes) passavam desempenados frente à câmara, citavam a sua identificação e a terra de origem declarando alto e bom som: -“para a minha família em (?) desejo um Bom Natal e um Ano Novo cheio de prosperidades”. Uma boa parte dos soldados, intencionalmente – talvez – ou por incapacidade substituíam as “prosperidades” por “propriedades”; era mais fácil de pronunciar… e mais lucrativo. Terminavam com a célebre frase “Adeus, até ao meu regresso”. Esta legenda já é nome de um livro da autoria do companheiro Beja Santos e levado ao prelo pela “Ancora Editora”; passe a publicidade… é dever de consciência.

Deixo aqui o meu pedido de desculpa se algum operador e/ou jornalista chegou a envergar ousadamente um camuflado e participou nalguma das operações mais perigosas e desgraçadamente célebres a que os militares estavam sujeitos e que eu, por ignorância, não refiro.

Os operadores também fizeram filmes – bobines recheadas – de acontecimentos por vezes corriqueiros ou propositadamente inventados… vividos dentro dos quartéis ou nas suas imediações. Lembro-me de ter visto um filme daquela estúpida guerra em que o ousado operador (nosso) se encontrava, por incrível que pareça, entre as aguerridas hostes inimigas: quando os nossos briosos soldados carregavam “destemidamente” sobre o “inimigo”, estavam a ser filmados bem de frente – logo o operador estaria no campo do oposto.

Durante os dois anos (quase) que a CCAÇ 675 viveu em Binta (viveu?! Aquilo seria viver? Mas vivemos ou pelo menos sobrevivemos), os RTPs passaram por lá apenas uma vez. Visitaram-nos mas, como o Natal já teria passado, não houve lugar às alusivas mensagens.

Tiveram direito a um opíparo almoço… bem regado… com o de que dispúnhamos em pleno mato.

A Tabanca engalanou-se; os nativos, já regressados do Senegal, envergaram as suas melhores vestes e organizaram um valente batuque – manga de ronco!

Filmaram muita coisa; entrevistaram muita gente, especialmente africanos – festa de arromba! Um repórter contou-nos que, dias antes, entrevistara um régulo, alferes de 2.ª linha, algures noutra zona; como o “soba” citou várias vezes, elogiosamente, o nome de Salazar, o locutor perguntou-lhe abertamente:
- Sabes quem é Salazar?

A resposta é digna dum “douto” oficial de 2.ª linha:
- Salazar é “o homem grande” da tabanca de Lisboa que dá “manga de chocolate na pessoal bandido!”

Certamente o régulo imaginaria que Salazar era algum destemido pugilista afamado ou que seria, no mínimo, dono de extraordinária força física. – Pobre rato!

Um locutor (cujo nome não recordo) sugeriu-nos que, quando regressássemos da Guiné, passássemos pelos estúdios do Lumiar e ele nos mostraria coisas curiosas e desconhecidas do público, cortes de certas filmagens que, naquela época, não podiam invadir indiscriminadamente as casas dos contribuintes.

Anos depois, em Fátima, aquando da visita do Papa, encontrei o tal locutor que, no meio daquela azáfama desmedida, repetiu o convite.

Um dia apareci, curioso, nos estúdios! Passei cerca de duas horas a ver passagens hilariantes (de quebrar o coco) de certas filmagens: o Sr. presidente da República, o venerando (como se dizia) Américo Tomás, a coçar furiosamente o baixo-ventre durante uma tourada no Campo Pequeno; montes de “pernas à vela” nas bancadas; festas em que o elemento feminino exibia ousadamente (para aquela época) os seus dotes físicos. Nos campos da bola havia também das boas! O “Zé” lá em casa não podia assistir a tais desperdícios! E os “excessos” em certos bailes e/ou chás dançantes da “alta”! Tanto esbanjamento meu Deus!

Um “corte” cheio de beleza (política) mostrava o exuberante Negus Negusti da Etiópia, Hailé Selassié (nascera Tafari Makonnen) durante uma fabulosa jantarada algures, aquando da sua célebre visita oficial à capital do Império: - limpava cuidadosa e higienicamente as unhas com os dentes do garfo e bebia água morna com limão do vistoso lavabo a qual se destinava a libertar os dedos do cheiro do marisco!

Sugeri que seria a altura ideal para mostrar aos portugueses quem apoiava a guerra contra nós; creio que não o fizeram mas… talvez valesse a pena!

Bom! Voltemos a Binta onde uma equipa da RTP nos aguarda!

Um dos operadores sugeriu ao afoito capitão Tomé Pinto que “simulássemos uma operação” nas imediações dos quartel para… encher fita.

O capitão Tomé Pinto não admitia nunca sacrificar inutilmente os seus militares; com um sorriso malandro nos lábios, lançou o seguinte repto:
- Eu não brinco às guerras! Pernoitem cá e partimos pela madrugada; prometo levar-vos a uma zona onde haverá tiros (muitos) pela certa; terão uma oportunidade ideal e única para filmar uma operação militar... ao vivo. Doutro modo, não!

- Isso não nos agrada! Responderam em uníssono. Partiram para Farim

Dias mais tarde, algures no Sul, fizeram idêntica proposta ao malogrado capitão Meireles; este aceitou fazer uma guerra de brincadeira… para a TV filmar.

Um militar nativo detetou uma mina antipessoal; deu o alerta! Mas pisou logo, inadvertidamente, o arame de tropeçar (arame verde finíssimo) e provocou de imediato a explosão duma mina “ bailarina”! Houve vários feridos, entre os quais um major; o capitão Meireles foi logo riscado do número dos vivos. Poderia ter sido pior!... como dizia o padre lá da minha terra. Os “ceguinhos” (os que picavam a estrada poeirenta, para detetar as malditas minas) iriam tão “compenetrados” da sua missão que não se aperceberam duma potente mina anticarro que se encontrava numa zona de lama seca. O padre Nazário, ia no fim da coluna; assistia incrédulo a tamanho folguedo… e detetou a tal mina, raspando com a bota as folhas secas que a ocultavam. O padre sugeriu a um sapador ali presente que verificasse se estava armadilhada – não estava! Recomendou ao sapador que a recolocasse no local e ocultasse com terra e folhas secas para que no regresso, a RTP filmasse o seu levantamento, já sem perigo iminente.

Após aquele desastroso acidente não houve mais filmagens… mas trouxeram a perigosa mina anticarro para o aquartelamento… valha-nos isso!

É caso para citar, mais uma vez, a profunda sabedoria do nosso bom povo:
- Com coisas sérias não se brinca!

Eu acrescento: A guerra é coisa séria!” ponham seriedade nisso!

Maio 2012
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 23 de Março de 2012 > Guiné 63/74 - P9646: Histórias e memórias de Belmiro Tavares (22): A guerra das vacas

Sem comentários: