terça-feira, 22 de maio de 2012

Guiné 63/74 - P9935: Efemérides (91): Guidaje foi há 39 anos... Pergunto: Por que é que a FAP não bombardeou com napalm a área de Genicó até Ujeque ? Por que é que não se utilizou o obus 14 no apoio às colunas ? No cerco de Guidaje muito eu desejei ter uma antiaérea... (Arnaldo Machado Veiga)

1. Mensagem do nosso leitor (e camarada) Arnaldo Machado Veiga, com data de 17 do corrente:

Como introíto apresento os meus cumprimentos e elogios pelo trabalho realizado, ao concentrar a variada informação sobre a guerra na Guiné.


Para mim, que vivia fazendo conjecturas acerca dos acontecimentos em Guidaje em Maio de 73, foi um alívio e ao mesmo tempo a consternação ao saber daqueles que lá morreram que eu conhecia bem. [Foto acima: mortos da CCAÇ 19, na zona do Cufeu. Foto de Amílcar Mendes, 38ª CCmds, 1972/74].

Foi também com alegria que revejo fotos recentes de Guidaje e do Cufeu, etc. Quero também realçar as dúvidas do Sarg Pára Manuel Rebocho e das quais também sempre comunguei e que se referem ao facto de, no cerco de Guidaje, as colunas de socorro terem sido empenhadas com tantos sacrifícios humanos e não terem sido utilizados os obuses de Farim (14, salvo erro) e até mesmo a sua deslocação para Binta em apoio das diversas colunas que pretendiam seguir em direcção a Guidaje.

Porque razão não deslocaram as Panhards de Bula para o mesmo efeito, por exemplo, já que em Bula tanto quanto eu saiba pouco valor acrescentado davam ?

Porque motivo a FAP não varreu a área desde Genicó até ao Ujeque com napalm? Tinham medo dos mísseis Strela? Mas os que andavam em terra já podiam levar com todo o tipo de armamento...

Também os judeus na guerra de 73 [, a guerra do Yom Kippur,] se viram a braços com os SAM 7 mas mesmo assim os seus Mirages e pilotos não deixaram de desempenhar a sua quota parte no sacrificio da guerra.


Guiné > Região de Tombali > Gandembel / Balana >CCAÇ 2317 (1968/69) > Gandembel: A antiaérea que era pressuposto proteger o pessoal contra eventuais ataques ... dos Migs russos da República da Guiné-Conacri. Já depois do 25 de abril também foi montada uma em Pirada, junto à  fronteira norte, com o Senegal.

Foto cedida pelo António Almeida, o intérpetre do Hino de Gandembel, soldado da CCAÇ 2317 (Gandembel/Balana, 1968/69) (1). Enviada pelo Zé Teixeira, também conhecido, entre os escuteiros de Matosinhos, como o Esquilo Sorridente . Legenda: AA/LG.

Guidaje tinha obuses de 10,5 e Bigene tinha obuses de 14 mas admito que as dificuldades de reabastecimento impedisse estas unidades de prestarem apoio às colunas com esta Artilharia.

Olhando para trás, fica-me um pouco a sensação de que os Altos Comandos se limitavam na inovação e se dedicavam a exercicios/ teorias pouco consentâneas com a realidade e esta ideia ainda ficou mais reforçada quando agora na revolta da Líbia se viam as antiaérias em cima de carrinhas a fazerem grandes estragos.

Não se imagina quantas vezes quer nas colunas Guidage/Binta quer no Quartel de Guidaje quando de ataques eu desejava ter uma antiaérea das que estavam em Bissau e. se não estou em erro, também em Nova Lamego e Cufar, para utilizar em fogo terrestre.

Bem haja pelo seu trabalho e votos de sucesso.

O meu muito obrigado

AMVEIGA 


2. Comentário de L.G.:

Obrigado, camarada Arnaldo, pelas tuas amáveis palavras em relação ao nosso blogue. Sabem sempre bem, sobretudo quando a gente se esforça por trabalhar bem e para todos, procurando dar a palavra a todos os que têm a (e querem) dizer algo sobre a sua experiência de guerra na Guiné, entre 1961 e 1974. 

Não me compete, por outro lado, responder às tuas perguntas. Elas aqui ficam para reflexão. serena,  de todos nós. Vejo que acompanhas o nosso blogue e que estiveste no inferno de Guidaje, mesmo sem saber mais nada a teu respeito (posto, unidade a que pertencias, etc.). Aproveito, por isso,  para te perguntar se não queres ir mais longe, partilhando fotos e outras memórias desse tempo, na qualidade de membro da nossa Tabanca Grande. Entrar é fácil: é dar a cara (duas fotos) e contar uma história... Para que amanhã os nossos filhos,  netos e bisnetos, não perguntem: Guidaje, avô Arnaldo ? Mas em que planeta é que isso fica ?

____________________

Nota do editor:


Último poste da série > Guiné 63/74 - P9934: Efemérides (56): Guidaje foi há 39 anos: reconstituindo a 5ª coluna, de 22 e 23 de maio de 1973 (Victor Tavares e † Daniel Matos)

 

Sem comentários: