quarta-feira, 20 de junho de 2012

Guiné 63/74 - P10051: Parabéns a você (437): Cherno Baldé, Gestor de Projectos na Guiné-Bissau

Para aceder aos postes do nosso amigo tertuliano Cherno Baldé, clicar aqui
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 19 de Junho de 2012 > Guiné 63/74 - P10049: Parabéns a você (433): Henrique Cerqueira, ex-Fur Mil da 3.ª CCAÇ/BCAÇ 4640/72 e Leopoldo Amado, Historiador e Professor Universitário, natural da Guiné-Bissau

23 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Caro Cherno

É com muita alegria que te envio um abraço por mais um aniversário.

Que a Paz e a Alegria estejam contigo e com a tua familia, assim como todo o Povo da nossa Guiné.

José Marcelino Martins disse...

Caro Cherno

É com muita alegria que te envio um abraço por mais um aniversário.

Que a Paz e a Alegria estejam contigo e com a tua familia, assim como todo o Povo da nossa Guiné.

José Marcelino Martins disse...

Caro Cherno

É com muita alegria que te envio um abraço por mais um aniversário.

Que a Paz e a Alegria estejam contigo e com a tua familia, assim como todo o Povo da nossa Guiné.

Luís Graça disse...

Querido amigo e irmão Cherno:

Nesta semana em que estou em Angola e mais afastado do blogue, fazes anos. Não tenho muito tempo para te escrever dois parágrafos bonitos, como mereces, porque o dia aqui começa cedo, e o acesso à Internet está mais condicionado. Eu própio só durmo 4 a 5 horas. As pessoas levantam-se às 4h da manhã para enfrentar o trânsito de Luanda e deslocar-se para o seu trabalho. Por exemplo, os profissionais de saúde para os quais estou a fazer uma formação. Luanda mudou muito nestes últimos 8 anos. Já não vinha cá desde outubro de 2004.

De qualquer modo, e enquanto me preparo para mais um dia de aulas, até à noite (e aqui às 18 horas já é noite), quero-te dizer quanto és estimado e acarinhado na nossa Tabanca Grande. Não sei como vocês celebram o dia de anos, hoje, em Bissau. Nem sei como tens passado. Mas espero bem que estejas bem, e que tenhas bons motivos para celebrar o milagre da vida e continuar a cultivar a tua árvores da sabedoria. Que Deus te dê forças, inspiração e saúde, para poderes continuar a educar e amar os teus filhos, ao lado da tua bela esposa.

Recebe um grande xicoração do amigo e mano Luís Graça.

Ilha de Luanda, 20/6/2012, 6h da manhã...

Henrique Cerqueira disse...

Amigo Cherno
Que tenhas um belo dia de aniversário na companhia de quem mais gostas.
Um abraço Henrique Cerqueira

Sotnaspa disse...

Amigo, Cherno.

Um dia muito feliz junto dos teus queridos, muita saúde e que o dia 20 de junho se repita muitas vezes.

Um abraço

António Santos
Nova Lamego

Anónimo disse...

Cherno, os meus parabéns e que votos de felicidade para ti e para os teus.

Um abraço

Antº Rosinha

admor disse...

Caríssimo Cherno,
Embora sejas muito mais novo do que nós gramaste muito mais guerra, portanto mereces igual tratamento e era o que eu fazia em todas as enfermarias que dirigi, mesmo com a população que vinha do Senegal a Guidage. O melhor que sabia e podia sempre dei a todos por igual.
Assim, levas a mesma receita:
Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.
Muita saúde|
Um grande abraço.
Espero e faço votos para que a nossa Guiné mude e prospere, assim como o nosso Portugal.
Adriano Moreira

Hélder Valério disse...

Caro amigo Cherno

Que tenhas mais um dia feliz e com saúde, são os votos que faço neste teu aniversário.
Que a tua família esteja e fique bem, que consigam 'navegar sobre as ondas desse mar alteroso' que parece ser o quotidiano da 'nossa' Guiné, é também o meu mais forte desejo.

Parabéns!
Abraço.
Hélder S.

Chapouto disse...

Para o amigo e companheiro os meus sinceros parabéns e muitas felicidades e um resto de dia feliz na companhia de toda a família
Um forte abraço
Fernando Chapouto

Arménio Estorninho disse...

Caro Amigo Cherno Baldé, faço votos para que este Dia de Aniversário seja comemorado conforme a tua tradição e em confraternização "manga di ronco" com aqueles que mais prezas.

Amar e dar alegria aos pequeninos, eleva a alma da mulher mais alto que a maternidade.
Uma alma generosa não esquece nunca a lembrança dos benefícios que recebeu e esquece depressa aqueles que a sua mão espalhou.

Parti mantenhas p`ra bó
Arménio Estorninho

Torcato Mendonca disse...

Caro Cherno Baldé

Boa Saúde,
Longa e Feliz Vida,
Um Abração de Parabéns do T.

Mas,Caro Amigo quero mandar-te um forte e fraterno abraço. Vejo-te, hoje, não como um menino das Tabancas de meu tempo, claro que não. Para mim és um daquelas crianças Fulas que, felizmente, foram estudar para que a Guiné fosse o País onde o sonho dos Homens, que pela Independência lutaram,um dia se concretizasse.
Neste teu dia, no teu aniversário, para ti,tua família e teu povo que esse sonho seja realidade.Nós, por esta velha Nação, estamos menos bem. Vai passar.Nessa igualmente isso acontecerá. Ab, saúde e paz. T.(por vezes ou sempre certos sonhos só se concretizam com luta)

José Saúde disse...

Caro Cherno

Amigo, muitos parabéns por mais um ano de vida! Recebe um forte abraço deste alentejano de gema.

José Saúde

Anónimo disse...

Saúde Paz e Alegria!



Grande Abraço de


PARABÉNS!


Alfero Cabral

Anónimo disse...

Caro Cherno

Feliz aniversário e uma longa vida com saúde.

Um abraço de parabéns

António Marques

Manuel Reis disse...

Caro amigo Cherno.

Desejo-to um belo dia de aniversário junto das pessoas que mais desejas.

Parabéns.

Um abraço.

Manuel Reis

Anónimo disse...

Caro Cherno,
É bom ter-te cá no blogue. As tuas intervenções são calmas, cordatas, humildes, e bem reflectidas, dando-nos frequentes retratos sobre a alma do teu povo, de maneira que dás-nos bons exemplos da capacidade e maturidade dos teus concidadãos.
Hoje, cumpres mais um aniversário na caminhada da vida. Desejo que tenhas um dia marcado pela alegria, e que ainda contes muitos outros.
Um abraço de parabéns
JD

manuelmaia disse...

CARO CHERNO,


UM GRANDE ABRAÇO DE PARABÉNS.
manuel maia

Cherno Baldé disse...

Caros amigos,

Nao tenho palavras para expressar a minha gratidao por esta agradavel surpresa que o Carlos e o colectivo dos Editores me brindou, acompanhado pelo coro de esforcados e valorosos combatentes de Portugal d'aqui e d'além mar, que ainda sentem e estimam a nossa Guiné (ex-Portuguesa).

Como deverao saber ou suspeitar, este dia 20 de Junho, no meu caso concreto, é simplesmente figurativo, e foi adoptado para, como costuma dizer o Luis Graca, fintar os brancos com o fito de poder entrar para a escola. Calhou este dia gracas a imaginacao fertil do meu primeiro Professor.

Os fulas, a semelhanca de muitos povos "primitivos" simplesmente nao conhecem as suas idades e dos filhos, muitas vezes, nem sequer se lembram do lugar certo onde isto aconteceu. Sao coisas menores de uma vida dura, agitada e em constante mutacao de um povo em busca do seu designio final e que muitas vezes era fatal.

Entre os Fulas, a contagem dos anos é feita pelo numero de chuvas passadas, da mesma forma que para os indios seria o numero das luas.

A minha mae, simplesmente, sabe que eu nasci na época da colheita do arroz e mais nada. O meu pai poderia relacionar o meu nascimento com o seu campo de milho ou da ultima aldeia por onde passaram e a contagem seria feita sempre em retrospectiva no tempo usando a contagem dos campos trabalhados ou dos sitios.

O mesmo se poderia dizer do meu ano de nascimento que, o mais correto seria o ano de Africa (1960) e, ainda assim, com uma probabilidade de erro que pode ir até um ano. Em Africa era assim, até ha bem pouco tempo.

Talvez por isso mesmo, também, nao se valoriza muito o aniversario das pessoas, considerando-o como coisas de brancos.

A todos o meu grande obrigado e um abraco amigo.


Cherno Baldé

Cesar Dias disse...

Caro Cherno Baldé
Não importa quantas luas ou quantas chuvas passaram,seja como fôr aqui te deixo um forte abraço de parabéns. Desejo-te muita saúde para estares connosco nesta Tabanca.
Felicidades
César Dias

Manuel Joaquim disse...

Meu caro Cherno Baldé:

Muitos parabéns por este teu aniversário. Muito desejo que a "barca" da tua vida e da vida dos teus entes queridos atravesse incólume o "mar encapelado" em que se transformou a Guiné-Bissau, teu com certeza amado país e palco de tantos momentos marcantes da minha existência.
Um grande abraço

Anónimo disse...

Caro Cherno,
Ainda vou de viagem para te dar um abraço de parabéns. Como sabes, vou de bem longe. Não tenho a certeza se chegarei com chuvas ou com luar. Até lá aqui ficam os meus votos de muita saúde para ti e para os teus.
Um abraço amigo,
José câmara

Juvenal Amado disse...

Cherno

Um abraço de parabéns e o desejo de que os próximos anos te tragam a ti mais familiares alegrias que bem merecem.

Um abraço