sábado, 23 de junho de 2012

Guiné 63/74 - P10062: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca...é Grande (57): Tenho na minha colecção peças de fardamento, de 1961, de António Sousa Teles, Major de Infantaria (Miguel Andrade)

1. Mensagem datada de 19 de Junho de 2012 do nosso jovem leitor Miguel Andrade a propósito do nosso Poste 9483*:

Muito boa noite
Desculpe incomodá-lo com este meu email mas não consigo não dizer nada após ter lido com atenção o seu blog e a troca de mensagens entre os participantes.

Eu tenho apenas 30 anos, quando o senhor e seus Camaradas já defendiam e honravam Portugal, eu ainda nem projecto era de meus pais, portanto informação importante para a questão que é debatida no blog confesso que não tenho.

Eu sou coleccionador de militaria, portuguesa e estrangeira e sempre que consigo comprar alguma coisa tento sempre obter mais alguma informação sobre ela... É exactamente este meu hábito que me fez chegar a vós... Recentemente adquiri um uniforme de Coronel de Infantaria do Exército Português, tanto na etiqueta do casaco como na etiqueta das calças estava escrito o nome do seu antigo proprietário e uma data:

"Major António Sousa Teles, 12/08/1961"

Uma das questões debatidas era realmente a arma dos oficiais em questão, neste caso o uniforme tem a arma de Infantaria. Não sei se será o mesmo oficial ou não, decerto que Sousa Teles não será exclusivo dos dois irmãos de que falavam, mas seria uma grande coincidência não corresponder ao que é debatido e as datas parecem-me bater certo.

Vou enviar algumas fotos do uniforme.

Outra coincidência engraçada é ver que uma pessoa que sempre estimei, o sr. engenheiro Hélder Sousa, pessoa com quem trabalhei na empresa Tecnep há uns largos anos atrás,  é colaborador neste blog. Um abraço para ele pois deixei de ter qualquer tipo de contacto com ele.

Resta-me enviar-lhe,  a si e a todos os seus camaradas ex-combatentes da Guerra do Ultramar,  a minha profunda gratidão e o meu obrigado sincero por todos os sacrifícios. Apesar de não os conhecer enchem-me de orgulho.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Andrade






____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 14 de Fevereiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9483: As Nossas Tropas - Quem foi quem (8): António Sousa Teles (1922-2006), ten cor art, comandante do BCAÇ 4514/72 (Cadique, 1973/74)

Vd. último poste da série de 19 de Junho de 2012 > Guiné 63/74 - P10049: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca...é Grande (56): Desde a ilha de Luanda, evocando o bom irã de Bedanda e enviando um abraço para todos os bedandenses que estiveram no 2º encontro das Onças Negras, e em especial o Tony, o Pinto Carvalho e o Belmiro Pereira (Luís Graça)

2 comentários:

José Marcelino Martins disse...

É de louvar a actitude do Miguel Andrade.
Já conhecia á sia página de militária, que visito várias vezes e, com satisfação, vou obtendo novas informações.
Porque não convidar o Miguel a integrar a nossa Tabanca Grande como amigo?

José Marcelino Martins disse...

http://www.antiquarium-militaria.blogspot.pt/


OBRIGATÓRIO VER