segunda-feira, 2 de julho de 2012

Guiné 63/74 - P10103: Patronos e Padroeiros (José Martins) (31): Patrono do Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso de Bragança




1. Em mensagem do dia 27 de Junho de 2012, o nosso camarada José Marcelino Martins (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), enviou-nos mais um trabalho para a série Patronos e Padroeiros.






Patronos e Padroeiros XXXI

Patrono do Instituto de Odivelas


Busto de D. Afonso de Bragança, no Instituto de Odivelas
© Foto José Martins - 14 de Dezembro de 29011


Infante D. Afonso de Bragança

Filho de D. Luís I, 33.º monarca português, e de sua mulher D. Maria Pia de Sabóia, princesa da Sardenha, nasce na Ajuda, em Lisboa, a 31 de Julho de 1865, o Infante D. Afonso a quem, segundo a tradição, foram atribuídos vinte e um nomes próprios, seguidos dos nomes de família: Afonso Henriques Maria Luís Pedro de Alcântara Carlos Humberto Amadeu Fernando António Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis João Augusto Júlio Valfando Inácio de Saxe-Coburgo-Gota e Bragança.

Como filho segundo do rei, seguia-se, na ordem de sucessão, ao príncipe herdeiro, pelo que tinha o tratamento de Alteza Real (S.A.R.) e direito aos uso dos títulos subsidiários de Duque de Bragança, Duque de Guimarães e Duque de Barcelos, Marquês de Vila Viçosa, Conde de Arraiolos, Conde de Ourém, Conde de Barcelos, Conde de Faria, Conde de Neiva e Conde de Guimarães.

Foi Condestável de Portugal, desde o nascimento até à queda da monarquia em Outubro de 1910: Duque do Porto, desde 1889 até à data da sua morte; Vice-Rei da Índia no final do ano de 1895, quando comandou o Corpo Expedicionário do Reino, onde em conjunto com as forças da guarnição da Índia e um contingente de marinheiros do cruzador Vasco da Gama, tendo comandado e dirigido várias operações para apaziguar aquele território, até ao regresso ao reino em finais de 1896.

Foi General de Divisão do Exército, Inspector-Geral da Arma de Artilharia e Comandante Honorário dos Bombeiros Voluntários da Ajuda.

Para poder proporcionar às filhas dos oficiais, que tivessem morrido em combate ou por doença, fundou, em 14 de Janeiro de 1900, no palácio do Conde de Sobral, à Luz, um colégio que foi inaugurado com a presença do rei e da família real, começando a funcionar com 17 alunas.

Com o regicídio de 1 de Fevereiro de 1908, em que perderam a vida o Rei D. Carlos e o Príncipe D. Luís Filipe, a 6 de Maio de 1908, com a aclamação do novo rei D. Manuel II, é jurado, novamente herdeiro presuntivo da coroa portuguesa, que se manteve até ao exílio em Pisa (Itália), aquando da implantação da Republica.

Casou com Nevada Stoody Hayes, cidadã americana, em Madrid no ano de 1917, de cujo casamento não houve descendentes.

Faleceu a 21 de Fevereiro 1920, em Nápoles, Itália, tendo sido trasladado em 1921 para o Panteão dos Bragança em S. Vicente de Fora.


Instituto de Odivelas



Medalha de Ouro do Instituto de Odivelas
Foto: © http://www.institutodivelas.com/medalha-ouro.html

Fundado em 14 de Janeiro de 1900, dando corpo ao desejo de um grupo de elementos das Forças Armadas, com o nome de Instituto D. Afonso, foi inicialmente instalado no palácio de Conde de Sobral, à Luz.

Tendo por modelo as Escolas da “Légion d’Honneur” fundadas em 1806 por Napoleão, com o objectivo de proporcionar às filhas dos oficiais que tivessem morrido em combate, ou por doença, uma educação condigna.

Em 1902 é transferido para o Convento Cisterciense de São Dinis e São Bernardo, em Odivelas, privilegiando cursos cuja formação permitisse a entrada no mundo do trabalho, não descurando a cultura geral das alunas.

Tomando a designação de Instituto de Torre e Espada, em 6 de Novembro de 1910, vê, em 25 de Maio de 1911, o seu nome alterado para Instituto Feminino de Educação e Trabalho, assim como o seu plano de estudos.

Em 1942 passa a designar-se por Instituto de Odivelas e é tutelado pelo Ministério da Defesa Nacional.

Tem como divisa “DUC IN ALTUM” (Cada vez mais alto)

José Marcelino Martins
25 de Junho de 2012
josesmmartins@sapo.pt
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 29 de Junho de 2012 > Guiné 63/74 - P10089: Patronos e Padroeiros (José Martins) (30): Brigada de Intervenção - Infante D. Pedro, 1.º Duque de Coimbra

2 comentários:

Anónimo disse...

1. Chamei ontem a atenção do Zé Martins para o seguinte, quando o seu poste já estava em edição:

"Agora que estás a fazer mais um poste sobre os patronos... Só uma curiosidade... A esposa do nosso camarada João José Alves Martins, a dra. Graça Martins, foi diretora e subdiretora do Instituto de Odivelas...


https://www.facebook.com/cita.martins


Nota biográfica:

Assessora
Estado Maior do Exército _ Ministério da Defesa nacional
September 2011 – Present (11 months) Lisbon Area, Portugal

Directora
Instituto de Odivelas
October 2006 – July 2011 (4 years 10 months) Odivelas

Subdirectora
Instituto de Odivelas
August 2004 – September 2006 (2 years 2 months) Odivelas

Economist
COPAM
May 1979 – October 1980 (1 year 6 months)

2. Resposta, pronta, do nosso colaborador permanente:


Data: 2 de Julho de 2012 17:49
Assunto: Re: Instituto de Odivelas

Luís, O mundo é pequeno, Grande só a nossa Tabanca.

A Dra Graça deve ter sido a última directora, uma vez que agora a direcção está entregue a um oficial superior do exército.

A "atribuição", de patrono do instituto ao D. Afonso de Bragança, é da minha responsabilidade, já que nunca ninguém, a vários níveis, inclusive numa ida ao próprio instituto, me soube dizer quem era o patrono.

Mostraram-me o busto, que fotografei, na entrada principal e, pelos factos investigados, assumi a responsabilidade de o tornar Patrono do Instituto de Odivelas, mas creio que não estou errado, já que foi o fundador e a história revela que foi o seu protector.

Abraço

José Martins

Anónimo disse...

Mensagem de hoje, às 00h40, do nosso camarada João MartinsCaros Luís Graça e José J. Alves Martins:

É facto que o Duque do Porto foi o último Condestável do Reino e foi o Patrono do Instituto de Odivelas. Toda a família Real esteve envolvida no projecto que tinha como finalidade a protecção e educação das filhas órfãs de militares. A designação oficial é presentemente "Instituto de Odivelas Infante D. Afonso".
Um grande abraço
João Martins