quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Guiné 63/74 - P10270: Recortes de imprensa (56): Notícias do Centro, 14 de agosto de 2012: 'Afectos com Letras' instala biblioteca pública na Guiné com 13 mil livros


1. Recorte de imprensa enviado pelo nosso camarada Carlos Pinheiro, sempre atento ao que se passa na Guiné-Bissau

 De: Carlos Pinheiro [ carlosrpinheiro@gmail.com ]

Data: 14 de Agosto de 2012 14:11

Assunto: "Afectos com Letras" instala biblioteca pública na Guiné com 13 mil livros




 14 de agosto de 2012:

 "Afectos com Letras" instala biblioteca pública na Guiné com 13 mil livros



Um grupo de voluntários da organização não governamental "Afectos com Letras" estão em Bissau para instalar a Biblioteca Pública local, levando na bagagem 13 mil livros.

Segundo Joana Benzinho, presidente daquela associação, com sede em Pombal, nas próximas três semanas os voluntários irão "instalar estantes e organizar livros recolhidos em Portugal desde finais de Março". "Nas últimas duas semanas de Julho, funcionários da Rede de Bibliotecas de Pombal ajudaram na catalogação do fundo documental que foi entretanto enviado para a capital guineense", acrescenta.

Aquela Biblioteca será acolhida nas instalações do Instituto Politécnico Benhoblô, no qual será ainda criado um espaço multimédia, com computadores doados pela empresa portuguesa, com sede em Matosinhos, JP Sá Couto, com o objectivo de proporcionar aos leitores o acesso a um maior número de livros e publicações disponíveis nas diversas bibliotecas online.

Segundo Joana Benzinho, a "Afectos com Letras" espera alargar a iniciativa a outras regiões da Guiné-Bissau, nomeadamente às Ilhas dos Bijagós, democratizando "o mais possível" o acesso à leitura e à cultura naquele País.

Criada em Setembro de 2009, a Afectos com Letras – Associação para o Desenvolvimento pela Formação, Saúde e Educação tem como missão a melhoria das condições de vida das crianças da Guiné-Bissau.

Desde a sua constituição que tem desenvolvido um conjunto vasto de projectos como o co-financiamento da construção da Escola de Djoló que abriu em Outubro de 2010 com 120 alunos, o projecto Baobá que consiste no apadrinhamento individual de crianças ou de turmas daquela escola, a construção de um furo com painéis solares que fornece água e luz à escola, assim como o pagamento do salário de três professores.

A dinamização de campanhas como "Um livro para a Guiné Bissau", que levou centenas de livros até várias escolas guineenses, "Um brinquedo para a Guiné Bissau", bem como a elaboração e edição de uma brochura sobre nutrição infantil, são outras das iniciativas levadas a efeito.

A Afectos com Letras co-financiou, ainda, uma creche em Varela, destinada a 70 crianças, assumindo, também, o pagamento das duas professoras e três auxiliares.

Por outro lado, tem organizado diversas missões solidárias que levam até à Guiné profissionais de distintas áreas como dentistas, médicos, psicólogos, professores ou nutricionistas entre outros, com o objectivo de ajudar as populações, dar consultas, formação, entre outras.

Em Maio último, a associação promoveu uma outra missão solidária, focalizada no Hospital Simão Mendes, também naquele país guineense, ao qual entregou diverso material médico-cirúrgico e outros bens, como produtos alimentares para a confecção das refeições aos doentes internados.

Orlando Cardoso | Diário de Leiria | Diário de Coimbra
_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 6 de agosto de 2012 >  Guiné 63/74 - P10232: Recortes de imprensa (55): Os 50 anos da guerra colonial, a saúde publica e a lusofonia (Editorial, Revista Portugal de Saúde Pública, 2011; 29(1): 1-2) (Luís Graça)

4 comentários:

Anónimo disse...

Os maiores amigos da Guiné não parece terem sido os antigos 'cooperantes da RDA-e-etc' ou os vivaços das neo-pesqueiras falidas com fundos 'roubados', etc.
Os amigos da Guiné parece serem aqueles que lá combateram contra o PAIGC.
É indício, pela inversa, ainda que tardio.

SNogueira

Anónimo disse...

...e não me parece que seja aligeiramento de culpas mal reconhecidas.

SNogueira

Zé Teixeira disse...

Note-se que a Associação Afectos com Letras não é de iniciativa de ex-combatentes, mas sim de um grupo de pessoas de bem lideradas pela Joana Benzinho e pela Marta Dias de Castro. Tem vindo a desenvolver um excelente trabalho e merece ser apoiada. Também não é formads por antigos cooperantes da RDA, mas devo informar que a Associação TABANKA, é de origem da RDA formada por antigos cooperantes que tal como nós os ex-combatentes trouxeram a Guiné no coração e tem prrstado um excelente trabalho de apoio em parceria com a AD- Acção para o Desenvolvimento ONGD.
Há pessoas de bem em qualquer parte do mundo.

Anónimo disse...

Sem prejuízo de tudo o que diz
reitero o meu comentário na parte em que se aplica.

Dos ex-cooperantes da ex-RDA não falo.
Vi-os mal,
só em Cabo Verde,
e geralmente bêbados de lagosta apanhada em 'trabalho forçado'.
No meu comentário são metáfora, embora sardónica. Haveria honrosas excepções...
talvez.

Em todo o caso agradeço o esclarecimento.

SNogueira