sábado, 8 de setembro de 2012

Guiné 63/74 - P10350: Historiografia da presença portuguesa em África (44): Construção da ponte-cais do porto de Bissau, em betão armado, pela empresa Moreira de Sá & Malevez (1910-1913) (Luís Calafate, bisneto de Moreira Sá)







Guiné > Bissau > Antiga ponte cais do porto de Bissau,em madeira. Fotos c. 1910, "édition Philipe Garès". Em 1910-1913 irá ser construída uma ponte cais em betão armado... a cargo da empresa portuguesa Moreira Sá & Malevez... O nosso leitor Luís Calafate é bisneto de Moreira Sá, a quem se deve, associado a Malevez, a construção das primeiras pontes em betão armado em Portugal, nos finais da monarquia e início da República.... (L.G.)

 Fotos do álbum Cartes postales de jadis, do sítio Guinnée-Bissau.net (com  a devida vénia...)



Imagem nº 1: Engenheiros construtores Moreira de Sá & Malevez, agentes gerais do sistema de betão armado Hennebique, e a quem foi concessionada a construção da ponte cais do porto de Bissau, em 1910-1913.


Documento gentilmente cedido por Luís Calafate (2012)


1. Mensagem do nosso leitor Luís Calafate, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto:

Data: 3 de Setembro de 2012 21:39

Assunto: Porto de Bissau: ponte cais

Estimado colega Luís Graça,

Enviei este email à Administração dos Portos de Bissau porque descobri uma imagem histórica do Porto de Bissau na página web.

Saudações,
Luís Calafate
http://www.facebook.com/luis.calafate.3

2. De Luís Calafate para a Administração do Porto de Bissau:

To: abgl_5@yahoo.com.br

Subject: Porto de Bissau: ponte cais

Date: Sat, 1 Sep 2012 09:35:34 +0100


Exmo. Senhor

Eng.º Anselmo Gomes Lopes

Gabinete de Estudos e Planeamento,


1- Venho informar que, na base de dados francesa Archiwebture encontrei um registo relativo à Ponte-Cais do Porto de Bissau, datado de 1910-1913:

1.1. Concessionnaire Hennebique: Bernardo J. Moreira de Sa et Malevez;

1.2. Ingénieur: Raoul Mesnier de Ponsard.


2 - Após consulta da página web da "Administração dos Portos da Guiné-Bissau", encontrei no 'Historial do porto de Bissau' uma imagem histórica do Porto de Bissau. Consequentemente, venho solicitar mais informação (escrita e imagens), eventualmente disponível, sobre a Ponte-Cais de Bissau.

3 - Em anexo, envio uma Vista do Porto e Ponte Cais de Bissau, datada de 1907.

4 - Aproveito para informar que os engenheiros-construtores Moreira de Sá & Malevez eram agentes gerais do Sistema Hennebique em Portugal. [Imagem nº 1].(*)

Com os melhores cumprimentos,

Luís Calafate
lcalafat@fc.up.pt

Faculdade de Ciências - Universidade do Porto
Porto - Portugal
http://www.facebook.com/luis.calafate.3
____________

Nota do editor:

Último poste da série > 22 de julho de 2012 > Guiné 63/74 - P10179: Historiografia da presença portuguesa em África (42): Missão zoológica na Guiné, 1944/46, chefiada pelo naturalista Fernando Frade (1898-1983) (Parte II)


(*) Não podemos reproduzir aqui, por se tratar de material sujeito aos direitos de propriedade intelectual, o registo de arquivo que nos mandou o Luís Calafate: trata-se do projeto de construção, em betão armado, da ponte cais do Porto de Bissau, a cargo da empresa Moreira de Sá & Malevez, concessionária da Hennebique. 


Recorde-se que François Hennebique, (1841-1921), pedreiro e depois chefe de estaleiro [, não era engenheiro diplomado!], francês, foi o inventor do cimento armado, e o primeiro a usá-la na construção civil: o seu sistema foi patenteado e o inventor criou uma rede internacional de concessionários do seu sistema. Em Portugal era representado pela empresa Moreira Sá & Malevez.

2 comentários:

Luís Graça disse...

Veja-se na página de Luís Calafate no Facebook o álbum com as fotos das pontes Moreira de Sá & Malevez, construídas em portugal, entre 1904 e 1913.

É bom lembrar que Portugal era já, no séc. XIX, um país avançado em termos de engenharia civil... A ordem dos engenheiros é anterior à dos médicos... Fontes Pereira de Melo era engenheiro, embora militar... Estamos a falar do político português mais influente da segunda metade do séc. XIX...

https://www.facebook.com/luis.calafate.3/photos

Antº Rosinha disse...

Tanto para Luís Calafate, como para Luís Graça, penso que essa ponte-cais em betão construída em 1911 já não existia no tempo da guerra e que estaria completamente destruída e ainda haveria restos de betão dessa ponte dentro do lodo visíveis na maré baixa.

A localização era uns 200 metros a juzante daquela onde a malta desembarcava do Uige e Cuanza.

Em 1984/5/6 foi construida nesse lugar a nova ponte onde eu trabalhei pela Somec.

Daí eu próprio ter constatado esses restos de betão antigo.

Mas os antigos falavam ter ainda conhecido os vestígios dessa ponte que posso presumir ser a ponte de 1911 do post de Luís Calafate.

A ponte onde o pessoal desembarcava, segundo os antigos seria dos anos 30 e teria sido obra de empreiteiro inglês.

A outra ponte, em frente à Av. Amilcar Cabral que vai ao palácio, essa a que o povo chama de Pidgiquiti, estava em construção no 25 de Abril pela Tecnil.

Mas pontes de madeira ainda havia na Guiné em 1974 no interior, como no Xime, Binta, Cadique e Caboxanque.

Sobre engenheiros Luís Graça, já havia pelo menos os engenheiros técnicos que em francês se dizia Condutores, há muitos anos, o que faltava era equipamentos e empreiteiros e empresários.

Ainda tive como chefes em estradas mais que um condutor.

O próprio velhote administrador máximo da Tecnil era dessa origem.

Cumprimentos