terça-feira, 18 de setembro de 2012

Guiné 63/74 - P10402: O Nosso Livro de Estilo (5): O que fazer com este blogue ? (Parte I) : Depoimentos de H. Cerqueira, L. Graça, A. Branquinho, J. Manuel Dinis, J. Mexia Alves, J. Amado, Manuel L. Sousa, José Martins, Hélder Sousa e Eduardo Estrela



Marco de Canavezes > Paredes de Viadores > Candoz  >  Quinta de Candoz  > 24 de agosto de 2012 > As nossas ferramentas de trabalho...


Fotos: © Luís Graça  (2012). Todos os direitos reservados 


1. Cerca de duas dezenas mensagens circularam, por estes dias tórridos de setembro, no correio interno da Tabanca Grande, e na caixa de comentários do poste P10368, à volta da questão  O Que Fazer Com Este Blogue ?... Eis alguns excertos das dez primeiras  mensagens, com o apreço e o reconhecimento dos editores :


(i) Luís Graça, 12/9/2012:

Amigos e camaradas: Deixem-me partilhar esta conversa, entre mim e o Henrique Cerqueira, que não é um "particular", uma "conversa a dois", é afinal um "desabafo", em voz alta, em plena caserna... Comentários serão bem vindos... Luís Graça.

Adicionar legenda
(ii) Henrique Cerqueira, 12/9/2012 (em comentário ao poste P10368)

Camaradas e ex-combatentes da Guiné e outras ex-provincias: Este nosso Blogue tem servido e muitíssimo bem para expormos e contarmos a nossa passagem pela Guerra do Ultramar. Eu já sou um autêntico "dependente" desta espaço e como tal eu dou comigo a pensar: "Não será altura de começarmos a olhar para 'dentro' deste nosso país? Estamos todos os dias a ser [delapidados]  dos nossos bens, literalmente roubados nas nossas reformas e direitos de cidadania, já não mandamos em nosso Portugal. Afinal,  porque andámos nós pela Guiné, Angola Moçambique...perdemos a nossa soberania em África (com razão ou sem ela, não está aí agora a questão). E por cá como é???"...

Desculpem lá,  eu sei que o blogue não foi criado para esse fim, mas nós,  ex-combatentes e ex- militares,  continuamos caladinhos? Eu penso que ainda temos idade e força para podermos intervir. Não me acredito que estamos tão acomodados que só se discuta os problemas da Guiné.

Caro Luís Graça,  desculpa lá,  o teu blogue (nosso) já tem expressão e credebilidade mais que suficiente para que possa haver alguma intervenção e,  quem sabe,  um dia os nossos netos digam que afinal não só lutámos na Guiné mas sim e também cá em Portugal e desta vez com a... Arma da Escrita.

Perdoem todos,  estou demais revoltado por estar constantemente a ser roubado e não poder fazer nada. Um abraço, Henrique Cerqueira.

(iii) Luís Graça, 12/9/2012  (em comentário ao poste P10368)

Meu caro Henrique: Li e entendi, com todo o respeito E apreço, o sentido, a força e a justeza do teu grito... O que queres dizer é... que é preciso salvar Portugal!

Quantas vezes eu próprio falo para os meus botões: "Porra, a Guiné foi há 40/50 anos, estás aqui a falar de um país que já não existe, de um Altântida perdida na tua memória!... Estás p'ra aqui a exorcizar fantasmas do passado quando tudo à tua volta se está a desmoronar... O país que conheceste, o país que foi o teu berço já não é mais o mesmo, o mundo onde nasceste e cresceste já não é mais o mesmo... Porra, estás cercado, e na iminência de colapso das muralhas da tua cidade... e tu discutes o sexo dos anjos, como os sábios bizantinos aquando do cerco de Constantinopla pelos otomanos em 1453!"...

Henrique, percebo e respeito a tua indignação... É preciso salvar a Guiné, é preciso salvar Portugal, quiçá a Europa (envelhecida, decadente, impotente...), e o resto do mundo, o Ártico, a Gronelândia, a Amazónia, os oceanos, o clima, a África, os leões, o planeta...

A hora é de pessimismo, mas quem teve 20 anos e passou pela Guiné também teve direito a esses "estados de alma"... Dois milhões de portugueses nos anos 50/60/70 sairam dos seus buracos e fizeram-se à vida!...

Acontece que este blogue é o que é: não é de opinião, não é generalista, não fala (ou não deve falar) de política, de religião e de futebol, foi criado para reunir uma comunidade virtual, os combatentes da guerra colonial que estiveram no TO da Guiné... Serve basicamente para partilhar memórias desse tempo... Com afeto, sem ressentimentos, sem ira, sem gritos de vingança, sem rancores, sem ajustes de contas...

Essas regras não as posso eu mudar ou violar de motu proprio..., embora a mudança seja uma constante da vida...

A Tabanca Grande tem uma página no Facebook onde não estás limitado pelo espartilho das nossas "10 regras de ouro"... Confesso que não vou lá todos os dias, mas muitos camaradas, grã-tabanqueiros, frequentam-na, assiduamente... Tens aí um bom meio para deixar falar a tua alma sobre a hora que passa... e que eu só espero que não se eternize... Não vou dizer, como o outro safado, que me piro... mas essas decisões são do foro pessoal, do domínio da cidadania... Se algum dia decidir pirar-me, anuncio a decisão com antecedência a todos os meus amigos e camaradas, a começar pelos que se reunem aqui, todos os dias ou quase os dias, sob o poilão da nossa Tabanca Grande.

Na realidade, há limites para a resistência humana, para o stress físico e mental, para a intolerância, a arbitraiedade, a incerteza, o medo...

Todas as hipóteses podem e devem ser ponderadas... Quando este blogue deixar de fazer sentido e ficar às moscas, é por que deixámos cair as muralhas e fomos derrotados pela amnésia, a lassidão ou o desespero...

Henrique, somos um povo bipolar, com altos e baixos, tal como as ondas... Somos um povo dado a euforias e a depressões... E neste vaivém já se passaram mil anos, 40 gerações...

Terei sempre orgulho em ser português, isto é, falar, ler e escrever (n)a minha língua materna, e reconhecer-me neste pedaço do mundo, nas formas, nos cheiros, nos sabores, nas cores, deste pequeno rectângulo da península ibérica que será sempre nosso (mesmo que hipotecado)... Na realidade, podem roubar-te tudo menos os afetos e as memórias...

Olha, fez-me bem o teu intempestivo comentário... Um abração.


(iv) Alberto Branquinho, 12/9/2012

Luís e, por arrastamento e maioria de razão, também o Henrique Cerqueira: Essa raiva, revolta, necessidade de acção, fazer parte de uma mudança quanto ao que está a acontecer em Portugal neste momento, acompanhado de um sentimento de frustração por não estarmos a fazer nada para que este estado de coisas se altere, NADA TEM A VER COM ESTE BLOGUE.

Este blogue não é o espaço para ser feita qualquer coisa nesse sentido. Com esse sentido, tentado dar corpo a esse estado de espírito e chamando à acção, há muitos blogues por aí, procurando protagonismo - uns mais, outros menos.

E não é por termos sido ou não combatentes que temos mais ou menos obrigação, mais ou menos aptidão para esse efeito. O que quer que possa ser feito, poderá ser fora dos partidos políticos, que já chateiam e... demais. 

Por exemplo:  a condição de reformados ou pensionistas, que quase todos nós temos ou estamos, rapidamente, em vias de ter, poderia dar origem a uma associação, um lobby de pressão, procurando que essa condição (no fim da vida) não seja tão pisada, esquecida, prejudicada, por não ter representantes, por não estar integrada num "colectivo" (não partidário ou susceptível de ser partidarizado). (...)

Abraços, Alberto Branquinho 

(v) José Manuel Dinis, 12/9/2012 (em comentário ao poste  P10368)

Camaradas: O Cerqueira lançou um desafio ao Luís e à Tabanca para que o blogue passe a acolher textos de intervenção política. Já o fizémos no âmbito de acções relacionadas com a Guiné (autonomia de manifestação pelo 10 de Junho, e comparência na inauguração da Alameda General Spínola). 

Compreendo muito bem o desabafo do Cerqueira neste ambiente de camaradagem. No entanto, tenho que considerar que tal abertura poderia tornar-se divisionista, pelo que concordo com a resposta do Chefe.

No entanto, posso sugerir que em Portugal, as pessoas assumam uma capacidade de intervenção cívica, pela organização de fóruns onde debatam os problemas, e tomem decisões. Poderá ou não constituir-se um núcleo coordenador desses fóruns, e desencadear-se a partir dessas acções um Movimento nacional de cidadania, à defesa dos partidos, ou dos vira-casacas, que congregue a generosidade e a participação em situações públicas sempre que necessário.

E parece-me ser a solução necessária e pacífica, para dar vazão às ideias mais sensatas e realistas, no que respeita à tomada de conhecimento da realidade do país, às medidas de poupança necessárias, às medidas com vista ao desenvolvimento tecnológico e ao progresso económico e social, tendo em conta que perdemos empresas, perdemos meios financeiros desviados para off-shores (muitos milhares de milhões), perdemos competitividade, e existe um exército de desempregados que pressiona os níveis salariais.

Abraços fraternos, JD

(vi) Joaquim Mexia Alves, 12/9/2012

Caro Luís: Sabes o que penso! Já passámos por isto mesmo no tempo do Mário Soares. As pessoas têm memória curta! Pois, a cor era diferente!!!!

Também não concordo com algumas destas medidas e já o fiz público no meu espaço do facebook.
Se é para discutir politica, é mais um blogue entre muitos! Para isso, nesse espaço não contam comigo e então retirar-me-ei definitivamente,  o que também não incomoda ninguém com certeza.

 Um abraço amigo do
Joaquim Mexia Alves


(vii) Juvenal Amado, 13/9/2012

Embora eu esteja de acordo com o H. Cerqueira quanto às nossas preocupações, que devem ser direcionadas para o combate aos polí9ticos corruptos e contra este tipo de política que nos está a enterrar vivos, a minha opinião é que é muito arriscado.

Olha,  sinceramente eu penso que o blogue está a fazer o percurso para que foi criado. Quando muitos de nós falamos do antes e do durante já é dificil, mas falar do presente nestas páginas é correr o risco de trazer para o blogue, o mais primário extremismo tanto de esquerda como a direita mais reacionária. (...)

 Um abraço, Juvenal.

(viii) Manuel Luís Sousa, 13/9/2012

 Bom dia, camaradas:
- Permitam que dê a minha opinião sobre o teor do comentário do “camarada Henrique”, que desde já cumprimento,  manifestando a minha solidariedade na revolta que mostras sentir.

- Eu parti para a Guiné no dia 01 de Abril de 1974, vivi o efeito psicológico do 16 de Março de 1974, tendo já nesse dia o nosso batalhão manifestado da forma possível, estar disponível e solidário com os revoltosos das Caldas. Como forma de agradecimento o cmdt do batalhão sugeriu a sua colocação na zona mais critica do TO, Cantanhz/Cadique/Jemberem.

- Mas como já o referi no blogue, no final de Abril na ilha de Bolama onde decorreu o IAO, retribuímos a “simpatia do cmdt” despachando-o para Bissau.

- Isto serve para nos situarmos no tempo, nas nossas capacidades, disponibilidades, na saturação provocada pelo “ar bafiento/podre/ que se respirava”, e como a fruta “estava demasiado maduro e tinha de cair” com o aplauso e mobilização de mais de 90% da população.

- O tempo que vivemos caminha a passos largos nessa direcção, não apenas no nosso pequeno rectângulo àbeira-mar plantado, mas em escala mais ampla, e o que está para chegar vai ser doloroso e destruidor.

- Aguardemos serenamente o amadurecimento da situação, os sinais de ruptura e pré conflito surgem de todas as direcções, e os principais intervenientes vão ser como sempre os jovens, desiludidos, sem expectativas de futuro e sem o amparo dos idosos que vão partindo.

Recomenda-se serenidade e paciência….

Um abraço a todos, MS


(ix) José Martins, 13/9/2012



Caro Luis & Camaradas:  Li e entendi, qualquer um dos textos destes mails. É o estado de alma presente, infelizmente, mas é.

O "grito" do Henrique Cerqueira é legitimo. Tão legítimo que assino por baixo. A tua resposta é "única", não por ser única mas por ser a única possivel no nosso espaço: Blogue e Facebook.

De vez em quando há "pequenos desvios" mas, pelo que tenho visto noutras páginas, o nosso caminho tem sido "muito certinho"

Abraço
M@rtin'5 (simbiose de Martins + net + ccaç 5)


(x) Hélder Sousa, 14/9/2012 (em comentário ao poste P10368)

Caros camaradas: Este poste, com este tema e suas implicações, veio também 'agitar as águas' mais um pouco. Embora se tenha corrido o risco de criar condições para nos imiscuirmos na 'vida interna' de um país soberano (alegadamente, mas também por esse aspecto a soberania portuguesa não se pode ficar a rir), acho que valeu a pena. Adiantaram-se argumentos, pontos de vista e trocaram-se opiniões.

O Blogue, este Blogue, em si mesmo, não deve enveredar pelo caminho do fórum político. Em pouco tempo estaria mortalmente inquinado e liquidado, perdendo-se assim (quase) todo o trabalho de recolha e divulgação que tem vindo a ser feito. (...)

Para expor teses político-partidárias existe o Facebook. É de leitura mais rápida, pode-se 'amandar' bocas à vontade e há à disposição para todos os gostos.

Abraços, Hélder S.


(xi) Eduardo Francisco da Cruz Estrela, 15/9/2012

Acabo de ler a mensagem do companheiro, amigo e camarada Henrique Cerqueira, bem como a tua resposta,  Luis!
Não me quero alongar em comentários, mas tão sómente deixar um abraço de solidariedade fraterna e juntar o meu ao grito de revolta do Henrique. 
Preserve-se no entanto a isenção do Blogue, respeitando os fins para o qual foi criado.
 
Para todos um grande abraço.
Eduardo Estrela

 _______________

Nota do editor:

Último poste da série > 15 de agosto de 2011 > Guiné 63/74 - P8675: O Nosso Livro de Estilo (4): O que nós (não) somos... Em dez pontos!


10 comentários:

Luís Graça disse...

Respondi, de imediato, ao J. Mexia Alves, em 13 do corrente, nestes termos:

Não, Joaquim, se um dia saísses - o que nunca vai acontecer! - isso incomodar-me-ia!...

Recebe um abraço camarigo. Agradeço a tua amizade e a tua franqueza. LG

PS - Sim, lembro-me bem das "bandeiras pretas" e das denúncias do bispo de Setúbal...

Luís Graça disse...

Há mais depoimentos, para publicar na Parte II:

Armando Pires,
Carlos Pinheiro,
David Guimarães,
Lázaro Ferreira,
Beja Santos,
Carlos Rocha,
Fernando Súcio,
Belarmino Sardinha...

Obrigado, camaradas. Escrever é preciso!

Anónimo disse...

Para o camarigo Mexia Alves

Escreveste:
"Já passámos por isto tudo no tempo de Mário Soares".
Sem me envolver em análises puramente políticas (nem, como será óbvio, em discussões partidárias, que recuso), focando-me somente na REALIDADE SOCIAL existente e na degradação diária da mesma e, além disso, nas "baias" em que estamos metidos e, além disso, por não dispormos AGORA da arma da desvalorização monetária, discordo da tua afirmação.
Peço desculpa pelo facto de esta minha intervenção ser "lateral" à questão AQUI principal, mas não ficava bem comigo se a não escrevesse.
Um abraço
Alberto Branquinho

Anónimo disse...

Seria sacrílego derivar para um caminho que nos está interdito pelas normas fundacionais do blog. Não está nem pode estar em causa a justeza da indignação das pessoas, neste ou em qualquer outro tempo da vida política passada ou futura, mas este areópago é só nosso - ex-combatentes da Guiné - que evocamos aqui a nossa comum condição de soldados que comungaram do pior e do melhor.

Um abração
Carvalho de Mampatá

antonio barbosa disse...

Boa noite
Em perfeita consonancia com o Mexia Alves e todos os companheiros que por qualquer modo manifestaram o seu desagrado na postagem de textos de cariz politico, deixem-nos reviver o n/ passado na Guine Portuguesa, partilhando esperiencias e historias por nos vividas.
Um grande abraço
Antonio Barbosa

antonio barbosa disse...

Boa noite
Em perfeita consonancia com o Mexia Alves e todos os companheiros que por qualquer modo manifestaram o seu desagrado na postagem de textos de cariz politico, deixem-nos reviver o n/ passado na Guine Portuguesa, partilhando esperiencias e historias por nos vividas.
Um grande abraço
Antonio Barbosa

Torcato Mendonca disse...

Meus Caros Camaradas ou Camarigos

Por razões pessoais,não relevantes para o Blogue, não tenho seguido com a habitual atenção o que aqui se escreve. Sinceramente espero vir a fazê-lo. Sem me adiantar muito, sem esperar pela parte II, penso que este tema já foi aqui suficientemente debatido.Há regras e há a vontade colectiva de dar continuidade ao "escrito" primeiro, á base que lançou este projecto. Já estou por aqui há mais de seis anos, muitos sabem o meu pensamento politico e muitos sabem também que tento ao máximo respeitar a pluralidade opinativa.

Falar de politica aqui? NÃO !
Menos agora nestes tempos de pouca serenidade.

O objectivo do Blogue está definido, quem aqui está conheço-o. Pois sigamo-lo então.

Nada mais ou vou dizer só:a Net está cheia de blogues que tratam desses assuntos, de assuntos de ex-combatentes e de politica e saudosismos etc. Quem quiser pode participar neles.Contudo respeito opiniões diferentes da minha e fico por aqui.

Vou descansar. Até sempre camaradas ou camarigos,
Ab T.

manuelmaia disse...

CAMARIGOS,

JÁ POR AQUI VI,EM TEMPOS,TEXTOS EIVADOS DE CARGA POLÍTICA,INCLUSIVÉ RECORDO QUE ATÉ O EMBLEMA DO EXTINTO MDP/CDE,SAIU A TERREIRO POR MAIS QUE UMA VEZ...

SE ME PERGUNTAREM ABERTAMENTE SE DEVEMOS EXPRESSAR AQUI O DESCONTENTAMENTO POLÍTICO QUE NOS POSSA "IR NA ALMA",DIR-VOS-EI QUE NÃO.

ABRAÇO A TODOS.

Henrique Cerqueira disse...

Camarada Luís Graça e restantes camaradas tertulianos
Eu na realidade tentei "GRITAR"bem alto a minha revolta por trudo que nos está a acontecer.Senão vejámos:
Atravessamos uma era política de Ditadura,á maior parte dos jovens dessa altura foram-lhe roubados anos de vida,projectos,estudos etc..Mais grave ainda MATARAM CAMARADAS NOSSOS,ESTRUPIARAM PARA TODA A VIDA OUTROS TANTOS.
Veio a Revolução:Fizemos tudo que a classe política nos exigiu.Para abreviar,a maior parte de nós venceu todo o passado e reencaminhou a sua VIDA para um final mais ao menos rasuável.E agora toda essa classe política que governa os nossos destinos e que na sua grande maioria nem sequer sabe o que foi a Guerra do Ultramar e os seus efeitos em toda a geração que a viveu e não só ,porque nossos familiares tambem o viveram,nos vêm agora ROUBAR a VELHICE.E agora ultimamente andamos a discutir se salvamos ou não a Guiné.
Eu desde logo respondi ao Luís Graça e restante tertúlia que aceito implicitamente não se discutir aqui os nossos "Problemas Políticos ". Disse tambem que Adoro demais este BLOGUE para que seja afetado por polémicas que segundo me parece podem ferir pessoas deste blogue.
Afinal para que nos devemos preocupar???São mais uns anitos na melhor das ipóteses e então todos estaremos uns lá em cima outros lá em baixo e aí podereemos discutir á vontade.
Reafirmo uma ves mais que este Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné deve ser protegido e acarinhado.
Luís a foto ilustrativa dá que pensar,pena que as enchadas e ansinhos não cheguem para todos,mas quando chegar a altura de cavar a vinha dá um toque e eu levarei a minha própria enchada.
Um sinsero e grade abraço a todos sem exceção deste blogue.
Henrique Cerqueira

Anónimo disse...

Boa noite Camaradas

Em minha opinião o nosso Blogue não deve encaminhar-se no sentido de ser um fórum político. Poderia ,em pouco tempo , perder-se um património único de memórias que custou tanto a recolher .E a esse extraordinário trabalho de recolha seguiu-se uma notável divulgação graças a uma extraordinário conjunto de boas vontades.

Como refere o Hélder Sousa …«para expor teses político-partidárias existe o Facebook. É de leitura mais rápida, pode-se 'amandar' bocas à vontade e há à disposição para todos os gostos». Neste ponto estou particularmente à vontade para opinar pois tornei-me nos últimos tempos um “face-ò-dependente”.Vamos manter este nosso espaço isento e apolítico. Digo eu com inteiro respeito por outras opiniões que não coincidam com a minha.

Um grande abraço para todos, JERO.