quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Guiné 63/74 - P10604: Tabanca Grande (367): António Augusto Sousa Campos, ex-Soldado Condutor Auto da CCAÇ 2586/BCAÇ 2884 (Pelundo, 1969/71)

1. Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano António Augusto Sousa Campos (ex-Soldado Condutor Auto da CCAÇ 2586/BCAÇ 2884, Pelundo, 1969/71), com data de 29 de Outubro de 2012, encaminhada para o Blogue pelo nosso camarada José Firmino:

Apresenta-se:
António Augusto Sousa Campos, natural de Ventosa, Vieira do Minho.

Depois de ter ficado apto para todo o serviço militar na inspeção de 03/06/67, assentei praça em 30/09/68 no CICA 2 na Figueira da Foz.
Terminada a recruta, fui transferido para RAP 3, também na Figueira da Foz, para a especialidade de condutor auto rodas, terminada a qual em 26/01/69 fui colocado no 2.º GCAM no Lumiar, em Lisboa.

Mas por pouco tempo, pois no dia 04/03/69 depois de mobilizado para a Guiné pelo RI 1 Amadora, fui incorporado no batalhão 2884 e integrado na companhia 2586 que estava instalada em Braancamp, Setúbal e ai fizemos o IAO

No dia 7 de Maio de 1969 embarquei para a Guiné no Niassa (aquele paquete de luxo) e desembarquei em Bissau em 12/03/69.

Niassa > Navio misto (carga e passageiros), de 1 hélice, construído em 1955, na Bélgica, registado no Porto de Lisboa, e abatido em 1979. Dados técnicos: comprimento: mais de 151 metros; arqueação bruta: c. 10.742 toneladas; potência: 6800 cavalos ; velocidade normal: 16,2 nós; alojamentos para 22 em primeira classe, 300 em classe turística, no total de 322 passageiros; nº de tripulantes: 132; armador: Companhia Nacional de Navegação - Lisboa. 
Fonte: Navios Mercantes Portugueses

Fomos para o Adidos onde estivemos dois ou três dias, não me lembro bem. A minha companhia ficou instalada em Nhacra algum tempo, não muito, depois fomos para Có onde nos juntámos à 2584, durante mais algum tempo.

A nossa missão era manter a segurança aos trabalhos da estrada Có - Pelundo, mais tarde fomos instalados no Pelundo, definitivamente, primeiro nuns barracões no centro do Pelundo, depois no antigo quartel. Frente a nós ficou a CCS no quartel novo, o quartel velho foi todo remodelado por nós, ai estivemos até ao fim da comissão em Janeiro de 1971.

Foto de António Gomes de Oliveira - 1970 
Com a devida vénia a Imagem Digital

Navio Uíge - Com a devida vénia a Navios Mercantes Portugueses

Embarquei de regresso à metrópole, em 25/02/71, no navio Uíge, desembarquei em Lisboa em 03/03/71.

Depois do espólio feito, fiquei livre, com a minha missão cumprida!

Graças a Deus, ainda me encontro vivo para poder contar a minha história, o que já não acontece a muitos camaradas, do quais tenho muitas saudades e por quem peço a Deus sempre que posso.

É um enorme prazer fazer parte desta família, irmãos de armas e é sempre com muita alegria que nos encontramos todos em Maio no convívio do Batalhão 2884.

Até sempre, um abraço a todos.
António Campos
Soldado NM 16388768


2. Comentário de CV:

Caro camarada António Campos, bem-vindo à Tabanca Grande.

Foste apadrinhado pelo nosso camarada/tertuliano José Firmino do teu Batalhão, a que pertence, se não estou errado, o meu colega de trabalho Américo Pinto da Costa, que durante muitos anos organizou os convívios da malta da Companhia dele, se não mesmo do vosso Batalhão.

Não pondo de parte a prestimosa colaboração do camarada Firmino, podes (e deves) contactar directamente o Blogue utilizando o seu endereço luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com assim como o de um dos co-editores, eu e/ou o Eduardo Magalhães Ribeiro.

Se tiveres algumas memórias do teu tempo de Guiné, escreve-as, junta algumas das tuas fotos e manda para nós, para as veres publicadas, logo partilhadas com os teus camaradas de outros TOs, outras Unidades e outros tempos. A experiência contada de cada um de nós é uma peça que fará parte de uma memória futura colectiva de ex-combatentes, neste caso daquela pequena ex-Província Ultramarina, hoje país soberano e independente.

Se tiveres alguma dúvida "operacional" ou sobre os princípios em que se rege o nosso Blogue, não hesites em nos contactar solicitando os esclarecimentos que achares necessários.

A terminar a tua apresentação deixo-te um abraço em nome da tertúlia.

O teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 22 de Outubro de 2012 > Guiné 63/74 - P10556: Tabanca Grande (366): Eduardo Moutinho Santos, ex-Alf Mil da CCAÇ 2366 e ex-Cap Mil Grad, CMDT da CCAÇ 2381 - "Os Maiorais" (Guiné, 1968/70)

8 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro camarada António Campos

Que sejas muito bem-vindo a este nosso seio.
É um grupo muito especial, com muita amizade, muita recordação comum e com algumas 'picardias', para alimentar a 'alma'.
Olhei com atenção as duas fotos 'da praxe' e deixa-me que te diga que, tirando o cabelo, os teus 'traços' não mudaram muito, quem te conheceu antes não terá dificuldade em te reconhecer rapidamente.

Abraço
Hélder S.

Manuel Carvalho disse...

Caro camarada António Campos

Pertenci à 2366 que a 2585 do Firmino foi substituir a Jolmete, mas antes estive um mês no Pelundo, no tal quartel onde estiveste na saída do Pelundo para Jolmete.Tenho duas ou três fotos desse quartel em Junho/68 para tu veres e o Veríssimo.
Em Có e na estrada Pelundo-Có as coisas não devem ter sido fáceis naquele tempo.Muito satisfeito por aparecer mais um camarada que andou pela minha zona.

Um grande abraço de boas vindas.

Manuel Carvalho

Anónimo disse...

Amigo e camarada Hélder Valério, estou muito contente por ter entrado neste grupo e agradeço as tuas palavras dizendo que não mudei muito, fico contente por isso, a tua visão foi acertada porque é os que me dizem todos. Muito bem, aquele abraço de amigo e camarada!

Anónimo disse...

Amigo e camarada Hélder Valério, estou muito contente por ter entrado neste grupo e agradeço as tuas palavras dizendo que não mudei muito, fico contente por isso, a tua visão foi acertada porque é os que me dizem todos. Muito bem, aquele abraço de amigo e camarada! António Campos

Anónimo disse...

Amigo e camarada Manuel Carvalho, também gostei de saber que estiveste na minha zona e que a companhia 2586 do meu batalhão vos foi render. De facto a estrada de Có para Pelundo era chamada a estrada do Vietname, tinha de ser picada para lá passar, era muito difícil, depois com a estrada nova alcatroada, tudo ficou muito melhor, íamos a Bissau uma vez por semana e nunca tivemos problemas, embora nessa estrada uma companhia de pára-quedistas que ia para Teixeira Pinto sofreram uma emboscada, na qual tiveram alguns mortos e vários feridos, mas como disse nós nunca tivemos ai problemas, íamos á vontade, também levávamos civis que queriam ir a Bissau. Venham de lá essas fotos para eu ver, eu também tenho algumas para colocar aqui, com o quartel já remodelado por nós. Por agora é tudo amigo e camarada, aquele abraço! António Campos

Anónimo disse...

Eu queria dizer 2585, foi a que vos rendeu em Jolmete. António Campos

Anónimo disse...

Amigo e camarada Carlos Vinhal, é com prazer que aqui estou e de facto foi por intermédio do camarada Firmino, ao qual agradeço. É verdade que o camarada Pinto da Costa era do meu batalhão 2884 e pertencia á companhia 2584 que estava sediada em Có, somos muito amigos e é ele que continua a organizar os nossos convívios anuais do nosso batalhão, antes ele também organizava a nível de companhia dele, mas, já há algum tempo que só organiza a nível de batalhão, sempre no mês de Maio, em sítios diferentes, para o ano será no Fundão. Muito bem, estou contente por estar aqui, aquele abraço, até sempre! António Campos

Anónimo disse...

Antonio Sousa Campos, tarde encontrei esta página na NET, mas trás saudades. Não é que eu tenha sido combatente no ultramar, mas formei muitos condutores no CICA2, na altura em que lá passaste. Se te lembras de um tal f.mº Barreto... era (sou) eu.
Abraço e boa sorte