segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Guiné 63/74 - P10656: Álbum fotográfico de Leonel Olhero (1): Bula (Fernando Súcio / Leonel Olhero)

 

1. Damos início uma série de 4 postes com fotografias enviadas pelo nosso camarada e tertuliano Fernando Súcio (foto à esquerda), ex-Soldado Condutor do Pel Mort 4275, Bula, 1972/74, fotos estas pertencentes ao seu conterrâneo, o outro nosso camarada Leonel Olhero (foto à direita), ex-Fur Mil Cav do Esq Rec 3432 (Panhard), 1971/73, ambos contemporâneos naquele aquartelamento.




Bula > BCAÇ 8320 (1972/74) > Casa dos geradores > O Fur Mil Olhero vendo os estragos causados por um míssil

Bula > Fortim da pista > Pelotão de Morteiros

Estrada de Bissorã

Rio Mansoa > Jangada civil

João Landim > Três transmontanos: Fernando Súcio, Leonel Olhero e Cipriano.

Rio Mansoa > Jangada civil

Bula

Bula > Leonel Olhero junto a um obus 14

Bula > Fonte

Bula > Esquadrão de Panhard

Fotos: © Leonel Olhero (2012). Todos os direitos reservados [Fotos editadas por CV]

4 comentários:

Leonel Olhero disse...

Caro Vinhal: É sempre bom recordar. Gostei de ver as fotos, que julgo ter num enorme "monte" de slides que arquivo cá em casa e de parte das quais dei cópias ao Fernando Súcio. Há uma ressalva a fazer: Fui furriel no Esquadrão Panhard de Bula e não no Batalhão mencionado, embora o mesmo fosse vizinho do Esquadrão, e onde granjeei amigos que ainda conservo. Abraço
Leonel Olhero

Luís Graça disse...

Olhero e Súcio:

Obrigado pelas fotos. Muitas das que publicamos aqui no nosso blogue podem parecer, à partida, que têm pouco interesse documental, historiográfico, estético ou outro. Nada disso. Um dia alguém irá agradecer a esta geração de combatentes da Guiné que guardou, no "baú", estas "velharias"...

Mandem mais, mas façam sempre um esforço por "legendar" as fotos (local onde foi tirada, data ou época, contexto, etc.).

Um Abrção. Luís Graça

armando pires disse...

Camaradas Fernando e Leonel.
Se vos disser que Bula foi o meu primeiro aquartelamento (Fev a Agost 69), não preciso de acrescentar a emoção que as vossas fotos me trouxe.
Ao Leonel, em particular, deixo uma mensagem.
Leia o meu P10354, e perceba o que a sua foto me disse.
Abraços de camaradagem do
armando pires

Leonel Olhero disse...

Armando Pires:
Por acaso já tinha lido o que me aconselhou. Você foi Fur. enfermeiro no E.REC. de Bula aquando o agora Gen. M. Monge (e ex-governador civil de Beja) era lá capitão e comandante. Possivelmente quem o rendeu - a si - foi o José Iná Ribeiro, com quem estive meia comissão. Para quem não sabe - o Esquadrão de Bula era rendido em 2 fases- . (Havia sempre uma metade c/ alguma experiência).
Estive no E.Rec. quando era comandante o cap. RUBEN e na segunda fase c/ o cap. Henrique Sousa. Temos encontros anuais do E.Rec. onde já apareceram alguns do tempo do Monge também.
Abraço