quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Guiné 63/74 - P10669: Recortes de imprensa (60): A ONG de Pombal, Afectos com Letras, "dá Natal feliz a crianças da Guiné-Bissau" (Notícias do Centro / Carlos Pinheiro)


1. "Recorte" enviado pelo nosso camarada Carlos Pinheiro, que vive em Torres Novas, sempre atento ao que sai nos "media", relacionado com o povo  guineense, ou outros assuntos que possam interessar aos amigos e camaradas da Guiné. Reproduzimos aqui esse "recorte", com a devida vénia:



Notícias do Centro > 9/11/2012> Afectos com Letras dá Natal feliz a crianças da Guiné-Bissau

A Afectos com Letras, sedeada em Pombal, está a recolher, até ao dia 20, diversos bens e brinquedos, com vista a integrar um novo contentor de ajuda humanitária, destinado à Guiné-Bissau.

Segundo a presidente daquela organização não governamental, Joana Benzinho, o objectivo passa por recolher tudo o que é material didáctico, brinquedos, livros infantis, jogos, arroz, massas ou leite em pó, para que, neste Natal, "faça as delícias das crianças que apoiamos na Guiné-Bissau".

Com três anos de actividade, a presidente um "balanço positivo" até porque "alguns dos nos­sos sonhos concretizaram-se". Porém, Joana Benzinho refere que "falta muito", sobretudo "alguns projectos precisam de bem mais que a nossa vontade e o nosso entusiasmo para avançar", frisa.

A associação dispõe de escola com 125 alunos em Djaló a funcionar com o apoio dos padrinhos do projecto BAOBÁ, "que permitem a estas crianças terem material didáctico, alimentação, acompanhamento médico e professores de qualidade" , diz.

Apoia, ainda, a Creche de Varela com 85 crianças, através do pagamento do salário dos professores, e recentemente deixou no Hospital Nacional Simão Mendes, "centenas e centenas de medicamentos para os doentes carenciados ali internados" como "comprámos alimentos para a cozinha o que permitiu uma refeição diária", refere Joana Benzinho.

Para a presidente da Afectos com Letras, "as seis missões solidária já realizadas nestes três anos tiveram um resultado superior às expectativas", até porque foram levados médicos, psicólogos, nutricionistas e professores, que "ali deram aconselhamento e consulta".

O mais recente projecto é a Biblioteca de Bissau com um fundo documental com mais de 13 mil livros.

"Temos três anos muito ricos em emoções, em experiências, em gratidão e em sorrisos", afirma Joana Benzinho.

_________________

Nota do editor;

Último poste da série > 18 de setembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10400: Recortes de imprensa (59): Mina antipessoal faz uma vítima na tabanca de Buruntuma, 39 anos depois do fim da guerra (Nelson Herbert)

1 comentário:

Anónimo disse...

Caros amigos Luis Graça e editores,

Na frase onde diz: "Associação dispõe de uma escola com 125 alunos em Djaló" queria, certamente, dizer Djoló, uma aldeia situada nos arredores de Bissau, do lado nordeste, para lá da estrada de circunvalação (volta-Bissau).

Um abraço amigo,

Cherno Baldé