sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Guiné 63/74 - P10711: Blogues da nossa blogosfera (58): "O Homem sem cérebro" no Blogue "Coisas da Vida" (Jorge Teixeira - Portojo)

1. Em mensagem do dia 17 de Novembro de 2012, o nosso camarada Jorge Teixeira (Portojo), (ex-Fur Mil do Pelotão de Canhões S/R 2054, Catió, 1968/70), enviou-nos este seu trabalho dedicado ao seu camarada Dias Pinheiro, mais um dos mortos/vivos da nossa guerra, publicado no seu Blogue Coisas da Vida:








O Homem sem cérebro*

Presumo ser normal lembrarmo-nos com frequência de amigos, muitos deles já idos deste mundo, principalmente quando encontramos outros amigos que na nossa juventude tratámos como camaradas, pois assim nos ensinaram.

Refiro-me à "Juventude de África" dos anos 60 e 70 do século passado. Muitos desses camaradas de outrora só passados dezenas anos se conheceram ou se reencontraram. E por aí vão convivendo em tertúlias, lembrando aventuras, amores, desilusões. E continuam a tratar-se por camaradas.

Num dia sensível em que um de nós nos deixou, neste caso, uma, a camarada Enfermeira-Paraquedista Reimão, recebi várias notícias e emails tocando a alma. Umas vindo através do Paraquedista Mampego e do Blogue da Tabanca Grande sobre a Reimão e os outros vindo através da Cirea, do Brasil, assinado pelo A. Ramalhete, Memórias do tempo; e do Santos Oliveira, por causa da feliz novidade lida e falada na Rádio Liberdade de Argel pelo traidor Alegre. Reenviei esses emails, porque aqui é impossível colocá-los. Mas fica este link fácil de encontrar. http://ultramar.terraweb.biz/Livros/SantosOliveira/PelMort912_upd3.pdf

A Pátria sou eu és tu..., Celebração de Amigos, Efemérides, Poemas de Guerra.

Por um acaso, chegou-me outro email do programa do Jô entrevistando um reputado médico Mineiro o Dr. Murilo Ranulfo. (http://tvg.globo.com/programas/programa-do-jo/programa/platb/2012/11/05/muri

Entre os minutos 28 e 30, refere-se o Dr. Murilo a um pormenor que me fez vir à memória, mais uma vez, os meus camaradas Vítor Condeço - já falecido - e o Dias Pinheiro.

Ambos já eram residentes em Catió há cerca de um ano quando lá cheguei. O Condeço especialista em Armamento, o Pinheiro, Sapador, isto é, especialista em Minas e Armadilhas. Numa coluna a Cufar em que participei na segurança da picada, junto ao célebre cruzamento de Camaiupa, após várias minas detectadas, a última da do Pinheiro explodiu. Evacuação pedida, retrocede para Catió uma viatura com o Pinheiro "sem vida". Assim julgamos nós e no relatório do BART 1913, dá-se baixa aos efectivos do Furriel Pinheiro, evacuado para o HM 241 em Bissau. Só isso.

Passados uns anos e por causa de um amigo comum, o Barrinhos, (que foi assassinado por alguém duma facção do PAIGC, presume-se e já muito depois da guerra terminada, e sobre o qual escrevi aqui um artigo em Novembro de 2006, que pura e simplesmente desapareceu, ficando apenas um retalho, sem foto, de uma recapitulação que fiz em 30.Junho.2009. Nessa altura estava tudo direitinho ainda. Mas agora que fui bisbilhotar o que escrevi deparei com esta cena.) o Vítor Condeço encontrou-me e começamos a conversar. Entre as várias lembranças veio a do Pinheiro. Ele não morreu, disse-me o Condeço. Então foi uma das ressuscitações de Catió, disse-lhe, pois um dos condutores das Daimlers ficou cheio de buraquinhos num dos ataques em final de comissão, foi evacuado morto e encontrei-o uma vez na Avenida da Liberdade em Lisboa, são como um pero, embora cheio de recauchutagens.

Em 20 de Maio de 2007, na confraternização da CCS do BART 1913, encontro pessoalmente o Condeço. E peço-lhe, diz-me se está cá o Pinheiro. E estava sim. E ouvi uma das histórias de guerra ao vivo e na primeira pessoa.

Estava a armadilhar a mina depois de escavar, a meter o fio, mas essa puta estava também armadilhada o que a fez explodir. Não me lembro de mais nada a não ser que ia pelo ar e a ver tudo vermelho.


E então como conseguiste sobreviver?
- Não sei, sei que fiz uma dúzia de operações e plásticas e fiquei sem uma parte do cérebro. Felizmente é aquela parte de que não precisamos. - E disseste isso muito sério.

Ri muito na altura, bem como alguma rapaziada que ouviu a nossa conversa. Também houve uns comentários giros na postagem que o Blogue da Tabanca Grande publicou do nosso encontro.

Hoje ao ouvir a entrevista do Dr. Ranulfo (nome de Santo) ao Jô, lembrei-me de ti, Pinheiro. Falavas verdade e afinal não era para rir. Demonstras à Ciência que o nosso corpo tem excessos.

Na foto, o Pinheiro, que me disse, quando lhe pedi autorização para fotografar e contar a história dele:
- Não me mandes outra vez pelo ar.

 (Maio de 2007)
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 1 de Novembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10603: Blogues da nossa blogosfera (57): Amante da Rosa, de Carla Amante, calou-se de vez, mas continua em linha, oferecendo-nos histórias deliciosas como a do primo Constant que foi morrer a Bissau, vomitando coisa preta depois de ter comido coisa branca...

5 comentários:

António Bernardo disse...

Ver também:
acordarsonhando.blogspot.com do nosso camarada Santos Oliveira.

António Bernardo disse...

Ver também:
acordarsonhando.blogspot.com do nosso camarada Santos Oliveira.

Luís Graça disse...

Há uma coisa que o Pinheiro não perdeu, e que é o bom humor!... *e um belo poste, Portojo, e uma bela homenagem a um infortunado e valente camarada... Olha que uma dúzia de passagens pelo bloco operatório, é obra!...

Traz esse valente Pinheiro até nós, até à Tabanca Grande, que é o sítio onde ele deve estar. E seguramente que também fica mais próximo do nosso saudoso Vitinho, o Vitor Condeço!

Anónimo disse...

Caro amigo Jorge,
Quanta riqueza escondida ainda haverá por ver a luz dos leitores?
Ainda bem que trouxestes à ribalta esta história extraordinária, rematada com um não menos extraordinário e fino humor.
Haja saúde para ti e para o Pinheiro.
Abraço,
José Câmara

Luis Faria disse...

Jorge Teixeira

Habituaste-me a muito belas fotografias que contam,cantam, e encantam.
Esta é mais uma,desta vez em prosa simpáctica,leve e humorada,que foca a desventura e ventura de um Camarada,afinal felizardo.
Tudo de bom para ambos
Abraço
Luis Faria