sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Guiné 63/74 - P10840: Conto de Natal (10): O Natal de uma criança (José Câmara)

1. Mensagem de Natal do nosso camarada José da Câmara (ex-Fur Mil da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56, Brá, Bachile e Teixeira Pinto, 1971/73), com data de 21 de Dezembro de 2012:


O Natal de uma criança

É Natal! As recordações sucedem-se em catapulta. Lembramos os familiares, os amigos, os que partiram e os que estão longe. Revemos situações mais ou menos alegres e outas mais ou menos tristes. O nascimento do Menino nas matas e bolanhas de África ainda nos fazem chegar as lágrimas aos olhos.

Aqui, no blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné, onde nos vamos encontrando, dia após dia, fomos formando uma grande família. O sangue que lhe corre nas veias tem muitos cromossomas, mas apenas um nome: Guiné!

Tal como em todas as famílias normais e razoáveis deste mundo, esta nossa família também tem os seus contratempos, as suas questões, as suas desavenças. Mas também sentimos que, quando necessário é, somos capazes de contemporizar. Esta é a grande força do blogue, a grande força das famílias que se prezam.

Nos últimos dias, perante um abalo que fez remexer muitas paixões, no que senti ter tido alguma culpa, vi imensas boas vontades à volta do poilão. Por isso, sinto que hoje temos a capacidade para sermos mais fortes que antes. Mesmo que, para tanto, tenhamos que aprender a sermos meninos uma vez mais na vida.

Na minha família, as nossas netas, como crianças que são, foram educadas a partilhar postais da sua escolha entre si. Eram elas que tinham que os produzir. Daí não admirar ter ficado sensibilizado com algumas das suas escolhas, que eram religiosamente dependuradas na árvore de Natal.

Uma das minhas cinco netas, a Isabella, então com sete anos, dependurou na árvore de Natal um postal feito e escrito por ela, endereçado às primas, também minhas netas. Por que com as crianças estamos sempre a aprender, guardei aquele postal que senti ser o que melhor espelha a dávida do Natal: a partilha de Paz e Amor!

Se me permitem, deixem-me partilhar convosco, o postal de Natal mais bonito que eu, avô babado, algum dia vi dependurado numa árvore de Natal.


Natal de 2010 visto pelo coração de uma criança de 7 anos: partilha, paz, amor.
O Natal não é um dia qualquer, é o da celebração da vida, da amizade, da elegância, da cortesia, da boa vontade. O Natal é tudo aquilo que de bom nós queremos para os nossos semelhantes. Que a mensagem da minha neta entre nos vossos corações e vos traga um sorriso de criança.

Hoje, quando me virem na janela dos vossos computadores, podereis ter a certeza que estou ali celebrando convosco e os vossos familiares um Feliz e Santo Natal.
José Câmara
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 21 de Dezembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10839: Conto de Natal (9): O meu Natal de 1965 (Manuel Joaquim)

3 comentários:

Tony Borie disse...

Olá Jose Câmara.
...um sorriso de criança, com paz e amor!.
Bonita mensagem.
Obrigado.
Um abraço, Tony Borie.

Anónimo disse...

Caríssimo José Câmara

Quanto nos sensibiliza os sentimentos que vamos descobrindo nos nossos netos!

Tem muito que apreciar nessas suas herdeiras de sentimentos.

Que todas lhes dêem muitas alegrias e que sejam muito felizes todos.

Feliz-Natal, lembrando as origens!

Um abraço fraterno da

Felismina.

Bispo1419 disse...

Lindo!
Um abraço, José Câmara

Manuel Joaquim