segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Guiné 63/74 - P10937: (Ex)citações (206): Festejando a chegada do "pira" José Sousa Pinto, meu contemporâneo em Teixeira Pinto, 1972 (Mário Bravo)


Guiné > Região do Cacheu > Teixeira Pinto (ou Canchungo) > 1972 > O Alf Mil Médico Mário Bravo - o quarto a contar da esquerda, de óculos - no meio de um grupo de oficiais. O Sousa Pinto é o sexto. Por sua vez, o AGA (António Graça de Abreu, Mil do CAOP1, Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74) é o primeiro da esquerda. Três membros da nossa Tabanca Grande numa só foto!...

Foto: © Mário Bravo (2013. Todos os direitos reservados

1. Mensagem de ontem, do nosso grã-tabanqueiro Mário Bravo (, ex-Alf Mil Médico, que passou por Bedanda, neste caso pela  CCAÇ 6, entre Dezembro de 1971 e Março de 1972 e depois por Teixeira Pinto,ficando  o resto da comissão no HM 241, em Bissau)
Bom dia., Luis Graça:

Para ti e todos os camaradas, cá vai um grande abraço, com votos de Bom Domingo. (*)

Ontem, ao matar o vício de ver o nosso blogue, dei com a cara do Sousa Pinto (**), com quem estive, na mesma época em Teixeira Pinto. 

E para realçar e festejar a chegada de mais um tabanqueiro, decidi enviar uma foto em que aparece o "piriquito"  do blogue!...  

Temos que o informar de que às quartas-feiras há sempre um almoço, no Restaurante Milho Rei, em Matosinhos - ponto de encontro da Tabanca Pequena de Matosinhos.

Cumprimenta Mário Bravo

2. Legenda proposta pelo AGA (António Graça de Abreu):

Já agora, o primeiro à esquerda sou eu, um menino ainda, à minha direita, o alf Gamelas, do BCaç 3863, depois, o alf  Cravinho, oficial de Operações do CAOP 1, já falecido (foi médico em S. Pedro do Sul), logo depois está o alf médico Mário Bravo, nosso camarada nas lides do blogue. Depois estão dois alf que não sei identificar, um deles é SGE (Serviço Geral do Exército), do B3863, mais o al  Sousa Pinto, das transmissões do B3863, e na ponta direita é o capitão António Andrade, de camuflado, comandante da 35ª CComandos.

Estávamos todos à espera da chegada do Spínola e do Costa Gomes, para lhes bater a pala e ter a honra de ser cumprimentados.

A fotografia (tirada por quem?) deve ser de 8 de Janeiro de 1973.

Um abraço a todos.

António Graça de Abreu
______________

Notas do editor:

(*) Último poste da série > 11 de janeiro de 2013 > Guiné 63/74 - P10926: (Ex)citações (205): Ainda eu, o comandante Alpoim Calvão e a Operação Nebulosa (Jorge Félix, ex-alf mil pil, AL III, Esq 122, BA 12, Bissalanca, 1968/70)


(**) Vd. poste de 7 de janeiro de 2013 >  Guiné 63/74 - P10908: Tabanca Grande (378): José Sousa Pinto, ex-Alf Mil de Transmissões do BCAÇ 3863, Teixeira Pinto, 1971/73


2 comentários:

antonio graça de abreu disse...


Já agora, o primeiro à esquerda sou eu, um menino ainda, à minha direita, o alf. Gamelas, do B. Caç. 3863, depois, o alf. Cravinho, oficial de Operações do CAOP 1, já falecido (foi médico em S. Pedro do Sul), logo depois está o alf. médico Mário Bravo, nosso camarada nas lides do blogue. Depois estão dois alf. que não sei identificar, um deles é SGE (Serviço Geral do Exército), do B. 3863, mais o alf. Sousa Pinto, das transmissões do B. 3863,
e na ponta direita é o capitão António Andrade, de camuflado, comandante da 35ª. C. Comandos.
Estávamos todos à espera da chegada do Spínola e do Costa Gomes, para lhes bater a pala e ter a honra de ser cumprimentados.
A fotografia (tirada por quem?)deve ser de 8 de Janeiro de 1973.

Um abraço a todos.

António Graça de Abreu

Mário Bravo disse...

Olá pessoal bloguista ! Em relação à foto que enviei, queria dar uma dica, que me parece importante. Antes de mais quero felicitar o Abreupela descrição certa dos vários elementos presentes. tens boa memória visual e não só , Ó Graça Abreu. O militar que está ao lado do Andrade, dos Comandos é o Tenente Alfarroba. Julgo que era na altura o chefe da Secretaria e era dos mais velhos, pois é oriundo dos cursos de sargentos do exército e eram promovidos a oficiais. Na época em que esteve lé e comigo, como médico do batalhão, teve um problema de saude que obrigou à sua evacuação para Bissau. Apesar de grave o seu caso, safou-se, pois esteve presente no Convivio do Batalhão em Espinho há cerca de dois anos e de boa saude nos seus oitenta anos.