sábado, 12 de janeiro de 2013

Guiné 63/74 - P10930: Os nossos seres, saberes e lazeres (50): A caminho de Auroville, a "cidade do amanhecer", no sul da Índia... Mas se pudesse escolher, era já para Iemberém que eu queria voar (Anabela Pires)


1. Mensagem de 8 do corrente, da nossa amiga, grã-tabanqueira,  nº 536, Anabela Pires [, foto à direita, em  Catesse, Cantanhez, Guiné-Bissau, janeiro de 2012,]:

Assunto: A caminho de Auroville, na Índia

Olá, família, amigos, amigas, ex-colegas e ex-vizinhos!

Como sabem,  passei os últimos tempos entre Alcobaça e Coimbra e fiz uma mini-horta em casa de uns amigos da minha irmã (mando umas fotos para verem!). [vd. uma das fotos, abaixo,

Durante este tempo procurei também, em vão, quintas com horta biológica e condições mínimas de habitabilidade (que está frioooo!) para aprender mais e oportunidades internacionais de voluntariado. Em Portugal tudo parece tão difícil!

Assim, acabei por decidir ir para Auroville, na Índia (quem tiver curiosidade pode ir a www.auroville.org ou (informação mais ligeira) a www.en.wikipedia.org/wiki/Auroville .

Vou voar de hoje a oito dias na companhia aérea dos Emirados Árabes - Lisboa- Dubai - Chennai. Dia 16 ficarei a dormir em Chennai e dia 17 irei então para Auroville num táxi da sua companhia de táxis. Chegarei no mesmo dia em que o ano passado cheguei a Iemberém. E se pudesse escolher era para Iemberém que voaria também este ano.

Penso passar a 1ª quinzena a conhecer Auroville e a integrar-me. Depois ou opto por uma participação ativa, ajudando onde for preciso - penso que vou privilegiar as quintas para continuar a aprender a cultivar - ou opto por um projeto de voluntariado. Tudo vai depender dos projetos de voluntariado que houver. Tenho como limitação a língua mas pelo menos espero regressar a falar inglês mais fluentemente.

Penso regressar/chegar a Portugal dia 3 de Julho.

Não sei se irei ou não escrever um Diário como fiz na Guiné mas se o fizer gostava de saber quem tem curiosidade, tempo, disponibilidade e o quer ler. Posso enviar notícias curtas ou longas ou nem enviar nenhumas. A opção é vossa, é só dizerem o que preferem.

Não terei acesso diário à Internet e por isso peço o favor de não me encaminharem e-mails que não sejam de carácter pessoal.

Sobre Portugal só quero saber das boas notícias [...]. Bom, desejo a todos muita saúde e muito humor para aguentarem isto por cá.

Um enorme abraço,
Anabela




Página de rosto do sítio Auroville.org. "Auroville, também conhecida como 'A Cidade do Amanhecer', é uma povoação internacional perto de Pondicherry, no sul da Índia, construída com o propósito de realizar a unidade humana na diversidade. Conta atualmente com cerca de 2 mil pessoas, um terço das quais indianas e as demais originárias de 35 países do mundo todo, inclusive do Brasil. Foi fundada dentro dos princípios da ioga integral, desenvolvida por Sri Aurobindo" (Fonte: Wikipedia > Auroville).


2. Comentário de L.G.:

Tenho pena que os teus projetos de desenvolvimento pessoal e comunitário no campo da agricultura biológica não se tenham podido concretizar aqui, nesta tua segunda terra... É verdade, às vezes, em Portugal tudo parece tão difícil!...E mais pena ainda de o teu regresso a Iemberém não se poder concretizar tão cedo...

Prossigamos, então,  a busca da utopia,  mesmo que o lugar perfeito não exista, nunca tenha existido, nem nunca venha a existir. Do grego antigo, οὐ (não) + τόπος (lugar), não-lugar.

Dito isto, bons ventos te levem até à Índia eterna e misteriosa, e melhores monções ainda te tragam até ao Puto, em julho próximo. És uma verdadeira tuga e cidadã do mundo. Tenho a certeza que vais sentir-te bem, aprendendo, ensinando, ajudando e cooperando que é  o teu modo de ser e estar na vida. Para nós, manda notícias breves e tranquilizadores. No final, podes fazer o balanço para o Tabancal. Se houver notícias desta ponta da Europa, fica descansada que a gente mandas-ta, em correio expresso, se forem mesmo maravilhosas. Um Alfa Bravo dos teus vizinhos de poilão, grã-tabanqueiros, que cá ficam a tomar conta das moranças da nossa utopia.

_______________

Nota do editor:

Último poste da série > 25 de outubro de 2012 > Guiné 63/74 - P10572: Os nossos seres, saberes e lazeres (49): Mário Beja Santos, passa à situação de aposentado a partir de 31 de Outubro

3 comentários:

José Botelho Colaço disse...

Para a nossa amiga grã-tabanqueira Anabela Pires envio os meus votos de boa-viagem e que seja feliz em mais esta aventura, por cá ficamos à espera de notícias frescas.

Um beiji.de simpatia
Colaço C.caç 557-1964 Cachil.

Anónimo disse...

Querida Amiga Anabela
Afinal não consegui despedir-me de si.Tenho andado fora de Alcobaça e só por intermédio da sua irmã soube das últimas a seu respeito. Já fui à net ver "coisas" sobre Auroville" e fiquei mito bem impressionado. Que tudo lhe corra bem, como bem merece.
De Oeiras com saudade, JERO

Anabela Pires disse...

Muito obrigada aos grã-tabanqueiros pelas mensagens enviadas. Já estou em Auroville desde 5ª feira (dia 17) Isto aqui também é "mato" mas um "mato" com mais recursos e mais organizado. Estou e estarei em fase de adaptação com algumas limitações - o meu mau inglês, o facto de não me poder deslocar sozinha depois do pôr do sol por ser perigoso (esta é a pior de todas e difícil de vir a ser ultrapassada)e a tentativa que estou a fazer de me deslocar de bicicleta - falta de treino para fazer vários quilómetros pois Auroville é bem maior do que eu imaginava. Um abraço grande, Anabela Pires