quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Guiné 63/74 - P10953: Convívios (489): Moledo, Lourinhã, 20 do corrente, festa de São Sebastião (Grupo de Veteranos de Guerra da Freguesia do Moledo)




1. Mensagem, de 12 do corrente, do ten cor J. J, Costa Pereira, presidente da direção do Núcleo de Combatentes de Torres Vedras,

Caros amigos Combatentes,

A solicitação da comissão de Veteranos do Moledo da Lourinhã,  venho divulgar a acção que vão realizar no próximo dia 20 de Janeiro.

Saudações associativas,

Costa Pereira
TC

2. Festa em honra do mártir São Sebastião, a realizar na freguesia do Moledo, concelho da Lourinhã, no dia 20 de janeiro de 2013, organizada pelo Grupo de Veteranos de Guerra  da Freguesia do Moledo (GVGFM)




Lourinhã > Modelo > Vista parcial do Monumento aos Combatentes do Ultramar, inaugurado em 2005. (Foto: Luis Graça, 2012)


Programa

8h00 - Içar da bandeira no Monumento aos Combatentes do Ultramar

9h15 -  Concentração junto à Igreja do Divino Espírito Santo do Moledo

10h15 - Missa em homenagem ao Mártir São Sebastião e por alma dos combatentes falecidos no ultramar

11h15 - Procissão e romagem ao  Monumento aos Combatentes do Ultramar, deposição de coroa de flores e chamadas aos mortos em combate do concelho e dos combatentes falecidos  da freguesia do Moledo

13h30 - Almoço de confraternização dos combatentes, familiares e população da freguesia

19h00 - Arrear das bandeiras


O almoço será confecionado,  com a colaboração dos combatentes,  pela Associação Recreio, Cultura e Desporto do Moledo e servida no respetivo salão de festas. Inscrições até ao dia 17 do corrente. 

Contactos: 
email do GVGFM - Grupo de Veteranos de Guerra da Freguesia do Moledo:
grupo.v.g.f.moledo@sapo.pt
telemóvel: 910 873 598 (das 15h00 às 21h00).

As marcações podem ainda ser feitas no local, pessoalmente,  na Associação Recreio, Cultura e Desporto do Moledo. 

Preço: 8 tiros (para maiores de 15 anos); 5 tiros (para os menores de 15).

Combatente, vem e traz os teus amigos! 

GVGFM
_____________

Nota do editor:

3 comentários:

Luís Graça disse...

A histórica e bonita freguesia do Moledo, terra da paixão de Dom Pedro e Inês, com cerca de meio milhar de votantes, é uma das que foi sacrificada no altar da dita reorganização administrativa em curso... Será agregada à Freguesia de São Bartolomeu dos Galegos.

http://www.anafre.pt/noticias/imagens/FREGUESIAS%20A%20AGREGAR.pdf

Carlos Vinhal disse...

Dia 20 de Janeiro, dia dedicado ao Mártir S. Sebastião, santo da devoção de meu pai, que no próximo dia 20 completaria, se fosse vivo, 93 anos.
O seu coração parou definitivamente no dia 18 de Janeiro de 1981, tinha então 61 anos menos 2 dias.
Curiosamente, os pescadores de Matosinhos festejam este mesmo santo no segundo fim de semana de cada mês de Julho.
Carlos Vinhal
Leça da Palmeira

Luís Graça disse...

... Carlos: Lamento muito... A vida prega-nos muitas partidas... O Sebastião, antigo combatente, também era santo da devoção do meu pai. O seu culto está associado à proteção contra a peste, a fome e a guerra. Na minha terra, há uma festa anual, antiga, de que o meu pai foi mordomo, várias vezes. Ainda há um ano levei-o lá, fomos beber um copo e rever amigos. Menos de 3 meses depois ele morria, em paz consigo e com o mundo, no lar onde estava a viver com a minha mãe. Um xicoração, irmão!