sábado, 2 de fevereiro de 2013

Guiné 63/74 - P11042: Diário de Iemberém (Anabela Pires, voluntária, projeto do Ecoturismo, Cantanhez, jan-mar 2012) (4): Macacos, turistas e envelhecimento activo...

1. Continuação da publicação do Diário de Iemberém, da nossa grã-tabanqueira Anabela Pires, nascida em Moçambique, técnica superior de serviço social no Ministério da Agricultura, reformada, amiga dos nossos grã-tabanqueiros Jero e Alice Carneiro...

Em 2012, esteve na Guiné-Bissau cerca de três meses (, de meados de janeiro a meados de abril). Devido ao golpe de Estado de 12 de abril , acabou por sair da Guiné.-Bissau, por razões de segurança. Passou um mês no Senegal. Regressou a Portugal. Vive neste momento na Índia, em Auroville. Em Iemberém, Parque Nacional do Cantanhez, região de Tombali, esteve a trabalhar como voluntária no projeto do Ecoturismo, da AD - Acção para o Desenvolvimento. 

 Chegou em Iemberém no dia 17/1/2012. E ficou hospedada nas instalações locais da AD, a ONGD que é dirigida pelo nosso amigo Pepito (*)


2. Diário de Iemberém, por Anabela Pires [, que escreve de acordo com a antiga ortografia] > Parte IV


31 de Janeiro de 2012

Há dias que não escrevo. Gosto de aqui me sentar de manhã bem cedo mas só o faço quando me levanto antes das 7 da manhã. Ontem iniciámos limpezas de fundo aos bungalows e à Casa do Ambiente. O conceito de limpeza das senhoras passa sobretudo pela limpeza do chão. Não admira. As suas casas, as moranças (uma morança pode ser um conjunto de casas tradicionais onde vive uma família alargada ou uma única habitação caso se trate de uma família nuclear; em Moçambique são as palhotas), não têm azulejos, nem vidros, nem outras coisas semelhantes.

Diga-se, em abono da verdade, que, pelo menos nesta época seca, é muito difícil manter uma casa limpa. A semana passada, na 4ª feira, fizemos uma grande “barrela” à minha casa. Só ainda não foram limpas as paredes. Pois hoje, 7 dias depois, os vidros da minha cozinha já estão castanhos da poeira! A mulher do meu vizinho padeiro, todos os dias a esta hora, faz o favor, por sua iniciativa, de varrer as traseiras da minha casa. O redor da casa é todos os dias varrido das muitas folhas (a que chamam palha) que caem, mas a poeira levantada vem para dentro de casa. 

Mais ainda do que em qualquer parte da Europa, os trabalhos domésticos são, aqui, inglórios! Não me admira agora que elas ignorem a sujidade provocada pela terra vermelha. Depois são as crianças … rebolam-se pela terra (quando os vejo e me lembro dos meninos em Portugal …. Que grande liberdade diária têm estas crianças!) e vêm à minha varanda! Mãos e pés sujos de terra e a parede em menos de nada está toda cheia de dedinhos vermelhos. Mas alguns já vêm mais limpos e arranjados. 

O Mamadu, ou Du para a família, tem 4 anos. É filho da Jóia, irmão da Oina. Estamos a tornarmo-nos bons amigos. Ainda não percebe tudo o que eu digo mas quando lhe peço um beijo já mo dá. E o Alaje Turé, um pouco mais velho, deve ter 5 anos, é sobrinho da Satu. É tão inteligente. Percebe tudo o que digo e explica aos outros. E quando não consegue dizer-me alguma coisa por palavras usa a mímica. Dos pequenitos, estes são, para já, os meus melhores amigos. 

Ontem o Alberto fez anos. Enviei uma sms à Priscila mas penso que não a deve ter recebido. A Isabel já me tinha dito que as sms nem sempre chegam ao destino. Já enviei umas quantas mas creio que poucas terão chegado aos destinatários. E continuo sem Internet pelo que só tenho tido contacto com a minha irmã. O que mais me tem custado é esta falta de comunicação e as poucas horas em que consigo sintonizar o meu rádio. Consigo sintonizar a RDP África de manhã, quando estou em casa, e pouco mais. À tarde já nem tento ouvir rádio. Pensei que conseguiria apanhar outras emissoras mais próximas mas nem isso. E quando consigo os ruídos são tantos que acabo por desistir. Será por esta razão que sempre vi os pretos em Moçambique de rádio na mão, quase encostado ao ouvido?! Se voltar, terei de ver como resolver este problema. 

Outro problema é o acesso a Bissau. Todos os meses um dos técnicos locais da AD lá vai buscar os salários, mas como atualmente o jipe desta região está avariado o Adulai foi de “Toca-toca” (tipo autocarro local). Assim, das inúmeras coisas que pedi à Isabel para me enviar, poucas irei receber, para já. No “Toca-toca” vem tudo ao monte e não sei o que me trará o Adulai. Aqui em Iembérem nem papel higiénico há à venda. Mas tudo se vai resolvendo. A Satu desenrasca-me sempre! Tem sido uma belíssima companheira, que começou por me chamar professora, que se recusa a tratar-me pelo meu nome (considera que isso é uma falta de respeito porque tenho quase mais vinte anos do que ela) e que acabámos concordando que me chama por “formadora”. Gostaria de continuar mas são 8 horas e daqui a pouco tenho de estar a ensinar as senhoras a limpar o que nunca limparam. Para isso tenho de demonstrar como se faz e, assim, ontem, fiquei cansadíssima!

3 de Fevereiro de 2012

Esta semana tem sido dedicada às limpezas de fundo dos alojamentos turísticos mas como as senhoras da limpeza só trabalham meio-dia só ficarão limpos 2 dos 3 bungalows e os 4 quartos e 2 casas de banho da Casa do Ambiente (antes chamada Casa de Passagem e que ainda assim está no site). 

Continuaremos para a semana pois nos próximos 3 dias teremos cá um grupo de 17 pessoas – um realizador guineense com parte da sua equipa. No fim-de-semana passado apareceram de surpresa 2 casais. Um era holandês, a viver na Suiça, de onde vieram de jipe até aqui. O senhor com 73 anos e a senhora com 66. O jipe estava preparado para dormirem lá dentro e por isso só quiseram acampar, de forma muito rudimentar. 

Ela passou o tempo a fotografar e ele a ler. Vi algumas fotografias que ela tirou aos macacos e fiquei a roer-me de inveja! Com uma super máquina conseguia apanhar os pormenores a uma grande distância. Penso que ainda não falei dos macacos. Aqui dentro da zona onde estão os alojamentos e onde vivo, há, para além de mangueiras, outras enormes árvores. Sobretudo da parte da tarde, quando começo a ouvir muitas folhas a caírem ao mesmo tempo, vou ver e lá andam eles aos saltos e pulos! Uns são de pêlo avermelhado (não sei ainda o nome da espécie) e outros são os macacos fidalgos que são pretos mas têm uma enorme cauda branca. 

Outro dia vi um bando (não será este o nome de um conjunto de macacos!) de fidalgos a atravessarem o terreiro para subirem para as árvores que estão no centro. Mas não se aproximam de nós, andam sempre bem nas copas das altas árvores. Neste momento têm crias mas com muita pena ainda não consegui ver nenhum de perto (se voltar será boa ideia trazer binóculos), só o Neca. Este macaco não era daqui, terá vivido preso e foi devolvido à liberdade. Apesar de ser de uma espécie diferente (parece que portadora de Sida) das que habitam este Parque, adaptou-se bem. 

O Neca é o único que se aproxima dos humanos e ainda assim não se deixa tocar. Mas aceita mandioca, banana, laranja… Uma tarde os meninos pensaram em agarrá-lo para que eu lhe pudesse chegar ao pé. Pobre Neca! Apanhou um tal susto que agora não se tem aproximado. 

Até os gatos são arredios. Tenho a impressão de que as pessoas não lhes dão de comer, eles que se amanhem! Mas um deles já percebeu que eu estou disposta a dar-lhe os meus restos de peixe e já vem miar à minha porta. No entanto, se saio para lhe dar a comida foge logo! Tenho de deixar o peixe a alguma distância de casa para depois ele ir comer. Já vi uns 2 ou 3 cães, mal tratados também. Aqui a prioridade são mesmo as pessoas pois o que há chega mal para elas. São já 7 e 17 e ainda não vejo nada dentro de casa. Estou para aqui a tentar acertar nas teclas do computador pois ainda não arranjei forma de pendurar a bendita lanterna solar que a Catarina me deu. 
Voltando ao holandeses/suíços do último fim-de-semana. Só foram comer uma vez ao restaurante da Satu pois o senhor não gostava da comida guineense. Propusemo-nos então fazer uma salada de repolho e cenoura (receita da Tia Anica), arroz de peixe (sem coentros!) e Laranjas da Rosinda (sem licor de Whisky). Adoraram a refeição.

O outro casal que apareceu era francês. Uma senhora de Lyon, com a linda idade de 87 anos! Um espanto! Há três anos que vem com um amigo, bastante mais novo do que ela, passar 3 meses do ano a África. Viajam de avião até Burkina-Faso onde alugam um jipe e depois andam por aí. 

Depois da passagem desta senhora fiquei convencida de que ainda tenho muitos anos para por aqui andar! O mais engraçado foi o espanto das pessoas. Para elas eu sou velha, quanto mais uma senhora de 87 anos! Isto não significa que aqui não haja pessoas idosas. Há, mas são raras, e talvez até por isso muito veneradas. O Homem Grande que morreu em Madina de Cantanhez, logo após a minha chegada, deveria ter, pelos cálculos dos locais, bem mais de 100 anos!

(Continua)


[Fotos: © João Graça (2009). Todos os direitos reservados]
_______________



1 comentário:

Luís Graça disse...

1. Mandei um mail à Anabela, paar conhecimento deste poste:

Ganda heroína, como vai isso ?...Para matares saudades... LG

2. Resposta da Anabela (que afinal tem Net...), pro voltas das 11h00:


Obrigada Luís, por aqui tudo bem. Também vou escrevendo um diário. Só com a publicação do diário da Guiné no Blog o tenho relido!

Tenho-me lembrado muito do teu João. Alguma coisa me diz que ele gostaria de conhecer Auroville. Não vos tenho enviado o diário daqui pois penso que têm mais o que fazer.

Um enorme abraço para ti e para a Alice

Anabela

3. Respondi-lhe:

Anabela:

Quando quiseres, manda um textozinho.. Temos uma série, "Os nossos seres saberes e lazeres"...onde cabe (quse) tudo (mesmo o que não é direta ou indiretamente relacionado com a Guiné)...

E a propósito da "nossa" Guiné, tive há dias, nos meus anos, uma presença especial, a do Mamadu Baio, músico de Tabatô, que tocou para mim, para nós...Estou grato a ele e ao João (que o conheceu em dezembro de 2009, em Bissau). Vamos ajudá-lo, para que possa editar o seu 2º CD... O resto do grupo, os Super Carimba, ficou na Guiné... Mas ele entra, como intérprete no filme "A Batalha de Tabatô", do realizador João Viana, que vai lutar pelo Urso de Ouro em Berlim. (...) Vai escrevendo o teu diário. Vais gostar de recordar daqui a uns tempos... E partilhar com os amigos. Luís