terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Guiné 63/74 - P11061: (In)citações (47): Correspondência de carácter religioso, personalizada, enviada para militar em campanha (Belarmino Sardinha)

1. Mensagem do nosso camarada Belarmino Sardinha (ex-1.º Cabo Radiotelegrafista STM, Mansoa, Bolama, Aldeia Formosa e Bissau, 1972/74), com data de 2 de Fevereiro de 2013:

Olá Luís e Carlos,
À volta com papéis antigos, deparo-me com este aerograma recebido na Guiné e interrogo-me se devo ou não enviá-lo para conhecimento de todos. Decido-me por fazê-lo por achar que faz parte da correspondência que se recebia e como tal é história.

Que fique claro que só o faço por ser o que é, pois não gostaria de ver tratados no blogue assuntos de qualquer religião quando não respeitem à Guiné. Lembrei-me que se tem falado da correspondência das madrinhas de guerra e outra correspondência, entendi por isso que talvez se justificasse este assunto.

Não tenho qualquer ligação religiosa a esta ou qualquer outra irmandade, grupo ou seita, considero-me ainda hoje ateu, embora haja quem diga e me considere agnóstico e laico. Foi e continua a ser para mim desconhecido quem deu os meus dados pessoais - o número mecanográfico está correcto -, bem como quantos militares terão recebido aerogramas deste género.

Parece-me ter definido bem a minha posição, muito embora pudesse dar opinião ou fazer alguns comentários por não me rever, ainda hoje, em nenhuma religião, escuso-me a fazê-lo para evitar más interpretações e eventuais conflituosidades.

Junto a transcrição do texto do aerograma por facilitar a leitura se eventualmente acharem que deve ser mostrada.
Deixo assim ao teu/vosso critério a publicação deste documento.

Um abraço,
BS
(02Jan2013)





Cova da Piedade 31/12/73 
Prezado Jovem 
Que neste momento, quando receber este aero, esteja de boa saúde junto dos seus amigos, são os nossos votos. 
Somos como já deve saber, pelo carimbo que está na parte de fora, “O Correio Áureo”.
O Correio Áureo é um departamento das Assembleias de Deus, formado por dezenas de jovens que pretendem que os militares possam receber através do serviço de correspondência, apoio moral, revistas “Novas de Alegria” e “Caminhos”, literatura, Bíblias, Novos Testamentos etc.
A criação deste departamento foi ideia de um furriel miliciano, membro da Assembleia de Deus de Lisboa, quando prestava a sua comissão na província da Guiné.
A missão do “Correio Áureo” é além de tudo, a de edificar espiritualmente os militares incrédulos. Isto é, aqueles que ainda não andam neste maravilhoso caminho.
Talvez o jovem esteja agora a pensar a que caminho eu me estou a referir. 
Este caminho é Jesus. Jesus é o único caminho que nos conduz ao céu. 
Foi Jesus que nasceu à quase 2000 anos lá em Belém, para depois morrer na cruz do calvário por mim, por si e por todos. 
Foi Jesus que com o seu sangue, que ele lá verteu, naquela amarga cruz, conseguiu ganhar para nós a maravilhosa salvação para a nossa alma. 
Talvez o jovem já tenha pensado, que quando, está longe da família, como acontece agora, não tem ninguém que olhe por si. 
Mas esse pensamento está totalmente errado. 
Há alguém que está sempre a seu lado. 
Há alguém que segue todos os seus gestos, todas as suas acções. 
Deus ama-nos , a todos com um amor tão grande, que ninguém pode explicar esse amor. 
Ele deu-nos o seu único filho Jesus para morrer por nós (como eu já disse ali atrás). 
É por isso que Deus nunca nos deixa só, embora você pense que não tem ninguém que o guarde, nem ninguém que olhe por si. 
Mas nunca se esqueça: Deus vê tudo Deus está sempre ao seu lado. 
Deus quer ajudá-lo, Deus está interessado na salvação da sua alma. 
Ficamos à espera da sua resposta. 
Despedimo-nos com votos de felicidades. 
Que Deus o abençoe. 
(Assinatura ilegível)
____________

Nota do editor

Vd. último poste da série de 3 de Janeiro de 2013 > Guiné 63/74 - P10890: (In)citações (46): Em louvor das canoas nhomincas... e a propósito da notícia do trágico naufrágio de 28 /12/2012, ao largo de Bissau (Patrício Ribeiro)

8 comentários:

antonio graça de abreu disse...


Muito interessante o aerograma. A letra parece feminina, o conteúdo
é de uma crença militante e protestante. Sinuosos os caminhos que conduzem ao encontro de Deus...
Nada, meu caro Belarmino, nada tens a reprovar nos teus entendimentos e opções não evangélicas. Deus, o grande Deus, omnipotente e omnisciente, se existe, nos julgará um dia. Não só dos eleitos será o reino dos Céus.
Nós, pequenas criaturas da terra, da chuva e do vento seremos em breve, num tempo não muito distante, engolidos por essas mesmas grilhetas do tempo, como dizia bem Karl Marx.
Deus, se existe, que se compadeça de todos nós
combatentes por gente menor e pela nossa vida em terras da Guiné.

Abraço amigo,

António Graça de Abreu

Hélder Valério disse...

Caro amigo Belarmino

Interessante reaparecimento.
Estás sempre com enormes cuidados quanto à 'bondade' do material que envias mas, como vês, é um inédito!

E, tal como refere o António Abreu, é fruto de uma 'crença militante protestante' a procurar 'marcar terreno' na conquista das almas.

A foto da frente, com o endereço SPM 0158, deixou-me melancólico...

Quanto ao documento, em si mesmo, é de facto precioso pois nunca tive qualquer indicação da existência de coisa semelhante e fui colega de trabalho de um fiel dessa congregação, a "Assembleia de Deus", que também esteve na Guiné, embora em tempo anterior ao meu, vivendo actualmente nos 'States', e nunca me falou dessa iniciativa que, parece, foi já no ano 73.

Seja como for, é mais um testemunho das muitas coisas que se relacionaram com os nossos 'tempos de guerra'.

Abraço
Hélder S.

JD disse...

Camaradas,
As campanhas prosélitas podem assumir diferentes manifestações. Apesar de já então militar no ateísmo, fico invejoso do Belarmino, pois este aerograma até para a fundação do Marócas pode valer dinheiro.
O melhor é retirar o palavrão pecaminoso da inveja. Vou antes dizer, que também gostaria de ter recebido algo idêntico. É um marco.
Abraços fraternos
JD

Luís Graça disse...

1. A Assembleia de Deus, ou Convenção das Assembleias de Deus, existe em Portugal desde o tempo da I República...

Eis a sua classificação de acordo com uma entrada que encontrei na Wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Conven%C3%A7%C3%A3o_das_Assembleias_de_Deus_em_Portugal

Classificação > Protestante
Orientação > Pentecostal
Política > Congregacional
Líder > João Pedro Carvalho (presidente da Convenção)
Área geográfica > Portugal, Europa Ocidental, Estados Unidos
Fundador > José Plácido da Costa e José de Matos Caravela
Origem > 1913
Congregações >400
Membros > 35 mil
Site oficial > http://www.cadp.pt/

2. Belarmino: É interessante (e, para mim, inédito) o documento que publicas. Dou-te os parabéns, esse documento também faz partte da nossa "petite histoire"...

Trata-se de marketing religioso, não gosto de usar o termo "propaganda". Todas (ou quase todas) as religiões são prosélitas, querem conquistar corpos e almas... Que se difunda a fé de cada um, tudo bem... O pior é que isso, ás, origina conflitos, e conflitos sangrentos (quando se começa a matar "in nomine Dei", em nome do meu Deus...). Enfim, não era o caso...

O que me intriga é como foram "desencantar" o teu nome, nº mecanográfico e SPM... Há infiltrados em toda a parte... Imagino que cada militante (ou praticante( devia fazer um TPC: escrever uns tantos "aeros", em letrinha bonita, para "personalizar a mensagem... O AGA diz que a letra é feminina... Ele tem olho "clínico"...

De qualquer modo, há aqui um tema que não tem sido aflorado, no nosso blogue... O exercício da liberdade religiosa, nas Forças Armadas, durante a guerra colonial... Reparem que só havia capelães militares católicos.... Não sei como é hoje... Na Guiné não havia apoio espiritual e muçulmano aos nossos camaradas guineenses, do recrutamento local, muitos dos quais muçulmanos praticantes (por ex, os soldados da minha companhia, a CCAÇ 12)...

Na época as nossas chefias militares não tinham (ou tinham pouca) sensibilidade para estas questões do foro íntimo de cada um... Já quanto ás "testemunhas de Jeová" eram perseguidas pela instituição militar, por serem "objetores de consciência"...

Anónimo disse...

Tal aerograma deveria ser emoldurado.(Nunca se sabe!).O não ter tido na Guiné, como posteriormente,amigos com tão bons contactos "lá para cima" como os do Camarada Belarmino Sardinha, provoca-me primitivo sentimento de inveja.Mas,e como sempre,algo de importante nos é revelado nos... "Misteriosos caminhos do Senhor".Tive a surpresa agradável de encontrar no comentário do meu Amigo e Camarada Graça de Abreu faceta TEOLÓGICA que lhe desconhecia:"Não só dos eleitos será o reino dos Céus".Logo me veio à memória a frase de Fernando Pessoa quanto a este tipo de revelacöes "facetais" ......O que é que os taipais do mundo escondem nas montras de Deus?

Agostinho Gaspar disse...


Amigos ao ler o artigo do B.S. relembrou-me tambem o correio que recebi, tambem me foi entregue um aerograma identico, todo escrito manual,que vou verificar se a escrita é da mesma pessoa , varios da minha companhia tambem receberam

Agostinho Gaspar

Anónimo disse...

Já vi que há aqui muitos invejosos, mas como disse o Graça de Abreu e está escrito em qualquer lado, talvez na Bíblia, "Não só deles será o reino dos céus", quer isso dizer que há ceús para todos estejam descansados, embora reconheça que o do José Belo está mais distante...no fim do mundo.

Já para o Agostinho Gaspar só tenho a dizer-lhe aquela frase do Chutos e Pontapés "não sou o único".

A ter em consideração aquilo que escreve o José Dinis, desculpem, vou de férias para as Seicheles, depois de vender o aero à casa museu do Marocas, só que uma vez mais o Agostinho quer-me estragar o negócio.

O Graça de Abreu diz que a letra deve ser feminina, e o Luis Graça diz que ele tem olho para isso, pode ser verdade, mas só em sonhos eu a vi e que falta fazia ter-se materializado...

o Hélder Valério foi o único não invejoso. Obrigado amigo, até parecias um sacerdote a lembrar-me da minha bondade, só espero que isso não esteja relacionado com aquele reino dos céus de que falam, sou novo e posso ainda esperar uns largos anos antes do conhecer...

Um abraço
BS

Hélder Valério disse...

Caríssimo 'Belar'....

Felizmente tenho uma 'visão ecuménica' que me permite relacionar com ateus, agnósticos, cristãos (apostólicos romanos, protestantes de vários ramos), judeus, muçulmanos, outras crenças.
Ah, já quase me esquecia, sportinguistas, portistas e outros 'istas'.

Daí não te ter invejado o aerograma, para mim inédito, mas que afinal, a avaliar pelo comentários do Agostinho, não será assim tanto.

Quanto à letra.... bem, o Graça de Abreu diz, de forma não firme, que a letra é feminina. Pode ser e pode não ser, já que se atribui a característica de grafia 'redonda' à autoria feminina e o estilo aplicado parece ser 'trabalhado'.

Seja como for, não há qualquer dúvida que foste "escolhido". Se não soubeste, não pudeste, ou não quiseste beneficiar dessa escolha, 'temos pena'!

Atina, homem, que ainda vais a tempo!

Agora a sério, foi uma boa contribuição. Foi para ti, porque mostraste uma peça 'quase única', foi bom para nós qus pudemos ver e comentar e foi bom para o Blogue que assim se enriqueceu.
E não custou nem doeu nada, pois não?

Abraço
Hélder S.