sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Guiné 63/74 - P11133: Memória dos lugares (215): Cameconde (António J. Pereira da Costa, CART 1962, 1968/69) / Manuel Ribeiro , CART 6552/72, 1973/74, a companhia do célebre Lemos, do FC Porto que marcou 4 golos ao Benfica, em 31/1/1971)






Guiné-Bissau > Região de Tombali > Setor de Cacine > Cameconde > 1968 > Três aspetos gerais do destacamento >  Fotos do álbum do nosso camarada António José Pereira da Costa, que era na altura alferes QP da CART 1692/BART 1914 (Cacine, Cameconde, Sangonhá e Cacoca, 1967/69) e mais tarde cap e cmdt das CART 3494/BART 3873, Xime e Mansambo, e CART 3567, Mansabá, 1972/74).

Fotos: © António J. Pereira da Costa (2013). Todos os direitos reservados [Edição: LG]


1. Comentário do Manuel Ribeiro,  ex-fur mil  da CART 6552/72 (Cameconde, Cadebu, Cufar, maio de 1973/setembro de 1974), ao poste P11127 (*)


(i) Cameconde, ó Cameconde, terra da morteirada,  do foguetão e da canhoada,  onde os domingos eram iguais à semana.

Cameconde, local da Guiné onde passei os 13 melhores e piores meses da minha vida, local em que só se saía acompanhado por mais de 20 camaradas devidamente armados, e os destinos eram normalmente para Cacoca, Caboxanque,  Cabonepo, Cassomo, Cafála balanta, Cafála Nalú, algumas pequenas incursões no Quitafine... Mas as mais agradáveis eram até à tabanca nova de Cacine pois sempre se podia apreciar alguma bajuda, já  que Cameconde não tinha qualquer tipo de população, ou melhor, só Homens (mulheres cá tinha).

(ii) Aproveito para informar o ex- furriel amanuense Abilio Magro de que a companhia que ele assistiu a chegar a Cacine (**) e o destino era S.Tomé e Principe quando saíu da carreira da tiro de Espinho já sabia que o destino final era a Guiné e também não foi render a CCAÇ 3520, mas sim reforçar o sul da Guiné após o abandono de Guileje, na mesma altura também chegou a Cacine uma CCAV que tinha como destino Angola, tendo essa CCAV [8452/72] sido colocada em Gadamael e a nossa em Cameconde e aí sim rendemos a CCAÇ 3520,  ficando ainda alguns meses em Cacine até serem rendidos.

Lembro-me bem do Juvenal Candeias, e do ex-capitão Margarido ], da CCAÇ 3520,], de quem guardo um comentário feito por ele em Cameconde, a dizer:
- Vamos embora depressa porque elas agora (, as canhoadas, ) já começam a cair cá dentro!

Para eles um forte abraço pois ainda  passei bons momentos  com eles, a CCCAÇ 3520,  em Cacine.

(iii) Quanto ao Lemos,  ex-jogador do F.C.Porto [, António José de Lemos, n. 1950]  (**),  acabou a comissão a jogar no UDIB em Bissau, não deixando de ter alinhado no mato até à sua transferência. [ Foto do Lemos, à direita; cortesia do blogue Estrelas do FCP].

(iv) Vi uma foto de um abrigo tirada em 2008 (*) onde se encontra uma pessoa com uma máquina fotográfica na mão junto desse abrigo e quase posso afirmar que esse abrigo se encontra em Cameconde e foi construido pelo pessoal da minha companhia com material fornecido pelo BENG.

Fico aguardar as fotos de Cameconde tiradas e prometidas pelo Professor e cooperante na Guiné até 2012 [, Carlos Afeitos,] para recordar, pois ainda não perdi as esperanças de voltar a Cameconde e assim poder enterrar os meus fantasmas.

Aproveito para me apresentar, sou Manuel Ribeiro,  ex-furriel mil da CART 6552, RAL 5, Penafiel, Carreira de tiro de Espinho, Cumeré, Cameconde, Cabedú, Catió, Cumeré e Lisboa. [Partiu de Lisboa em 26/5/1973 e regressou a 5/9/1974; comandante: cap mil inf Fernando Manuel Vialalobos Filipe]

Um forte abraço para todos.

2. Comentário de L.G.:

Caro camarada Manuel Ribeiro: És o mais célebre camarada da CART 6552/72, a tal que que, em vez de aterrar na terra do cacau, foi parar a Cameconde, Cabedu e Cufar, no sul da Guiné... És o mais célebre porque és o único representante dos bravos dessa companhia, que até agora visitou a nossa Tabanca Grande. Ficamos também a saber que,  além de ti, há o António José Lemos e o vosso ex-capitão, Fernando Manuel Vialalobos Filipe... Pergunto: o que  é feito de vocês ? Têm-se encontrado anualmente ? E o Lemos e o capitão aparecem ?...

Bom, está na altura de te convidar para ficares por aqui mais tempo, sentando-te à sombra do nosso mágico e fraterno poilão. Só precisas de nos mandar as duas fotos da praxe, um endereço de email e, já agora, dizeres em que terra vives (, esta informação é facultativa)... Boa sorte para o teu sonho de voltar a rever Cameconde e Cacine... E responde-me na volta do correio. O nosso endereço é: luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com

PS - Sobre o Lemos, escreve o blogue das Estrelas do FCP, este delicioso apontamento biográfico:

(...) "Em 1973 (decorria a época 1972/73) Lemos – que não obtivera o estatuto de 'Atleta de Alta Competição',  imprescindível para o subtrair à guerra do 'Ultramar' – foi mobilizado para Cabo Verde pelo Exército Português. Mas o inesperado aconteceu: o avião, que transportava Lemos e a sua 'Companhia de Operações Especiais'  fez um 'desvio' na rota e aterrou em… Bissau (Guiné). E todos aqueles soldados que julgavam ir para uma 'guerra' branda no arquipélago das belas mulatas e da romântica morna, lá ficaram naquela que era a colónia portuguesa com a conjuntura militar mais difícil e perigosa. Acresce que, no início do ano de 73, o PAIGC (movimento independentista) incrementara as acções de guerra criando muitas dificuldades às tropas portuguesas que combatia desde Janeiro de 1963. A Guiné estava a 'ferro e fogo' e, talvez por isso, a "Companhia" de Lemos tenha sido desviada para aquele território.

Voltou da Guiné em 1974 ainda a tempo de participar na época de 1974/75, a última que faria pelo F.C. Porto." (...)

_______________

Notas do editor:

(*) Vd. útimo poste da série > 20 de fevereiro de 2013 >Guiné 63/74 - P11127: Memória dos lugares (214): Cameconde, no subsetor de Cacine, o destacamento mais a sul do CTIG... (José Vermelho / Augusto Vilaça / Juvenal Candeias)


(**) Vd. poste de 20 de fevereiro de 2013 > Guiné 63/74 - P11125: Um Amanuense em terras de Kako Baldé (Abílio Magro) (5): Curtas férias em Cacine, CCAÇ 3520 (2)

(...) Entretanto, chega finalmente a Companhia que vinha substituir a CCAÇ 3520. Esta entra em euforia e empenha-se rapidamente nas actividades para recepção dos novos "piras". 

Não possuindo máquina fotográfica, vi-me impedido de registar aqueles actos solenes hilariantes.
Os "piras" não acharam muita piada à recepção. Pudera, entraram no avião em Figo Maduro com destino a S. Tomé e, quando aterraram, estavam na Guiné!  Pois é verdade, iam para S. Tomé e, a meio da viagem, o Comandante do avião terá recebido ordens para rumar a Bissalanca. 

Pertencia a esta companhia o soldado Lemos, ex-futebolista do Boavista e, depois do F.C.Porto,  onde ficou célebre por ter marcado 4 golos ao Benfica [, de Eusébio & Companhia, em 31/1/1971] no Estádio das Antas em jogo a contar para o Campeonato Nacional de Futebol, jogo que, por acaso, assisti ao vivo.

Em Cacine, esta Companhia tratou logo de abrir valas por todo lado, pois tendo Guileje sido abandonada e estando Gadamael a ferro e fogo, Cacine seria, muito provavelmente, o "freguês que se seguia".

Entretanto, saído não sei de onde, aparece-me um camarada e pergunta-me:
- Tu é que és o Magro?

Respondi que sim e ele:
- Deves ter uma cunha do "caraças"!
- Então porquê?
- Venho-te substituir. Estava sossegadinho em Bolama e mandaram-me para aqui para te substituir.

Nunca tive conhecimento de cunha alguma e atribuo o facto a pressões que o Dr. Dias terá feito junto do Chefe - Major Mário Lobão, por se encontrar, provavelmente, atafulhado em papelada. Nunca o soube.  Aproveitei boleia na LDM que transportou a CCAÇ 3520 para Bissau.  Saímos de Cacine ao fim da tarde e chegamos a Bissau na manhã do dia seguinte,

A partir dessa data eu seria, talvez, o Furriel/Sargento que melhor fazia a Guarda de Honra ao Brigadeiro Alberto da Silva Banazol!
Recordo-me de, logo após o meu regresso de Cacine e,  estando de Sargento da Guarda, ter dado ordem de: "Apresentar armas!" quando ele se colocou em sentido frente à Guarda, e o ter feito com tal vigor que o homem, depois de bater a pala e desandar, ao passar perto de mim, disse:
- Isso, assim com garra!.

Estavam feitas as pazes! (...)

11 comentários:

Luís Graça disse...

Fiquei a saber hoje o que não sabia na época: que uma "atleta de alta competição" ficava isento do dever de lutar e de morrer pela Pátria...

Já agora, um pedido de (re)confirmação ao Manuel Ribeiro, se me estiver a ler (nesta montra pequena que é a "caixa de comentários"): a tua CCAÇ 6552/72, de malta nortenha (?), estava originalmente mobilizada para São Tomé (terra do cacau) ou para Cabo Verde (terra da morna) ?

Como é que a malta reagiu quando o avião aterrou em Bissalanca ? Não credito que o capitão e os quadros não soubessem antecipadamente... Mas tudo era(é) possível... E se o capitão omitiu voluntariamente (ou foi obrigado omitir) essa informação, na hora do embarque, correu um sério risco de criar um grave de falta problema de confiança e de liderança junto dos seus homens... Terá sido assim ? Seria um caso de estudo interessante para a problemática da liderança operacional em teatro de guerra...

Anónimo disse...

Não foi nada disso...

A companhia do Lemos foi desviada para a Guiné, pelo simples facto de este ter marcado 4 golos ao meu BENFICA.
Não se limitou a marcar 1 ou 2 foram logo 4 e isso paga-se muito caro.
Como não podiam enviar só o Lemos foi a companhia toda..bem feita.

Esta informação é ultra-secreta e só devia ser revelada lá para o ano 20330.

C.Martins

zeca disse...

tive o prazer de ter jogado contra o LEMOS, como junio, jogava com ele o CHICO GORDO. Jogava eu no GIL VICENTE, e ele não marcou só 4 golos ao Benfica, pois na luz nesse ano marcou 2, grande jogador, pena realmente, ter tido o azar de jogar de AZUL E BRANCO, mas essa era na altura a sina!!!!!! de quem não era dos lados de lá, é passado.

Abílio Magro disse...

Camarada Luis Graça:
Tenho feito algumas relatos da minha passagem pela Guiné recorrendo, apenas, à minha memória e admito que haja, aqui e ali, alguma confusão da minha parte.
No que se refere à Companhia que estava destinada rumar a S. Tomé e que foi parar a Cacine, confirmei esse facto anos mais tarde ao relatar o sucedido no meu local de trabalho e ter ouvido de um colega meu:
- "Eh pá, é verdade é! Nesa Companhia ia o meu irmão!"
Admito que o jogador Lemos pertencesse a outra Companhia e, como se falou nele, fiz essa confusão.
Irei tentar contactar esse meu ex-colega e tentar esclarecer devidamente o assunto; data, companhia, informação de destino, etc.
Ainda em relação ao jogador Lemos, encontrei-o mais tarde no QG/CTIG
onde ele estaria detido, já que se me apresentou algumas vezes quando eu estava em serviço de Sargento da Guarda.
Abraço

Unknown disse...

Bom dia Lius Graça,

Voltando a CART. 6552, Como já informei quando saímos da carreira de tiro de Espinho os graduados e algumas praças tinham conhecimento de que tinhamos sidos desviados para a Guiné e que S.Tomé já era uma miragem, nunca estivemos mobilizados para Cabo Verde nem para a Guiné a nossa mobilização e preparação foi para S. Tomé e Prnicipe.
O Luis pergunta por nós e eu aproveito para informar que nos reunimos todos os anos sempre no ultimo sabado de Junho, este ano está marcado para Espinho e o Nosso Capitão è uma presença constante, Quanto ao Lemos tem sido contactado mas por várias razões ainda não compareceu mas temosapromeça de que este ano vai estár presente. Sobre o Comentário da nossa chegada a Cacine, termos logo começado a abrir valas para nos podermos abrigar em caso de ataque, quem viveu esses dias e para para pensar sabe que havia uma razão para assim se roceder, no local estava colocada a CCAÇ 3520 e o destacamento de fuzileiros 22 como tal as instalações existentes estavam ocupadas, quando nós chegamos na mesma LDG também chegou a C. Paraqueditas 122, em Cacine já se encontrava a companhia de CCAV 8350 que tinha retido de Guileje, P. FOX Os Pipas que tambem tinha retirado de Guileje, logo a seguir chegou a CCAV que tinha sido desviada de Angola para a Guiné e tambem chegou a C.123 de Paraquedistas, agora digam-me se não havia necessidade de se proceder à abertura de valas para protecção em caso de ataques sabendo nós o que se passava á nossa volta, Gadamael debaixo de fogo constante o Cantanhês mesmo em frente, o Quitafine ali ao lado só posso acrescentar que em Cacine naquele mes de Junho era de loucos com feridos sempre a chegar para serem evacuados aquele pessoal todo amontuado e a dormir de qualquer maneira debaixo das palmeiras e não só, quem por lá passou sabe do que estou a falar,que o digam os, ex. Furriel mil. Casemiro da CCAV 8530, o ex.Furriel Moinhos do P. FOX OS PIPAS. o Ex. Alf. Juvenal Candeias, o Ex Furriel Alves e Ex. Capitão Margarido da CCAÇ 3520 são alguns que sabem bem do que estou a falar, se por acaso me enganei na edentificação da CCAV 8530as minhas desculpas,mas a memória já não é a mesma.
agora fica a promessa de sentar na nossa tabanca e assim poder falar dos meus fantamas, um até breve.
Manuel Ribeiro, ex. Furriel mil CART6552

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Chamo-me MANUEL FRANÇA DA CÃMARA,TENHO 63 ANOS SOU NATURAL DA FREGUESIA DO PORTO DO MONIZ DISTRITO DO FUNCHAL REGIÃO AUTONOMA DA MADEIRA
SO AGORA TOMEI CONHECIMENTO DESTA INICIATIVA MUITO MERITORIA E INTERESSANTE.
FIZ A RECRUTA NO CISMI-TAVIRA E A ESPEC. NO GCAM POVOA DE VARZIM SENDO DEPOIS COLOCADO NA EPAM-LUMIAR DE ONDE SAI RUMO AO RAL-5 PENAFIEL JUNTANDO-ME A CART 6552 MOBILIZADA PARA SAO TOME E PRINCIPE ONDE IRIAMOS SUBSTITUIR UMA CCAC DO BII 19 DA MADEIRA. EM FEVEREIRO FOMOS ENVIADOS PARA A C.TIRO DE ESPINHO E SONO DA 25 DE MAIO DE 1973 FOMOS INFORMADOS QUE O NOSSO DESTINO ERA AGORA A GUINE E NAO SAO TOME. FICAMOS DEPRIMIDOS COM TAMANHA SORTE E NA MADRUGADA LA FOMOS DE AUTOCARRO PARA O AEROPORTO DE LISBOA ONDE EMBARCAMOS RUMO A BISSAU SEM QUE ANTES E APOS VARIOS BOATOS QUE INDICAVAM UMA SITUAÇAO MILITAR NA GUINE QUE NOS ASSUSTOU E QUE LEVOU INCLUSIVE A PONDERAR-SE A RECUSA A MISSAO PELOS OFICIAIS E SARGENTOS DA UNIDADE.PONDERADAS AS CONSEQUENCIAS QUE TAL ACTO ACRRETARIA NASNOSSAS VIDAS ENAS DOS OUTROS MILITARES (SOLDADOS) RESOLVEU-SE ACEITAR O NOSSO DESTINO EMBORA MUITOS BENHADOS E LAGRIMAS NA DESPEDIDA DAS FAMILIAS E AMIGOS.
CHEGADOS A BISSAU APOS 4 HORAS DE VIAGEM E DEPOIS DA ABERTURA DAS PORTAS DO AVIAO TOMAMOS CONTACTO COM A REALIDADE CLIMATICA DA GUINE SABOREANDO O CALOR ABRASADOR E HUMIDO DO EXTERIOR LEVANDO DE IMEDIATO AO DESPIR DOS BLUSOES E DA GRAVATA E ARREGAÇANDO AS MANGAS DA CAMISA E DESABOTOANDO-A ATE MEIO. FOMOS DE IMEDIATO SOB UM CORO DE "PIUS PIUS" TRANSPORTADOS PARA O CUMERE ONE FICAMOS DURANTE 15 DIAS. DEPOIS E NO QUE ME DIZ RESPEITO, SENDO O FURR MIL. VAGOMESTRE (DITO VULGARMENTE O COINHEIRO)TIVE QUE APRENDER AS FUNÇOES NESSES 15 DIAS OMO FURR VAGOMESTRE DO CUMERE UMA VEZ QUE NA POVOA DE ARIM TIVE DOIS MESES DE PRAIA. AO FIM DA QUINZENA DE "ESTAGIO" FOMOS TRANSPORTADOS PARA CACINE JUNTAMENTE COM UMA COMPANHIA DE "PARAS" CUJO DESTINO ERA GADAMAIEL-PORTO. CHEGADOS A CACINE SOB UM CORO DE GARGALHADAS PELOS "RESIDENTES" POR SINAL UMA CCAC ORIGINARIA DA MADEIRA,POIS JA ERA CONHECIDO O "DESVIO" DA NOSSA ROTA.
AUI CHEGADSO FOMOS OCUPAR O QUARTEL DE CACINE ATE ENTAO OCUPADO POR UM OU DOIS PELOTOES DA CCAC DE CACINE.
NAO TINHAMOS INSTALAÇOES SUFICIENTES PARA UMA COMPANHIA E POR ISSO DURANTE CERCA DE DIS MESES DORMIMOS NO CHAO PICADOS POR MILHARES DE MOSQUITOS NA COMPANHIA DE BARATAS,CENTOPEIAS ETC.
QUANTO AO SOLDADO LEMOS EX-JOGADOR DO FCPORTO ESTEVE POUCOS MESES EM CAMECONDE POIS FOI TRANSFERIDO PARA BISSAU PARA JOGAR NUMA EQUIPA LOCAL
A MINHA "GUERRA" ERA FAZER O POSSIVEL PARA , DENTRO DAS CIRCUNSTANCIAS PROPORCIONAR UMA ALIMENTAÇAO O MAIS VARIADA POSSIVEL DE ACORDO COM OS FORNECIMENTOS EFECTUADOS PELA INTENDENCIA E FAZENDO A ESPAÇOS COMPRAS DE CAÇA OU PESCA A HABITANTES DA LOCALIDADE MAIS PROXIMA.
ESTIVEOS EM CAMECONDE ATE JUNHO, FOMOS DEPOIS PARA CABEDU, MAIS TARDE PARA CATIO E NO FINAL PARA BISSAU ONDE REGRESSAMOS A CASA EM 05 DE SET DE 74.
HAVERA MAIS COISAS PARA CONTAR NOUTRA OPORTUNIDADE
UM ABRAÇO CO CAMARADA MANUEL F.CÃMARA EX-FURR MIL.EPAM/RAL5/CTIROESPINHO/CTIGUINE

Unknown disse...

Bom dia Luis Graça,
Sou Ex. Furriel Mil. Manule Ribeiro e pertenci à cart. 6552.
Estou a responder ao Manuel Camara, o nosso furriel bagumestre cart. 6552, o homem que tratou da nossa alimentação durante toda a comição se serviço na guiné, sei hoje que não foi nada facil ter de nos alimentar sendo nos uma companhia perdida nos confins da peninsula do quitafine, que eu saiba era o aquartelamento mais a sul na guiné e depedia-mos de terceiros para ser reabastecidos, transporte maritmo até Cacine e coluna auto de Cacine para Cameconde, mas o que me leva a fazer este comentário foi de só agora ter lido o comentário do Camara e de não ter noticias dele desde à cerca de 14 anos, altura em que participou num convivio do pessoal da companhia em Lisboa, aproveito para perguntar se está tudo bem contigo para te informar que este ano o nosso convivio está marcado para o ultimo sabado de Junho e se vai realizar na zona de Penafiel, vou deixar aqui o meus contactos para se quiseres vir ao nosso convivio me poderes contactar e desde já te faço o convite de te instalares em minha casa durante a estadia, pois para um fim de semana se arranja sempre espaço, os meu contactos são: omaildoneca@gmail.com, e 963064851
Como já estou a ir longe espero ter noticias breves, um forte abraço e até breve
Cumprimentos
Manuel Ribeiro
Ex. Furriel Mil. Atirados/Minas e Armdilhas Cart. 6552, Cameconde Cabedu e Catió 1973/1974

Anónimo disse...

Boa tarde camaradas e todos os ex-combatentes do ultramar, quero dizer que diz parte da C.A.R.T. 6552 como militar na especialidade de Clarim mas que por razões óbvias de não poder exercer tal função por causa das indicações que dávamos sobre as nossas actividades ao inimigo passei a ser o padeiro da companhia com o então cabo Queirós sob a batuta do nosso vagomestre Manuel Câmara o qual nunca mais tive o prazer de reencontrar. Tendo lido vários comentários sobre o nosso embarque na realidade tudo se passou como o camarada Furriel Manuel Câmara mencionou acrescentando ainda mais que estivemos retidos no Aeroporto Figo Maduro cerca de duas horas por suposta recusa a embarcar com o destino à Guiné e só foi tomada a decisão de seguir após ameaças por parte de elementos da Pide e só assim é que rumámos então para esta Província ultramarina. Para todos os camaradas as minhas saudações.

Anónimo disse...

Mais quero informar que as minhas primeiras noites foram passadas dentro de caixões partidos que se encontravam armazenados junto à Capela onde na cuja dita se encontravam lá empilhadas 9 urnas com colegas que tinham secumbido nos ataques de Guilege e Gadamael. Saudações.