sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Guiné 63/74 - P11134: Notas de leitura (459): "Olhares Sobre Guiné e Cabo Verde", organização de Manuel Barão da Cunha e José Castanho (2) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 3 de Janeiro de 2013:

Queridos amigos,
Para todos os efeitos, vale a pena ler estes “Olhares sobre a Guiné”.
Desta feita, temos os contributos dos coronéis Raul Folques, Moura Calheiros e Mira Vaz sobre as atividades dos Comandos e do BCP 12.
Segue-se o consistente dossiê da Marinha, elaborado com muito apuro, a Marinha sente legítimo orgulho pela multiplicidade de operações desde o apoio logístico e levantamentos hidrográficos, fiscalização das vias fluviais e a intervenção dos seus Fuzileiros.
Temos aqui um excelente resumo de consulta obrigatória nos tempos vindouros.

Um abraço do
Mário


Olhares sobre Guiné e Cabo Verde (2)

Beja Santos

“Olhares sobre Guiné e Cabo Verde” é o mais recente volume da coleção Fim do Império, teve como organizadores Manuel Barão da Cunha e José Castanho Paes, DG Edições e Caminhos Romanos, 2012. Colaboraram neste volume cerca de 30 autores que se debruçaram sobre matérias díspares em que o pano de fundo foi a guerra vista fundamentalmente por militares dos três ramos das Forças Armadas. No texto anterior deu-se primazia a atividades terrestres desenvolvidas pelas forças em quadrícula, agora pretende-se destacar a intervenção dos Comandos e do Batalhão de Caçadores Para-quedistas nº12 (BCP12).

Coube ao coronel Raul Folques, que comandou o Batalhão de Comandos da Guiné sumarizar as atividades dos Comandos Guineenses, dando voz a Gabriel José Haik, é como se este estivesse a contar a história de todos os comandos africanos, uma viagem de recordações em que se dá relevo a três operações de indiscutível importância: a Ametista Real, com assalto ao aquartelamento de Cumbamori, a Galáxia Vermelha, em que foi desarticulado o dispositivo inimigo no Cantanhez, e a Neve Gelada, em que conseguiu aliviar a pressão que o inimigo mantinha sobre a guarnição de Canquelifá, quase no termo da guerra.

Muito está escrito sobre a Ametista Real, que decorreu em Maio de 1973, ao tempo em que as forças do PAIGC tinham cercado completamente Guidage. São descritos com detalhe os terríveis combates, que chegaram a ter corpo-a-corpo, em que se temeu sempre a ameaça dos mísseis Strela, e conclui: “Nesta ação, os homens do Agrupamento Centauro, experientes, ardorosos, combatidos e muito calejados, correram risco excessivos, mantendo-se em combate com pertinácia, até à quase exaustão física e à míngua de munições, à chegada a Guidage, se contavam, para cada comando mais abonado, pelos dedos das mãos”.

A Galáxia Vermelha foi lançada na região do Cantanhez Sul, entre 22 de Dezembro de 1973 e 1 de Janeiro de 1974, envolveu quatro companheiros de comandos com reforço com três destacamentos de Fuzileiros, teve apoio de fogo de três pelotões de artilharia e o apoio do Agrupamento AR, seis helicópteros, dois Fiat e um avião DO27 a missão era a de reconhecer, desarticular e destruir as organizações inimigas em Cachamba Balanta, Cachamba Sosso, Cabanta e Darsalame e aliviar a pressão sobre o eixo Cadique-Jemberem e guarnições da região. Embocadas não faltaram, inclusive no dia de Natal. Todos os objetivos da missão foram alcançados.

A Neve Gelada decorreu de 2 a 31 de Março de 1974, o PAIGC tinha montado uma ofensiva sobre Canquelifá, bombardeando-a diariamente com fogo pesado e morteiros 120mm, canhões sem recuo e foguetões, o que levou a guarnição ao limite da resistência física e psíquica. A missão que coube ao Batalhão de Comandos foi a de desarticular os elementos inimigos da região, garantindo a consolidação da posição de Canquelifá. Constituíram-se três agrupamentos que se lançaram sobre a base de fogos do inimigo, este deu uma boa réplica ao assalto, quando retirou o inimigo deixou 26 mortes no terreno, a região foi sujeita a uma batida após a recolha de material deixado pelo inimigo, desde três morteiros de 120mm completos até uma espingarda automática AK 47, a missão foi integralmente cumprida, pois o inimigo foi desarticulado, deixou ser capturado importante material e Canquelifá deixou de estar pressionada.

Raul Folques, a voz de Patrício Haik, deplora a forma como os Comandos Guineenses foram deixados à deriva: “Fomos enganados, manipulados, alguns comprados e, finalmente, abandonados e vendidos”.

Coube aos coronéis Moura Calheiros e Mira Vaz dissertarem sobre o BCP12. Voltando um pouco atrás, é lembrado que quando começou a luta armada havia um pelotão no Aeródromo Base nº 2, em Janeiro de 1964 chegou o segundo pelotão de para-quedistas que interveio na Operação Tridente. Como a situação em geral se deteriorou, o comandante-chefe solicitou ao Ministro da Defesa-Nacional a colocação de uma companhia de para-quedistas. No final de 1966 foram lançadas as primeiras ações simultâneas de heliassalto. Nesse ano foi criado o BCP12, com duas companhias operacionais, com os números 121 e 122. Faz-se um inventário breve das intervenções, com especial destaque aos que tiveram lugar na região Sul. Em Maio de 1968, Spínola assume as funções de comandante-chefe, de imediato reduziu a autonomia operacional à Armada e à Força Aérea, alterou o dispositivo das forças militares no terreno, visando a concentração de meios humanos. O BCP12 passou a intervir mais em missões de reforço de tropas de quadrícula e menos em heliassaltos. Nos finais de Junho de 1969, chegou à Guiné a CCP 123, novamente se inventariam as operações em que participaram as diferentes companhias. Recorda-se a Operação Muralha Quimérica, desenvolvida na região Unal-Guileje, na altura em que se pretendia mostrar aos membros da delegação da ONU a existência de regiões libertadas. Destruiu-se uma Loja do Povo e um hospital, e foram abatidos 30 guerrilheiros e capturados 17. Os para-quedistas participaram ativamente numa das maiores, mais complexas e mais bem-sucedidas operações, reocupação do Cantanhez, quebrou-se o mito da invencibilidade de que o PAIGC aí gozava. É esmiuçada a Operação Grande Empresa cujo sucesso irá ser abandonado depois do cerco de Guidage, do cerco de Guileje e o do ataque brutal a Gadamael-Porto, bem como devido ao aparecimento dos mísseis terra-ar na Guiné. Em Gadamael, as três companhias do BCP12 irão arrostar a fúria de um inimigo altamente apetrechado, aguentou e fez retroceder um inimigo que parecia contar com o abandono de Gadamael. E escreve-se, em jeito de conclusão: “ O BCP12 foi uma unidade fundamental na conduta da guerra na Guiné. Pode mesmo afirmar-se que a leitura da história do BCP12 nos dá uma perceção muito aproximada dos acontecimentos mais importantes ocorridos na guerra, na Guiné, e da forma como esta evoluiu ao longo do tempo”.

E assim chegamos à secção mais coesa, dedicada à Marinha da Guiné. Recorda-se o papel preponderante desempenhado pela Marinha, dada a configuração geográfica do território. Enumera-se as lanchas existentes e como, ao longo da guerra, cresceu a dotação de meios com uma fragata, um navio hidrográfico, mais lanchas de desembarque, sete destacamentos de Fuzileiros, três dos quais basicamente de recrutamento local, bem como um destacamento de mergulhadores sapadores. Em síntese, o papel da Marinha revelou-se determinante no apoio logístico (reabastecimento de forças terrestres de quadrícula), levantamentos hidrográficos, fiscalização das vias fluviais, forças de intervenção que podiam trabalhar isolada ou conjuntamente com o Exército e a Força Aérea, não esquecendo a importância das comunicações, em que as estações radionavais asseguravam as ligações quer entre eles próprios quer com os centros de comunicações do comando-chefe. Descreve-se com alguma minúcia o apoio logístico e naval e as guerras dos rios, a sua colaboração com unidades do Exército. De igual modo são pormenorizadas as operações de fiscalização e o controlo das vias fluviais e o desempenho das lanchas de fiscalização e desembarque, ao longo da guerra. Conta-se a história de uma lancha mártir, a LDM 302, ativa logo em 1964, foi atacada violentamente em Fevereiro de 1965, alvejada em Setembro seguinte, em Dezembro de 1967 foi violentamente atacada com canhão sem recuo, RPG7, metralhadoras pesadas e ligeiras, frente a Porto Coco (rio Cacheu). Depois de muitas peripécias, a lancha acabaria por se afundar. Uma equipa e alguns mergulhadores puseram-na a flutuar e em Junho do ano seguinte estava recuperada. Quase no mesmo local do primeiro afundamento voltou a ser duramente atacada, uma outra lancha recolheu todos os elementos da guarnição, isto quando o incêndio se tinha propagado por toda a lancha. Novamente recuperada, recomeçou a sua missão de fiscalização em Novembro de 1968. Em Fevereiro de 1969 foi duramente atingida na foz do rio Uajá (um dos afluentes do rio Grande de Buba). Foi abatida em finais de Novembro de 1972, até aí esteve no ativo.

(Continua)
____________

Notas do editor

(*) Vd. poste anterior de 18 DE FEVEREIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11111: Notas de leitura (457): "Olhares Sobre Guiné e Cabo Verde", organização de Manuel Barão da Cunha e José Castanho (1) (Mário Beja Santos)

Vd. último poste da série de 19 DE FEVEREIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11115: Notas de leitura (458): Consequências Jurídico-Constitucionais do Conflito Político-Militar da Guiné-Bissau (Francisco Henriques da Silva)

2 comentários:

Torcato Mendonca disse...

Olá Mário,uma dúvida eu tenho: o nosso, creio eu, amigo e camarada Zacarias Saiegh foi assassinado em 1978?

Trabalhou comigo em 68 e contigo a partir de Maio desse ano. Não sei quanto tempo esteve em Missirá. Veio para Bissau, um ou outro contacto, uma ou outra noticia e ele foi para a 1ª Companhia de Comandos Africanos.

Depois foi o que sabes em 74 e ele foi morto em 78?

Ainda vou tentar mandar isto em e-mail.

Abraço e diz algo, p.f.
Torcato

Mário Beja Santos disse...

Torcatal figura, mil desculpas por só hoje te responder, vou para a aldeia e desconecto-me. Zacarias Saiegh foi assassinado em Dezembro de 1977, em Porto Gole, com mais outros militares dos comandos africanos, ainda hoje não se sabe quais os fundamentos da "justiça revolucionária" de então, segundo a acusação estavam envolvidos num golpe de Estado. Era furriel do PelCaçNat 52 desde 1967, viera substituir o furriel Monteiro. Nunca conversámos sobre outras unidades militares onde tenha estado. Saiu do PelCaçNat 52 em Dezembro de 1968, lembro-me perfeitamente que não passou o Natal connosco. Reencontrámo-nos em Março de 1969, quando ele me anunciou que não se sentia fadado para a vida civil, concorrera para os comandos africanos. Esteve depois em Fá, lá para Julho desse ano vimo-nos pela última vez. Em Missirá foi durante largos meses comandante, o nosso camarada Azevedo partira para Bissau, na sua ausência e até eu chegar, no início de Agosto de 1968 teve toda a responsabilidade, nomeadamente, segundo sei, a partir de Junho passou a alombar com idas a Mato Cão. No caso de quereres mais pormenores sugiro que telefones aos dois camaradas do PelCaçNat que com ele longamente conviveram em Missirá, o Mamadu Camará e o Queta Baldé. Liga para o Queta (96566621) e vais ver o que é uma memória de elefante. Um abraço do Mário