segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Guiné 63/74 - P11151: Notas de leitura (459): "Olhares Sobre Guiné e Cabo Verde", organização de Manuel Barão da Cunha e José Castanho (3) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 3 de Janeiro de 2013: 

Queridos amigos,
Chegámos ao termo da recensão do importante livro “Olhares sobre Guiné e Cabo Verde”.
Nesta reta final, destaque para os textos sobre a Força Aérea na Guiné, alguns textos avulsos aonde se fala da queda de um helicóptero no rio Mansoa, de alguém que viu quase em direto o que se passou no Pidjiquiti em 3 de Agosto de 1958 e que tinha no seu pelotão Domingos Ramos, um futuro herói do PAIGC, e também se recorda o extravagante soldado Roseta, um desertor crónico.
E coube-me a honra de resumir as grandes linhas de força da literatura da guerra da Guiné.

Um abraço do
Mário


Olhares sobre Guiné e Cabo Verde (3)

Beja Santos

“Olhares sobre Guiné e Cabo Verde”, com organização de Manuel Barão da Cunha e José Castanho Paes, DG Edições e Caminhos Romanos, 2012, é uma iniciativa singular para a qual convergiram, nomeadamente, antigos combatentes dos três ramos das Forças Armadas. Em textos anteriores, fez-se referência a considerações genéricas na envolvente da luta armada, ventilaram-se as atividades terrestres da Guiné, incluindo as forças de intervenção. E iniciou-se a exposição referente ao papel da Marinha na Guiné, que pela sua organização e rigor é um dos “pratos de substância” desta obra coletiva.

Recorda-se um destemido comandante, o Comodoro Francisco Ferrer Caeiro, chegado à Guiné em Setembro de 1974, assim apresentado: “Era tido como um militar exigente tanto para consigo próprio como para os outros. De carácter reto e firme mas também emotivo, tão temido quanto respeitado pelos seus subordinados, era, em suma, um líder inato”. Fez questão de acompanhar os Fuzileiros nas suas operações, comunicou este seu desejo aos respetivos comandantes, mas impondo condições como a de os comandantes dos destacamentos durante a operação serem eles, ele ficaria na posição de mero observador. Era muito cioso da sua preparação física e numa dessas preparações aconteceu que o Comodoro se meteu pela berma da estrada que liga Bissau ao Aeroporto, passou uma viatura militar que abrandou e alguém fez-lhe esta generosa oferta: “Ó velhote, queres uma boleia?”. São mencionadas as operações Tridente, Tulipa, Tornado e Remate, foi na operação Tulipa que se deu um lamentável incidente em que um piloto de um avião T6 supôs ter referenciado um grupo inimigo e lançou rockets sobre a posição dos Fuzileiros. A Operação Via Láctea entroncou uma lógica da contra-penetração iniciada em 1968 por Spínola ou seja, o estabelecimento de operações de longa duração sobre as principais linhas de penetração, provindas do Senegal e da Guiné-Conacri. Os Fuzileiros a partir do rio Cacheu dirigiram-se a Jagali Balanta para intersectar grupos vindos do Senegal. Tratou-se da primeira operação do então primeiro-tenente Vieira Matias, hoje almirante, que narra este seu batismo de fogo com espírito de humor. O mesmo Vieira Matias irá descrever uma operação no santuário de Sambuiá e seguidamente a Operação Grande Colheita onde se fez a apreensão de uma quantidade impressionante de munições. Descreve-se e comenta-se mais adiante a Operação Mar Verde e faz-se o reparo para as consequências negativas que a mesma teve no isolamento de Portugal.

Depois de este bem documentado dossiê sobre o papel da Marinha na guerra da Guiné. Segue-se a explanação sobre o desempenho da Força Aérea. Permite-se ao leitor não iniciado ficar a conhecer a evolução nos anos 1960 e 1970 das bases e aeródromos, o tipo de aviões utilizados e o golpe duro que foi a retirada dos aviões F-86, obrigando a uma solução alternativa. Explica-se o papel da artilharia antiaérea inimiga e como a nossa Força Aérea pode calar este armamento. Quanto às zonas de intervenção, refere-se, o acompanhamento dos comboios fluviais, as atividades que lhe eram cometidas nas zonas de livre intervenção para a Força Aérea (ZLIFA), as operações helitransportadas.

Mais adiante retoma-se a questão da artilharia antiaérea que passara a ser uma realidade a partir de 1967. A primeira artilharia foi instalada no Cantanhez. Em Março de 1968 é avistada pela primeira vez uma quádrupla ZPU-4 de 14.5mm, com outras armas à volta, na zona de Cassebeche. Foi destruído no dia seguinte. O próximo episódio irá acontecer junto ao Corredor de Guileje, em Junho de 1968, foi detetada uma zona pejada de artilharia antiaérea. Em Março de 1969 irá descobrir-se que a zona de Cassebeche, no Quitafine, estava novamente pejada de armas, foram progressivamente eliminadas. Em Maio de 1970, o PAIGC, através de militares cubanos trouxe de Kandiafara canhões, que se supõe de 37mm, fez-se nova operação e dias depois concluiu-se que as armas ou que delas restavam tinham sido levadas para Kandiafara. A componente radical serão os mísseis Strela que chegarão à base naval soviética em Conacri em número de 44, com uma recomendação muito especial “que os portugueses nunca fiquem na posse de nenhum”, pois tal arma só tivera uso no Vietname. A resposta portuguesa foi a encomenda dos mísseis franceses terra-ar Crotale, para defesa aérea de Bissau e estava também planeada a aquisição de uma esquadra de aviões Dassault Mirage V. Os mísseis Strela impuseram algumas restrições de voo. O autor escreve a propósito do Strela: “Queria referir um pormenor que me parece digno de nota e está relacionado com a apresentação voluntária, vulgo deserção, de um dos operadores do Strela que se apresentou numa instalação militar em Tite, tendo sido transportado para a Base Aérea de Bissalanca, a fim de ser interrogado. A sua colaboração foi preciosa e tudo o que nos transmitiu refletiu-se numa ajuda que complementou os dados que já tínhamos. A restrição na operação do míssil Strela, dada pela curta duração das pilhas de Mercúrio que alimentavam o mecanismo de disparo, foi ele que a forneceu”. O autor refere-se ainda às conversações tidas em Cap Skirring entre Spínola e Senghor e outras dirigentes senegalesas, bem como à morte do prestigiado Cherno Rachide Djaló, à última troca de prisioneiros, em Setembro de 1974 e por fim à comemoração da independência da Guiné-Bissau, em 24 de Setembro de 1974.

Finda a exposição da Força Aérea, seguem-se outros olhares sobre a Guiné, em que o repórter Fernando Farinha narra a sua experiência na queda do helicóptero no rio Mansoa, em Julho de 1970, ele seguia no helicóptero atrás, bem sofreu com a agitação provocado pelo tornado que pôs o helicóptero aos saltos e refere as conversas havidas nessa manhã fatídica com os deputados Leonardo Coimbra, Vicente de Abreu, Pinto Leite e Pinto Bull; o coronel José da Câmara Vaz Serra conta o que viveu, em 1959, com o chamado massacre do Pidjiquiti, os dados que obteve foi de que tinha havido entre 10 e 12 mortos, responsabilidade da polícia, constituída por elementos nativos, seguramente mal enquadrada e incapaz de sangue-frio diante de tanta agitação. Lembrem-se de Domingos Ramos que era o porta-guião do Centro de Instrução Civilizados e mais tarde herói do PAIGC; e refere com bonomia as peripécias do Roseta porventura o mais persistente desertor que tivemos, fugia, dava-se mal no país de acolhimento, voltava e desertava novamente. O médico João Sequeira conta a história de um velho mandinga, um prisioneiro que foi posto à sua guarda, nunca mais esqueceu o olhar que o ancião lhe deitou quando foi levado para interrogatório.

Finalmente, depois de esclarecidos olhares sobre Cabo-Verde, matéria que não pode ser objeto desta recensão, chega-se a um punhado de considerações de minha autoria sobre a literatura da guerra da Guiné, desde 1963 à atualidade, são apreciações que remetem para o meu livro “Adeus, até ao meu regresso”, publicado pela Âncora Editora, em 2012. Tudo começa com "Tarrafo", de Armor Pires Mota, e o diário de Jero, sobressai nomes, nesta fase inicial, como Barão da Cunha, alguns repórteres do regime, como Amândio César e um importante ensaio “Guerra na Guiné”, de Hélio Felgas. No fim da década desponta uma figura incontornável, Álvaro Guerra. A seguir ao 25 de Abril, veio a irreverência e o formidável "Lugar de Massacre", de José Martins Garcia. Seguem-se os anos de 1980, chegou a primeira hora da intimidade dos relatos: Álamo Oliveira, José Brás e Cristóvão de Aguiar, a seguir abre-se larga margem para a literatura de memórias, talvez o filão mais rico de toda esta literatura. Mas há a História, a reportagem, escassa poesia, alguns diários. Surgiu uma obra-prima da literatura: "Estranha noiva de guerra", do escritor mais persistente, Armor Pires Mota. No novo século perfilaram-se três livros de memórias, documentos importantíssimos, saídos do punho do Comando Amadú Djaló, do sargento-mor Talhadas e do coronel para-quedista Moura Calheiros.

Às vezes parece uma literatura semiclandestina, edições de autor que escapam ao circuito das livrarias. Certo e seguro, há que contar com mais surpresas, como escrevi no final do meu texto: “Até ao lavar dos cestos, até estar vivo o último militar que combateu na Guiné, há que contar com as surpresas da vindima, não há mês que não surja um título, um depoimento, um olhar sobre aquela guerra que se travou enquanto se caminhava na farroba de Lala, entre cipós e tabás, a patinhar no tarrafo, nas emboscadas montadas em florestas secas densas, militares apoitados atrás do baga-baga, a resistir à fúria das emboscadas, ou dentro dos aquartelamentos, imprecando em noites de flagelação destruidora. Fiquemos descansados, haverá surpresas, este género literário está muito longe de ter fechado para obras e muito menos para mudança de ramo”.
____________

Nota do editor:

Vd. postes anteriores de:

18 DE FEVEREIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11111: Notas de leitura (457): "Olhares Sobre Guiné e Cabo Verde", organização de Manuel Barão da Cunha e José Castanho (1) (Mário Beja Santos)
e
22 DE FEVEREIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11134: Notas de leitura (459): "Olhares Sobre Guiné e Cabo Verde", organização de Manuel Barão da Cunha e José Castanho (2) (Mário Beja Santos)

2 comentários:

antonio graça de abreu disse...


Sim senhor, leio e acredito.
São testemunhos reais, verdadeiros.
Dúvidas para quê?
Falsificar a nossa História é que não.
Onde está a guerra militarmente perdida? Onde está a derrota das Forças Armadas Portuguesas na Guiné 19973/74, devido à superioridade militar e bélica dos homens do PAIGC?
Não está. Porque (apesar dos Strela,dos cubanos, etc.) até 25 de Abril o poder militar
do Exército, Marinha e Força Aérea Portuguesa em todo o território da Guiné era superior ao dos guerrilheiros.
Basta ler, entender, procurar honestamente conhecer. É a nossa História e a História dos povos irmãos da Guiné-Bissau.

Então porque é que, durante tantos anos, o Mário Beja Santos nos andou a vender aqui no blogue a tese falsa da derrota militar dos portugueses na fase final do conflito na Guiné?

Abraço, a todos, incluindo o Mário
Beja Santos. Será sempre muito mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa.

António Graça de Abreu

Anónimo disse...

A Demagogia e Desonestidade intelectual de MBS, é um método.
Mais do que isso, é uma essência que revela um valor ético questionável.

Cumprimentos,
Constantino Costa