quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Guiné 63/74 - P11164: Um Amanuense em terras de Kako Baldé (Abílio Magro) (6): Regresso a Bissau

Abílio Magro junto às obras da piscina de sargentos que estava a ser construída nas traseiras dos nossos quartos


1. Em mensagem do dia 4 de Fevereiro de 2013, o nosso camarada Abílio Magro (ex-Fur Mil Amanuense (CSJD/QG/CTIG, 1973/74), enviou mais uma crónica para a sua série Um amanuense em terras de Kako Baldé.


Um Amanuense em terras de Kako Baldé

(Para quem não sabe, Kako Baldé era o nome por que era conhecido, entre a tropa, o General Spínola. Kako – (caco) lente que o General metia no olho. Baldé – Nome muito comum na Guiné) 

5 - Regresso a Bissau

O sol começava a nascer e ao longe, tenuamente, já se vislumbrava a costa da Guiné e, muito lentamente, o cais do Pidjiquiti tornava-se-me mais nítido e desejado.
Tinha a sensação de estar a regressar finalmente de uma longa ausência em terras inóspitas.
Cacine tinha ficado para trás. Foram poucos dias, eu sei (pareceram-me uma eternidade!), mas deu para "cheirar" ao de leve a guerra e sentir a vida dura do mato.
Senti-me regressar a "casa".

Em terra, aproveitei a boleia de uma das Mercedes que transportavam o pessoal da CCAÇ 3520 e que me deixou perto do QG/CTIG que não ficava longe do "Apart-hotel" onde estava alojado - O "Biafra". Este, era um alojamento provisório para quem chegava à Guiné pela primeira vez, ou que estava em trânsito. Eu já contava com 3 meses de Guiné e ainda ali continuava. Talvez as baratas tenham feito alguma pressão nesse sentido.

Embora necessitado de um valente banho, as saudades de uma "bejeca" geladinha falaram mais alto e, deixada a "bagagem" e a G3 na "suite", logo me dirigi ao Bar da Messe de Sargentos que se encontrava ainda fechado, mas que o "barman", vendo o estado lastimoso em que me encontrava e sensível ao meu convincente "choradinho", logo se disponibilizou para procurar a "bejeca" mais gelada que se encontrasse nas redondezas.
Até tinha gelo lá dentro! "Ganda barman!"
Bebi-a de um trago, o que fez com que não pudesse ter "cantado o fado" durante uns dias, mas que me soube bem "comó caraças"!

Havia agora que me apresentar ao serviço e recomeçar a minha outra "guerra", a que muitos chamamavam "do ar condicionado" (aproveito para informar que o ar condicionado estava reservado para os gabinetes dos Oficiais pois abaixo disso, aguentavamos com aquelas ventoinhas "gigantolas" penduradas no tecto e que, quando avariavam ou faltava a electricidade, nos obrigava a parar de trabalhar e vir para a rua, o que nos era permitido).

Lavadinho, barbinha feita, calças verdes de terylene, camisinha de manga curta e aberta no pescoço, lá vou eu todo vaidoso apresentar-me ao Chefe do Serviço de Justiça e Disciplina - Major do SGE, Mário Lobão (julgo que, naquela época, os Oficiais do SGE eram oriundos da classe de Sargentos e que, após frequência de um Curso na Escola de Sargentos de Águeda, acediam ao Oficialato e podiam progredir na carreira até ao posto de Ten. Coronel).

Para ir do meu gabinete ao do Major, tinha de passar pelo gabinete dos Advogados - Alferes Milicianos.
E, ao passar por estes, dizem-me:
- "Não se vá apresentar assim, tem de levar gravata!"

Eram uns brincalhões e eu era ainda muito 'pira'..., estão a ver?!
Gravata numa camisa daquelas e naquele clima?! "Gandas tangas estes tipos!"
Continuei a marcha em direcção ao gabinete do Major, entro, "bato-lhe a devida pala" e, quando me apronto para lhe contar as minhas desventuras, o homem levanta-se e vocifera:

- "Isso não é assim, vá-se ataviar convenientemente e venha-se apresentar depois!"

Se fosse hoje, corria para o computador, entrava no site da CP e comprava bilhete para o primeiro comboio que rumasse a Cacine (estou a brincar, não fiquei com saudades daquilo!).
Voltei para trás e ao passar novamente pelo gabinete dos Advogados, ouvi:
- "Está a ver, nós avisamos!"

Lá me informaram de como me deveria apresentar ao homem e concluí que tinha mesmo de pôr gravata.

- "Oh c'um carago, uma gravata nesta camisa é completamente ridículo! Isto anda tudo 'cacimbado' ou foi a cerveja gelada que me baralhou os neurónios?!

Bom, lá fui ao "Biafra", procurei a farda que tinha trazido da Metrópole, vesti a camisa de manga comprida arregaçando-lhe as mangas e coloquei a gravata.
Aquela gravata no meu pescoço fazia tanto sentido como um terço nas mãos do Luis Filipe Vieira!
Resta-me a consolação de ter obrigado o homem a levantar-se para me receber (o respeitinho é muito lindo!).
Quem por lá andou sabe que havia algumas personalidades estrambólicas, mas pelo que pude constatar nos cerca de 18 meses de Guiné, muito poucos Oficiais do SGE tinham semelhantes comportamentos.


Cartão que nos foi distribuído para podermos circular no QG depois da bomba. Reparem nas datas de emissão e validade (parece que contavam comigo até ao fim da comissão).


E a minha "guerra" lá foi continuando sem grandes sobressaltos e aproveito para aqui fazer um pequeno parêntesis para vos dar uma ideia geral de como era a vida do pessoal do "ar condicionado".

Na pequena sala onde prestava serviço, com uma ventoinha "matulona" no tecto, estavam também 4 Escriturários, dos quais dois eram africanos (1 civil, ex-guerrilheiro recuperado, e outro do recrutamento local), virados para mim e o espaço que existia entre as secretárias deles e a minha, não permitia que circulassem duas pessoas a par. A seu lado, estava ainda um 1º Sargento de quem já não me recordo o nome e a quem o Major parecia ter um ódio de estimação chamando-o de "gebo" e encarregando-o das tarefas mais achincalhantes.
Dava pena vê-lo abeirar-se de mim, cheio de medo e, em surdina, pedir-me qualquer tipo de ajuda sem que o Major "topasse". Felizmente para ele faltava pouco tempo para o fim da sua comissão.

A vida dos Escriturários não era "pêra doce"!. Entravam às 8 ou 9h00 (já não me recordo), destapavam as máquinas de escrever e era um matraquear contínuo até ao fecho do serviço, apenas com intervalo para almoço. Imaginem aquelas almas dias e dias seguidos (meses, toda a comissão!), sempre a bater à máquina com um calor insuportável e sem grandes hipóteses de "baldas"! E eu a levar com aquele constante matraquedo em cima!

Mas aquela "guerra" lá se foi travando até que surgem indícios de que a "coisa" estava a ficar mesmo feia e que parecia vir a alastrar-se a Bissau, com início de alguma guerrilha urbana, com bombas a rebentar no café Ronda, no QG/CTIG, num autocarro da Base Aérea e uma pseudo-bomba na Piscina do Clube dos Oficiais.

Tendo vivido de perto estes acontecimentos, com excepção daquele que se terá passado com o autocarro da Base, proponho-me relatar a seguir o que presenciei e de como reagi nesses momentos, não assegurando ser correcta a cronologia aqui apresentada.

1º envelope emitido pelos correios da Guiné independente;

1º selo emitido pelos correios da Guiné independente;

Selos que ainda se vendiam em Bissau em Setembro de 1974


Bomba no Café Ronda

O Cafe Ronda situava-se na Av. da República, um pouco mais abaixo do cinema UDIB e do lado contrário ao deste.

Segundo me recordo, possuía uma espécie de esplanada coberta e ali se juntavam muitos militares (uns fardados, outros trajando à civil) que lá bebiam o seu cafézinho ou "bejeca", entre outras coisas. Tinha também um pequeno balcão que dava para uma rua transversal e onde também se podia beber o "cimbalino" ou a "bejeca" de pé e do lado de fora, com um atendimento muito mais célere.

Numa determinada noite do ano de 1973  [, na realidade foi a 26 de fevereiro de 1974, LG],
eu e mais dois ou três camaradas meus, tomamos o nosso cafézinho no balcão referido e seguimos de imediato para o cinema UDIB para assistir à exibição de um qualquer filme que por lá andava. Poucos minutos depois do início da exibição do filme, dá-se um tremendo rebentamento lá fora e, quase de seguida se ouvem diversas viaturas com buzinadelas e sirenes, indiciando haver constante transporte de feridos.

É interrompida a exibição do filme e surge uma voz aos altifalantes do cinema, solicitando a todos os médicos que eventualmente por ali se encontrassem, o favor de se dirigirem de imediato ao Hospital Militar.

Estão mesmo a ver onde este vosso camarada se dirigiu para ver o resto do filme, né? Pois, acertaram! Direitinho às Instalações Militares de Santa Luzia, onde se encontrava implantado o seu maravilhoso "T2"!

Tinham colocado uma bomba no Café Ronda, que explodiu quando este se encontrava repleto de clientes, tendo causado alguns mortos e muitos feridos. Nesse atentado ficou gravemento ferido um "piriquito" com 2 ou 3 dias de Guiné e que eu tinha conhecido no dia anterior, pois tratava-se do "pira" que ia substituir na CSJD o meu camarada Fur Mil Costa que terminara a sua comissão e tinha já viajado para a Metrópole.

Aquele "piriquito" acabou por ser evacuado para Lisboa e soubemos mais tarde que aí falecera. Recordo-me do nome - Romão.

Como é sabido, tratando-se de pessoal de 'rendição individual', tinha de haver um período mínimo de 10 dias de trabalho em conjunto, em que o substituído transmitia ao "pira" todas as informações relacionadas com as tarefas que este iria passar a executar e só depois isso, era autorizado o regresso a casa do "velhote".

Mas o camarada Costa, de Estarreja, era de "olho vivo e pé ligeiro" e teve artes de obter a lista oficial do pessoal que vinha no avião que estaria para chegar e onde constava o nome do seu substituto (Fur Mil Romão) e, junto do Ten Cor (nessa altura o Major já tinha sido substituído), teve artes ainda maiores de o convencer que a substituição estava assegurada e que a transmissão de serviço se faria sem problemas de maior, com a colaboração dos Advogados a quem tinha solicitado previamente essa ajuda, obtendo, assim, o tão almejado papel.

E lá conseguiu embarcar e viajar para a Metrópole no mesmo avião em que o seu "pira" tinha viajado para Bssau.

Entretanto, deram-se os acontecimentos do Café Ronda, acima relatados, e a substuição não se deu, sobrecarregando durante algum tempo os Advogados (Alferes Milicianos).


Bomba no QG/CTIG

Um dia de Jan/Fev de 1974, encontrando-me eu a convalescer de uma operação às varizes a que tinha sido submetido no HMBIS e bebendo uma "cervejola",  sentado na esplanada da Messe de Sargentos de Santa Luzia, num final de tarde, dá-se semelhante rebentamento por ali perto que julgo me fez levitar por breves segundos. Segue-se de imediato o buzinar constínuo e enervante da sirene de alarme do QG e a debandada geral, desordenada e atarantada do pessoal que por ali estava.

Verificam-se então cenas dignas de um qualquer filme de Charlie Chaplin. Com efeito, face ao crescente temor de que um dia a "coisa" ia chegar a Bissau, o pessoal andava algo receoso e muito nervoso. Quais baratas tontas, cada um reagiu da forma que julgou mais conneniente, vericando-se que alguns procuraram locais que se assemelhassem a valas, tipo condutas de águas pluviais, e aí se deitaram. Eu, com a valentia que me é reconhecida e como é meu apanágio nestas situações, dirigi-me de imediato para o objectivo, isto é: direitinho ao quarto!

Nessa altura já não convivia com as baratas do "Biafra" e já habitava num "T2" (4 + 2 Furrieis) que, por sinal, ficava na direcção do QG e bem mais perto deste. Quem me viu avançar decidido em direcção ao QG (leia-se quarto) terá pensado: "se este vai, vou também!".

O grupo foi engrossando e, quando passei à porta do meu "T2", não tive "lata" para entrar e lá segui com a "malta" até ao portão do QG. Aí, quem estava completamente atarantado era o meu camarada madeirense Fernandes que estava de Sargento da Guarda e não sabia para que lado se havia de virar.

Logo pensei:
- "Olha se era comigo, ia ser bonito ia! Desta vez mandavam-me para o Burkina Faso!

Resumindo: Tinham colocado no QG uma bomba de alguma potência que mandou o telhado pelo ar e deitou paredes abaixo. Vi então sair em direcão ao Hospital o mercedes do Comando com o, já Brigadeiro, Galvão de Figueiredo que apresentava um ferimento no pescoço que, soube-se depois, era de pouca gravidade.

Se o rebentamento se tivesse dado mais cedo, as consequências teriam sido bem mais graves como constatei mais tarde quando regressei ao serviço, pós-convalescença.


Bomba no autocarro da Base Aérea

Não presenciei este acontecimento, do qual apenas me chegou alguma informação difusa de que teria sido colocada uma bomba no autocarro da Base Aérea, sem grandes consequências pelo facto de aquele se encontrar completamente vazio.


"Bomba" no Clube de Oficiais do CTIG

Nas Instalações Militares de Santa Luzia existia um Clube de Oficiais, composto de acomodações, messe, piscina, bar e cinema ao ar livre (podia-se fumar enquanto se via uma "sessão" - "porreiro pá!").

A classe de Sargentos tinha acesso a esse Clube para assistir à exibição de filmes e, uma vez por semana (5ªs-Feiras julgo eu) tinha também acesso à piscina. O local era circundado por um muro formado com aqueles tijolos geométricos que permitem ver de um lado para o outro.

O cinema era montado no recinto da piscina e a tela era composta de um grande pano branco suportado por duas altas estacas. As cadeiras eram metálicas, daquelas de fechar, usadas normalmente nos parques de campismo e nas nossas praias.

Nestas circuntâncias, as sessões de cinema eram efectuadas à noite como é óbvio e, como do outro lado do muro existiam tabancas, os respectivos habitantes viam o filme do outro lado da tela com as legendas do avesso, o que nunca impedia uma razoável assistência nativa.
Quando no filme se desenrolava uma qualquer cena de pancadaria entre um branco e um negro (Sidney Poitier, por ex.) e o negro dava um murro no branco, invariavelmente se ouvia uma grande salva de palmas vinda do outro lado do muro. Compreensível, diga-se de passagem.

Alguns soldados sentavam-se nos muros e também assistiam ao espectáculo.

Naquela altura pairavam no ar receios fundados de provável início de guerrilha urbana em Bissau. Ali, no cinema ao ar livre e com as luzes apagadas por via da exibição cinematográfica, e com as tabancas do outro lado do muro, uma bombita era "canja!"
O pessoal andava nervoso.

Naquela noite o cinema estava cheio como de costume. Eu também lá estava a ver uma "sessãozita".

De repente vê-se um clarão e a debandada foi geral! Com a confusão, algumas cadeiras "ensarilharam-se" provocando tropeções e quedas e, os que caiam ao chão eram espezinhados pelos outros, como foi o meu caso.

No chão, a ser espezinhado e com as cadeiras a atrapalhar, não conseguia fugir e entrei em pânico! Ouvia o som das "Kalashnikov's"! Ia ser apanhado à mão, despedi-me da família!

Passadas longos minutos, lá me consegui erguer e, já pronto para saltar o muro, ouço risadas!
O pessoal da primeira fila tinha-se safado bem das cadeiras e, junto à tela, deliciava-se com o espectáculo. Extremamente nervoso e com o coração a bater a 200 r.p.m., mandei umas "bocas foleiras" aos de "tacha arreganhada" e dirigi-me ao chuveiro da piscina para lavar os arranhões (face, braços e pernas) e tive a companhia do Brig. Galvão de Figueiredo que lá foi fazer o mesmo às mãos e que vociferou:
- "cambada de cretinos!"

Entretanto:
- "de quem são estas chaves?!"
- "ó Magro, olha aqui o teu cartão!"
Os meus "bens pessoais" lá foram aparecendo aos poucos.

Resumindo:
- a bomba tinha sido uma caixa de fósforos que se incendiara a um soldado, enquanto acendia um cigarro em cima do muro e que se terá desiquilibrado. Na queda, terá arrastado consigo mais dois ou três camaradas;
- os longos minutos no chão a ser espezinhado, ter-se-ão resumido a meia dúzia de segundos;
- o tiros de Klashnikov seriam, afinal, a cadeiras metálicas a bater umas nas outras.

Mais um filme ficou a meio e eu, novamente, fui direitinho ao quarto!
Acreditem que foi o maior susto que apanhei em 18 meses de Guiné.
Acreditem que, em pânico, a ser pisado, sem me poder levantar, nem ver o que se passava ao redor, nem que fosse feijão fradinho entrava no "uropígio"!

No dia seguinte, quando entro na CSJD vejo o cabo condutor-motorista do Ten. Cor. com a mão esquerda ligada.
- "Então que foi isso?"
- "Queimei-me ontem à noite no cinema."

Ali estava o autor do "crime"!

(Próximo episódio - O meu 25 de Abril)
____________

Nota do editor

Vd. último poste da série de 20 de Fevereiro de 2013 > Guiné 63/74 - P11125: Um Amanuense em terras de Kako Baldé (Abílio Magro) (5): Curtas férias em Cacine, CCAÇ 3520 (2)

8 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro camarada Abílio

Fartei-me de rir.
É verdade que é hábito rir-mo-nos das tragédias dos 'outros' mas não consegui evitar imaginar as cenas.

Olha, essa tua referência à "Ronda" fez-me lembrar um episódio que se passou comigo. Vou aproveitar a embalagem, ver se consigo reunir algum documento que possa ilustrar a situação e depois tentarei partilhá-lo. Obrigado por isso.

Quanto aos episódios por ti vividos e de que aqui deste conta são bem ilustrativos de quando era agitada e nada entediante a vida na Guiné naqueles tempos, fosse no 'mato', fosse em Bissau.

Vai contando.

Abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Todas estas peripécias foram também vividas por mim, ficando-me gravada mais profundamente a bomba no Ronda, por dois motivos, por estar bastante perto dela e os mortos e feridos mais graves estarem ao pé de mim, um dos mortos, e unico na altura era o empregado nativo que nos estava a servir, o outro foi um 1º cabo comando que faleceu cerca de 10 dias depois no HM241 com estilhaços no baixo ventre, quanto ao furriel Romão foi evacuado por via aérea para o HMP tendo mais tarde sido declarado incapaz para o serviço militar, era natural da Guarda ou das proximidades.
Francisco Jorge de Pinho
Fur.Mil 110636/72 1ªRep_2ªFun/QG-CTIG
A minha secção esteve instalada na torre do relógio até ao rebentamento da bomba no QG, tendo depois passado para a secção de dactilografia.
Um abraço para ti Abílio e um grande abraço para o Luis Graça e todos os outros administradores.

Abílio Magro disse...

Camarada Pinho

Serias tu aquele a quem chamavamos de cangalheiro e que andou para as bandas de Guidaje na altura da confusão, ou aquele alto e magro que fumava, às vezes, cachimbo, qual General Arthur MacCartey?
1ªRep/2ªFun - começa-se a falar nas coisas e a imagem dos camaradas desse tempo vêm-nos à memória.
Abraço

Anónimo disse...

Eu era o que fumava cachimbo, o que foi a Guidage, juntamente com todos os outros militares da secção (cangalheiros) era o Fortuna Martins,conhecido como cangalheiro, formou-se em medicina.
Um grande abraço.

Abílio Magro disse...

Camarada Pinto (MacCarty)
Um grande abraço pá!
Como o Mundo é pequeno e esta Tabanca é grande!
Lembro-me perfeitamente de ti, com óculos de sol e cachimbo,aut
êntico Gen. Arthur MacCarty!
Grande abraço!

Abílio Magro disse...

Pinho, sorry

Abílio Magro disse...

Ainda ácerca da necessidade de pôr a gravata para me apresentar ao Chefe do SJD, lembrei-me agora que na CSJD havia lá um ordenança - Baldé - cujo fardamento não contemplava qualquer tipo de calçado, pelo que andava sempre descalço.

RM8008 disse...

Olá.O meu sogro esteve ai...Mas infelizmente teve um AVC e a cabeça não está bem,não se lembra das pessoas mas sim de certos episódios...por acaso ele falou no episodio da bomba no café...Diz que momentos antes tinha saído para ir ao cinema...O que me leva a crer que possivelmente vocês são conhecidos....O nome dele é Daniel Carlos da Silva São Simão e creio que era cripto.