terça-feira, 21 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11607: Bom ou mau tempo na bolanha (10): A família junta-se (Tony Borié)

Décimo episódio da série Bom ou mau tempo na bolanha, do nosso camarada Tony Borié, ex-1.º Cabo Operador Cripto do Cmd Agru 16, Mansoa, 1964/66.



Pedindo perdão ao Luís Graça, ao Carlos Vinhal, demais editores, aos amigos companheiros combatentes e não só, em continuar com este resumo da história do agora Tony, que tem somente mais um episódio, e mais não é do que uma continuação da sua passagem pela guerra da Guiné que todos vivemos, que até se poderá chamar, tal como disse há algum tempo o companheiro e sofredor combatente, Hélder Valério, houve um “antes”, “durante” e agora um “depois”, que até poderá ser “após a guerra”, mas sem parte deste resumo não fazia sentido, e nem se encaixavam algumas histórias que virão a seguir de algumas passagens com antigos companheiros de guerra, que encontrou na diáspora, e de outros episódios aqui nos USA, portanto compreendam, e às vezes também faz bem falar de outras coisas sem ser tiros, granadas, feridos, mortos e tudo o que aquela maldita guerra nos faz lembrar.

Portanto, não abusando da vossa paciência, cá vamos continuar.

No ano seguinte, próximo do outono, a Margarida e o filho vêm ter com ele, o Tony fica contente, o filho não o conhece nos primeiros dias, finalmente e depois de tanto tempo estão juntos, o Tony, a Margarida e o filho, nos Estados Unidos. “Tens cá uma sorte, és um felizardo”, lembrava as palavras do antigo comandante que sempre fora seu amigo. Começam juntos, uma nova vida, houve logo ofertas de emprego para a Margarida, que também vai trabalhar, pois há uma senhora que vive no mesmo prédio e toma conta do filho durante as horas de trabalho da Margarida. O Tony larga a limpeza da cozinha no restaurante e a lavagem de carros, concentra-se mais no novo emprego da multinacional onde extraía alumínio, cobre e outros metais do solo, em países da América do Sul e os processava nas suas instalações em Nova Jersey, que depois vendia para todo o mundo, mas quase toda a sua produção era para agências do governo americano.

A tal editora em Nova Iorque continua a oferecer-lhe o trabalho, ele depois de fazer um exame do que sabia, negoceia o preço e aceita o trabalho em regime de “part-time”. Como trabalha por turnos na multinacional, tem dias de folga durante a semana que trabalha na editora. Durante quatro anos tem dois trabalhos, trabalha a tempo inteiro e por turnos na multinacional e na editora em “part-time”, às vezes vai ajudar em festas no restaurante onde antes limpava a cozinha.

Continua a visitar aqueles que considerava amigos e dormiam na margem do rio Passaic, levando-lhes tudo o que podia arranjar, fazendo esforços para alguns começaram a trabalhar, sobretudo na limpeza e remoção de lixo de alguns restaurantes e não só, pois também colocou alguns em outros empregos.


Com o filho já grandote, decidem comprar uma casa, não na cidade, mas nos arredores, onde houvesse escolas com melhores garantias de ensino e mais sossegada, onde os vizinhos se pudessem conhecer uns aos outros, porque afinal foi para isso que emigraram, dar uma educação superior aos filhos. Havia uma pequena cidade, um pouco a norte, próximo do rio Hudson, quase fronteira com Nova Iorque, bastante pacata, um pouco sobre a montanha e com vista para Nova Iorque. Acharam que era o local ideal, a casa, cujo preço estava de acordo com a sua situação financeira, negociaram e compraram, com uma entrada razoável, o banco financiou o resto.

Entretanto a Margarida fica de novo grávida e nasce uma menina. A família, agora é composta por pai, mãe e dois filhos, portanto um casal de filhos. “És um felizardo, tens cá uma sorte”, lembrava de novo o seu amigo comandante. A Margarida tira licença de conduzir e compra um carro, leva o filhos à escola ou ao infantário, vai fazer as compras ao mercado ou qualquer outra tarefa, faz todo o serviço necessário para o bom andamento da casa, deixando mais algum tempo livre ao Tony, que agora sim, se vai matricular na escola local para assistir às classes à noite, tal como se de uma criança se tratasse, pois alguns companheiros de classe tinham idade de ser seus filhos.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 14 DE MAIO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11568: Bom ou mau tempo na bolanha (9): No "mato" (Tony Borié)

Sem comentários: