domingo, 26 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11633: Tabanca Grande (399): António P. Almeida (ex- sold apt cav, Pel Rec Fox 8870/72, Cufar, 1972/74): natural de Castelo de Paiva, é o tabanqueiro nº 618



Foto nº 1 > Guiné > Região de Tombali > Cufar > Pel Rec Fox 8870 (1972/74)


Foto nº 2 > Guiné > Região de Tombali > Cufar > Pel Rec Fox 8870 (1972/74) 

Fotos: © António P. Almeida (2012). Todos os direitos reservados.


1. Mensagem do nosso camarada António Pereira de Almeida , com data de 24 do corrente, respondendo ao nosso convite para integrar a Tabanca Grande (*)

Data: 24 de Maio de 2013 às 11:11
Assunto: António Almeida, do Pel Rec Fox 8870/72

 Ora viva, Luís Graça.

Cá recebi a tua resposta ao meu e-mail. (**)

A foto cá vai, com todo o prazer. Aliás, duas.

Na 1ª foto, o que está a fumar, sou eu; o de cócoras, José Barbosa; de pé, João de Sousa, de Vila Nova de Ourém,  e à retaguarda, João Miguel Oliveira, de Viseu.

A 2ª fotografia mostra as ruínas de uma tabanca [, morança,] que continha um depósito de armamento e munições da Fox e que dois militares,  também da Fox, que moravam logo ao lado, quando fritavam batatas, pegaram fogo inadvertidamente ao capim da tabanca, destruindo tudo por completo.

Tivemos de nos abrigar nas valas em redor, tal era a "estouraria" das munições e granadas de todo o tipo.

Felizmente ninguém saiu ferido.

Estive há dias a falar com o Armando Faria, da vossa Companhia, a quem enviei todos os contactos do meu Ex-Pelotão para utilizáreis da forma como vos aprouver.

O meu nome completo: António Pereira de Almeida e a minha naturalidade: Raiva, Castelo de Paiva.

A foto que publicas não é do meu pelotão.

Um abraço e vai mandando notícias.

António [Pereira de] Almeida


2. Comentário de L.G.:

António, obrigado, sê vindo, senta-te aí no nosso bentém, à sombra do poilão fraterno e solidário da nossa Tabanca Grande. Uma vez que já há um António Almeida registado no nosso blogue, tu passas a ser o António P. Almeida, para não haver confusões.

Por ordem de entrada, és  o tabanqueiro nº  618 (***). Isto é, és "periquito", o mais recente camarada a entrar para o nosso blogue. O teu nome passa a constar da nossa lista alfabética, que  podes consultar na coluna do lado esquerdo,. Espero que te dês bem por cá, e que cá fiques pro muito tempo, sempre com saúde, boa disposição e vontade de recordar os bons e os meus momentos passados na Guiné. Traz, entretanto, mais camaradas do teu tempo. Precisamos de fotos e de histórias.

Sim, o Armando Faria é do teu tenpo de Cufar, embora pertencesse a outra unidade: ele era fur mil da CCAÇ 4740 Cufar, 1972/74. Repara: este blogue não é desta ou daquela companhia, é de toda  a malta que esteve na Guiné, desde 1961 a 1974, dos 3 ramos das Forças Armadas e de todas armas (infantaria, cavalaria,  artilharia, etc.)...  A companhia do Faria, que era açoriana, vai-se encontrar em Fátima, no próximo 15 de junho.

Ficamos então à espera do material que lhe cedeste para publicação no blogue. Confirma se a foto que publico à direita és tu... (Fui encontrá-la no blogue do vosso pelotão, o Pel Rec Fox 8870/72; se não for, peço-te desculpa, mas  tens que me mandar outra para a substituir; por outro lado, não sei a que foto te referes quando dizes: "a foto que publicas  não é do meu pelotão"; esclarece lá isso; confirma também o teu antigo posto e a especialidade: soldado apontador de cavalaria).

Quanto às nossas regras de convívio, elas  estão publicadas na coluna do lado esquerdo da página principal deste blogue, mas também podes lê-las aqui, a seguir. Recebe um Alfa Bravo (ABraço) meu, dos demais editores e dos restantes membros da Tabanca Grande (que já são mais do que um batalhão).  E nunca te esqueças: o Mundo é Pequeno mas a nossa Tabanca... é Grande. Luís Graça
_______

As dez regras de convívio do nosso blogue:

(i) respeito uns pelos outros, pelas vivências, valores, sentimentos, memórias e opiniões uns dos outros (hoje e ontem);

(ii) manifestação serena mas franca dos nossos pontos de vista, mesmo quando discordamos, saudavelmente, uns dos outros (o mesmo é dizer: que evitaremos as picardias, as polémicas acaloradas, os insultos, a insinuação, a maledicência, a violência verbal, a difamação, os juízos de intenção, etc.);

(iii) socialização/partilha da informação e do conhecimento sobre a história da guerra do Ultramar, guerra colonial ou luta de libertação (como cada um preferir);

(iv) carinho e amizade pelo nossos dois povos, o povo guineense e o povo português (sem esquecer o povo cabo-verdiano!);

(v) respeito pelo inimigo de ontem, o PAIGC, por um lado, e as Forças Armadas Portuguesas, por outro;

(vi) recusa da responsabilidade colectiva (dos portugueses, dos guineenses, dos fulas, dos balantas, etc.), mas também recusa da tentação de julgar (e muito menos de criminalizar) os comportamentos dos combatentes, de um lado e de outro;

(vii) não-intromissão, por parte dos portugueses, na vida política interna da actual República da Guiné-Bissau (um jovem país em construção), salvaguardando sempre o direito de opinião de cada um de nós, como seres livres e cidadãos (portugueses, europeus e do mundo);

(viii) respeito acima de tudo pela verdade dos factos;

(ix) liberdade de expressão (entre nós não há dogmas nem tabus); mas tambémdireito ao bom nome;

(x) respeito pela propriedade intelectual, pelos direitos de autor... mas também pela língua (portuguesa) que nos serve de traço de união, a todos nós, lusófonos.

_____________

Notas do editor:

(*) Mensagem de 23 do corrente do editor L. G., na sequência do poste P11610 (**):

António Almeida: Uma foto antiga, de Cufar, e ficas apresentado no nosso blogue. A foto que publico está correta ? Tens mais fotos do teu tempo do Pel Rec Fox ? Tens mais algum episódio que queiras contar ? Outra coisa, o António Graça de Abreu era do CAOP1, e neste momento está em viagem pela China... Vou-lhe dar conhecimento da tua mensagem. Como vês, o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca é... Grande!... Saúde. Um abraço. Luis Graça.

(**) Vd. poste de 22 de maio de 2013 > Guiné 63/74 - P11610: Efemérides (126): "O dia em que Satanás andou à solta"! Cufar, 2 de Março de 1974 (António P. Almeida, Pel Rec Fox, 8870/72)

(***) Último poste da série > 24 de maio de 2013 > Guiné 63/74 - P11619: Tabanca Grande (398): João Vaz, ex-1.º Cabo Apontador de obus do BAC 1 (Guiné, 1968/70)

1 comentário:

eduardo ribeiro disse...

camaradas quando é que os políticos nos ouvem de verdade