domingo, 16 de junho de 2013

Guiné 63/74 - P11714: FAP (73): A instrução do AL III no meu tempo (J. Pardete Ferreira, ex-alf mil médico, 1969/71)

1. Resposta, com data de 15 do corrente,  do nosso camarada José Pardete Ferreira, às questões levantadas no poste P11703 (*):

(i) Requalificação;

(ii) 35 horas de voo.
(iii) Voo de contacto. Navegação à vista.
(iv) Ab inicio Al III
(v) Ida directa

(vi) A Sud-Aviation tinha um técnico em permanência em Bissau, Pierre Fargeas, que com a mulher vivia aboletado em casa do ten cor pilav Amaral e em seguida ten cor Brito. Sendo amigo e companheiro de liceu do Ricardo Cubas, ao tempo major pilav, sendo comandante da Esquadrilha Heli, era visita quase diária lá de casa e as soirées eram passadas à "sombra" das pás do rotor principal. Curiosamente o então major pilav Pedroso de Almeida, também foi meu colega de liceu e oficial de operações, penso, da Esquadrilha dos Fiats. Este já depois do final da minha Comissão.

Cumprimentos e um Alfa Bravo

José Pardete Ferreira (**)

________________

Nota do editor:

14 de junho de 2013 > Guiné 63/74 - P11703: FAP (71): O AL III faz 50 anos de operação e eu gostaria de saber como se fazia a Instrução da sua pilotagem na época (Fernando Leitão, ten cor pilav, Área de Ensino Específico da Força Aérea, Instituto de Estudos Superiores Militares)

(...) Assim, para a recolha da informação ainda disponível, devo recorrer a quem viveu essas experiências. É nesse âmbito que solicito o seu contributo, de documentos ou experiências vividas, relativamente a:

(i) seleção dos alunos pilotos (recrutamento de civis ou requalificação de pilotos de outras aeronaves?);

(ii) duração do curso (tempo e horas de voo);

(iii) modalidades de voo com maior relevo? (voo de contacto, voo de montanha, navegação, etc.);

(iv) ab initio no Alouette ou antes voavam Chipmunk?;

(v) após o curso de pilotagem de helicópteros, havia lugar a qualificação operacional (curso avançado) ou seguiam diretamente para os teatros de operações?;

(vi) outras informações pertinentes.

(**) Último poste da série > 16 de junho de 2013 > Guiné 63/74 - P11711: FAP (72): Eu, periquito, me confesso... (António Martins de Matos, ex- ten pilav, BA12, Bissalanca, 1972/74)

2 comentários:

Luís Graça disse...

Diálogo(s) a várias vozes

(i) Lu+is Graça: Jorge {Félix]: Tu és, se não me engano, o único tabanqueiro que pilotou o AL III... O Miguel Pessoa e o A. Martins de Matos não se tiveram instrução do AL III... Não queres responder às questões do ten cor Leitão, a seguir listadas (*) ? Um Alfa Bravo. Luis

(ii) J,. Pardete Ferreira: Se o Félix é quem eu estou a pensar, era um excelente piloto. Saía do HM241 rodando o Heli e cumprimentando quem estava à janela.

Depois ainda trabalhou na Sapec, na pulverização dos arrozais. Se não é... um Alfa Bravo à mesma.

(iii) Luís Graça: É ele mesmo, camarada!

(iv) J. Pardete Ferreira: Obrigado. Era um pilav de 1ª apanha. Nos tempos da Sapec vi-o uma vez na oficina auto onde eu ia, aqui em Setúbal.

Outro Alfa Bravo.

(v) Fernando Leitão:


Muito obrigado pelos contributos!
Entretanto vou tendo a informação chave reunida.

As melhores saudações aeronáuticas.


Fernando Leitão
Tenente-Coronel Piloto Aviador
Área de Ensino Específico da Força Aérea
Instituto de Estudos Superiores Militares
Rua de Pedrouços 1449-027 LISBOA
Tel: 213002143 / Tel mil: 226140
_______________

(*) Questões:

(i) seleção dos alunos pilotos (recrutamento de civis ou requalificação de pilotos de outras aeronaves?);

(ii) duração do curso (tempo e horas de voo);

(iii) modalidades de voo com maior relevo? (voo de contacto, voo de montanha, navegação, etc.);

(iv) ab initio no Alouette ou antes voavam Chipmunk?;

(v) após o curso de pilotagem de helicópteros, havia lugar a qualificação operacional (curso avançado) ou seguiam diretamente para os teatros de operações?;

(vi) outras informações pertinentes.

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

É verdade que o Jorge Félix foi também 'colaborador' na Sapec, onde eu também estive.
E com ele esteve outro piloto (entre outros) chamado Caldas Lopes, a quem também já lancei o desafio para 'botar faladura' sobre estes e outros assuntos, mas até agora, 'nicles'.

Abraços
Hélder S.