domingo, 30 de junho de 2013

Guiné 63/74 - P11778: Humor de caserna (36): Estou a fazer voar o meu pensamento (Tony Borié) (9): Aquecimento Global

1. Em mensagem do dia 17 de Junho de 2013, o nosso camarada Tony Borié (ex-1.º Cabo Operador Cripto do Cmd Agru 16, Mansoa, 1964/66), enviou-nos mais este pensamento voador... "T-shirt das pretas".





Seguindo o ditado que diz:
- Vale mais uma boa foto, do que mil palavras, o Cifra, hoje vai dirigir-se, não só aos amigos antigos combatentes, mas também às pessoas que não acreditam no que lhe dizem, aquelas que andam sempre desconfiadas, que só o que vêm é que é verdade.

Como se explicou no princípio, vale mais uma boa foto do que mil palavras, portanto vamos primeiro “falar a tal mentira”, que é todo aquele blá, blá, blá, onde diz que, para os que vivem no mundo onde se fala inglês, vão dizer, com toda a certeza:
-The “global warming” is modifying the system of Mr. Aniceto!

No mundo onde se fala francês, dizem:
-Le “réchauffement planétaire” est de modifier le système de M. Aniceto!

Onde se fala germânico, friamente dizem:
- Die “globale Erwärmung” ist die Änderung der Regelung von Herrn Aniceto!

No mundo onde se fala espanhol, entre dois ou três “zzz”, dizem:
- El “calentamiento global” está modificando el sistema del señor Aniceto!

Os chineses, põem os pauzinhos de parte, se estiverem a comer, e depois dizem:


Perceberam? Não?
Deixem lá, pois o Cifra, também não percebeu, pois tem alguma dificuldade em pronunciar, os pontos e as vírgulas.

E nós portugueses, dizemos:
- O “aquecimento global”, está a modificar o sistema do senhor Aniceto!

Sim é verdade, já aqui falamos, e nunca é demais repetir, porque foi verdade, o senhor Aniceto quando era novo, percorreu todas aquelas savanas e bolanhas da Guiné, sempre de G-3 em posição de tiro, carregado de granadas, às vezes sem comer, e com o camuflado roto e todo molhado. Claro que na altura não lhe fazia grande diferença, mas hoje o reumatismo e não só, não lhe dão descanso e tem que visitar o doutor mais vezes do que o normal.

A Lola, a empregada do doutor que está a atender as pessoas, depois de lhe dar os bons dias, com todas aquelas perguntas de “chacha”, que é normal as empregadas de doutor fazerem sempre que se vai a uma consulta, vendo-o assim com uma cara, que não é de aflição, mas demonstrando algum ar de “malandrote”, diz-lhe:
- Então senhor Aniceto, é verão e o senhor continua vestido com o seu inseparável casaco comprido, gravata e chapéu na cabeça?

O senhor Aniceto responde, sem tirar o ar de “malandrote”:
- É verdade menina Lola, e então hoje, ando cá com uns “calores”!


A Lola, desembaraçada, como são todas as empregadas de doutor, abre a gaveta da secretária, tira um gráfico que mostra ao senhor Aniceto, respondendo-lhe, com o sorriso maior do mundo:
- Esses “calores”, devem ser do “aquecimento global”! O senhor Aniceto nunca ouviu falar que o mundo está a aquecer, veja este gráfico!

O senhor Aniceto ficou então a saber que era verdade.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 15 DE JUNHO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11708: Humor de caserna (35): Estou a fazer voar o meu pensamento (Tony Borié) (8): T-shirt das pretas

2 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro Tony

Se mais dúvidas houvessem quanto a esse tal de 'aquecimento global', o gráfico é bastante esclarecedor.
Fiquei convencido.

Abraço
Hélder S.

Mário A. Vasconcelos disse...

Fiquei com calores , mas não foi do aquecimento global...foi de me rir com vontade. Bem haja a boa disposição para bafejar os calores da vida.