quinta-feira, 4 de julho de 2013

Guiné 63/74 - P11802: VIII Encontro Nacional da Tabanca Grande (20): Monte Real, 8 de junho de 2013 (Parte VII): Uma foto histórica, a do reencontro dos 'velhinhos' José Augusto Ribeiro e Carlos Paulo (CART 566, Olossato, 1964/65) com o Rui Silva (CCAÇ 816, Bissorã e Olossato, 1965/67)


Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte Real > 8 de junho de 2013 > VIII Encontro Nacional da Tabanca Grande > Três  "velhinhos" da guerra da Guiné: José Augusto Ribeiro (Condeixa), Rui Silva ( Santa Maria da Feira) e Carlos Paulo (Coimbra). (*)

O Paulo e o Ribeiro eram, naquele sítio e momento, se não me engano, os "velhinhos" dos mais "velhinhos", em termos de antiguidade na tropa... Pertenceram à CART  566 (que veio de Cabo Verde, 1963/64. para reforçar o TO da Guiné, no início da guerra, 1964/65)... Por seu turno, o Rui Silva pertenceu à CCAÇ 816 (Bissorã, Olossato, Mansoa, 1965/67). Conversa puxa conversa. andaram nos mesmos sítios e na mesma guerra. Daí esta "foto histórica"...

Foto: © José Augusto Ribeiro (2013). Todos os direitos reservados.


1. Mensagem do nosso camarada José Augusto Ribeiro que eu tive o gosto de pessoalmente conhecer e abraçar em Monte Real, no passado dia 8 de junho, e que se comprometeu em trazer, para a nossa Tabanca Grande, o seu camarada de armas Carlos Paulo:

Data: 9 de Junho de 2013 às 23:44
Assunto: Uma fotografia histórica.;

Camarada Luís Graça, essa fotografia histórica está aqui, afinal o fotógrafo estava lá.

 É verdade que se fizeram várias operações em conjunto, a CART 566 e a CCAÇ 816. Não é possível me lembrar da "cara" do Rui Silva (**), pois já passaram quase 50 anos sem nos termos encontrado, mas lembro-me do dia 1 de Agosto de 1965, a que eu chamei O DIA MAIS LONGO, em carta que escrevi à minha jovem Madrinha de Guerra, hoje minha mulher, casados há 47 anos. O Rui também lhe chamou O DIA MAIS LONGO..

Os relatos do Rui eram também iguais aos nossos. Outras operações também foram recordadas. O Olossato, o nosso guia "Vacar" que ficou cego, o quintal do caboverdiano, etc..

Estes encontros são salutares. Eu gostei de participar, por isso quero dar os parabéns à organização que fez um bom trabalho. Parabéns para todos e em especial para o Carlos Vinhal que está de serviço quase 25 horas por dia. 

Um abraço para todos, deste que em idade seria o mais velho presente naquele dia.

José Augusto Miranda Ribeiro
__________

Notas do editor:

(*) Últim poste da série > 22 de junho de 2013 > Guiné 63/74 - P11746: VIII Encontro Nacional da Tabanca Grande (19): Monte Real, 8 de junho de 2013 (Parte VI): Dando de comer ao corpo e à alma: seleção de fotos do Jorge Canhão

(**) Vd. poste de 9 de junho de 2013 > Guiné 63/74 - P11685: VIII Encontro Nacional da Tabanca Grande (12): Monte Real, 8 de junho de 2013 (Parte I): as primeiras imagens da nossa festa anual

(...) Comentário de Rui Silva

Coisas da Tabanca Grande:

Não é que andei com estes 2 camaradas, o José Ribeiro e o Carlos Paulo, juntinhos, mais à frente ou mais atrás, em operações no mato e que de uma forma extraordinária e inconcebível (até), nos viríamos a encontrar praticamente 50 anos (meio século) depois?!!

Que grande prazer e satisfação!

De facto o mundo é pequeno e esta tabanca é mesmo muito GRANDE.

Rui Silva, sem deixar de enviar um grande abraço para estes amigos e também para ti Luís, principal "causador" destes encontros quase, quase improváveis. (...)
 

2 comentários:

Rui Silva disse...

Histórica sim e muito!
Mergulhamos no mesmo charco estagnado; Levantamo-nos na mesma bolanha; O nosso suor escorreu no mesmo trilho.
Passados quase 50 anos encontramo-nos!!
Inolvidável, inimaginável!!
Mas que, com felicidade, aconteceu.
Um abração para ti José Ribeiro e dá um por mim ao Carlos Paulo.
Bem Hajam, camaradas de nível muito alto,
Rui Silva

Luís Graça disse...

... Se algum mérito tem o nosso blogue é também este, o de juntar as pontas, esfrangalhadas, esfarrapadas, da nossa memória, partilharmos à distância as nossas venturas e desventuras no TO da Guiné (1961/74) e (re)enmcontramo-nos, fisicamente, nos nossos convívios anuais, nas nossas tertúlias, nas nossas tabancas...

*e verdade, Rui, que por brincadeira dizemos que o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande...

O nosso blogue é provavelmente o maior que existe, na Net, baseado na experiência coletiva de uma guerra... Pelo menos em língua português, é!... Na blogosfera lusófona, é!... abriu a "picada" para que muitos pequenos blogues e páginas aparecessem sobre a guerra colonial... Blogamos desde 23 de abril de 2004...

Sobre a guerra do Vietname há vários, que ainda não explortei, por manifesta falta de tempo:

LINKS: Websites and blogs about the Vietnam War

NEVER FORGET THE WAR IN VIETNAM

REMEMBRANCE: Reflections, Memories and Images of Vietnam Past
Includes listings of Vietnam War casualties, by state.

THE BROWN WATER NAVY IN VIETNAM WEB BOOK
120 plus pages with great pictures - documents the history of the U.S. Navy Mobile Riverine Forces in the Mekong Delta of Vietnam.

VIETNAM: NAVAL WAR

THE AIR FORCE IN VIETNAM

AN UNCOMMON WAR: The U.S. Air Force in Southeast Asia
Well written paper about the Air Force role in Vietnam.

ELEVEN BRAVO - THE GRUNT WAR: Links to U.S. Army Units from Vietnam

MARINES IN VIETNAM: Battles They Fought and Sacrifices they Made

VIETNAM: The Struggle for Freedom
This DOD pamphlet documents a question and answer session and shows what President Lyndon B. Johnson was thinking in 1964.
MILITARY WOMEN IN VIETNAM
Lest we forget - thousands of women served in Vietnam.

LIST OF MEDAL OF HONOR RECIPIENTS FOR THE VIETNAM WAR
Uncommon valor - above and beyond the call of duty.

JAKE'S VIETNAM VETERAN TRIBUTE AND WELCOME HOME PROJECT
VETS WITH A MISSION

Fonte:

http://vietnamveteransonline.blogspot.pt/p/links.html