terça-feira, 13 de agosto de 2013

Guiné 63/74 - P11934: Filhos do vento (19): Sánu Mané que conheci em Empada, será a mãe de Fátima Cruz? (Arménio Estorninho)

1. Mensagem de Arménio Estorninho (ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas, CCAÇ 2381, IngoréAldeia Formosa, Buba e Empada, 1968/70), com data de 11 de Agosto de 2013: 

Caro Carlos Vinhal, Camaradas e Amigos,

Reportando-me ao Poste 11867 - Filhos do Vento (17), em que Luís Graça faz a reprodução de 19 histórias, vou intrometer-me mas de forma que não hajam equívocos sobre um tema muito pertinente.

Assim, no que concerne às histórias (5) Fátima Cruz e (12) José Carlos Martins e como os nados destes amigos “portugas” não cabem no espaço temporal da presença em Empada da CCAÇ 2381 - 1969/70, por isso ficará fora de quaisquer suspeitas.

Na história (5) Fátima Cruz, onde é feita referência à sua mãe Sánu Mané, de Empada, poderá ser aquela que conheci e da qual junto foto onde está acompanhada pela sua amiga Sálu, as quais eram das mais belas bajudas de Empada. À data, Sánu Mané foi a lavadeira do Soldado Corneteiro “O Charlot,” já falecido.


Foto 1 - Empada, Região de Quinara – 1969 - Sánu Mané (à esquerda) e a sua amiga Sálu, em momento de juventude, simplicidade e alegria.

Como ao tempo foi do conhecimento que esta Sánu Mané, em meados do ano de 1970, deslocou-se para Bissau e enquanto lá permanecia também constou que já era oponente deliberada à mutilação genital feminina, “fanado.”

Relativamente à história (12) José Carlos Martins, junto fotos com meninos “djubis” de Empada que tinham a sua idade, porventura ele lembrar-se-à dos mesmos, e sendo a foto (2) tirada no dia em que ofertei uma vestimenta nova ao meu protegido (nome?) que era “surdo mudo,” também para levar para a tabanca ofertava-lhe comida, gasóleo e algum dinheiro para comprar mandioca e amendoins para o meu esquilo.

~
Foto 2 - Empada, Região de Quinara – 1969 - Em dia de grande contentamento por o djubi “surdo mudo” estrear a farda o qual fez questão em tirar a fotografia comigo e com os seus amigos.


Foto 3 - Bolanha da Ualada-Empada, Região de Quinara – 1969 - O ex-1º Cabo Enf.º Jorge Catarino e dois djubis que antes estiveram a ajudar as suas mães na apanha de arroz.


Foto 4 - Empada, Região de Quinara – 1969 - Largo fronteiro à Porta de Armas do Quartel e da Escola Primária - Manifestação popular de ronco com batuque e dança.

Dado que o José Carlos Martins provavelmente é de Empada e está no Registo Civil de Bissau, poderá reconhecer os seus amigos e dar algumas referências sobre este miúdo “surdo mudo” que a encontrar-se entre os vivos terá cerca de 52 anos de idade.

Com cordiais saudações guinéuas
Arménio Estorninho
____________

Nota do editor

Último poste da série de 29 DE JULHO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11883: Filhos do vento (18): Em Portugal, temos os "filhos da borda", era assim que eram conhecidos, na minha aldeia e na minha infância, os filhos de mães solteiras (José Teixeira)

Sem comentários: