quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Guiné 63/74 - P11942: "Guiné Portuguesa", Apontamentos destinados aos Instrutores e Monitores do CIB do BC8 de Elvas, elaborado pelo TCor Romão Loureiro (Henrique Cerqueira)

1. Mensagem do nosso camarada Henrique Cerqueira (ex-Fur Mil da 3.ª CCAÇ/BCAÇ 4610/72, Biambe e Bissorã, 1972/74), com data de 11 de Agosto de 2013:

Olá Camarada e amigo Carlos Vinhal.
Andava eu a remexer nas minhas recordações da Guiné e encontrei um manual sobre a Guiné que nos foi distribuído em 1971 pelo nosso antigo Comandante de Batalhão do BC8 em Elvas, Sr. Tenente Coronel Romão Loureiro, aquando da minha primeira instrução como Cabo Miliciano numa companhia de Instrução de recruta.
Ao reler o livro veio à minha memória o facto de até nem ter sido muito má a minha iniciação como instrutor. E ainda recordar o meu antigo Comandante de Companhia de Instrução que tinha (e terá) o nome quase igual ao meu, pois se chamava Henrique Cerqueira Barreira, o que de certo modo criou alguma empatia entre nós. E foi bom porque me ajudou a entender a diferença de ter sido instruendo e passar a ser instrutor. Mas isso será motivo para mais tarde eu escrever alguma coisa sobre esse tempo no BC8 e posteriormente sobre o RI 16 em Évora. Foram estes dois quartéis que mais me marcaram pela positiva.

Um abraço
Henrique Cerqueira

"Guiné Portuguesa", Apontamentos destinados aos Instrutores e Monitores do CIB do BC8, focando problemas atuais da Província da Guiné Portuguesa. 
Elaborado pelo Tenente Coronel Romão Loureiro. 

Caros camaradas, tenho por costume afirmar que a malta quando era mobilizada para o Ultramar quase não tinha preparação alguma em relação aos usos e costumes da população da Guiné, assim como em relação ao tipo de território que iríamos encontrar. No entanto devo confessar que quando fui para o BC8 em Elvas, no ano de 1971, dar uma recruta, pela primeira vez como Cabo Miliciano, o Sr. Tenente Coronel Romão Loureiro, que era o Comandante do Batalhão na altura, teve o cuidado de nos oferecer o dito Livro de Apontamentos que inclui até uma dedicatória que passo a transcrever:

HOMENAGEM SIMPLES, MAS SINCERA AOS VALENTES, CORAJOSOS, DEDICADOS E HEROICOS SOLDADOS DO BCAÇ 2884 E A TODOS OS MILITARES QUE EM TERRAS DA GUINÉ, PELA SUA PAZ E PELO PROGRESSO DERAM AS SUAS VIDAS EM HOLOCAUSTRO À PÁTRIA. LEMBREMO-LOS NÓS, ESSES HUMILDES SOLDADOS, FILHOS GRANDES DE UM POVO GRANDE, QUE NUNCA ATRAIÇOOU A PÁTRIA, PARA QUE NÃO FIQUEM ESQUECIDOS DAS GERAÇÕES VINDOURAS, PELO EXEMPLO DO SEU INULTRAPASSÁVEL PATRIOTISMO.

Segue assinatura: Elvas 8 Nov.71 
Romão Loureiro TCor

Transcrevi a homenagem em maiúsculas para respeitar o próprio texto do livro, do qual junto imagem.


Este livro tinha algum interesse porque o seu conteúdo dá uma série de informações sobre a área geográfica da Guiné, população e suas Etnias, quantificando até o numero de população por cada uma delas, assim como produções agrícolas (o que para mim era mais propaganda do nosso estado de então).
Dá-nos também alguma informação sobre a constituição dos partidos políticos no inicio da "Rebelião" das gentes da Guiné embora com a visão do Estado da altura.

Enfim, este manual até estava bem conseguido para a época e na visão de um Militar de Carreira que era o Sr. Tenente Coronel Romão Loureiro.


Hoje consigo ver esta leitura com outros olhos que não os dos meus 21 anos, penso até que na altura nem lhe dei a importância que deveria dar. (Eu me penitencio).

Encontrei este Livro no "Baú" das minhas memórias e achei por bem vos dar a conhecer um pouco sobre o mesmo. Para completar a informação digitalizei a capa e a tal Homenagem aqui transcrita.

Se alguns camaradas passaram pelo BC8 em Elvas nos anos 70 devem ter conhecido o Sr. TCor Romão Loureiro e se lembrarão que era um excelente Comandante justo e bom Homem, mas altamente Militar.

Quero aqui Homenagear de igual modo o meu Comandante de Companhia de Instrução no BC8 em 1971, o Sr. Capitão Henrique Cerqueira Barreira que tem um nome quase igual ao meu.

Henrique Cerqueira

8 comentários:

Antº Rosinha disse...

Aquele retrato do aperto de mão entre o Senegal e a Rep. da Guiné, não mostra as palmadinhas dos franciús nos ombros dos dois "amigos" africanos.

Naquele tempo ainda o DeGaule se entendia com a gente.

Mas não deixa de ser um retrato bem actual aquele aperto de mão.

Fala-se em Petróleo do mar, é melhor que não passe de boato.

Grande post.

Este blog não tem fim não!

Antº Rosinha disse...

Aquele retrato do aperto de mão entre o Senegal e a Rep. da Guiné, não mostra as palmadinhas dos franciús nos ombros dos dois "amigos" africanos.

Naquele tempo ainda o DeGaule se entendia com a gente.

Mas não deixa de ser um retrato bem actual aquele aperto de mão.

Fala-se em Petróleo do mar, é melhor que não passe de boato.

Grande post.

Este blog não tem fim não!

Luís Graça disse...

Hemrique. mesmo de férias e só podendo vir ao blogue a horas esquisitas, quero dar-te os parabéns por te teres lembrado de um docummento deste tipo, valioso para se perceber a instrução que nos era dada pelos nossos "comissários políticos"... Fico com curiosidade em conhecer o resto das páginas... Obrigadoa ao Carlos Vinhal também. Um abraço. Luis

Luís Graça disse...

Temos, na Tabanca Grande, vários camaradas do BCAÇ 2884 (Pelundo, 1969/71). Talvez eles queiram falar um pouco mais do seu comandante, o ten cor Romão Loureiro...


http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/search/label/BCA%C3%87%202884

Luís Graça disse...

Ver aqui a ficha da unidade elaborada pelo José Martins, nosso colaborador permanente:


http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2009/07/guine-6374-p4621-fichas-de-unidades-4.html

Henrique Cerqueira disse...

António Rosinha.
Apreciei o teu comentário,mas o que me fez "ganhar" o dia foi a tua frase final em que dizes :
Este blog não tem fim não!
Só por esta frase vale bem a pena participar neste blog.
Obrigado Antº Rosinha.
Luís eu gostaria de publicar as restantes páginas ,mas receio que seja aborrecido.De qualquer modo estou disposto a digitalizar o restante e publicar,desde que os editores estejam de acordo.
Um bom dia a todos e continuação de boas férias.
Henrique Cerqueira

Amanha logo se vê disse...

Oláa a todos! Por mais estranho que pareça ser eu a escrever queria a vossa ajuda. Vivo em Bruxelas e tenho um amigo que se chama Fernando Nobre Pinheiro Lino, rapa com os seus 70 anos que esteve na Guiné mas nem se lembra do seu nr. mec..
Aapenas se lembra de que foi incorporado no BC8, depois foi para o RI15 (Tomar) e depois Caçadores 5 já com a especialidade de transmissões.
Já foi operado tantas vezes que pouco se lembra do seu tempo de tropa.
Alguém poderá ajudar o Fernando a lembrar-se?????
Luisa Melo

José Marcelino Martins disse...

D. Luisa Melo

Se por um acaso voltar a esta página, queira entrar em contacto com

luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com

dando mais elementos do seu amigo, caso ele se recorde do posto, locais por onde passou, data de embarque ou regresso, enfim, mais elementos para que se possa proceder a uma tentativa de localização de algum registo.

Indique tambem o seu contacto para se enviar a informação em privado.

José Martins
Colaborador permanente