terça-feira, 20 de agosto de 2013

Guiné 63/74 - P11959: Resumo dos Factos e Feitos Mais Importantes da CCAÇ 3476 - "Bebés de Canjambari" (2): Capítulo II - OUT71/ABR72 (Manuel Lima Santos)




Capítulo II do Resumo dos Factos e Feitos Mais Importantes da CCAÇ 3476 - "Bebés de Cajambari", enviado pelo nosso camarada Manuel Lima Santos (ex-Fur Mil Inf.ª nesta Companhia açoriana que esteve em Canjambari e Dugal, nos anos de 1971 a 1973.





CCAÇ 3476
BEBÉS DE CANJAMBARI

RESUMO DOS FACTOS E FEITOS MAIS IMPORTANTES

CAPÍTULO II

ACTIVIDADES MAIS SIGNIFICATIVAS NO TO DA GUINÉ

OUTUBRO DE 1971

Em 02 – Início do IAO, no Cumeré, juntamente com a CCaç 3477 e BCav 3864.

Em 04 – Cerimónia de Boas-Vindas, presidida por Sua Exa o Brigadeiro Comandante Militar.

Em 30 – Fim do IAO. levado a efeito ao longo de quatro semanas, sendo as duas últimas passadas no Campo, na área de Cholufe.


NOVEMBRO DE 1971

Em 02 – Efectuados os preparativos para o deslocamento para o sector que nos foi destinado, seguimos em coluna auto para Farim onde nos foram transmitidas directivas operacionais, seguindo no mesmo dia para Canjambari. O trajecto seguido foi Cumeré - Nhacra - Dugal - Rossum - Uaque - Jugudul - Mansoa - Cutia - Mansabá - Salinquinhedim - Farim - Jumbembem - Canjambari.

Em 03 – Início do Treino Operacional que teve a duração de 15 dias, efectuado em coordenação com a CCaç 2681 que fomos render.

De 10 a 12 – Operação “Bom Começo” realizada por forças desta CCaç e da CCaç 2681 no “Corredor” de Sitató.

 De 14 a 16 – Operação “Dura Espera”, levada a efeito no “Corredor” de Sitató, em que intervieram forças da CCAÇ 2753, CART 3358, CCAÇ 14, CART 3359, 27.ª CCOMANDOS, CCAÇ 2681, COM. MIL. CUNTIMA, CART 2732 e desta CCAÇ.

Em 18 – Fim do Treino Operacional e início de sobreposição de 10 dias com a CCAÇ 2681.

Localização de Canjambari. Vd. Carta de Farim

Em 26 – Assumida a responsabilidade da ZA de Canjambari. Durante o treino operacional e a sobreposição, esta CCAÇ levou a efeito 9 interdições de 24 horas no “Corredor” de Sitató, 20 patrulhas de Reconhecimento e Segurança Afastadas, 6 picagens e 6 escoltas a colunas de reabastecimento a Farim passando por Jumbembem. A ZA está integrada no sector de Farim, ocupado pelo BART 3844.

Em 29 – Detectada e levantada na estrada Canjambari – Jumbembem, uma mina A/C TMD reforçada com carga de trotil, por um GRCOMB desta CCAÇ


DEZEMBRO DE 1971

Em 05 – Todo o pessoal da CCAÇ 2681 segui em coluna para Farim.

Em 06 – Iniciadas obras intensas no Aquartelamento, para melhoramento geral do sistema defensivo (desobstrução de campos de tiro, limpeza de valas de acesso e trincheiras de Combate, construção de novas paliçadas, trincheiras e valas e completamento da rede de arame farpado) ao mesmo tempo que decorriam em força os trabalhos de reordenamento.

Em 15 – Forças desta CCAÇ em interdição no “Corredor” de Sitató, na operação” Corisca Diana”, detectaram grupo IN pouco numeroso deslocando-se de N/S. O Inimigo accionou uma armadilha e deixou um morto no terreno (sem documentos) e múltiplos vestígios de sangue.

Em 16 e 17 – Em continuação da Operação “Corisca Diana” após batida exaustiva na região Dando – Farincó, foram encontrados arroz e açúcar espalhados, muita roupa nova e usada (de homem, mulher e criança), de fabrico Russo ou sem marca, rações e maços de tabaco Russo, caixa de munições 7,62 e uma carta pessoal sem interesse militar aparente. O Comando do BART 3844 fez a seguinte apreciação à operação “Corisca Diana”, realizada de 15 a 17 de Dezembro: “de salientar o interesse com que a CCAÇ tem procurado evitar a passagem do IN na sua Zona de Acção”.

Em 18 – Iniciado o lançamento de frescos em pára-quedas, de um avião Nord Atlas. Este lançamento passou a ser feito de três em três semanas. Foi detectada e levantada uma mina A/P PMD-6 em Sare Tenem, junto a uma árvore, no local onde as NT costumam ficar no final da picagem da estrada. A coluna seguiu o seu destino. Descobertos por GRCOMB desta CCAÇ carreiros novos IN, numa patrulha de reconhecimento no sentido do limite Norte do Subsector. Estes carreiros foram armadilhados.

Em 20 – Sua Exa o General e Comandante Chefe visitou o Aquartelamento, tendo dirigido aos militares e milícias, em formatura, palavras de saudação e estímulo. Este Aquartelamento foi o primeiro visitado por Sua Exa na quadra Natalícia de 1971.

Em 23 – GRCOMB em Contra-penetração no “Corredor” de Sitató, no decorrer da Acção “Cidália”, verificou o accionamento de duas armadilhas das NT. Seguidos os rastos deixados pelo IN até ao limite Norte da ZA, foram encontradas três campas com mortos enterrados. A avaliar pelas roupas e quico encontrados, deveriam ser combatentes. O local foi armadilhado. A acção “Cidália” mereceu do Comando do BART 3844 a seguinte apreciação: “é de salientar a persistência e empenho postos em detectar o IN e em dificultar o livre trânsito pelo “Corredor”, tendo já obtido resultados assinaláveis, pelo accionamento das armadilhas implantadas”.

Em 28 – O IN flagelou o Aquartelamento com Mort 82, durante trinta minutos, da região de Tita Sambo, sem consequências. Caíram cerca de 20 granadas fora do quartel. As NT reagiram com fogo de Mort 81. 

Em 30 – GRCOMB em Contra-penetração, na Acção “Carla”, descobriu um novo carreiro IN em Colina do Norte 15.13, juntando-se neste ponto a um outro carreiro anteriormente descoberto, e divergindo a partir daí no sentido NE. A acção “Carla” mereceu do Comando do BART 3844 o seguinte comentário: ”de salientar o interesse posto pela CCAÇ no cumprimento da sua missão de Contrapenetração. Bom comportamento do CMDT da Força”.


JANEIRO DE 1972

 Em 05 – Recebida a transcrição da apreciação da actividade operacional pelo Comando-Chefe das Forças Armadas referente a Dezembro: “saliente-se a intensa actividade desenvolvida pela CCAÇ 3476 sobre o “Corredor” de Sitató“.

Em 07 – GRCOMB em C/P no “Corredor” de Sitató, na acção “ Cilinha”, verificou que foram accionadas duas armadilhas reforçadas. Junto da primeira armadilha foi encontrado sangue. Efectuada batida foi encontrado o local de estacionamento inimigo com latas de ração de combate, restos de tabaco Russo e 1 alguidar, em Colina do Norte 01 H6.52, aproximadamente. O Comandante do BART 3844 voltou a salientar o interesse posto por esta CCAÇ na interdição do “Corredor” de Sitató.

Em 24 – Encontrados vestígios de passagem IN no sentido Sul - Norte, próximo de Dando, por GRCOMB na acção “ César”.

Em 25 – Seguidos rastos do inimigo verificou-se que duas armadilhas reforçadas tinham sido accionadas. O IN dissimulou vestígios e deitou fogo ao capim provavelmente para fazer accionar outras possíveis armadilhas. Seguiram-se as pegadas até ao limite Norte do Subsector, constando-se que as mesmas seguiam na direcção de Sare Coli (ZA de Cuntima). A acção “César” mereceu do Comando do BART 3844 a seguinte apreciação: ”mais uma vez o armadilhamento no “Corredor” de Sitató conduziu a resultados positivos”.

Em 29 – A fim de inspeccionar a actividade e os projectos de reordenamentos em curso, estiveram nesta Companhia Oficiais do Com-Chefe, que vieram em helicóptero. Efectuaram-se alterações nos planos existentes do antecedente, que continham vários erros e, perante os projectos definitivos, começou a executar-se em força a construção das casas do reordenamento em novo local.


FEVEREIRO DE 1972

Em 05 – Efectuada por grupo de combate reforçado uma patrulha de reconhecimento na região de Bananto, tendo sido encontrados vestígios IN. Verificou-se a existência de muitas pegadas na direcção de Maninhã e para rio Canjambari na direcção de Samba Culo. Viu-se também uma grande queimada tendo como eixo um trilho aberto a corta-mato pelas NT em 31 de Jan 72.

Em 08 – Grupo IN numeroso flagelou-nos pelas 19 horas com armas ligeiras diversas incluindo PPSH, RPG2, RPG7 e ainda Mort.82 e Canhão S/R, durante 70 minutos, sem consequências. As NT ocuparam imediatamente posições no perímetro defensivo do Aquartelamento e na Base de Fogos de Mort.81, fazendo fogo com todas as armas. O IN voltou a flagelar cerca das 23h45, com muito maior intensidade de armas ligeiras e durante 50 minutos. Não houve consequências, sendo apenas de notar estragos materiais ligeiros, nomeadamente fios cortados e postes de iluminação derrubados.

Em 11 – Grupo IN numeroso flagelou-nos cerca das 19 horas com armas ligeiras, PPSH, RPG2 e RPG7 e ainda Mort 82 e Canhão sem recuo, durante 20 minutos. As bases de fogo estavam na região de Tita Sambo e as armas ligeiras nos lados Oeste e Sul do Aquartelamento. As posições das armas IN foram praticamente as mesmas da flagelação do dia 08 de Fev. de 72. Foram apenas provocados danos aligeirados no sistema de iluminação. O relatório respectivo mereceu o seguinte comentário do BART 3844: “Boa reacção das NT. De salientar a utilização por parte do IN de posições de armas ligeiras idênticas às ocupadas no ataque de 08 de Fev. e o rendimento das armadilhas implantadas pelas NT. Boa actuação do CMDT da Força. Dadas as circunstâncias este Comando é de parecer que se justificam os danos apontados". Concluídas batidas nos dias seguintes ao redor do Aquartelamento, foram encontradas as posições de armas ligeiras nos lados Oeste do Aquartelamento, (junto ao rio Tufili) e Sul/Sudeste, (ao longo e ao fundo da pista). Numerosos carreiros de aproximação e retirada convergindo para Sinhã Buco e dirigindo-se em direcção ao rio Canjambari. Verificado ainda o accionamento pelo IN de 01 armadilha reforçada com possíveis feridos. Ao fundo da pista foram encontrados sinais de arrastar corpos, assim como ligaduras, algodão e gaze abandonados, possível consequência do rebentamento de fornilhos comandados pelas NT. Na direcção de Bananto foi encontrada grande cova, possível espaldão de fogos de apoio. As outras bases situaram-se provavelmente fora do nosso subsector, em Tita Sambo.

Em 19 – Grupo IN flagelou-nos cerca das 19h10 com Mort 82 durante 10 minutos da região de Tita Sambo, sem consequências. Após a flagelação, o IN bateu durante largo tempo as imediações de Canjambari Praça e margem do rio Sulucunto, julgando haver actividade nocturna das NT nesses locais. O Comandante do BART 3844 fez a seguinte apreciação a esta flagelação: ”De salientar a atenção que o IN presta à região próxima de Canjambari Praça. Ajustada acção do CMDT da CCAÇ e reacção das NT".

Em 23 – Grupo IN flagelou-nos cerca das 17h30 com Mort.82, durante 20 minutos da região de Tita Sambo – Canjambari Praça, causando um ferido grave e um ferido ligeiro devido a estilhaços. Caíram granadas IN dentro do Aquartelamento, num abrigo, no refeitório e na parada, junto ao mastro da Bandeira. Os dois feridos foram evacuados na manhã seguinte. Comentário do CMDT do BART 3844 a esta flagelação: “ De salientar a hora do ataque e a precisão do fogo IN. Quanto às NT há a salientar a boa disciplina de fogo resultante de uma boa mentalização e de um bom comando por parte do CMDT da Sub-Unidade”.


MARÇO DE 1972 

Em 02 – O IN flagelou-nos novamente cerca das 19h10 com 04 foguetões e granadas de Mort.82 da região de Tita Sambo – Samba Cula. As NT reagiram imediatamente com o Mort.81 e não houve consequências. Um dos foguetões caiu entre duas fiadas de arame farpado e os outros três caíram a Norte do Aquartelamento. Foi recebido o seguinte comentário do Comando do BART 3844: “De salientar a utilização pela primeira vez por parte do IN, de foguetões para flagelação ao Aquartelamento de Canjambari. Acção do CMDT da CCAÇ e reacção das NT ajustadas às circunstâncias”.

Em 04 – Avião não identificado sobrevoou esta COMP na direcção de Jumbembem. O ruído foi ouvido com bastante nitidez.

Em 08 – Grupo de Combate em patrulhamento na estrada de Fajonquito detectou e levantou mina A/P PMD-6 em Banjara 03 D 681, sem consequências.

Em 10 – Grupo de Combate em C/P junto de Dando encontrou vestígios de passagem no sentido Sul – Norte de grupo IN pouco numeroso, provavelmente 48 horas antes. Foi accionada uma armadilha havendo feridos IN prováveis. De notar que há longo período que o “Corredor” de Sitató não apresentava sinais de passagem, talvez como consequência da intensa actividade desenvolvida pelas NF.

Em 19 – Grupo IN flagelou-nos durante 15 minutos, com Mort.82 da região de Tita Sambo, cerca das 18h25. Caíram quatro granadas dentro do Aquartelamento, tendo causado estragos nas antenas do rádio e fios eléctricos. Em contraste com as outras flagelações, é de salientar a precisão do tiro IN. Houve três feridos que foram evacuados em DO-27. O relatório da flagelação mereceu do Comandante do BART 3844 o seguinte comentário: ”Boa reacção das NT, sendo de salientar a disciplina de fogo verificada. Bom comando por parte do CMDT da CCAÇ. Dadas as circunstâncias justificam-se os danos verificados”.


ABRIL DE 1972

Em 06 – Grupo IN flagelou às 18h40 com Mort.82, durante 10 minutos, sem consequências, da direcção de Canjambari Praça, estando situada a base de fogos na margem sul do rio Canjambari, junto de Tita Sambo. As NT reagiram imediatamente com fogo de Mort.81. O CMD do BART 3844 fez o seguinte comentário: ”Comando ajustado às circunstâncias. Reacção normal das NT”.

Em 29 e 30 – Grupo de Combate reforçado com milícias durante a picagem do itinerário Canjambari – Sare Tenem detectou e levantou em Jumbembem 7E 332 01 mina A/C TMD/6. Foi accionada uma mina A/P, tendo causado 02 feridos NT, ambos Sargentos e 04 feridos milícias, 01 dos quais ficou sem perna. Devido ao adiantado da hora a coluna foi adiada. Do Quartel saiu imediatamente uma coluna de viaturas para recolha da força e dos feridos. Pela forma pronta e decidida como um 1º cabo Aux Enf. socorreu os seus camaradas feridos, tendo avançado imediatamente para junto deles, apesar do local continuar minado, foi posteriormente Louvado. Comentário do BART 3844 a esta picagem: ”De salientar a forma de implantação de minas por parte do IN. Comando ajustado às circunstâncias. Reacção normal das NT”. Os feridos foram evacuados algumas horas depois.

(Continua)
____________

Nota do editor

Primeiro poets da série de 16 DE AGOSTO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11946: Resumo dos Factos e Feitos Mais Importantes da CCAÇ 3476 - "Bebés de Canjambari" (1): Capítulo I (Manuel Lima Santos)

Sem comentários: