sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Guiné 63/74 - P11970: Convívios (525): 50 anos depois da partida para o CTIG, os camaradas da CART 494 reencontraram-se em Viana do Castelo, a 21 de Julho de 2013 (Coutinho e Lima)







1. Texto enviado pelo nosso camarada Alexandre Coutinho e Lima, Coronel na situação de Reforma (ex-Cap Art.ª, CMDT da CART 494, Gadamael, 1963/65; Adjunto da Repartição de Operações do COM-CHEFE das FA da Guiné, 1968/70 e ex-Major Art.ª, CMDT do COP 5, Guileje, 1972/73), com data de 22 do corrente:

Convívio da CART 494, comemorativo dos 50 anos da partida para a Guiné

Conforme fora planeado, foi efectuado, em 21JUL13, o convívio comemorativo dos 50 anos da partida para a Guiné da CART 494.

- Às 10H30, no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, foi descerrada uma placa comemorativa da partida para a Guiné, em 16JUL63.

- Às 11H30 teve lugar uma missa, na Igreja Paroquial de Vila Fria, concelebrada pelos Padre Joaquim Soares (Padre do Batalhão de Caçadores 513- BCAC 513, ao qual pertencia a CART 494) e Padre Gaudêncio Gigante, Pároco da Freguesia de Vila Fria.

- Às 13H00 iniciou-se o almoço convívio, no Restaurante Camelo, em Santa Marta de Portuzelo.

Estiveram presentes cerca de 100 pessoas, incluindo os componentes da CART 494, seus familiares e amigos, bem como alguns convidados, dos quais se destacam:

- Coronel de Cavalaria, Castro Neves, que foi o Comandante (Tenente) do 1.º Pelotão de Reconhecimento Fox, que esteve de reforço à Companhia em Gadamael.

- Dr. Branquinho de Carvalho, que era o Médico do Batalhão e outros elementos do Comando do mesmo.

- Dr. Manuel Reis (era Alferes Miliciano, Comandante de Grupo de Combate da CCAV 8350 – Piratas de Guileje) e o Pinto Neves (especialista de Armas Pesadas da mesma Companhia).

- Pedro Silva, que foi o Comandante da CCAV 8352 (Caboxanque), Companhia que foi formada, tal como a CCAV 8350, no Regimento de Extremoz.

No final do almoço, na minha qualidade de Comandante da CART 494, proferi algumas palavras.
Comecei por pedir que fosse guardado um minuto de silêncio, em memória das 4 baixas da Companhia:

- Alferes Miliciano Manuel Tavares da Costa, morto em combate.

- Soldado Armando Barreiro de Amorim, que faleceu em consequência de ferimentos em combate.

- Soldado António, morto por afogamento, no rio, poucos dias depois de chegar a Gadamael.

- Caçador nativo Budi Jau, falecido em consequência de desastre em serviço.

Foi observado rigoroso silêncio, como não podia deixar de ser, contrariamente à modernice, do meu ponto de vista inadequada, de bater palmas, em situações idênticas.

As baixas da Companhia já tinham sido evocadas, durante a missa.

Depois de agradecer a presença de todos, especialmente dos convidados já indicados, li as seguintes mensagens:

- 1. Do Sr. Chefe de Gabinete do Sr. Presidente da C. M. de Viana do Castelo

Exmo. Sr. Coronel Alexandre Coutinho e Lima

Encarrega-me o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo de agradecer o amável convite em assunto e de informar que, por motivos de agenda, não poderá comparecer nem fazer-se representar.

Mais me encarrega o Sr. Presidente de felicitar V. Exª. e a CART 494 pela efeméride e desejar os maiores sucessos para o convívio.


- 2. Do Dr. Luís Graça (blog luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com)

Não vou poder aceitar o teu convite.

De qualquer modo, desde já um ótimo e fraternal encontro. Espero que depois nos mandes um textozinho e fotos do evento. 50 anos é obra...

Transmite as nossas calorosas saudações à tua rapaziada da CART 494 que, julgo, e tirando o teu nome, não temos cá nenhum representante da na tabanca Grande.

Vê se apadrinhas um “periquinho”, para engrossar as nossas fileiras!...


- 3. De José Filipe Fialho Barata (era o Oficial Sapador do BCAÇ 513)

Meu caro Coronel “Capitão” Alexandre Coutinho e Lima

Recebi e fiquei muito agradecido pela convocatória que teve a gentileza de me enviar para estar presente na vossa comemoração dos 50 anos de Guiné.

Com muita mágoa não poderei comparecer porque nessa altura estarei nos Açores onde irei passar com o meu filho os seus 45 anos.

Certamente que me dispensará dada a minha justificação.

Creia que lamento não poder ir dar-lhe pessoalmente um abraço pelo evento, mas tomo a liberdade de lhe enviar esta carta pedindo-lhe que a transmita a todos aqueles, muitos certamente, que vão estar presentes.

Tenho por certo que esse almoço será um espaço de franca, alegre e grande camaradagem que a sua presença sempre proporciona.

Renovando os meus agradecimentos abraça-o com muita amizade.

Barata (sapador)


- 4. Do Dr. Julião Soares Sousa, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20) da Universidade de Coimbra

Mensagem
Aos amigos da CART 494 reunidos em Viana do Castelo

Prezados

Comemoram-se hoje os 50 anos de partida da CART 494 para a Guiné. 50 anos é muito tempo na vida de um ser humano, mas na história dos países e das nações e pela importância que os acontecimentos por vezes assumem na vida desses mesmos países e nações meio século é uma gota de água no oceano do tempo. Na altura do tal sucesso estavam ainda na flor da idade, como sói dizer-se. Na idade dos sonhos e das utopias. Contudo, por força das circunstâncias quis o destino que deixassem as vossas famílias e o vosso torrão natal, arriscando esses melhores anos das vossas vidas e da vossa juventude em busca de outros sonhos, de outras esperanças e de outras utopias.
Neste momento em que rememoram esses anos problemáticos e já longínquos queria (se acaso me permitirem) lembrar-vos simplesmente que a Guiné-Bissau continua à espera dos seus amigos, do vosso apoio, da vossa solidariedade e da vossa amizade para sair da situação em que se encontra. Estou convencido de que enquanto tiverem forças para isso não deixarão de colocar o vosso coração aberto e grande amor que sei muitos de vós nutrem por aquela terra ao serviço do bem-estar, progresso e felicidade dos vossos irmãos guineenses. Esta é talvez a mensagem que gostaria de partilhar convosco neste dia se eventualmente pudesse estar fisicamente nesse encontro de Viana do Castelo. Saúdo a todos e a cada um de vós com um abraço de profunda amizade e cheio de esperança de que este dia sirva também como um dia de reflexão sobre a melhor maneira de continuarem a manter estreitas ligações com a Guiné. Ao Coronel Coutinho e Lima o abraço de sempre, pela amizade que me tem dispensado desde que nos cruzamos em Bissau, aquando do Colóquio Internacional sobre Guiledje, já lá vão cinco anos. Ainda hoje a forma como a população de Guiledje o recebeu e homenageou, quando visitamos o aquartelamento em ruínas, continua a interpelar a minha consciência, numa demonstração inequívoca de que a guerra também tem, por vezes, surpreendentemente, uma componente humana e de reconhecimento que ultrapassa a compreensão humana. Fui, felizmente, testemunha deste grande acontecimento que muito me comoveu e ainda comove. A todos as minhas saudações tropicais.

Coimbra, 21 de Julho de 2013 
 Julião Soares Sousa


Foi também feita referência a outros convites enviados aos quais responderam, lamentando não poder comparecer. Alguns, poucos, nem sequer se dignaram responder, o que se regista.

 Relativamente à Comunicação Social, importa realçar, pela positiva, a única colaboração do jornal AURORA DO LIMA, de Viana do Castelo que, na sua edição de 11de Julho de 2013, publicou o programa que lhe tinha sido enviado, bem como um artigo do Sr. Brito Felgueiras, correspondente do jornal em Vila Fria. Na pessoa do seu Director, aqui fica o nosso agradecimento.

No final, foram recordados vários aspectos da vida da CART 494, a começar pela “má notícia”, recebida no Castelo de Santiago da Barra, após a cerimónia de entrega do guião e subsequente desfile. Por informação telefónica, foi-me comunicado que o nosso destino era a Guiné e não Moçambique, como me tinha sido indicado anteriormente.

Também o desembarque em Bissau, em 24JUL63, tendo sido postos à nossa disposição, como alojamento, para Oficiais, Sargentos e Praças, 2 barracões da Alfândega, junto ao Rio Geba; para dormir, foram-nos fornecidos uns colchões de espuma e nada mais. Acrescenta-se que embarcamos sem armas e em Bissau não existia armamento para nos ser distribuído; só viemos a receber as armas individuais de uma Companhia que regressou no barco que nos levara. Ironizando um pouco, parecia que éramos protagonistas de “uma guerra do Solnado”, só que esta guerra não era fictícia, mas sim verdadeira, como tivemos a confirmação, pouco tempo depois.

Foi também recordada a viagem, de barco, para Ganjola (norte de Catió), nosso primeiro destino, o baptismo de fogo em 17SET63, dia de chegada, (às 16h30), a nossa permanência até DEZ desse ano de 1963, viagem para Gadamael, estadia nesta localidade, ida para Bissau em MAI65 e regresso em Agosto de 1965

Tudo isso será relatado num livro que já comecei a escrever e que terá como título AS MINHAS 3 COMISSÕES, POR IMPOSIÇÂO, NA GUINÈ. Oferecerei um exemplar deste livro, a cada elemento da CART 494.

Terminou em ambiente de festa mais este salutar convívio, este ano devidamente assinalado, por terem passado 50 anos da nossa partida para a Guiné.

Em 2015, faremos uma comemoração semelhante, por altura dos 50 anos de chegada da CART 494, no antigo Regimento de Artilharia Pesada nº. 2, na Serra do Pilar, nossa Unidade mobilizadora.

Coronel Alexandre Coutinho e Lima
(Comandante da CART 494 – Guiné 63/65)
____________

Nota do editor:

Último poste da série de 12 DE AGOSTO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11932: Convívios (524): 5.º Encontro dos Ex-Combatentes do Seixal, Lourinhã, participantes na Guerra Colonial: 18 de agosto de 2013 > Programa e convite

7 comentários:

antonio graça de abreu disse...


Leio que o coronel Coutinho e Lima está a escrever mais um livro, este com o título AS MINHAS 3 COMISSÕES, POR IMPOSIÇÂO, NA GUINÈ.
Na minha humilde opinião, o título é mau e mais uma vez não enobrece o oficial do quadro permanente que escolheu seguir a vida militar, não por imposição, mas por escolha pessoal,por opção profissional, que dedicou, melhor ou pior (questão que não questiono)todo o seu percurso de cidadão português,
militar do Quadro Permanente ao caminho que escolheu, ao serviço das Forças Armadas e do Exército Português.
Por IMPOSIÇÃO?
Então e nós, alferes e furriéis milicianos, cabos e soldados? Nós sim, por imposição. Era a roda da História que nos apanhava a todos, a não ser que desertássemos. A cada um a sua responsabilidade. A responsabilidade ao o coronel do Quadro Permanente Coutinho e Lima.
Fico por aqui. Não quero magoar ninguém.

Abraço,

António Graça de Abreu

Cesar Dias disse...

Parabéns a todos os camaradas da CART494 pelo 50º ANIVERSÁRIO da partida, espero que estejam de saúde para fazerem mais uns convivios destes.
Um abraço a todos.
César Dias

Anónimo disse...

Caríssimos Camaradas da CART 494,

Parabéns!!!

Lamentavelmente,e usando um humor tardio e fácil, e parafraseando o verso duma antiga letra de canção, direi que nós da Artilharia da Guiné, somos "tristes Artilheiros Solitários". Como somos de rendição individual, não temos o privilégio desas salutares confraternizações que "lavam a alma" do ex-combatente, compensando as injustiças cometidas pelos nossos oportunistas líderes políticos (com minúscula mesmo), que nunca reconheceram que estávamos a serviço compulsório do ESTADO PORTUGUÊS.
forte abraço
Vasco Pires Ex-Comandante do 23° Pel. Art.


Anónimo disse...

Mensagem de 22/8/2013, do Coutinho e Lima:

Assunto - Convívio dos 50 anos da CART 494 - 21 JUL 13

Caro Luis

Embora com algum atraso, resultante de vários factores: férias com toda a família reunida (filhos e netos), 20 sessões de fisioterapia na sequência da intervenção cirúrgica na perna esquerda e atraso no envio das fotos, aqui segue um texto sobre o assunto em epígrafe, em anexo, bem como 2 fotografias do acontecimento: a que não tem legenda foi obtida em frente à Igreja Paroquial de Vila Fria. Envio também duas fotos da comissão da CART 494: um aspecto do " aquartelamento" de Ganjola (Norte de Catió), tal como o vimos no dia da chegada (17 SET 63) e a equipa de futebol, em Gadamael.

Relativamente ao repto que me mandaste, na mensagem que está transcrita no texto, sobre a entrada de mais um elemento da Companhia na Tabanca Grande, abordei o Médico Dr. Aníbal Justiniano, que se mostrou receptivo. Sugiro que lhe mandes um mail a cionvidá-lo, tanto mais que tens demonstrado interesse na colaboração de Médicos e este tem boas histórias para contar. O mail dele é (...).

Esperando que a estadia em Luanda tenha sido proveitosa e que tenhas carregado bas baterias, nas férias, para mais um ano de luta, envia um abraço amigo o

Alexandre Coutinho e Lima

José Botelho Colaço disse...

Saúdo estes jovens meus contemporâneos eu cheguei à Guiné uns dias mais tarde 3-12-63.
Abraço José Colaço C.caç. 557 1963/65 Cachil (operação tridente) Bissau e Bafatá.

José Botelho Colaço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Foi com enorme prazereque descobri este site a pedido o meu paii. Assim gostaria de saber se alguns destes Srs. tem o contacto de alguém que pertenceu ao Batalhão de Caçadores 513 - Companhia Especializada e que esiveram de 1963 a 1965 na Guiné? Sou filha de um camarada vosso que gostaria imenso de contactar os seus camaradas e saber se o seu batalhão efetua convivos anuais?
Aguardando ansiosamente por alguma resposta para o seguinte e- mail: anabela.rito@hotmail.com ou através do Facebook: Anabela Rito

Agradecenfo desde já a vossa disponibilidade em ajudar a encontrar contactos do Batalhão de Caçadores 513 - Companhia Especializada.

Bem haja a todos.

Cumprimentos.

Anabela Rito