quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Guiné 63/74 - P11989: Resumo dos Factos e Feitos Mais Importantes da CCAÇ 3476 - "Bebés de Canjambari" (4): Capítulo II - DEZ72/JUN73 (Manuel Lima Santos)




Conclusão da publicação do Resumo dos Factos e Feitos Mais Importantes da CCAÇ 3476 - "Bebés de Cajambari", enviado pelo nosso camarada Manuel Lima Santos (ex-Fur Mil Inf.ª nesta Companhia açoriana que esteve em Canjambari e Dugal, nos anos de 1971 a 1973.





CCAÇ 3476
BEBÉS DE CANJAMBARI

RESUMO DOS FACTOS E FEITOS MAIS IMPORTANTES

CAPÍTULO II

ACTIVIDADES MAIS SIGNIFICATIVAS NO TO DA GUINÉ

DEZEMBRO DE 1972

De 06 a 08 – A CART 3332, na presença do CMT e do Oficial de Minas da CCAÇ 3476, procedeu ao levantamento das minas implantadas ao longo do Rio Mansoa, entre Jugudul Com e Fanho.

Em 16 – Concluída a instrução de actualização do Pel Mil 228 (Chugué), que ficou adido a esta CCAÇ

Em 20 – Início do funcionamento do Centro Cripto do Dugal construído por esta CCAÇ. Foram também rapidamente introduzidos muitos melhoramentos nas instalações extremamente deficientes do Aquartelamento do Dugal, por exemplo a criação dum Gabinete de Comando e construção dum quarto para Oficiais, então inexistente, a ampliação de balneários das praças e casernas sem o que não seria possível instalar o pessoal.

De 23 a 26 – Período de prevenção, tendo a actividade das NF sido intensificada com prolongamento das emboscadas até de madrugada e patrulhamentos constantes.

Em 30 – Visita de S.Exa o General Comandante-Chefe ao destacamento do Chugué, desta CCAÇ.


JANEIRO DE 1973

Dias 01 e 02 – Intensificou-se toda a actividade operacional das NF, reforçadas de outras Unidades.

Em 03 – Visita ao Dugal de S. Exa o General Comandante-Chefe, tendo-se deslocado para o efeito em automóvel, falando às tropas e seguindo depois para Mansoa.

Em 04 – Visita ao destacamento de Fatim de S.Exa o General Comandante-Chefe, que se deslocou em helicóptero, tendo também falado às tropas.

Em 20 – Começou a funcionar o Posto Sanitário do reordenamento de Changue Bedeta, com enfermeiro desta CCAÇ. 

Em 21 – Concluídos os trabalhos de melhoria geral do sistema defensivo.

Em 30 – Início do funcionamento do P.S. do reordenamento de Jugudul com um enfermeiro desta CCAÇ. Os postos sanitários do Subsector, que se encontravam encerrados, começaram assim a justificar a sua construção. Verificou-se desde logo larga afluência da população para receber tratamento em ambos os postos.


FEVEREIRO DE 1973

Em 10 – Fim da instrução de actualização do Pel Mil 229 (Fanho), adido a esta CCAÇ.

Em 12 e 13 – Prolongamento de toda a actividade Operacional das NF, com carácter de continuidade.

Em 19 – Início do lançamento do futuro Campo de Minas que irá, do rio Mansoa ao Geba, passando ao lado do Dugal, de Fanhe e do Chugué, tendo apenas passagens nessas três localicades.
Em 20 – Concluídas outras obras necessárias nos Aquartelamentos desta CCAÇ – um paiol (inexistente), postos de vigilância, balneários nos destacamentos, cantinas e salas do Soldado nos destacamentos.


MARÇO DE 1973

Em 05 – Seguiram para Pelundo a fim de receberem instrução militar 05 naturais do Chugué, que pela primeira vez deu voluntários, abrindo boas perspectivas para a futura constituição de 01 Pel Mil de naturais da região e dando seguro indicio da aproximação das populações às NT.

Em 14 – Visita do Coronel Adido Militar à Embaixada Britânica em Lisboa, aos reordenamentos e à acção psico-social do nosso subsector, acompanhado do Coronel Chefe do Estado Maior do Com-Chefe, do CMDT Geral das Milicias, do Chefe da Rep. Acap. e do CMDT desta CCAÇ, tendo visitado também os Aquartelamentos do Dugal e Fatim.

Em 20 – Visitaram a Companhia o Chefe da Sec. Pop. do Com-Chefe acompanhado de oito Oficiais do Com. Chefe e do BENG 447 para fazerem a marcação do terreno para a construção do Posto Sanitário de Fatim e da Casa Comercial de Changue Bedete, destinada à Soc. Com. Ultramarina, conforme despacho de S. Exa o General Comandante-Chefe. Contratado pessoal balanta, foram iniciados em força os trabalhos.


ABRIL DE 1973

Em 19 - Continuação dos trabalhos de abertura do furo artesiano em Changue Bedeta com mais de 100 metros de profundidade. Depois de instalada uma bomba e um reservatório, a população terá água no reordenamento. Logo a seguir foram iniciados os trabalhos no reordenamento de Jugudul Com/Cadé.

Em 20 – Recebida MSG do Com-Chefe do seguinte teor: “Regista-se bom ritmo trabalhos reoordenamentos Changue – Subal, Fatim e Changue – Bedeta”.

Em 25 – O Posto Sanitário de Fatim, construído por nossa iniciativa, em pouco mais de quinze dias, foi concluído nesta data, tornando muito boa a cobertura Sanitária do Subsector, sendo mais uma forma de aproximar as populações, cuja adesão tem sido crescente.

Em 27 – Foi recebida nova MSG do Com-Chefe em que se salienta o bom ritmo dos trabalhos dos reordenamentos.


MAIO DE 1973

Em 05 – A apreciação da actividade Oper. N.º 17/73 refere: “Regista-se bom ritmo trabalhos reordenamentos Changue – Subal/Fatim e Changue – Bedeta”.

Em 07 – Inicio do IAO do Pel Mort 4581/72, que veio render neste sector o Pel Mort 3032. Para Director da Instrução foi nomeado o CMDT desta CCAÇ. 

Em 11 – Recebida nova MSG do Com-Chefe a salientar o bom ritmo dos reordenamentos.

Em 20 – Conclusão da Casa Comercial de Changue – Bedeta. Foi entretanto recebida mais uma MSG do Com-Chefe a salientar o nosso trabalho nos reordenamentos, em fase de conclusão. A Casa Comercial é obra de certa envergadura (8 divisões) e concluiu-se dentro dos prazos estipulados.

Em 26 – O CMDT desta CCAÇ foi nomeado pelo Exmo CMDT do COP 8, por conveniência de serviço, para comandar uma escolta a Farim, com 02 Grupos de Combate da CCAÇ 3414, seguindo também uma secção da COMP, constituída por voluntários.


JUNHO DE 1973

Em 01 – Apresentaram-se na COMP para substituição de elementos do Pel Mort 3032, 01 Furriel e 10 Praças do Pel Mort 4581, concluída a IAO que tiveram em Nhacra e no Dugal.

Em 03 – Marcharam para Nhacra os componentes do Pel Mil 3032, para seguirem no dia seguinte para Bissau, para aguardarem embarque, por fim de Comissão. O Pel Mort 3032 esteve adido a esta CCAÇ embora tivesse a maior parte do seu efectivo em Nhacra, junto da CCAÇ 3477.

Em 06 – Visitou este Subsector o jornalista Leonel Borralho, redactor-Chefe da “Gazeta Macaense” e correspondente da United Press do Extremo Oriente, fez uma extensa reportagem dos reordenamentos, para posterior publicação em jornais portugueses e estrangeiros.

Em 10 – Visitou o Subsector e em especial os reordenamentos um grupo de alunos do Liceu e Escola Técnica de Bissau, membros do Círculo de Estudos Ultramarinos.

Em 27 – Por despacho de S.Exa o Brigadeiro Comandante Militar, foram agraciados com a Medalha Comemorativa das Campanhas das Forças Armadas Portuguesas os Oficiais, sargentos e Praças desta COMP que estão dentro das condições da sua atribuição.

Em 30 – O Com-Chefe transmitiu às Unidades que tomaram parte nos reordenamentos na época seca 72/73, que agora termina, o seu alto apreço pelo trabalho realizado. No que respeita a esta CCAÇ foi feita a seguinte apreciação: ”há a assinalar o trabalho realizado pela CCAÇ 3476, não pelo seu volume em si, mas pela sua especialização (Posto Sanitário de Fatim, portas e janelas de Changue Bedeta e Casa Comercial), sendo de salientar a acção do Sr. Comandante de Companhia, Cap. Rangel e do Alf. Domingos.

(FIM)
____________

Nota do editor:

Postes da série de:

16 DE AGOSTO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11946: Resumo dos Factos e Feitos Mais Importantes da CCAÇ 3476 - "Bebés de Canjambari" (1): Capítulo I (Manuel Lima Santos)

20 DE AGOSTO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11959: Resumo dos Factos e Feitos Mais Importantes da CCAÇ 3476 - "Bebés de Canjambari" (2): Capítulo II - OUT71/ABR72 (Manuel Lima Santos)
e
24 DE AGOSTO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11973: Resumo dos Factos e Feitos Mais Importantes da CCAÇ 3476 - "Bebés de Canjambari" (3): Capítulo II - MAI72/NOV72 (Manuel Lima Santos)

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Caro camarada Lima Santos

Parece que o nosso Comandante-Chefe gostava muito de passar pelas vossas instalações.
São vários os registos que assim o indicam.

Abraço
Hélder S.