segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Guiné 63/74 - P12103: (In)citações (55): Eu desejo acreditar na Guiné-Bissau, nos seus jovens, mulheres e homens de boa vontade, que trabalham nas bolanhas, nas matas, nos rios e no mar... (Paulo Salgado, ex-alf mil, cav, op esp, CCAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72; cooperante)

1. Mensagem de Paulo Salgado, com comentário a propósito da nossa sondagem, que encerrou a 27 do corrente, sobre o futuro das relações da Guiné-Bissau com Portugal (*)


Data: 28 de Setembro de 2013 às 18:34

Assunto: As minhas ideias - à guisa de sumário


Luís e restantes Camaradas do Blogue,


Por diversas vezes tenho manifestado o quão importante foi para mim ter "regressado" à Guiné em trabalho da minha profissão [, como administrador do Hospital Nacional Simão Mendes, Bissau].

Tive oportunidade de conhecer grande parte do território daquele País Irmão (sim. repito, Irmão, sem qualquer pejo e sem deslumbramentos...), de contactar muitas pessoas, mesmo antigos combatentes do PAIGC.

Tive oportunidade de escrever alguns textos sobre algumas experiências que vivenciei.

Sobre o tema das relações entre os dois Países, direi o seguinte (é a minha opinião, claro):

Primeiro: As relações entre os nossos Países deveriam caracterizar-se pelo direito de reciprocidade (entenda-se: igualdade, solidariedade, justiça); nenhum tem mais culpa ou menos culpa de as mesmas decorrerem bem ou mal. Que fique bem claro: há muitos aspectos destas relações que poderiam estar mais transparentes e amistosos se Portugal tivesse uma postura mais proactiva com todos os PALOP - esta questão tem anos e nunca foi resolvida devidamente...

Segundo: Existem, desde há alguns anos, interesses externos que convergem para a ganância de uns tantos, através de processos indignos de corrupção. Sabemos todos quem são os mestres desta "aventura", comendo à mesa da corrupção activa e passiva (ou são as duas activas?), prejudicando o normal desenvolvimento e crescimento da Guine-Bissau.

Terceiro: Permito-me recordar algumas ideia do grande cineasta Flora Gomes (Atual - Expresso, de 18 de maio de 2013: «Tenho confiança que a África vai mudar. O problema é a velocidade a que as coisas hoje se processam, o que pode dar azo a novos atropelos. Temos muitos jovens formados cheios de boas ideias, à espera de uma alternativa.»

Eu desejo acreditar na Guiné-Bissau, nos seus jovens, nas mulheres e homens de boa vontade, que trabalham nas bolanhas, nas matas, nos rios e no mar... (**)

Paulo Salgado

[ex-alf mil cav, op esp.,  CCAV 2721, 
Olossato e Nhacra, 1970/72; 
administrador hospitalar reformado, 

1 comentário:

José Martins Rodrigues disse...

Caro Paulo Salgado
Comungo contigo a convicção de se acreditar na capacidade dos Guineenses construirem um País melhor. As "doenças" de hoje virão um dia a ser curadas. Aquele povo merece e precisa do nosso acreditar.
Cordial Abraço
José Rodrigues