segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Guiné 63/74 - P12183: Agenda Cultural (288): Sessão de lançamento do livro de viagens "Toda a China", 1º volume, de António Graça de Abreu... Museu do Oriente, Lisboa, Sala Beijing, 3ª feira, 22 do corrente, 18h30. Apresentação do embaixador João de Deus Ramos. Entrada livre

1. Convite de Guerra e Paz Editores para a sessão de lançamento do livro

Toda a China (Vol. I) – Descobrir, Desvendar, Entender o Mundo Chinês
António Graça de Abreu
15x23x2,5
368 + 32 (cores) páginas
23 €
Não Ficção
Nas livrarias a 17 de Outubro
Guerra e Paz



Nunca nenhum português falou assim da China. Por uma razão: o autor deste livro é o português que mais bem conhece a China, toda a China.


2. Press release, do editor, enviado em 16/10/2013:

A China tem 9,6 milhões de quilómetros quadrados. Um português acaba de os conquistar.

Já era tempo de um português pensar e escrever aChina por si mesmo, baseando-se na sua própria experiência, nas suas viagens, na sua relação vivida com o território e com as pessoas. António Graça de Abreu é esse português. «Toda aChina» é esse livro. Nunca nenhum português falou assim da China. Por uma razão: o autor deste livro é o português que mais bem conhece a China, toda a China.

«Toda a China» é o resultado das peregrinações de António Graça de Abreu pelo velho e actual Império do Meio. Todas as 23 províncias, cinco regiões autónomas, quatro municípios centrais e duas regiões administrativas especiais, foram visitadas ao longo de 36 anos de jornadas e estadas na vasta China, tão grande como a Europa.

Neste primeiro volume de «Toda a China», António Graça de Abreu traz-nos o testemunho das suas múltiplas vivências em viagens pelas grandes cidades ou pelo infindável campo chinês, pelas montanhas sagradas do Império ou por templos budistas e taoistas perdidos nos confins da China.

Mas não se engane. Mais do que um guia de viagens, este é um livro que lhe dá a conhecer a história, o património cultural, as transformações sociais e políticas e a forma de vida de toda aChina. E é um livro que inclui mais de 60 fotografias inéditas e a cores, assim como mapas detalhados de todas as províncias visitadas.

Leia e aceite o desafio de António Graça de Abreu:«Descobrirá porventura o prazer de caminhar comigo de cidade em cidade, de província em província, de tentar conhecer uma civilização e cultura únicas debaixo do céu, de sentir o pulsar daChina de ontem, de hoje, de sempre.»

3. Toda a China > Sinopse

Toda a China é o resultado das peregrinações de António Graça de Abreu pelo velho e actual Império do Meio. Após seis anos em Pequim e Xangai, entre 1977 e 1983, o autor continuou a viajar pelo mundo chinês, da Manchúria às fronteiras com o Laos, da Mongólia Interior a Taiwan, de Macau ao Tibete. Todas as 23 províncias, 5 regiões autónomas, 4 municípios centrais e 2 regiões administrativas especiais, foram visitadas ao longo de trinta e seis anos de jornadas e estadas na vasta China, tão grande como a Europa.

Neste primeiro volume da sua Toda a China, António Graça de Abreu traz-nos, numa escrita descomplexada e fascinante, o testemunho das suas múltiplas vivências em viagens pelas grandes cidades ou pelo infindável campo chinês, pelas montanhas sagradas do Império ou por templos budistas e taoistas perdidos nos confins da China, por desertos inóspitos ou pelas costas rasgadas, abertas sobre o Pacífico. É a completa imersão no mundo chinês, plurifacetado e complexo, na sua história, património cultural, transformações sociais e políticas, na vida quotidiana de centenas de milhões de cidadãos tão diferentes de nós mas com um mesmo coração a bater ao compasso de um mesmo tempo.

Toda a China é ilustrado com fotografias do autor. O segundo volume será publicado em 2014.

3. Biografia do autor [, foto à esquerda, na China, foto do autor, editada por L.G.]

António Graça de Abreu 

[, que é também membro da nossa Tabanca Grande,  ex-alf mil, CAOP1, Canchungo, Mansoa e Cufar, 1972/74]

(i) Nasceu no Porto, em 1947.

(ii) licenciado em Filologia Germânica e Mestre em História:

(iii)  foi professor de Língua e Cultura Portuguesa em Pequim e tradutor nas Edições de Pequim em Línguas Estrangeiras, entre 1977 e 1981;

(iv)  foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Oriente;

(v) leccionou Sinologia na Universidade Nova de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa, na ex-Missão de Macau em Lisboa, e actualmente na Universidade de Aveiro e no Museu do Oriente;

(vi) traduziu para português O Pavilhão do Ocidente (1985), teatro clássico chinês, e os Poemas de Li Bai (1990), Prémio Nacional de Tradução 1991, Poemas de Bai Juyi (1991), Poemas de Wang Wei (1993), Poemas de Han Shan (2009) e o Tao Te Ching, de LaoZi (2013);

(vii)  é autor dos livros de poesia China de Jade (1997), China de Seda (2001), Terra de Musgo e Alegria (2005), China de Lótus (2006), Cálice de Neblinas e Silêncios (2008), A Cor das Cerejeiras (2010) e co-autor de Sinica Lusitana, vol. I e II, (2000 e 2003).

Fonte: Guerra e Paz Editores, Lisboa


Convite da da Fundação Oriente Museu e  Guerra e Paz Editores. A sessão do lançamento do livro é na 3ª feira, dia 22 do corrente, às 18h30, no Museu do Oriemte, sala Beijingt. Apresentação do libvro a cargo do embaixador João de Deus Ramos  que abriu a nossa Embaixada em Pequim, e que é um velho amigo do escritor.
___________________

Nota do editor:

Último poste da série > 15 de outubro de 2013 > Guiné 63/74 - P12153: Agenda cultural (287): Sessão de apresentação do livro "Profetas do Consumo", de autoria de Mário Beja Santos, dia 22 de Outubro de 2013, pelas 18 horas, nas instalações da Direcção-Geral do Consumidor em Lisboa

Sem comentários: