sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Guiné 63/74 - P12201: FAP (77): Fotos do destacamento de Nova Lamego (Vitor Oliveira, ex-1º cabo melec, BA 12, Bissalanca, 1967/69)



Base Aérea da Ota > 1966 > Esta é recruta na Ota,  1ª de 66,  mas não me recordo da esquadrilha.



Guiné > Zona Leste > Nova Lamego > s/d  [c. 1968] > Destacam,ametEu, com estas moças que penso eram  duma família que tinham uma loja em Nova Lamego,  salvo erro de apelido Caeiros.



Guiné > Zona Leste > Nova Lamego > s/d  [c. 1968] > A montar um motor num T6G, não me lembro do nome de ninguém.




Guiné > Zona Leste > Nova Lamego > s/d [c. 1968] > Esta é no hangar das DO 27 e dos T6. Só me lembro do Mendes.


1. Mensagem do Vitor Oliveira, com data de 22 do corrente, dirigida ao nosso blogue e ao blogue dos Especialistas da Base Aérea 12, Guiné 1965/74, superiormente dirigido pelo nosso camarada e amigo, tabanqueiro da primeira hora, Victor Barata, a quem mando um abraço fraterno:



Camaradas Vitor e Luis:  como já me reformei, mas embora faça alguma coisa na firma onde sou sócio,  tenho mais tempo para contar as minhas histórias.

Hoje vou enviar algumas fotos para, se possível, alguém identificar a rapaziada.

Vitor Oliveira (Pichas)
1º Cabo Melec
[BA 12, Bissalanca, 1967/69]


2. Informação sobre o destacamento da FAP em Nova Lamego, recolhida no blogue Especialistas  da Base Aérea 12, Guiné 65/745



(i) No TO da Guiné havia uma única base da FAP, a Base Aérea nº 12 (BA 12), em Bissalanca, Bissau;

(ii) No interior havia vários aeróromos importantes, em geral nas sedes de batalhão (por ex., Bafatá, Cufar, Nova Lamego, Aldeia Formosa) mas também no arquipélago dos Bijagós (em Bubaque);

(iii) Na Guiné existiriam cerca de 60 locais onde aterravam DO 27 e Hélis, em outras, de menor número, os T6-G;  e ainda em três ou quatro, os Dakotas e NordAtlas (Cufar, Nova Lamego, Aldeia Formosa, Bubaque);

(iv) Em Nova Lamego era habitual o pessoal da FA fazer ai destacamentos de oito dias;

(v) A maioria das pistas na Guiné era gerida pelo próprio aquartelamento em que estava implantada; em alguns locais guardavam-se bidões de gasolina para reabastecimento dos DO-27 (e dos AL-III),

(vi) Segundo o Miguel Pessoa (, que é de 1972/74),  "a única pista em que tínhamos um destacamento permanente era Nova Lamego (um AL-III e um DO-27, com piloto e mecânico), mas não havia nenhuma estrutura de apoio às missões da Força Aérea a partir de e para Nova Lamego";

(vii) Outras pistas em que frequentemente se faziam destacamentos durante o dia (para apoio às acções das NT ) eram, por exemplo, Aldeia Formosa, Cufar, Teixeira Pinto, Bafatá, Farim; 

(viii) Para o Jorge Félix, no tempo em que  ele andou pela Guiné (1968/70), "Nova Lamego era o aeródromo maior; Aldeia Formosa seria o seguinte em comprimento; em ambos aterravam os T6 e lá abasteciam; os Dakota também  aterravam em ambos; os helis, como sabes eram reabastecidos em todos os aeródromos".

PS - O nº de pistas existentes no TO da Guiné seriam superiores ao total de aeronaves disponíveis... Sobre o número de aeronaves disponíveis (em 1971 e 1974, veja-se o quadro a seguir.


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Nota do editor:

Último poste da série > 16 de outubro de 2013 > Guiné 63/74 - P12158: FAP (76): A queda do T6G nº 1791 entre o Cheche e Madina de Boé, no dia 15/6/1968, foi originada por uma fuga de óleo. A aeronave era pilotada pelo alf mil pil Couto. No dia 16, lá estávamos nós, sob proteção dos páras, para o desmontar... Apanhei lá um cagaço... (Vitor Oliveira, ex-1º cabo melec, BA 12, Bissalanca, 1967/69)

6 comentários:

Luís Graça disse...

Já aqui publicámos uma foto ("slide") do José Carlos Lopes, com um heli AL-III a ser reabastecimento, no heliporto de Bambadinca, no decurso da Op Lança Afiada (Março de 1969)...

Não sei se a pista de Bambadinca dava para aterrar e descolar um T6, em caso de emergência... Já não tenho a certeza... Mas acho que era curta...

, 16 DE MAIO DE 2013

Guiné 63/74 - P11575: Op Lança Afiada (Setor L1, Bambadinca, 8 a 19 de Março de 1969): I Parte: Cerca de 1300 efetivos: 36 oficiais, 71 sargentos, 699 praças, 106 milícias e 379 carregadores

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2013/05/guine-6374-p11575-op-lanca-afiada-setor.html

Costa Abreu disse...

Segundo me lembro o Dacota tambem aterrava em Bafata. O aeroporto era junto ao destacamento das Daimleres e Panhard.
Julio Abreu
Grupo de Comandos Centurioes
Ex-Guine Portuguesa

Luís Graça disse...

Sim, sim, confirmo... Há aí fotos... Abraço. LG

Luís Graça disse...

Uma homenagem à FAP na Guiné: Nunca tão poucos fizeram tanto, com tão pouco...

gil moutinho disse...

Lembro-me de aterrar de T6 em Bambadinca sem problemas,a pista era suficiente.
Gil Moutinho

José Botelho Colaço disse...

Não há para aí um velhinho que comente a pista na ilha do Como que serviu de apoio à operação TRIDENTE!?