sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Guiné 63/74 - P12203: Convívios (543): Magnífica Tabanca da Linha: 5ª feira, 17 de outubro de 2013 (Parte III): Quando uma foto vale por mil palavras... (Luís Graça)







Tabanca da Linha > Cascais, Alcabideche, Cabreiro > Adega Camponesa > 17 de outubro de 2017 > Diz o cartaz publicitário: "aniversários, batizados, casamentos, divórcios, choros, reconcialiações, debates,  encontros e desencontros, concerto e desconcertos, sempre tudo à medida e ao gosto do cliente" ...

Eu, que lá fui pela primeira vez (e vim de lá deliciado), tomei nota no meu caderninho, para memória futura:  "Às vezes pode não  ser fácil ser régulo deste regulado, mas que a Tabanca é Magnífica... é!"...

E tirei fotos. Eis aqui três "apanhados" (ou quatro, com a carrinha): o Comandante Jorge Rosales, o Secretário José Manuel Matos Diniz e o Sínico, o António Graça de Abreu,  que às vezes se pega com o Secretário (e viceversa) por questões de "lana caprina" (ou por "chinesices", sem ofensa aos nossos amigos chineses, que por sua vez não entendem as nossas "portuguesices")...

Se as imagens valem por mim palavras, eu vou tentar adivinhar o que é que Comandante está pensar (ou a tentar dizer-nos)... Parafraseando a célebre e genial canção  "Cálice" (escrita e originalmente interpretada pelos cantores brasileiros Chico Buarque e Gilberto Gil em 1973, com o propósito de despistar a censura militar da época...), eu diria que as palavras que saem da boca do Comandante Jorge Rosales, só podem estas:

"Pai, afasta de mim este cálice!... ... Pai,  Pai, afasta de mim este cálice!.., Pai, afasta de mim este cálice!... De vinho tinto de sangue!"... 

Ao que o Durão do Zé Dinis (, agora graduado em coronel,) vai invectivando o Sínico, e retorquindo, a seguir à palavra "Cálice": ... Cale-se!... "Cálice"... Cale-se!...

Deixem-me dizer-vos que fiquei  feliz, por perceber,  depois da diplomática, hábel e sábia explicação que o Comandante teve a amabilidade de me dar, que os dois sempre foram, são e serão bons camaradas e melhor amigos, e que se divertem, de tempos a tempos, a mandarem um ao outro os seus remoques, que não passam afinal de deliciosos e inofensivos duelos de palavras!

Fotos: © Luís Graça (2013). Todos os direitos reservados

________________

Nota do editor:


Vd. também:

20 de outubro de 2013 > Guiné 63/74 - P12174: Convívios (541): Magnífica Tabanca da Linha: 5ª feira, 17 de outubro de 2013 (Parte II): Texto do José Manuel Dinis; fotos do Miguel Pessoa

6 comentários:

Luís Graça disse...

Camaradas Jorge, António e Zé:

Espero que o vosso sentido de humor seja ainda muito melhor e mais inteligente do que o meu...

Isto é uma pequena homenagem a 3 Magníficos Tabanqueiros.

É uma honra tê-los por camaradas e amigos.

Agora vou ao Doclisboa2013... Cada vez mais me fascinam as imagens... Sou fã do cinema documental... Vejam aqui o programa... Começou ontem, acaba a 3 de novembro...

Luis

http://www.doclisboa.org/2013/contents/righthighlight/13815926218862.pdf

Bispo1419 disse...

Boa, Luís Graça!
Como é moda dizer-se, "I like"!
Abração do
Manuel Joaquim

armando pires disse...

Ó Luís.
Ó camarada.
Também eu, há primeira que vi os dois em duelo labial, perguntei-me:

- Mas o que é isto? Estes gajos vêm aqui para partir isto tudo?

Perante o meu ar estupefacto, o comandante meteu-me em sentido e percebi tudo num estantinho.
Hoje, se não se pegam até estranho.
armando pires

José Botelho Colaço disse...

Não é humor é mesmo realidade o comandante da Tabanca da linha por onde passa só deixa amigos, os camaradas da C. caç 556 que com ele conviveram em Porto Gole e Enxalé na Guiné,no presente seguem-se os exemplos na Tabanca da linha e para terminar ele já faz parte da família da C.caç 557 é um dos amigos que muito nos honra com a sua participação nos almoços de convívio, já me confirmou a sua participação este ano no dia 9 de Novembro no Cortiço nas Caldas da Rainha e como tem lugares no carro está disponível para dar boleia a camaradas que tenham dificuldades de transporte.
Daqui lhe envio o meu abraço fraterno.
Colaço.

Anónimo disse...

Jorge Rosales
26 out 2013 20:13

Caro Luís~

Já dizia, o meu e sempre recordado amigo,irmão de sangue do Abna na
Onça, Sargento Alface, em Porto Gole...

-" Cada homem é um mundo; a habilidade, saber, paciência de um
'chefe', é saber tirar de cada um, o melhor que ele tem e depois...,
aparece, sem dar por isso, um grupo, com espirito de equipe, a remar para o mesmo lado". Sempre, segui, essas normas, na minha vida
profissional, no operacional, longe dos corredores das palmadinhas nas
costas...

Claro, que quem aposta na "ferrugem", paga por isso, mas as
recompensas são tão grandes!!!

Estamos juntos,
Jorge Rosales ( farda amarela )

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Não tenham a menor dúvida que a presença do Rosales incute esse efeito de 'respeitinho'.
Um tanto porque as suas características de personalidade, já por aqui tão bem 'desenhadas' (como agora se vai dizendo), levam a que as pessoas sejam 'mais contidas' e outro tanto também, vá lá, porque o seu 'porte' desaconselha desautorizações...

Uma pequena 'confidência'.... o António disse-me que a sua 'paz interior' cada vez mais impregnada da milenar sabedoria chinesa, faz com que seja bastante mais condescendente para com o que ele discorda e que até seria capaz de, numa próxima oportunidade, trocar um abraço com quem já trocou palavras mais 'azedas'. Se não foi assim, foi parecido.

Fiquei contente, tanto mais que desta vez até o Zé Dinis não manifestou nenhuma intenção de me 'educar' com o seu já famoso pontapé.

Abraços
Hélder S.