quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Guiné 63/74 - P12228: Convívios (546): XX Almoço/Convívio de ex-combatentes, promovido pelo Núcleo de Lagoa/Portimão da Liga dos Combatentes, que teve lugar no passado dia 20 (Arménio Estorninho)

1. Mensagem do nosso camarada Arménio Estorninho (ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas, CCAÇ 2381, IngoréAldeia Formosa, Buba e Empada, 1968/70), com data de 29 de Outubro de 2013:

Amigo Carlos Vinhal
Saudações

Conforme programado para o dia 20 de Outubro de 2013, deu-se o XX Almoço/Convívio promovido pelo Núcleo de Lagoa/Portimão da Liga dos Combatentes e que teve lugar nas instalações da Nave da Fatacil, em Lagoa (Algarve).


Foto 1 - XX Almoço/Convívio do Núcleo de Lagoa/Portimão> 20/10/13> Momento da chegada ao Parque da FATACIL do Sr. General Chito Rodrigues, Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes, ladeado pelo Sr. Sarg. Chefe José Mendes, Tesoureiro do Núcleo de Lagos e pelo Sr. João Alves, Presidente do Núcleo de Olhão.

Foto 2 - XX Almoço/Convívio do Núcleo de Lagoa/Portimão> 20/10/13> Zona de recepção e de pré pagamento para acesso ao pavilhão.

Para além do Núcleo Anfitrião estavam representados os Núcleos de Lagos, Loulé, Olhão e Vila Real de Santo António.

Foto 3 - XX Almoço/Convívio da Núcleo de Lagoa/Portimão > 20/10/13 > Guiões dos Núcleos representados nesta confraternização. 

Responderam à chamada quatrocentos ex-Combatentes e Familiares, vindos dos mais diversos pontos do Algarve e que transcenderam as expectativas da organização.

Foto 4 - XX Almoço/Convívio do Núcleo de Lagoa/Portimão > 20/10/13> Mesa com Combatentes e Familiares, vindos do Concelho de Loulé e uma panorâmica parcial dos convivas. 

Foto 5 - XX Almoço/Convívio do Núcleo de Lagoa/Portimão> 20/10/13> Composição da Mesa de Honra> Estando de frente e da esq. para a dta. Sr. Coronel Joaquim Aguiã, Presidente do Núcleo de Vila Real de Santo António; Sr. Coronel Jaime Marques, Presidente de Honra ao Monumento; Sr. Coronel Soares Pereira, Convidado; Sr. Paulo Neto, Presidente de Honra do Núcleo de Lagoa/Portimão; Sr. Ângelo Silva, Presidente do Núcleo de Loulé; Sr. Sargento Chefe José Mendes, Representante do Núcleo de Lagos; Sr. João Peres , Presidente do Núcleo de Olhão; Estando de costas “em mesa redonda” Sr. Jaime Marreiros, Presidente do Núcleo Anfitrião e o Sr. General Chito Rodrigues, Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes.

Foto 6 - XX Almoço/Convívio do Núcleo de Lagoa/Portimão> 20/10/13> Mesa com Combatentes e Familiares, residentes no Concelho de Lagoa e uma panorâmica parcial dos convivas.

Estiveram a actuar uma Secção da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, que executaram os Toques Militares de Firme Sentido, Toque a Mortes, Minuto de Silêncio, Alvorada, Marcha de Continência e Destroçar.

Foto 7 - Almoço/Convívio do Núcleo de Lagoa/Portimão> 20/10/13> A Secção da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão.

Foto 8 - Almoço/Convívio do Núcleo de Lagoa/Portimão> 20/10/13> Momento de posição de sentido dos convivas no acto de escutar os Toques Militares. 

Cerca das 13h30, seguiu-se o almoço, onde todos se sentiram devidamente acomodados e com um bom serviço de restauração.

Logo que foi achado oportuno, Jaime Marreiros Presidente do Núcleo de Lagoa/Portimão, discursou de improviso e saudando a presença do Sr. General Chito Rodrigues Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes, Convidados de Honra, Presidentes dos vários Núcleos do Algarve, Sócios e Familiares:

Foto 9 - XX Almoço/Convívio do Núcleo de Lagoa/Portimão> 20/10/13> Sr. Jaime Marreiros, Presidente do Núcleo, discursando perante toda a assistência e de forma emocional. 

(…) Apelando a todos os Sócios do Núcleo para frequentarem mais a Sede, para utilização dos seus serviços e esclarecerem-se sobre direitos e oportunidades;
(…) Lembrando, que com a abertura de uma Delegação em Portimão, ficamos mais ricos no apoio psicológico e social, porque esta é a nossa missão na partilha e solidariedade para com os Combatentes;
(…) Também estão em estudo projectos, para a feitura de um Monumento aos Combatentes do Ultramar em Monchique e de um outro em Aljezur;

Terminando a sua intervenção com:
Viva o Núcleo de Lagoa/Portimão;
Viva os Núcleos do Algarve;
Viva os Núcleos do País;
Viva a Liga dos Combatentes;
Viva Portugal!...

Seguiu-se a dissertação do Sr. General Chito Rodrigues, Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes:

Foto 10 - XX Almoço/Convívio do Núcleo de Lagoa /Portimão> 20/10/13> Na zona de exposição fotográfica e informativa, o Sr. General Chito Rodrigues, em sã convivência com combatentes interessados em ouvir os seus doutos conhecimentos sobre determinados factos e acontecimentos de índole militar. 

Sr. Presidente do Núcleo de Lagoa/Portimão…
Srs. Presidentes dos Núcleos do Algarve…
Combatentes, Convidados, Mulheres, Filhos e Netos…

Podia estar em Viseu ou em Rio Maior, no entanto entendi estar aqui!...
(…) Todos os Combatentes fazem a vida de Portugal, não é com alegria os sacrifícios que estamos a sofrer, dado que o nosso sacrifício é defender Portugal;
(…) Somos uma liga a crescer, em cinco anos aumentamos 40% e por isso é preciso mais Sócios; É preciso sermos úteis ao País; É preciso mostrar às Câmaras de que somos úteis e credíveis à Sociedade Portuguesa;
(…) Nós somos grandes e este ano fazemos 90 anos, estamos no Kosovo, Afeganistão e Bósnia!... 
(…) Temos que apoiar os Combatentes, porque o Estado não apoia os mais necessitados: Criamos um Lar no Porto, sete Centros de Apoio Médico e sendo um em Loulé. Sem pagar uma consulta, porque vivemos das cotas dos Sócios e do Estado; Não queremos que os Combatentes andem de alpercatas!...
(…) Sempre escrevo e falo aquilo que nós sentimos, desejo que tenham um futuro longínquo. Obrigado a todos!...

No final do Convívio foi tocado e cantado o Hino Nacional e sendo acompanhado pelos presentes, tendo Jaime Marreiros, Presidente do Núcleo, dado por encerrado o Almoço/Convívio e com um muito obrigado a todos.

Grato pela publicação deste trabalho.
Com um abraço
Arménio Estorninho
____________

Nota do editor

Último poste da série de 29 DE OUTUBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12219: Convívios (545): Uma festa em cheio, na sessão de lançamento do livro do José Saúde: Lisboa, Casa do Alentejo, 26/10/2013 (Parte I): Atuação do grupo musical "Os Alentejanos", de Serpa, que nos emocionaram, com a moda "Lá vai uma embarcação / Por esses mares fora, / Por aqueles que lá vão / Há muita gente que chora"

Sem comentários: