domingo, 3 de novembro de 2013

Guiné 63/74 - P12244: Convívios (548): Uma festa em cheio, na sessão de lançamento do livro do José Saúde: Lisboa, Casa do Alentejo, 26/10/2013 (Parte II): Eis por que um alentejano nunca canta sozinho...


Lisboa > Casa do Alentejo > 26 de outubro de 2013 > Sessão de lançamento do livro do José Saúde, "Guiné-Bissau, as minhas memórias de Gabu, 1973/74" (Beja: CCA - Cooperativa Editorial Alentejana, 170 pp. + c. 50 fotos) (Preço de capa: 10 €) > O José Saúde vendeu e autografou dezenas de livros.

Em segundo plano, a filha Rita e o marido. A Rita é fisioterapeuta e é seguramente responsável, em boa parte, pela incrível recuperação  que o pai conseguiu fazer, das sequelas do AVC que sofreu há 7 anos atrás...



Lisboa > Casa do Alentejo > 26 de outubro de 2013 > Sessão de lançamento do livro do José Saúde > Dois alentejanos e camaradas do nosso blogue, o Fernando Calado (de camisola vermelha) e o Ismael Augusto.(Ambos foram alf mil da CCS/BCAÇ 2852, Bambadinca, 1968/70).



Lisboa > Casa do Alentejo > 26 de outubro de 2013 > Sessão de lançamento do livro do José Saúde > Aspeto parcial da assistência. Em primeiro plano, o Fernando Calado e a esposa Rosa Calado, da direção da Casa do Alentejo (pelouro da cultura e património). Em segundo o plano, o Ismael Augusto e a esposa.


Lisboa > Casa do Alentejo > 26 de outubro de 2013 > Sessão de lançamento do livro do José Saúde >  Da esquerda para a direita, o José Saúde, o Mnauel Joaquim e o Fernando Calado. Infelizmente, não temos fotos de outros camaradas que compareceram à sessão, como o Pedro Neves (e esposa) e o José Vermelho.



Lisboa > Casa do Alentejo > 26 de outubro de 2013 > Sessão de lançamento do livro do José Saúde > No restaurante, o José Saúde, a dra. Rosa Calado e uma empregada da Casa do Alentejo, guineense, fula do Gabu!... A Casa do Alentejo tem cerca de 50 funcionários. E é um dos sítios de Lisboa onde vale a pena fazer, por exemplo, um convívio a nível de companhia. Tem todas as condições para isso. Fica aqui a sugestão. 





Lisboa > Casa do Alentejo > 26 de outubro de 2013 > Sessão de lançamento do livro do José Saúde > No restaurante. Da direita para a esquerda, as esposas dos nossos grã-tabanqueiros Fernando Calado, Ismael Augusto e Luís Graça.



Lisboa > Casa do Alentejo > 26 de outubro de 2013 > Sessão de lançamento do livro do José Saúde > Atuação do grupo musical "Cruzeiro", de Vila Nova de São Bento, concelho de Serpa, e terra natal do nosso camarada Zé. (Infelizmente, não temos nenhum registo em vídeo da atuação deste grupo que se quis também associar à festa do nosso Zé. É possível, no entanto, encontrar, no You Tube, vídeos como este).






Vídeo (3' 22''). Alojado em You Tube > Nhabijoes


 Lisboa > Casa do Alentejo > 26 de outubro de 2013 > Sessão de lançamento do livro do José Saúde... Depois da sua atuação, o  grupo musical "Os Alentejanos", de Serpa, não conseguiu manter-se calado...  Antes de regressarem a casa, ainda nos brindaram com a lindíssima canção tradicional  "Serpa de Guadalupe", cuja letra se reproduz a seguir... São quatro vozes magníficas do cante alentejano, que merecem ser divulgadas mesmo em condições acústicas más, com muito ruído ambiental... É um privilégio encontrar e comhecer, em Lisboa, gente de Serpa que canta assim... E ainda mais vinda de propósito a Lisboa para abrilhantar a festa de um amigo!... Zé, és um sortudo, apesar das partidas que a vida já te pregou...

Vídeo, fotos e legendas : © Luís Graça (2013). Todos os direitos reservados

Serpa de Guadalupe

Senti assim que cheguei
Apertar-me o coração,
Cantando p'ra ti chorei,
Tal é a minha paixão.

Oh! Serpa de Guadalupe,
Das muralhas, casas brancas,
Dos poetas e pastores,
Dos cantes até às tantas.

Não se cansam as gargantas
Dos teus filhos a cantar,
São preces à santa mãe,
Ao teu encanto sem par.

Senhora de Guadalupe,
Cantando te vou rogar
Esse milagre tão lindo
A Serpa um dia voltar.

___________

Nota do editor:

Três últimos postes da série >

29 de outubro de 2013 > Guiné 63/74 - P12219: Convívios (545): Uma festa em cheio, na sessão de lançamento do livro do José Saúde: Lisboa, Casa do Alentejo, 26/10/2013 (Parte I): Atuação do grupo musical "Os Alentejanos", de Serpa, que nos emocionaram, com a moda "Lá vai uma embarcação / Por esses mares fora, / Por aqueles que lá vão / Há muita gente que chora"

31 de outubro de 2013 > Guiné 63/74 - P12228: Convívios (546): XX Almoço/Convívio de ex-combatentes, promovido pelo Núcleo de Lagoa/Portimão da Liga dos Combatentes, que teve lugar no passado dia 20 (Arménio Estorninho)

2 comentários:

Hélder Valério disse...

Embora me tivesse tentado 'organizar' para estar presente e disfrutar do espaço e da companhia dos amigos neste acto importante para o José Saúde mas não foi possível.

Em todo o caso congratulo-me pelos bons momentos que se viveram e de que as imagens dão disso conta.

Hélder S.

Luís Graça disse...

Hélder, fiquei entusiasmado com as nossas "facilidades" que a Casa do Alentejo oferece, a nível de espaços de restauração, de convívio e de comes & bebes. Nomeadamente a Taberna c/ patio alentejano...e que tem o nome do escritor Manuel da Fonseca, senão erro... É um espaço novo que os estrangeiros adoram... e que a gente tem de aproveitar mais... Tem 40 lugares, "ao fresco", se não me engano... LG
__________

http://sandybblog.com/2013/02/28/secret-patios-casa-do-alentejos-taberna/