quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Guiné 63/74 - P12259: (De)Caras (14): Foto do alf mil capelão Augusto Baptista a celebrar missa em Binar, para a malta da CCAÇ 2404... Bate certo, camarada João Diogo da Silva Cardoso! Um Alfa Bravo!... (Armando Pires / Augusto Baptista)

1. Mensagem do Armando Pires [, foto recente, no Chiado, Lisboa, com o Augusto Baptista]

Data: 4 de Novembro de 2013 às 23:44
Assunto: Capelão Baptista

Bom, estou aqui pata te dizer que acaba de me telefonar o Capelão Baptista a confirmar o que para mim não tinha dúvidas.

Isto é, nas fotos do João Diogo (P12224)  [, foto abaixo, à direita] é ele, Augusto Baptista, quem está a celebrar a missa [, em Binar]. E disso te peço que informes o nosso camarada da CCAÇ 2404 [. João Diogo da Silva Cardoso, que vive no Funchal].

Mais, o Baptista pede-lhe desculpa, a ele e a ti, de não escrever pelo seu próprio punho, mas tem, e isso eu posso garantir que tem, uma vida sacerdotal muito agitada.

Não são apenas as duas paróquias à sua responsabilidade, é também toda a gestão do centro social paroquial de Perosinho, a que acresce a muitas solicitações, como padre, a que tem que ocorrer.
Deixa-me dizer-te que não há uma vez que eu lhe telefone que não me atenda enquanto vai a conduzir.
O Baptista é padre mas não faz milagres.

Por outro lado, e finalmente, a sua disponibilidade para as novas tecnologias não é famosa.
A bom entendedor...

Portanto, o que se passa aqui é que eu tenho todo o gosto em servir como intermediário, uma espécie de sacristão informático.

Pede-me o capelão Augusto Baptista que seja enviado um abraço ao nosso camarada,  ex-furriel miliciano João Diogo da Silva Cardoso, abraço que estende a todos os camaradas desta Tabanca Grande.

Pelo meu lado, ex-furriel enf  Armando Pires, fica a promessa (estamos a tratar de questões clericais, não é verdade?) de chegar a convencer um dia o Baptista a sentar-se à secretária, escrever sobre a sua experiência na Guiné,  seja por que método for,  que eu depois me encarregarei do resto.

Espero que, não obstante agnóstico, o Senhor me ouça.

Abraços


2. Comentário de L.G.

Armando: Quanto ao nosso capelão, diz-lhe que é uma alegria tê-lo aqui. Faço a conveniente receção dos abraços e comunica que foram de imediato reenviados aos destinatários, os nossos grã-tabanqueiros (m/f). 

Vou publicar a tua mensagem em estilo "tandem" (tu conduzir, ou seja, a teclar e ele ao lado, a ditar, neste caso, pregar...). 

É um gesto bonito da tua parte, oefereceres-te como "intermediário" entre o céu e a terra, o sagrado e o profano... Ex-enfermeiros, continuas, afinal, a ser um terapeuta, no sentido etimológico da palavra que vem do grego, therapeutes, aquele que faz a ligação com um deus, que esse, sim, é que cura, que faz milagres... Tu não és padre, mas é um medium (ou não fosses também um homem da comunicação social!)... Porra, predicados não te faltam, camarada!... Para Luanda, no dia 16, levo os contactos e as recomendações de me deste. Em matéria de angolanidade(s), sou periquito à tua beira...

Um abração. Luis

_____________

Nota do editor:

2 comentários:

Luís Graça disse...

Armando, acho uma ternura essa de, por pura caramagem, um agnóstico como tu pôr-se humildamente ao serviço de um ministro de Deus. (Ministro que vem do latim "minus", menos, aquele que serve, contrariamente aos ministros de hoje, que não servem o, servem-se do povo...

Como acho airosa a desculpa do nosso capelão que, sendo prior de tantas tabancas, nunca vai ter tempo de dizer missa na nossa, que é a Tabanca das Tabancas...

Pois que fique requisitado o nosso tenente coronel capelão para o nosso encontro anual, paar nos dizer um dos seus sermões, comprometendo-se a gente a ir buscá-lo e pô-lo onde ele quiser, lá no regulado dele, no norte.

rmando, faz-me isso, por todos nós, faz com ele essa combinação. E é bom (melhor, imperioso) que tu, desta vez, apareças, finalmente...

Ainda faltanm mais de 6 meses, mas para o ano, a 21 de abril de 2014, faremos 10 anos de existência... 10 anos a blogar equivale a 5 comissões no TO da Guiné... É muita água a bolanha a ir parar ao esgoto do oceano!...

Em contrapartida, espero que o nosso capelão nos arranje (um meta um cunha para) um cantinho lá no ceú, mesmo que seja nas águas furtadas... Enfim, um sítio onde, ao menos, não faça muito frio, não chova muito, de preferência com vista de mar, e aos Bijagós ao longe... e, sobretudo, onde - nos telejornais do São Pedro - não se oiçam as troikices que somos obrigados a ouvir, a gramar e a padecer cá em baixo, na terra que tem pouco ou nada de sanata...

Nem o bom irã do nosso poilão nos salva, São Pedro, Santo Augusto e Santo Armando,rogai por nós, pecadores, devedores, batatoteiros, caloteiros e calaceiros...

Hélder Valério disse...

Caro amigo "furriel, ribatejano, fadista, enfermeiro, etc." Armando

Fazes muito bem esse papal de intermediário. Além de o fazeres, assenta-te bem.

É essa tua persistência que faz com que neste momento muitos de nós 'conheçam' o Augusto Baptista, outros que o relembram, e até o próprio Augusto certamente não deixará de se interrogar sobre este fenómeno de intensa solidariedade e de amizade manifestada por tantos amigos.

Com jeito e tempo ainda leremos coisas escritas por mão própria mas até lá não de escuses a esse papel.

Abraço
Hélder S.