domingo, 17 de novembro de 2013

Guiné 63/74 - P12308: In Memoriam (169): O princípio do fim do Amigo e Camarada Sargento-Chefe Fernando dos Santos Rodrigues (1): Dia 20 de Abril de 2013, Homenagem, em Lagoa, ao Mestre Oleiro (Arménio Estorninho)




1. Em mensagem do dia 12 de Novembro de 2013, o nosso camarada Arménio Estorninho (ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas, CCAÇ 2381, Ingoré, Aldeia Formosa, Buba e Empada, 1968/70), enviou-nos uma reportagem fotográfica de sua autoria, referente à homenagem prestada, em Abril passado, ao Mestre Oleiro Fernando Rodrigues, também o nosso camarada Fernando dos Santos Rodrigues*, Sargento-Chefe Reformado que fez três comissões de serviço na Guiné.




Dia 20 de Abril de 2013, Homenagem, em Lagoa, ao Mestre Oleiro Fernando Rodrigues


Lagoa, 20/04/13 - Mestre Fernando Rodrigues, mostrando o seu Poster como Artesão de Lagoa

Ainda antes do início da cerimónia, o Mestre Oleiro Fernando Rodrigues e os Alunos da Escola receberam os convidados, os quais eram levados a visitar as instalações da escola de olaria, bem como uma exposição de trabalhos manufacturados pelo artesão e em cada paragem eram dadas explicações inerentes:

Escola de Artes de Lagoa, 20/04/13 - Uma sala da exposição dedicada aos trabalhos do Mestre Artesão.

Escola de Artes de Lagoa, 20/04/13 - Recanto de uma sala da exposição do artesanato

Escola de Artes de Lagoa, 20/04/13 - Visita guiada à exposição, em que o Mestre Fernando Rodrigues dialoga com o Sarg-Chefe Aposentado João Correia da Silva.

Escola de Artes de Lagoa, 20/04/13 - Visita guiada à exposição, o Mestre a elucidar o Sr. José Pedro Bica, na direita a observar, o então Edil, Rui Correia.

Esta Homenagem contou com a presença do então Presidente da C.M. de Lagoa, Dr. José Inácio, tendo ainda antes da cerimónia dialogado com os convidados e no acto da mesma tecera várias considerações sobre o tempo áureo da olaria em Lagoa, onde outrora havia várias oficinas de olaria de barro vermelho:

Escola de Artes de Lagoa, 20/04/13 - Convívio no átrio da escola.  O Mestre em amena conversa com o então Edil José Inácio, o Prof. José Benvindo dos Reis e o Aparício da Siva Henrique, Recrut. Militar de Angola.

Escola de Artes de Lagoa, 20/04/13 - Convívio no átrio da escola. No banco o Mestre e o seu amigo Sargento-Chefe Aposentado João Correia da Silva, acompanhados das respectivas esposas, Maria Isabel Rodrigues e Maria de Lurdes Silva.

Escola de Artes de Lagoa, 20/04/13 - Momento de descontração a aguardar o início da cerimónia. O Mestre Fernando Rodrigues, o Francisco E. Cintra, ex-1º Cabo da 1ª Companhia do Bat. de Inf.ª nº 9, São Miguel-Açores, 1941/45, o Sarg-Chefe Ap. João Correia da Silva e Esposa, e Araújo Marques ex-Fur Mil da CCaç. 111, Angola – Ambrizete, 1961/63.

(….) Lembrou que os alunos é que tiveram a ideia de homenagear o Mestre, que a Câmara Municipal aceitou essa ideia porque todos reconhecem o trabalho e a competência do Mestre Oleiro Fernando Rodrigues;

Escola de Artes de Lagoa, 20/04/13 - O então Presidente da Câmara Municipal de Lagoa Dr. José Inácio, discursando perante os convidados.

(….) O nosso coração deve estar com ele;
Tenho que agradecer a ele o que esta escola é;
Tenho que agradecer também aos alunos porque fazem parte desta herança;
Eu, vinco as palavras de gratidão ao Mestre e vamos dar o nome de Mestre Fernando Rodrigues à Escola de Artes de Lagoa.
Um muito obrigado a todos!...

Escola de Artes de Lagoa, 20/04/13 - O então Edil José Inácio e o Mestre Fernando Rodrigues, no acto do descerramento da Bandeira do Concelho que cobria a placa alusiva.

Escola de Artes de Lagoa, 20/04/13 - Felicitações do Edil e aplausos da assistência pela concretização da Homenagem ao Mestre.

Escola de Artes de Lagoa, 20/04/13 - Para que a memória não se apague, fica em placa alusiva a atribuição do nome do Mestre Fernando Rodrigues à Escola de Artes de Lagoa.

Seguiu-se a intervenção de Maria Elisa Rafael, Aluna desta Escola, que falou em nome dos colegas, dizendo que foi o Mestre que revitalizou a Escola de Artes de Lagoa;

Escola de Artes de Lagoa, 20/04/13 - A aluna Maria Elisa Rafael, na oportunidade do uso da palavra, tecendo várias considerações sobre o ensino ministrado pelo Mestre e do apoio dado pela Câmara Municipal. Sendo muito aplaudida.

(….) Dando elogios aos trabalhos e às aulas ministradas pelo Mestre, que foram dadas em prol da olaria;
(….) Foi sempre um Mestre que nos ensinou muito, por isso tenho que o elogiar de uma forma sentida;
(….) Que o Mestre nutria uma grande amizade para com todos os alunos, que tinha uma grande paciência para ensinar o segredo do barro e a arte de oleiro.

Por último, seguiu-se a intervenção do homenageado Mestre Fernando Rodrigues, dizendo que foi com surpresa que foi informado pela então Edil da Cultura Ana Branco e pelo então Edil Dr. José Inácio, da pretensão desta Homenagem;

Escola de Artes de Lagoa, 20/04/13 - O Mestre discursando sobre o “histórico” dos trabalhos manufacturados de olaria e a todos aqueles que providenciaram para a feitura deste evento.

Que transmitiu a sua experiência como Mestre Oleiro e na condução da preservação da arte da olaria que aprendeu com seu pai;
(….) Disse que colaborou com o Escultor Lima de Freitas, na Olaria de Porches.
(….) Foi Professor do Ensino da Olaria na ESPAMOL-Lagoa;
(….) Ministrou curso a nacionais e a estrangeiros;
(….) Que sempre esteve na FATACIL a representar a Escola de Artes, também expôs trabalhos de artesanato em mercados e feiras de todo o país;
Que a sua arte está espalhada por muitas colecções e por todo o Mundo.
Comovido e com uma lágrima ao canto do olho, agradecera a todos que compareceram nesta homenagem!...

Escola de Artes de Lagoa, 20/04/13 - No final do discurso, o Mestre recebendo os cumprimentos do Lagoense Manuel Gamboa, Pintor de arte Abstracta.

Escola de Artes de Lagoa, 20/04/13 - Sob o olhar da Esposa e do Edil do Município de Lagoa, o Mestre recebe os cumprimentos de Francisco E. Cintra ex-1º Cabo, da 1ª Companhia do Batalhão de Inf. 9, São Miguel-Açores, 1941/45.

No final da Homenagem, no átrio da Escola de Artes foi servido aos Convivas um Porto de Honra e sendo seguido de momento musical.

Escola de Artes de Lagoa, 20/04/13 - Grupo confraternizando e constituído por mim, por Francisco Ramos; Sold. Cond. da CCaç. Esp. 266, Maquela do Zombo, Negage,1961/63; Fernando das “Neves” Rodrigues, Sargento-Chefe Aposentado e o Aparício da Silva Henrique, do Recrutamento Militar de Angola.

Escola de Artes de Lagoa, 20/04/13 - Em amena conversa, o grupo de três Sargentos-Chefes Aposentados, Fernando das “Neves” Rodrigues, Fernando dos Santos Rodrigues e João Correia da Silva.

************

Uma breve resenha do Curriculum Militar do Sargento-Chefe Fernando dos Santos Rodrigues:

1954 – Incorporação no Contingente Geral, no Quartel em Lagos;
Finda a instrução foi aprovado como 1º Cabo;
Tendo concorrido ao Curso da Classe de Sargentos, foi promovido a Furriel;

1959/61 - Fez uma Comissão de Serviço na Índia Portuguesa (Goa);

1961/64 - Fez uma Comissão de Serviço em Moçambique (Vila Cabral);

1964/66 - Regressa e permanece em Portugal Continental;

1966/67 - 1ª Comissão de Serviço na Guiné (Bissau, Pirada e Bula), CCaç. 1496 (tendo sido promovido a 2º Sargento);

1967/68 - Regresso a Portugal Continental;

1969/70 - 2ª Comissão de Serviço na Guiné (Canjadude e Bolama), CCaç 5 e CIM do CTIG;

1971/72 - 3ª Comissão de Serviço na Guiné (Bula), CCaç 3328 (?); Antes por protesto seu, ocasionou a publicação de uma Lei que determinou que fosse a última 3ª Comissão de Serviço para o mesmo TO e destinado a todo o Contingento Militar;

1972/74 - Promovido a 1º Sargento e faz uma Comissão de Serviço em Angola (Cabinda, Nampula e Luanda);

1974 - Com o 25 de Abril de 1974, regressa a Portugal Continental;

1982 - Foi promovido a Sargento-Chefe e passou à reserva.

(Continua)
____________

Nota do editor

(*) Vd. poste de 30 DE OUTUBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12223: In Memoriam (165): Sargento-Chefe na Reforma Fernando dos Santos Rodrigues, ex-2.º Sargento "Gato Preto" (José Martins / Arménio Estorninho)

Último poste da série de 12 DE NOVEMBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12281: In Memoriam (168): A Memória do Cheche, 6 de Fevereiro de 1969 - Lista oficial dos desaparecidos no Rio Corubal (José Martins)

4 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Esta é a prova, mais que evidente, que o homem não nasceu para fazer a guerra.
São as circunstâncias da história de todos nós, e da vida de cada um de nós, que dita a sua resença em ambientes hostis.
Depois de guardada a arma e da despida a farda, o homem/soldado parte para "outras guerras".
Cria a sua familia, ajuda ao desenvolvimento do seu país, e procura promover, junto dos outros, acções que ajudam a realização pessoal.
Este Homem, que conheci e com quem convivi de perto, num periodo diário de quase 24 horas/dia, de quem fui amigo e camarada, prova bem o "tese" do que acime deixei.
Foi um dos "homens da Índia", mas escapou ao "combate final", já que havia regressado, mas estava já em Moçambique.
Foi um Homem de muitas amizades, dos mais novos mas tambem dos mais velhos, como prova a existência de amigos seus que fizeram parte dos "expedicionários da II Guerra Mundial".
Esta "classe de homens" que pela idade já devem ser muito poucos, tambem são combatentes, porque obrigados a manter uma presença fisica de Portugal nos seus arquipélagos, arrostaram com climas e costumes diferentes dos seus, tendo por isso que suportar as mazelas que esse tempo "provocou" na sua saúde.
Na realidade, Portugal é um país de Militares.

José Botelho Colaço disse...

São os dois dignos de um louvor o Fernando pela sua valorosa obra, o Arménio pela divulgação de tão completa reportagem que continua.
Parabéns aos dois.
Um abraço.
Colaço.

Luís Graça disse...

Arménio, recebe, daqui da Ilha de Luanda, um abraço fraterno e os meus parabéns pelo empenho, carinho e camaradagem que puseste na elaboração desta notícia de homenagem a um conterrâneo teu e nosso camarada!...

Três comissões na Guiné é obra... Infelizmente, ele já não nos pode honrar, em vida, com a a sua presença sob o poilão frondoso e mágico da nossa Tabanca Grande. Mas que fique ao menos a sua memória...

Vê se consegues arranjar uma ou mais fotos do seu tempo de Guiné, para a gente formalizar a sua entrada, a título póstumo.... Temos um "dever de memória" também para com estes homens que foram os nossos "primeiros" (ou que exerceram funções de 1º sargento nas nossas companhias...).

Emfim, o Rorigues foi, além disso um artista que honrou a arte popular portuguesa, e em especial a olaria da tua terra. É oena que estas homenagens sejam feitas sempre muito tardiamente... Mas mesmo assim, parabéns ao município de Lagoa.

Quanto à açoriana CCAÇ 3328, sabemos que passou por Bula, Ponta Augusto Barros e Bula...

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/CCA%C3%87%203328.

Hélder Valério disse...

Caro camarada Estorninho

Fizeste bem em nos facultar este relato.
Assim, deste modo, pudemos testemunhar que ainda se fazem homenagens 'em vida'.
E, pelo relato, bem merecida!
Abraço
Hélder S.