sábado, 7 de dezembro de 2013

Guiné 63/74 - P12408: Convívios (554): Tomada de posse dos novos Órgãos Directivos do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes seguido de almoço (Carlos Vinhal)

TOMADA DE POSSE DOS NOVOS ÓRGÃOS DIRECTIVOS DO NÚCLEO DE MATOSINHOS DA LIGA DOS COMBATENTES SEGUIDO DE ALMOÇO/CONVÍVIO

No passado sábado, dia 30 de Novembro, na Sede do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, sita na antiga Escola Primária do Araújo - Leça do Balio, houve o tradicional Magusto, pretexto para mais um convívio entre os seus associados e respectivos familiares. Este ano antecedeu da tomada de posse dos primeiros Órgãos Directivos saídos do acto eleitoral que decorreu no passado dia 15 de Novembro.
De salientar que apesar da muita obra já feita, este Núcleo, que está instalado em Matosinhos desde Julho de 2010, tinha aos comandos de uma Comissão Administrativa o senhor TCOR Armando Costa, Presidente, coadjuvado pelos senhores: SAJ Carlos Osório, Secretário; SAJ Joaquim Oliveira, Tesoureiro; 1.º Vogal SMOR Joaquim Ribeiro e 2.º Vogal SCH José Neto.

O programa para o dia estabelecia o hastear da Bandeira Nacional pelas 12 horas.
Para o efeito foi formada um guarda de honra, chefiada pelo SCH José Neto, composta pelos ex-combatentes do ultramar que tinham levado a sua boina. A bandeira subiu ao som do toque de continência emitido por uma amplificação sonora.

Na foto: Sargento Chefe José Neto e os ex-combatentes: Abel Santos, Francisco Oliveira, Amorim, (?), Carlos Vinhal, António Fangueiro, Ribeiro Agostinho, Raul Ramos e (?).

Cerca do meio-dia, estas as pessoas que assistiram ao hastear da Bandeira Nacional.

Seguiu-se a cerimónia protocolar da tomada de posse dos novos Órgãos Directivos, Assembleia Geral e Direcção. Presidiram ao acto: o senhor COR Barbosa Pinto, que se deslocou da cidade do Porto, em representação da Direcção Central da Liga; o senhor TCOR Armando Costa, Presidente da Comissão Administrativa cessante e a Eng.ª Sandra Pirraco, Vogal da Agregação das Freguesias de Leça do Balio, Custóias e Guifões.

Momento em que o ex-combatente Raul Reina Ramos, na qualidade de apresentador/coordenador, dava as boas-vindas aos presentes e início à cerimónia protocolar.

Aspecto da assistência

Primeiro elemento a tomar posse, o Presidente da Assembleia Geral, ex-combatente Manuel José Ribeiro Agostinho

Momento em que o 1.º Secretário da Assembleia Geral, ex-combatente Carlos Vinhal, lia o compromisso de honra.

Momento da assinatura de tomada de posse do Presidente da Direcção, TCOR Armando José Rbeiro da Costa

Momento da assinatura do Secretário da Direcção, SAJ Joaquim António Madureira Oliveira.

Assinatura de tomada de posse do Tesoureiro da Direcção, SAJ Luís Manuel Guedes Ribeiro 

Terminada a tomada de posse de todos os elementos que compõem os novos Órgãos Directivos do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, tomou a palavra o novo Presidente da Direcção, senhor TCOR Armando Costa...

...que agradeceu aos presentes a disponibilidade para assistirem ao acto de posse que havia terminado momentos antes. Deixou depois uma palavra de apreço aos colegas de Comissão Administrativa cessante pelo seu trabalho desinteressado e valioso para levar a cargo a formação e instalação do Núcleo em Matosinhos. Falou ainda dos projectos da Direcção empossada, quer no que concerne ao que aos ex-combatentes é devido em termos de reconhecimento público, quer no apoio aos doentes e aos de algum modo em estado de carência.
Exaltou à união de todos os ex-combatentes, sendo que a maneira mais expedita é através da Liga, apelando assim a que se tornem sócios desta conceituada e mui antiga organização.

Tomou seguidamente a palavra o senhor COR Barbosa Pinto, na cerimónia representando a Direcção Central da Liga, para agradecer o convite, comprometendo-se a sensibilizar "Lisboa" a vir conhecer o trabalho desenvolvido em Matosinhos por este jovem Núcleo. 

Terminou de forma brilhante e emotiva esta cerimónia com a espectacular interpretação do Hino da Liga dos Combatentes pelo SAJ Luís Manuel Guedes Ribeiro.

Foto de família dos empossados. A partir da esquerda: Dr. João Manuel Nunes Campos, 2.º Secretário da Assembleia Geral; SAJ Carlos Osório, 1.º Vogal da Direcção; SAJ Guedes Ribeiro, Tesoureiro; TCOR Armando Costa, Presidente da Direcção; SAJ Joaquim Oliveira, Secretário da Direcção; SCH José Neto, 2.º Vogal da Direcção; Francisco Oliveira, 1.º Vogal Suplente da Direcção; José Santos, 2.º Vogal Suplente da Direcção; Ribeiro Agostinho, Presidente da Assembleia Geral e Carlos Vinhal, 1.º Secretário da Assembleia Geral.

Após o nosso camarada Raul Ramos dar por encerrada a cerimónia, os presentes desceram para a sala de jantar onde foi servido o almoço e onde não faltaram as entradas, peixe e carne grelhados, bom vinho, castanhas, caldo verde e variadas sobremesas confeccionadas por senhoras que se voluntariaram para o efeito. É justo salientar que muito do que se comeu era produto da oferta de alguns dos presentes. Para ajudar a pagar outras despesas, cada inscrição implicou um custo simbólico.

Justa homenagem aos grelhadores de serviço, SAJ Joaquim Oliveira, Raul Ramos e Ribeiro Agostinho

Era este o aspecto da sala com cerca de 90 comensais bem dispostos e com apetite.

O convívio terminou com a actuação do fadista leceiro (de Leça da Palmeira, para não confundir com Leça do Balio) Edgar Lima que se fez acompanhar de mais três amigos seus, fadistas, acompanhados por uma guitarra portuguesa e uma viola, que muito alegraram o fim de festa.

O artista leceiro Edgar Lima durante a sua animada actuação

Termino esta reportagem com uma palavra de mágoa porque, pese embora a dignidade com que o senhor COR Barbosa Pinto representou a Direcção Central do Liga, gostaríamos de ter visto na cerimónia de posse dos primeiros Órgão Directivos do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes eleitos por sufrágio, um elemento vindo de Lisboa, por que não até o senhor Gen Chito Rodrigues.

Fotos: Dina Vinhal, Liga dos Combatentes e Edgar Lima

Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 7 DE DEZEMBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12405: Convívios (553): Convite: dia 15, às 15h, no Centro Comunitário do Casal das Paradas, A dos Cunhados, Torres Vedras, para um abraço fraterno, natalício e de mata-saudades (João e Vilma Crisóstomo, vindos de Nova Yorke a caminho da Eslovénia onde vão passar o Natal)

7 comentários:

Luís Graça disse...

Parabéns aos empossados e votos de boa gestão do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes...

Um abraço para todos, em geral, e muito em especial para os nossos grã-tabanqueiros e para a nossa grã-tabanqueira Dina,que fez (e muito bem!) as vezes do fotógrafo!

José Marcelino Martins disse...

Saudações aos novos responsaveis pelo Núcleo de Matosinhos.

Anónimo disse...

É com rapaziada desta, que decerto se manterá a chama. Parabéns aos empossados e obrigado pela esperança com que fico (graças ao vosso esforço) de que assim talvez venhamos a ter quem se lembre que também por cá andámos e por lá sofremos.
Abraços do
Veríssimo Ferreira

Anónimo disse...

Parabéns a todos e bom trabalho.

Abraços
JPicado

Anónimo disse...

Caríssimos,

Parabéns!

Eleitos para servir e lembrar uma geração vilipendiada, quando não esquecida.

Isso,num tempo, em que vemos os eleitos (políticos), se locupletarem dos restos do "grande butim".
forte abraço a todos, com votos de sucesso

Vasco Pires

Anónimo disse...

Estão de PARABENS todos os empossados, em particular o nossos amigo Carlos Vinhal.
Desejo-vos bom sucesso nessa
vossa missão.
Raul Albino

Anónimo disse...

Um belo exemplo a seguir por muitos outros diria por muitos de nós. Apraz-me registar a moldura humana que apadrinhou estes “jovens” combatentes na sua tomada de posse. Estão todos de parabéns.
Num grande abraço, um especial para o Carlos e para a Dina.
José Câmara