domingo, 22 de dezembro de 2013

Guiné 63/74 - P12489: Boas Festas (2013/14) (10): Luís Fonseca, José Teixeira, Benito Neves, Mário Beja Santos, Albano Costa, Domingos Gonçalves, Francisco Palma e José Carlos Mussá Biai





1. Mensagem do nosso camarada Luís Fonseca, ex-Fur Mil Trms da CCAV 3366/BCAV 3846, Suzana e Varela, 1971/73, com o seu postal natalício:





************

2. Mensagem natalícia do nosso camarada José Teixeira, ex-1.º Cabo Enf.º da CCAÇ 2381, Buba, QueboMampatá e Empada, 1968/70:

O tempo do Natal é tempo de paz.
É tempo de desafio à mudança interior,
Para que haja Natal todos os dias do ano
E depende do homem.
De cada um de nós também,
A sua concretização.
Não te deixes ficar pelo caminho.

Para todos os camaradas e seus familiares um Feliz Natal.

Relembro com carinho as famílias dos camaradas que ficaram pela caminho naquele chão vermelho; e os que partiram depois, para o eterno aquartelamento.

Para todos um Natal possível com paz e esperança
Zé Teixeira


************



3. Mensagem do nosso camarada Benito Neves, ex-Fur Mil da CCAV 1484, Nhacra e Catió, 1965/67:

Para toda a equipa, bem como para todos os tabanqueiros, familiares e amigos, com muita amizade envio os meus sinceros votos de




Benito Neves
CCAV 1484

************

4. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos, ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70:

A todos os meus amigos,
Votos sinceros de mil alegrias natalícias.
Sendo a circunstância propícia a dar-vos notícias, há que confessar que o ano me vai deixar gratas recordações. Nada de insólito ocorreu no campo da saúde, são 68 anos com algumas artroses, algumas dores crónicas controladas graças ao expedito médico de família.

Mantenho-me como falso reformado, procuro ser útil em várias direções. Escrevo com intenso prazer, colhi as recordações do Vasco de Castro, um artistas plástico que ficará na história como grande desenhador de humor; saiu em janeiro um livro com questões de saúde, lancei-me com o meu amigo Henriques da Silva na empreitada de um roteiro que vai da Guiné Portuguesa à Guiné-Bissau, já está em poder do editor; é sempre com satisfação que mando a minha colaboração para o blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné; leio avidamente, faço recensões que alguma imprensa regional acolhe, bem como blogues e revistas digitais; aqui e acolá sou chamado a palestrar e o prazer é sempre intenso; tenho uma neta a caminho dos três anos, rabitesa e com fulgurantes olhos azuis, singulares e muito belos; gosto do meu ambiente doméstico, ler repimpado, a ouvir Pergolesi e a ver os meus desenhos, aguarelas e óleos; continuo a não ter inimigos e a desprezar com normas cívicas os contabilistas que nos regem a existência, sem qualquer desígnio profundo; já estou a mexericar nos novos livros, coisas que dão pelo nome de “O Fedelho Exuberante” e “Os Consumidores contra a Crise”.

Não peço mais a Deus que tem sido pródigo comigo, dá-me bem-estar e a muita consideração dos amigos e conhecidos.

Desejo saúde a todos, votos de esperança e tranquilidade.
Tenho dificuldade em falar na crise, nasci com o racionamento, usei a roupa dos outros, malhei na guerra, esforcei-me por levar uma vida íntegra, assim se consumaram 48 anos de serviço público.
Aceitei uma condecoração pela simples razão de que considerei que era um indicador para uma causa porque tenho batido – a cidadania no consumo.

Recebam a gratidão e a estima de quem vos quer bem,
Mário




************


5. Mensagem do nosso camarada Albano Costa (ex-1.º Cabo da CCAÇ 4150, Bigene e Guidaje, 1973/74), com data de 12 de Setembro de 2013:

Caros Amigos
Mais um final de ano está à porta, e como é hábito desdobramo-nos nas palavras e nas frases muito bonitas a pensar sempre num futuro melhor, e eu não quero fugir à regra e por isso, mesmo sentindo as nuvens bem negras para o futuro do nosso país, desejo a todos os meus amigo e não só, assim como para os meus familiares um Natal Feliz e que o 2014 possa ser um ano cheio de esperança.

Um abraço,
Albano Costa


Magnífica foto do Porto de Leixões - Terminal de Petroleiros e Molhe Sul
Foto: © Albano Costa (2013) Direitos Reservados - Legenda de Carlos Vinhal

************

6. Mensagem de Natal do nosso camarada Domingos Gonçalves, ex-Alf Mil da CCAÇ 1546/BCAÇ 1887, Nova Lamego, Fá Mandinga e Binta, 1966/68:

Prezado Dr. Luís Graça:
Ao aproximar-se mais uma quadra festiva, para todos nós de grande importância, venho por este meio desejar-lhe um alegre e Santo Natal, e um ano de 2013 cheio de saúde, e de muitas coisas boas que aprecie.
Este meu sincero desejo é extensivo, também, a todos quantos, abrigados à sombra da velha e frondosa árvore, que cobre a Tabanca Grande, compartilham tranquilamente antigas memórias que a Guiné lhes deixou impressas na alma.
Aproveito a oportunidade para enviar um poema, datado de 24 de Dezembro de 1966, em Bissau, que recentemente descobri entre os meus velhos papéis, que poderá inserir no Blog, caso lhe pareça interssante. 

Com um abraço amigo, para os navegantes no Blog,
Domingos Gonçalves

O céu é baço, e o calor sufoca.
Só vejo rostos tristes, andar na rua.
Toda a esperança, em alegria, é oca,
Minha alma, de consolos, está nua.

Levanta-se no ar, sobre a cidade,
Um lasso ambiente de tristeza.
Há na alma de quem passa a saudade,
Um brilho estranho em toda a natureza.

É dia de Natal. A gente passa
Pelas montras enfeitadas, e não pára.
O brilho destas montras não tem graça.
A lembrança da família, é muito amara.

Ao longe, sob as telhas do meu lar,
Sentado num escabelo, à lareira,
Eu sei que há um anjo a chorar,
Por eu não estar, também, junto à fogueira.

Eu sinto a tua mágoa, anjo que choras,
E oiço-te, aqui tão longe, a rezar,
Pedindo ao Menino, para eu voltar,
E sei a dor que te invade nestas horas.

************


7. Mensagem do nosso camarada Francisco Palma, ex-Soldado Condutor Auto Rodas da CCAV 2748 / BCAV 2922, Canquelifá, 1970/72:

Amigas/Amigos e Camaradas
Na impossibilidade de enviar individualmente os meus Sinceros Votos de Boas festas, venho por esta via enviar para todos em conjunto, esses mesmos e meus melhores desejos de BOM NATAL E FELIZ 2014

Francisco Palma


************

8. Mensagem do nosso Grã-Tabanqueiro Eng.º José Carlos Mussá Biai, natural do Xime, a viver em Portugal, que exerce funções na Direcção-Geral do Território, em Lisboa:

Caro Luís, Caros editores e amigos,
Mais um ano que está a terminar e outro que se avizinha...

Desejo a todos um SANTO NATAL e UM FELIZ ANO 2014.
Que o próximo ano seja melhor, com muita saúde e felicidade.

Um abraço,
José Carlos Mussá Biai
____________

Nota do editor

Último poste da série de 22 de Dezembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12483: Boas Festas (2013/14) (9): Patrício Ribeiro (Impar Lda, Bissau): Empada em Dezembro

2 comentários:

Unknown disse...

Bonitas mensagens Natalícias! Parabéns!
E porque todos podemos acender uma Luz, aconselho aos colegas de Guiné e a todos, o meu Livro “Disperso Pensamento Evocativo”. Dos seus fascinantes catorze capítulos, tem um capítulo a falar da nossa passagem pela Guiné. O referido livro (Disperso Pensamento Evocativo), foi apresentado em 2012 e foi prefaciado pelo Director da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e encontra-se em vários Países.
A desejar a todos Bom Natal, Penso Que Os Natais São Manhãs E Que A Vida Também Poderia Imitar Os Natais!
Tel. 244611145 -carmindo.bento@gmail.com (Monte Real)

Unknown disse...

Sou Carmindo Pereira Bento , ex militar na Guiné (Esquadrão de Cavalaria 8840 sediado em Bafatá).
Bonitas mensagens! Parabéns!
E porque todos podemos acender uma Luz, aconselho aos colegas de Guiné e a todos, o meu Livro “Disperso Pensamento Evocativo”. Dos seus fascinantes catorze capítulos, tem um capítulo a falar da nossa passagem pela Guiné. O referido livro (Disperso Pensamento Evocativo), foi apresentado em 2012 e foi prefaciado pelo Director da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e encontra-se em vários Países.
A desejar a todos Bom Natal, Penso Que Os Natais São Manhãs E Que A Vida Também Poderia Imitar Os Natais!
Tel. 244611145 -carmindo.bento@gmail.com (Monte Real)