segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Guiné 63/74 - P12521: Convívios (556): Almoço de Natal dos bedandenses do sul, com homenagem ao Tony Teixeira (1948-2013) (Hugo Moura Ferreira / Manuel Lema Santos)



Amadora, Venda Nova, Restaurante O Gomes, às portas de Benfica > 19 de dezembro de 2013>  O lugar (vazio) deixado em memória do Tony Teixeira (1948-2013)


Amadora, Venda Nova, Restaurante O Gomes, às portas de Benfica > 19 de dezembro de 2013 > Da esquerda para a direita, Gualdino da Silva, o lugar (vazio) deixado em memória do Tony, e o Joaquim Pinto Carvalho


Amadora, Venda Nova, Restaurante O Gomes, às portas de Benfica > 19 de dezembro de 2013 >  Aspeto parcial da sala (que tem uma lotação de 40 lugares)... Ao fundo, vê-se o Hugo Moura Ferreira, de pé, a falar com o Pinto Carvalho,



Amadora, Venda Nova, Restaurante O Gomes, às portas de Benfica > 19 de dezembro de 2013 > Em primeiro palno, o veteraníssimo Rui Santos...


Amadora, Venda Nova, Restaurante O Gomes, às portas de Benfica > 19 de dezembro de 2013 >  Em primeiro plano, o João António Carapau (médico reformado) e o João Martins... Ao fundo,   Renato Vieira de Sousa (. cor ref) e o Gualdino Silva e o Pinto Carvalho.


Amadora, Venda Nova, Restaurante O Gomes, às portas de Benfica > 19 de dezembro de 2013 >  Da esquerda para a direita, o Guerra, o Victor Luze e o José Vermelho (, de camisola amarela...).


Amadora, Venda Nova, Restaurante O Gomes, às portas de Benfica > 19 de dezembro de 2013 > Ao fundo, o   Renato Vieira de Sousa e o Gualdino Silva; em primeiro plano, o Rui Santos e o  Carlos Jesus Pinto (Pel rec Daimler, Bissau e Bissorã) (sobre o quaL diz o Hugo Moura Ferreira: "Ao ver o teu anúncio no Blogue de imediato se associou; e por ser um tipo simpático vai passar a ser convidado!... Não tem, obviamente nada a ver com Bedanda").


Amadora, Venda Nova, Restaurante O Gomes, às portas de Benfica > 19 de dezembro de 2013 > Mais um aspeto da sala em que é visível Maria Helena "Salazar" (, esposa do Eduardo Cesário Rodrigues "Salazar"), o Fernando Sousa, a Maria dos Anjos Sousa, a Manuela Carronda Rodrigues, e Cor Carronda Rodrigues. (que andou a pisar a bolanhas de Bedanda como Alferes).


Amadora, Venda Nova, Restaurante O Gomes, às portas de Benfica > 19 de dezembro de 2013 >  Ao centro, o Carlos Silva, preparando-se para tirar uma foto.


Amadora, Venda Nova, Restaurante O Gomes, às portas de Benfica > 19 de dezembro de 2013 > O Manuel Lema Santos e o Carlos Silva.


Amadora, Venda Nova, Restaurante O Gomes, às portas de Benfica > 19 de dezembro de 2013> Algumas esposas de camaradas bedandenses do sul ... A do canto do lado direito parece-me ser a esposa do Hugo Moura Ferreira, a Lorena (que viveu 4 meses na Guiné, no tempo da comissão do marido).


Amadora, Venda Nova, Restaurante O Gomes, às portas de Benfica > 19 de dezembro de 2013> Da esquerda para a direita, o João Martins, Carlos Carronda Rodrigues (coronel, que se Reformou há poucos meses) e o Carlos Silva.



Amadora, Venda Nova, Restaurante O Gomes, às portas de Benfica > 19 de dezembro de 2013>  Da esquerda para a direita, o Fernando Sousa, o Pinto Carvalho e o Hugo Moura Ferreira



Amadora, Venda Nova, Restaurante O Gomes, às portas de Benfica > 19 de dezembro de 2013 > O Pinto Carvalho lendo o seu texto poético de homenagem ao Tony, seu camarada e amigo
do peito (**).


Amadora, Venda Nova, Restaurante O Gomes, às portas de Benfica > 19 de dezembro de 2013 > Um das imagens-ícones do Tony.


Amadora, Venda Nova, Restaurante O Gomes, às portas de Benfica > 19 de dezembro de 2013 > Aspeto parcial da sala, com a projeção dos "slides" do Pinto Carvalho de homenagem ao Tony.



Amadora, Venda Nova, Restaurante O Gomes, às portas de Benfica > 19 de dezembro de 2013 > Moura Ferreira e Sónia, do Restaurante O Gomes.


Fotos: © Manuel Lema Santos (2013). Todos os direitos reservados. [Edição: L.G.; legendas; L.G. e Hugo Moura Ferreira]



 
1. Amadora, Venda Nova, Restaurante O Gomes, às portas de Benfica, 19 de dezembro de 2013... Como previsto realizou-se, no sul, o anunciado almoço de Natal, tão desejado pelo António Teixeira (Tony), ainda em vida (*)...

Foi um convívio maravilhoso, no dizer do Hugo Moura Ferreira, que foi o chefe de orquestra. Foram também recordados o Fernando Roque, açoriano da diáspora, a viver no Canadá, bem como o Alberto Rocha,alferes do pelotão de artilharia, em Bedanda.



2. Estas fotos, do Manuel Lema Santos,  foram-nos gentilmente disponibilizadas pelo autor e pelo João Martins que, em 21 do corrente, nos mandou a seguinte mensagem:

Com um grande abraço, envio as excelentes fotografias da autoria do Manuel Lema Santos que, muito provavelmente, já vos enviou.

Aproveito para desejar a todos um Santo Natal e um excelente Ano Novo. Grande abraço, João Martins.

Por sua vez, em mensagem, no Facebook, na página do grupo (secreto...) Bedanda / CCAÇ 6, o Manuel  Lema Santos escreveu,  para o Hugo Moura Ferreira, o seguinte:

Considera as fotos que realizei do almoço,  como pertença da 'comunidade bedandense'. Publica as que quiseres da forma que melhor entenderes, sem problemas! Fica o meu agradecimento a todos pela participação no agradável convívio havido.


3. Mensagem, posterior,  do Hugo Moura Ferreira, respondendo a um pedido meu para corrigir e completar as legendas:


(...) Só te peço mais uma coisa. Para colocares mais uma foto, referenciando o Salazar (podes chamá-lo assim, simplesmente). Ele é o único que não aparece em nenhuma das que aqui estão. Mesmo que apagues uma das que pretendias colocar. Não têm a melhor qualidade mas servirão para o fim em vista. En mando-as aqui em anexo. Uma é dele apenas e outra é visto ao fundo da foto numa imagem geral da sala.

E por aqui me fico. Um abração e MUITO OBRIGADO, pela forma como tratas estes Bedandenses "loucos por aquela terra e aquelas gentes" (...)



Amadora, Venda Nova, Restaurante O Gomes, às portas de Benfica > 19 de dezembro de 2013 >  Aspeto geral da sala.


Amadora, Venda Nova, Restaurante O Gomes, às portas de Benfica > 19 de dezembro de 2013 > "O Eduardo Cesário Rodrigues, mais comnhecido por Salazar. Este nome que lhe é dado desde os anos 50, faz quase parte do nome dele. Eu costumo colocar no final do nome dele Salazar entre aspas. Como se fosse um títítulo! (HMF).


Fotos (e legendas): © Hugo Moura Ferreira (2013). Todos os direitos reservados. [Edição: L.G.]
______________

Notas do editor:

(*) Vd. postes de:

11 comentários:

Ildeberto Medeiros disse...

Muito bonito recorder velhos tempos pena tenho que aminha ex companhia 2753 guine1970 1972 nao fazermos o mesmo ?

Anónimo disse...

Caro Ildeberto Medeiros,

...o que te impede de meter mãos à obra e te responsabilizares por um convívio da tua companhaia.

Nunca perguntes o que os outros podem fazer, mas sim o que podes fazer.

A liderança é uma responsabilização própria que se deve assumir na hora certa.

Cumprimentos,
José Câmara

Luís Graça disse...

Hugo e demais camaradas bedandenses do sul:

Boas saídas, melhores entradas... para todos. Afinal, não há mal que sempre dure: é a liçãio que eu tiro da História...

Hugo: Cheguei ontem do norte... Quero que vejas este poste e me ajudes a corrigir as legendas... Pode haver alguma "calinada"... E há nomes (e caras) que me escapam...

Obrigado ao João Martins e ao Lema Santos pelas fotos...

Um alfa bravo festivo. Luis

Anónimo disse...

Luis, pela parte que me toca, agradeço os votos de bom ano, a ti também tos desejo com um abraço ... UM BOM ANO CHEIO DE TUDO DE BOM.
Rui G dos Santos

Anónimo disse...

Caros amigos e camaradas,

No meu comentário anterior onde se lê " Nunca perguntes o que os outros podem fazer, mas sim o que podes fazer" deveria ter referido que essa frase vinha na linha de uma outra proferida pelo presidente Americano John Kennedy no dia da sua inauguração presidencial.
Bons Anos para todos e vossos familiars.
Abraço,
José Câmara

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Este foi, não apenas mais mais um convívio de ex-militares que estiveram na Guiné, mas o pretexto para homenagear e tentar assim perpetuar a lembrança de um dos companheiros que já 'partiu', o Tony Teixeira, que me habituei a 'conhecer' aqui no Blogue e que, naturalmente também me associo.

São estes pequenos gestos que marcam a diferença entre os nossos comportamentos e os daqueles que tudo fazem para que a nossa geração caia no esquecimento.
Enquanto pudermos fazer estes actos, mais que simbólicos porque cheios de verdadeira ternura e sã camaradagem, a memória da nossa geração não morrerá.

Destaco também a boa qualidade das fotos e igualmente o facto de, apesar de não ser "bedandense do sul", reconhecer amigos que fui conhecendo por aqui no Blogue e com quem já tenho estado em alguns sítios e que bastante prezo, como são os casos do Lema Santos, do Carlos Silva, do João Martins, do José vermelho, do Rui Santos e do Hugo Moura Ferreira de quem guardo, entre outras situações, sermos os dois 'tugas', 'branquelas', presentes na Mesquita de Lisboa aquando do acompanhamento do funeral do Djassi.

Uma questão: esse restaurante "O Gomes", na Venda Nova, é que tem comida guineense?

Abraços
Hélder S.

Anónimo disse...

Hugo Moura Ferreira

20/12/2013

Boa noite Luís.
Apenas como tópico telegráfico... ;-)
O almoço correu muito bem e já fiz um comentário no Grupo Bedanda/CCaç6.
Sentimos a tua ausência que foi comentada. Mas eu "limpei-te". LOL
Adicionei as fotos que consegui tirar. E por estar atrás da máquina, não apareço em nenhuma, mas outros, nomeadamente o Lema Santos, que tiraram fotos certamente de melhor qualidade que as minhas as facultarão.
Houve momentos emotivos. Dois, em particular. Quando se fez um minuto de Silêncio em memória dos 3 Bedandenses que nos deixaram (Alf de Artª Alberto Rocha ( Alfero PUM PUM), o Fernando Roque e o nosso Tony Teixeira, particularmente).
O outro, quando o Joaquim Pinto Carvalho fez uma elegia ao Teixeira. Gravei uma parte que mostra bem o difícil foi.
Fim de transmissão!
Um abraço.
Hugo

Luís Graça disse...

Hugo:

Lamentavelmente tive falta de comparência... Como sabes, empenhei-me na divulgação do evento no nosso blogue e tinha feito uma reserva para o almoço que tive de cancelar na véspera, por alteração do meu horário de aulas nessa tarde, conforme te preveni, ainda a tempo.

Mas tenho pena de não ter podido dar um abraço, ao vivo, aos bedandenses do sul e e associar-me à homenagem ao Tony, de quem era amigo.

Procurei compensar a minha falta com a edição de dois postes sobre o vosso convívio. Espero não falhar na próxima vez. Bons augúrios para 2014. Um alfabravo (virtual) para todos.

Anónimo disse...

Caros Combatentes:

Relevo especialmente, neste evento, a atitude de grande respeito, pelo Toni Teixeira e pelos outros bedandenses falecidos.

Um bom ano de 2014 e um abração. Carvalho de Mampatá.

Hugo MOURA FERREIRA disse...

Luís.

Obrigado pelos Votos, que retribuo e dirijo também a toda a Comunidade "Tabanqueira".

Reparei que há umas anomalias nas legendas e nas identificações das pessoas, mas já fiz seguir um e-mail com as alterações que proponho.

Abração e que o 2014 possa vir a ser mais "levezinho"!


Hugo MOURA FERREIRA disse...

Para o Hélder Valério de Sousa...
a quem saúdo efusivamente, quero enviar um abraço e dizer que guardo as melhores recordações, pela positiva e não pelo funeral do nosso amigo Joaquim Djassi, da nossa passagem pela Mesquita e talhão muçulmano do cemitério, em que fomos recebidos de forma irrepreensivel.

Dizem que "Santos ao pé de casa...", talvez por isso não nos tenhamos encontrado, mas, já que conheces e nutres amizade por alguns Bedandenses, acho que posso convidar-te, com todo o empenho, para um próximo evento.

Serás muito Bem Vindo!

Para que saibas o que é "O Gomes" transcrevo aqui o que escrevi quando lancei a ideia de o almoço de Homenagem ao Tony, ali se fizesse.

Esta INFO servirá para outro pessoal que goste de comida Ultramarina!

"...
É um Restaurante de uma família Cabo Verdeana com condições de qualidade/preço, simpatia e boas instalações para este tipo de reuniões , nomeadamente com estruturas informáticas para apresentações video e som. Quem pretender mostrar algo apenas terá que ser portador de uma pen ou de um CD ou DVD, pois terá possibilidade de mostrar os seus videos, fotos, mapas ou outro material. Tal como mostro no mapa da localização também não se deverão apresentar grandes dificuldades de estacionamento.
Fazem habitualmente comida de Cabo Verde e Angola, mas estão capacitados para fazer comida tipica Guineense."

https://www.facebook.com/restaurante.gomes