sábado, 30 de novembro de 2013

Guiné 63/74 - P12369: Roteiro de Bafatá, a doce, tranquila e bela princesa do Geba (Fernando Gouveia) (6): O café do sr. Teófilo (Parte II): um homem amargurado que sabia demais? (Manuel Mata)





Guiné > Zona leste > Bafatá > c. 1968/70 > Foto do álbum do Fernando Gouveia [, ex-alf mil rec inf, Cmd Agr 2957, Bafatá, 1968/70] > Foto nº  11 > Legenda: 1 – Estrada para Bambadinca, logo a seguir à rotunda; 2 – A minha casa;  3 – A casa e restaurante do Sr. Teófilo.

Foto (e legenda): © Fernando Gouveia (2013). Todos os direitos reservados.



1. Texto do Manuel Mata, com data de 29/3/2006, publicado na I Série (*):

Caro Luís Graça:

Volto à questão do Teófilo ser ou não um presumível informador... da PIDE/DGS (**). Não creio!... Com o devido respeito, e que me perdoe a família por estar a referir o seu nome e passagens do meu convívio com o seu familiar, mas são memórias de uma época que gosto de partilhar embora com alguma imprecisão, já que vão decorridos 36 anos, e os neurónios por vezes já não respondem a 100%.

O Esq Rec Fox 2640 [, Bafatá, 1969/71] tinha um sistema rotativo do serviço de vagomestre, à messe de Oficiais e de Sargentos. No mês que coube ao 1º Srgt Mecânico (já falecido), as refeições ao longo das primeiras semanas foram quase sempre à base de peixe do rio, pescado na zona de Sonaco, a nordeste de Contuboel.

 Eu levava granadas defensivas ou ofensivas que eram posteriormente justificadas em combate, questão que o 1º Sargento resolvia para que eu não tivesse problemas com o Comandante do Esquadrão. Lá seguíamos nós (ele, a esposa, o filho de 3 a 4 anos de idade e eu por vezes), numa Peugeot de caixa aberta e, chegados a Sonaco, dois Guineenses com canoas conduziam-nos pelo Rio...Granada aqui, granada acolá, lá vinha o peixe à tona da água, mergulhava um dos guias para apanhar o peixe...

Um certo dia, o pessoal do Esquadrão já estava saturado... O Comandante, Capitão Fernando Vouga, mandou que se atirasse tudo ao lixo e exigiu cabrito para o almoço. E assim foi! Nesse mesmo dia, passei pelo café do Teófilo, fez-me logo o comentário:
– Então, o mecânico não se contenta só com o que rouba ao civis na reparação das viaturas!? Vai pagar tudo!

O Esquadrão teve em determinada altura algumas armas de caça automáticas, de cinco tiros, que o pessoal podia requisitar para os seus tempos de lazer. O 1º Srgt mecânico era um dos elementos que as utilizava para a caça nocturna.

Uma noite, em que por casualidade o não acompanhei, foi coadjuvado pelo 1º Cabo Cozinheiro, cerca das 24 h, ao tentar regressar à viatura com o carregamento de lebres, o guia diz estar desorientado e não saber onde se encontrava a carrinha. O sargento deu-lhe algum tempo para se orientar na mata. Este continuou a dizer que não conseguia ir ter à carrinha. O sargento apontou-lhe a espingarda à cabeça e disse:
– Ou encontras já o transporte ou disparo!

O rapaz lá seguiu e, mal dada uma meia dúzia de passos, eis a carrinha à sua frente.

Guiné > Zona leste > Sonaco > Rio Geba > Bafatá > 1970 > Foto nº 1 > A pesca à granada... Na foto o Manuel Mata (à esquerda) 


 Foto (e legenda):  © Manuel Mata (2006). Todos os direitos reservados





Guiné > Zona leste > Bafatá >  1970 > Foto nº 2  O milagre dos peixes... 

Foto (e legenda): © Manuel Mata (2006). Todos os direitos reservados



Posteriormente, passo pelo Café do Sr. Teófilo (parece que o estou a ver de bengala na mão, sentado na sua cadeira de braços, do lado esquerdo da porta do café)... Quando pus o pé no patamar, disse-me logo em voz baixa:
– Então o teu amigo mecânico ontem à noite ia ficando na caça?

Observei no mesmo tom:
– Como sabe? – Respondeu:
– Já te disse que sei tudo – e acrescentou:
– Não perde pela demora!

Semanas mais tarde, estando o 1º Sargento em casa, entre as 21 e as 23 horas, de um determinado dia, bateram-lhe à porta dizendo:
– Foge com a mulher e o menino, eles vêm para te matar!.

Não foi por o Teófilo ser um presumível informador da PIDE/DGS, como se dizia, mas por haver fortes duvidas, quanto à sua ligação ao PAIGC, e ao mesmo tempo viver num bairro [, a Tabanca da Rocha,] onde viviam elementos do IN, que chegou a estar tudo de prevenção em Bafatá, com o material bélico apontado para a zona, incluíndo o Pelotão de morteiros sediado no Batalhão, para queimarem a área... Felizmente imperou o bom senso.

Não creio que o Teófilo fosse um informador [da PIDE/DGS] mas socorria-se desse subterfúgio para camuflar outras facetas.

Falando em PIDE/DGS, recordo um elemento que estava em Bafatá, muito activo, de quem não me recordo o nome, mas penso ser da área de Castelo Branco: conseguiu descobrir (sempre andando na sua bicicleta) onde o pessoal do IN se reunia numa tabanca próximo da Ponte Salazar, no Rio Geba. Várias vezes o vi fazer o percurso da pista de aviação com destino a essa tabanca. Certo dia comentei com o Teófilo esta situação. Resposta curta e directa:
– Esse não sai de cá com vida!

Algum tempo depois, na referida tabanca, o pessoal reunido, lá aparece o elemento da PIDE/DGS, deram-lhe tanta pancada que foi evacuado de helicóptero...Por sorte, passava nesse momento o jipe da patrulha, o que levou os agressores a fugir e a aparecer gente para socorrer a vítima.

Comentário do Sr. Teófilo após o acontecimento:
– Eu não te disse? Já pagou! – Acrescentei eu:
– Sabe que o indivíduo já me tinha convidado para ingressar na PIDE/DGS, ele fazia-me o requerimento ao Director Rosa Casaco e eu quando regressase a Lisboa entrava logo ao serviço (claro não era serviço que se coadunasse com a minha forma de ser e de estar na sociedade)... 

O Teófilo ficou furioso e fez o seguinte comentário:
– Esse porco já teve o que merecia!

Foram estas situações, vividas e outras, que sempre me levaram a acreditar na sua inocência nesse campo, tanto mais que por vezes me dizia:
– A coluna que se realiza no dia x vai ser emboscada... 

E era fatal como o destino. Quando foi o ataque a Bafatá, ele já o tinha previsto, umas semanas antes.

Manuel Mata [ex-1º cabo, Esq Rec Fox 2640, Bafatá, 1969/71]

2. Comentário de L.G.:

Manuel Mata: este teu testemunho é precioso... Eu nunca insinuei que o Teófilo fosse da PIDE/DGS (ou que colaborasse com o PAIGC)... Além disso, o senhor já morreu e merece o nosso respeito. 

Ele, muito possivelmente, como outros velhos colons (na Guiné, em Angola, em Moçambique, em Cabo Verde, em São Tomé e Príncipe...) deveria ser contra a situação (ou seja, o regime político então vigente desde 1926)... Só assim se explica que ele tivesse sido deportado para a Guiné no princípio dos anos 30, conforme a tua versão (e a versão que corria em Bafatá, no meu tempo)... 

Nalguns sítios (como Bambadinca, que eu conheci melhor) havia a suspeita de os comerciantes locais serem também informadores da PIDE/DGS ou jogarem com um pau de dois bicos... Podemos perguntar hoje se, em contexto de guerra, ou contexto daquela guerra,  eles tinham alternativa...

Eu penso que, aos olhos da tropa, isso deverá ter acontecido  não só em Bafatá e em Bambadinca como noutras circunscrições e  postos administrativos, naquelas ocalidades de maior ou menor importância onde ainda houvesse comerciantes (independentemente da sua origem, portugueses, caboverdianos ou libaneses)... Muitos dos nossos miliatares tinham esse preconceito ou estereótipo: comerciante ou era turra ou era informador da PIDE...ou até uma coisa e outra. Muitos de nós, em contrapartida, nunca puseram essa hipótese em relação a alguns dos oficiais que nos comandavam ou dos sargentos do quadro que comiam à mesa connosco e até acamaradavam connosco...

Quanto a esse  história do agente  da PIDE/DGS que levou porrada numa tabanca... .Ouvia-a eu,  ao próprio, em Bafatá, creio que na Transmontana (ou foi no café do Teófilo ?, não posso jurar): iam-lhe cortando o nariz, à dentada...  Lembro-me de ouvir a conversa dele (eu, algo incomodado, com a presença dele e doutro agente, numa mesa de alferes e furriéis milicianos de Bambadinca)... O fulano – que, se bem me lembro, falava alemão, por ter sido imigrante, com os pais, na Alemanha – estava lixado com o Spínola, por que na época (c. 1970) não se podia fazer justiça por mãos próprias... Enfim, ainda bem que havia leis, havia tribunais, e estava em curso a política da "Guiné Melhor"...

De qualquer modo, nunca cheguei a saber onde era a delegação da PIDE/DGS em Bafatá... Por outro lado, a sua colaboração com as NT (e vice-versa) era considerada, mais ou menos, como uma coisa normal...
________________

Notas do editor:

Guiné 63/74 - P12368: Memórias da minha comissão em Fulacunda (Jorge Pinto, ex-alf mil, 3.ª CART/BART 6520/72, 1972/74) (Parte II)


Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) >  Foto nº 1 > Vista aérea da pista, do heliporto, do aquartelamento e da tabanca de Fulacunda, que na época estava completamente isolada por terra, com exceção da picada que ligava ao  "porto fluvial", no Rio Fulacunda, a 4 km, a su-sudoeste.



Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) >  Foto nº 1  A > Vista aérea da pista, do heliporto, do aquartelamento e da tabanca de Fulacunda...  São visíveis o perímetro do aquartelamento, os espaldões do obus 14 e eventualmente de outras armas pesadas... Podem-se contar inclusive as moranças civis e as instalações da tropa... Deveria também valas e abrigos...



Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 2 > "Porto fluvial", no Rio Fulacunda > Chegada de uma LDP.



Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 3 > "Porto fluvial", no Rio Fulacunda > Chegada de um barco civil.


Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 4 > "Porto fluvial", no Rio Fulacunda > Descarregamento de um barco civil



Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 5 > "Porto fluvial", no Rio Fulacunda > Montagem de segurança > Um obus 14, rebocado por uma Berliet.



Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 6 >  Pista de aviação > O alvoroço da chegada de uma DO 27.


Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 7 >  Um pequeno fortim


Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 8 >  O alf mil Jorge Pinto lendo a revista norte-americana "Time".


Fotos: © Jorge Pinto (2014). Todos os direitos reservados.[Edição e legendagem: L.G.]


1. Mensagem, com data de ontem, do nosso amigo e camarada Jorge Pinto [ex-alf mil da 3.ª CART/BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74), professor de história reformado, um alcobacence a viver na Grande Lisboa]


Amigo e camarada Luís Graça

Desejo boa saúde para ti e família. Informo que vou enviar um "carregamento" de foto-memórias, relativas a Fulacunda, durante o tempo que por lá andei: Julho/72 a Agosto/74.

O tema genérico é " o quotidiano", em Fulacunda.

Por questão prática, dividi o trabalho em cinco partes, que vou enviar em mails separados. Se achares que estou a enviar fotos demais (a mim parece-me que sim), agradeço que retires as que entenderes.

Tenho em mente organizar um trabalho semelhante relativamente ao periodo final da Guerra Colonial, também em Fulacunda.

Recebe o meu forte abraço, Jorge.



Guiné > Mapa da província (1961) > Escala 1/500 mil > Região de Quínara > Posição relativa de Fulacunda,que tinha a oeste Tite e a leste Xitole, a sudeste Buba e a norte Porto Gole~. Todas as ligações terrestres, em 1973/74, estavam inoperacionais. A ligação ao resto da Guiné fazia-se por barco (a sudoeste, a através do Rio de Fulacunda, afluente do Rio Grande de Buba) e por ar (Heli ou DO-27).



Guiné > Região de Quínara > Mapa de Fulacunda (1955) > Escala 1/50 mil >  Posição relativa de Fulacunda > &gt.



Guiné > Região de Quínara > Mapa de Fulacunda (1955) > Escala 1/50 mil >  Posição relativa de Fulacunda > > pista de aviação era alinhada no sentido nor-nordeste  (NNE) /su-sudoeste (SSO).



Guiné > Região de Quínara > Mapa de Empada (1955) > Escala 1/50 mil >   Rio Fulacunda (ou Bianga), afluente do Rio Grande de Buba.

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2013)



2. Memórias da minha comissão em Fulacunda
(Jorge Pinto, ex-alf mil, 3.ª CART/BART 6520/72, 1972/74) (Parte II)

 
Observando algumas fotos do tempo vivido em Fulacunda (Julho/72 a Agosto/74), várias “memórias” me assaltaram. São essas fotos-memória que vou enviar. Hoje selecionei aquelas que de alguma forma revelam uma parte do quotidiano de todos os que ali viveram, naquele tempo: Relacionamento humano, trabalhos, diversão…

Como já é sabido, Fulacunda do meu tempo tinha todas as vias terrestres intransitáveis, exceto a picada do porto [, a su-sudoeste, ligando ao Rio Fulacunda ou Bianga, afluente do Rio Grande de Buba: vd. mapas acima]. [Foto nº 1]

A vida desenrolava-se, essencialmente dentro do “arame farpado” e numa reduzida área descapinada em redor, onde se plantava alguma mancarra [Fotos nº 1, 6, 7 e 8].

O reabastecimento da população e tropa era feito, quinzenalmente através de barco pelo rio de Fulacunda em período de maré alta. Muitas vezes o barco ficava em terra até à maré seguinte, com todo o sistema de segurança envolvente… [Fotos nºs 2, 3 e 4]

Nestas ocasiões tínhamos de deslocar um obus 14, para além de todo o outro equipamento militar, para junto do “porto”, que distava cerca de 4 Km. {[Foto nº 5].

Além deste barco, tínhamos semanalmente a visita da avioneta [, DO 27,] que trazia o desejado correio e por vezes alguns frescos. [Foto nº 6].

Devo ainda referir, que também alguma “população do mato”, vinha a Fulacunda visitar parentes e pedir arroz. Em troca davam informações (nem sempre verdadeiras!) sobre movimentos do IN na zona.

Mas, melhor que as minhas palavras são as fotos que anexo.
___________

Nota do editor:

Último poste da série > 15 de novembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12300: Memórias da minha comissão em Fulacunda (Jorge Pinto, ex-alf mil, 3.ª CART/BART 6520/72, 1972/74) (Parte I)

Guiné 63/74 - P12367: Carta aberta a... (9): Senhor Coronel de Artilharia António Carlos Morais da Silva (Vasco Pires)

Guiné > Região de Tombali > Gadamael > Vista aérea de Gadamael Porto nos finais do ano de 1971
Foto: © Morais da Silva (2012). Todos os direitos reservados.


1. Mensagem do nosso camarada Vasco Pires (ex-Alf Mil Art.ª, CMDT do 23.º Pel Art, Gadamael, 1970/72) com data de 26 de Novembro de 2013:

Caríssimos Luís Graça e Carlos Vinhal,
Cordiais saudações.
Peço, publiquem esta CARTA ABERTA.

Vasco Pires


CARTA ABERTA AO SENHOR CORONEL DE ARTILHARIA ANTÓNIO CARLOS MORAIS SILVA

Exmo. Senhor Coronel de Artilharia Antonio Carlos Morais Silva,

Sou mais um desses milhões da multisecular Diáspora Lusitana; saí de Portugal no mesmo ano (1972) em que voltei da Guiné-Bissau, e por aí vou andando até esta data.
As andanças pelo mundo me afastaram das memórias Africanas, armazenadas lá onde quer que chamemos, subconsciente, inconsciente, ou qualquer outro rótulo, onde o cérebro humano guarda as experiências extremas para que a vida continue fluindo; algum tempo atrás, recuperando de um acidente, "mergulhei" nesse passado, que tantos de nós intensamente vivenciamos.

Confesso, que há tempos estou procurando coragem para vencer um certo acanhamento em escrever estas linhas. Já, algumas vezes, emiti publicamente, a minha modesta opnião sobre o Comando de V. Exa. no Aquatelamento de Gadamael. Não reputo que isso tenha qualquer importância, pois, por seus atos, o Senhor já tem lugar na história deste nosso País, por outro lado, insignes portugueses já o fizeram, entre eles destaco o Senhor General Monteiro Valente.
Contudo, não ficaria de bem com a minha consciência se não o fizesse de forma direta e pública.
Escrevo esta carta na condição de Ex-Oficial do Exército Português, no comando de uma sub-unidade sob o seu Comando.

Lembro o já longínquo ano de 71, quando V. Exa. assumiu o Comado do Aquartelamento de Gadamael, depois de trágicos acontecimentos, quando o moral da tropa já se aproximava do ponto de ruptura. Lembrar as condições operacionais daquele momento seria repetitivo, pois, já foi feito exaustivamente. 

Como "Commanding Officer" de Gadamael - uso o termo anglo-saxonico, não para exibir conhecimentos que não possuo, mas por pensar que expressa melhor a função como Oficial Superior, pois havia sob Comando de V. Exa. uma Companhia de Infantaria, um Pelotão Fox, um Pelotão de Milícias, um Pelotão de Artilharia, e em alguma data uma Companhia de Comandos Africanos -, V. Exa. restituiu o moral da tropa, realizou notável atividade operacional, afastou o que mais tarde acabou por acontecer em Guileje; sempre mantendo as condições de habitabilidade possíveis, tanto para a Tropa como para a população civil.
Permita-me também lembrar, mesmo sendo V. Exa. um insigne Oficial de Artilharia, e não sou eu que o digo, e sim o Exército Portugês, ao nomeá-lo Profesor da Academia Militar, nunca interferiu no meu comando, respeitando sempre a minha condição de comandante da sub-unidade.

Perdoe-me se invadi o seu recato.
Estas palavras são de JUSTIÇA E GRATIDÃO.

Vasco Pires
Ex-Comandante do 23º Pel Art
____________

Nota do editor

Último poste da série de 2 DE OUTUBRO DE 2012 > Guiné 63/74 - P10468: Carta aberta a... (4): Meu amigo português de Cufar, António Graça de Abreu (Cherno Baldé)

Guiné 63/74 - P12366: Bom ou mau tempo na bolanha (37): Temos boca, falamos (Tony Borié)

Trigésimo sétimo episódio da série Bom ou mau tempo na bolanha, do nosso camarada Tony Borié, ex-1.º Cabo Operador Cripto do Cmd Agru 16, Mansoa, 1964/66.



Nós, os antigos combatentes, às vezes excedemo-nos quando escrevemos algumas memórias, e dizemos o que nos vai na alma e não só, até chegamos ao ponto de dizer coisas que vão ferir a sensibilidade de terceiros. Sim é verdade, mas faz parte das nossas memórias que normalmente, são boas e más, e para sermos honestos, temos que dizer tudo. Já lá vão quase cinquenta anos, quanto mais dissermos, mais ajudamos a nova geração, para que no futuro vejam em nós um exemplo, tanto do lado bom, como do lado mal, para que não cometam os mesmos erros que nós, talvez sem querer, ou por falta de informação, seguindo princípios menos recomendáveis, cometemos.

As novas gerações querem e vão construir um mundo melhor, oxalá que sim, e nós vamos ajudá-los, contando-lhes o que de bom e de mau a nossa longa vida nos trouxe, só assim contribuiremos para um mundo melhor e mais justo, onde todos possam viver em paz, com saúde, trabalho e educação.


O Cifra, quer ver se não guarda nada das suas memórias de guerra e não só, às vezes, as suas narrativas não têm muito interesse, mas sempre há uma frase, ou uma passagem que vai alertar alguém, ou vai fazer lembrar uma história parecida com aquela que viveu, e pelo menos naqueles segundos em que o amigo antigo combatente teve pachorra para ler, se esquece de uma dor em qualquer parte do seu corpo, ou da amargura que essa maldita guerra lhe deixou.


Fala-se em crimes de guerra, sim, poderá haver alguns, nós militares de Portugal, éramos um povo ordeiro, que sofremos ao ter contacto com uma guerra, e com situações, que nunca imaginaríamos que existissem, adaptámo-nos, sobrevivemos, mas não creio que nenhum de nós tenha matado alguém a sangue frio, ou praticado qualquer acção que não estivesse de acordo com as normas e a maneira como fomos educados em nossas casas, seguindo um regime de educação em família. Poderá ter havido alguma conduta menos correta, mas em ambiente de conflito, vendo companheiros agonizando, banhados em sangue, pedindo que alguém lhes dê um tiro de misericórdia e acabe com o seu horroroso sofrimento, muitas vezes o homem deixa de ser homem, por momentos, isso é dos livros, não é nenhuma novidade.
O Cifra arranjou estas fotografias que adaptou ao nosso caso e até parecem sugestivas, portanto reparte-as com todos vocês.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 23 DE NOVEMBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12330: Bom ou mau tempo na bolanha (36): Quem se lembra do Soares da Messe dos Oficiais? (Toni Borié)

Guiné 63/74 – P12365: Memórias de Gabú (José Saúde) (35): Dois camaradas que se separaram na Guiné. Pedro Neves foi para Binta e eu para Gabu. (José Saúde)

1. O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabu) - 1973/74, enviou-nos mais uma mensagem desta sua série.


As minhas memórias de Gabu 

Dois camaradas que se separaram na Guiné

Pedro Neves foi para Binta e eu para Gabu

Atesta a lonjura do tempo que o rótulo de uma amizade que teima em permanecer imutável entre dois velhos companheiros de armas, atravessam géneses de uma eternizada camaradagem, e predispõem-se de forma clara a tecer comentários vantajosos entre sexagenários que se conheceram nos verdes de uma juventude irreverente, onde a sua condição militar ditou uma estima que se mantém, e manterá, indestrutível.

Reconheço que durante a minha vida militar travei inúmeros conhecimentos com novos camaradas e desse rol de personagens com os quais mantive contatos pessoais nesses velhos tempos, alguns deles existem que permanecem patentes na montra das nossas excêntricas recordações.

José Pedro Neves é um camarada com o qual me cruzei no curso de Operações Especiais/Ranger em Penude, Lamego, sendo que quis o destino que tivéssemos sido no curso seguinte cabos milicianos do 1º grupo de cadetes e o Daniel, um camarada de Cabo Verde que conheci no CISME, Tavira, o aspirante.

Ditou a bolinha do acaso que a fortuna, com a qual fomos contemplados, nos encaminhasse para uma comissão na Guiné. Uma mobilização que, na altura, se apresentava como cruel. Tratava-se, a meu ver, do princípio de uma nova rota militar e que usurpava maquiavélicas coincidências para dois jovens que não conseguiram ludibriar a malvadez do futuro. E lá fomos.

Partimos então para a ex-província ultramarina, designada por Guiné, no dia 2 de agosto de 1973, no mesmo avião que descolou de Figo Maduro, Lisboa, partilhámos o mesmo banco da nave, saboreámos a refeição servida a bordo, bebemos um copo e trocámos ideias sobre a sorte que nos esperava na guerra de além-mar.

Chegados ao aeroporto de Bissalanca fomos depois conduzidos para as instalações militares do QG, em Bissau. A receção foi cordial. Faltaram as passadeiras vermelhas para receber em apoteose os ilustres mancebos acabadinhos de aterrar em terra africana. Os barracões, como se lembram, estavam entolhados de camaradas, na generalidade já velhinhos na guerra, entre outros, e piriquitos que entretanto haviam aportado em solo guineense. Notava-se que o brilho das divisas dos novos guerrilheiros impunham uma hierarquia na plebe.

As camaratas, com camas sobrepostas, sugeriam desde logo o sentimento de uma desolação profunda sobretudo para os recém chegados. Procurámos o poiso, acomodamos a nossa bagagem e envidámos esforços no sentido de uma visita ao centro de Bissau. O objetivo era conhecer as novas paragens. E assim foi.

Entretanto fomos informados do horário das refeições que eram servidas no refeitório da messe de sargentos de fronte às nossas esplendidas “residências”, sendo que pelo meio das amenas cavaqueiras lá surgiam as brincadeiras do “piu-piu”. Sons jocosos emitidos pela velhada que parecia estar de partida para a metrópole depois de uma comissão que não lhes terá dado tréguas.

Lembrando essas famosas camaratas no QG, recordo que eram uma espécie de tudo ao monte e fé em Deus. Algumas das camas eram pomposamente ornamentadas com redes mosquiteiras. A malta de passagem pelas instalações, colocava a artimanha e por lá ficavam. Serviam depois de abrigos para os novos hóspedes. O zumbido agudo noturno dos mosquitos era ensurdecedor. Ali deparamo-nos de imediato com o clamor da primeira batalha.

Chegou o hora da despedida. O Pedro lá partiu rumo a Binta e eu a Nova Lamego, Gabu. Nas minhas novas instalações reencontrei outros dois camaradas que tiraram o curso de operações especiais/ranger comigo em Penude: o Rui Álvares e o Cardoso. Acontece que o Cardoso acabou por demandar para uma outra zona da Guiné, enquanto eu e o Rui permanecemos em Gabu.

Do Cardoso nunca mais tive informações. Perdi-lhe o rasto. Sei que era natural de Moimenta da Beira. Desejo que esta ausência poderá ter um fim em vista se porventura algum camarada que leia este meu pequeno texto me dê alvíssaras desse meu velho amigo. O Cardoso era, e é, um rapaz de estatura baixa. Gostava de reencontrá-lo tal como aconteceu há dois anos com o Rui. Com cabelos brancos, ou com falta deles como é o meu caso, reconhecemo-nos de imediato e lá veio um longo abraço. Ficou a certeza que nos voltámos a reencontrar e os telefonemas são agora constantes.

Interiorizando os contextos de as minhas memórias Gabu, realço a minha passagem pelas instalações do QG, em Bissau, afirmando convictamente que esse espaço foi visitado, e revisitado, por muitos camaradas que fizeram escala na capital guineense ao longo da sua comissão militar na guerrilha da Guiné, como foi o meu caso.

Curioso era a arquitetura dessas instalações. Mas como a sua utilidade era simplesmente casual, a malta acomodava-se como podia e não refilava com o que lhe era colocado à disposição. Lembram-se, camaradas? Toca a desafiar essas recordações e sacar cá para essas velhas lembranças.

Dessas minhas passagens breves pelo QG, recordo que numa das idas para o faustoso “resort”, encontrei um amigo de Beja, furriel dos comandos de nome Chico Dias, que me levou a provar um prato a que chamavam ninho de andorinha. Sei, e recordo muito bem, que o seu tempero era feito na base do muito gindungo africano. Escusado será dizer que o “sacana” do ninho de andorinha levou-nos a refrescar as gargantas com uma boa dose de cervejas. Não me lembro do fim, mas aquilo fez efeito, isso fez.

Camaradas, coisas dos nossos tempos da Guiné e quando éramos jovens com idade para mover montanhas!

Os putos: Eu e o Pedro Neves no dia da nossa chegada à Guiné

Um abraço camaradas deste alentejano de gema, 
José Saúde 
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 
____________
Notas de M.R.:

Vd. último poste desta série em: 


sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Guiné 63/74 - P12364: Notícias dos nossos amigos da AD - Bissau (33): Vinte e dois anos a trabalhar para o desenvolvimento integrado e sustentado... Convite e programa das comemorações, Bissau, 11/12/2013 (Isabel Miranda)



Vídeo (9' 24''), "AD Somos Nós" > Alojado no You Tube > ADBissau (2011) >  "Estas caras escondidas, são as que fazem a ONG AD atingir os seus objectivos." (Vídeo realizado, por Demba Sanhá, em 2011, por ocasião do 20º aniversário da AD - Acção para o Desenvolvimento).

É para estes amigos, guineenses e portugueses,  que vão as nossas palmas, na passagem de mais um ano de vida e de trabalho! Alguns deles são membros da nossa Tabanca Grande: Pepito, Isabel Levy Ribeiro, Domingos Fonseca, Tomané Camará. Infelizmente, estamos longe e não podemos estar convosco no dia 11/12/2013,  4ª feira, para partir mantenhas e desejar votos de felicidade e saúde para toda a equipa. Mas fazemo-lo daqui, de Portugal, com un abraço do tamanho da distância, apenas física, que nos separa. (LG)




Programa comemorativo dos 22 anos de atividade da ONG guineense AD - Acção para o Desenvolvimento.


1. Mensagem que nos chega da AD - Acção para o Desenvolvimento, assinada pela sua presidenta, Isabel Miranda, com data de hoje:

Caro Amigo


Por ocasião da celebração do seu 22º aniversário, a nossa organização, “Acção para o Desenvolvimento”, vai realizar-se,  no próximo dia 11 de Dezembro, quarta-feira, pelas 16h00, uma sessão de apresentação de alguns aspetos mais relevantes da sua atividade neste ano.

Com o importante apoio da União Europeia, a AD vai lançar  (i)  o “Guia dos Mamíferos do Parque Nacional de Cantanhez”;  (ii) um CD musical sobre “Cacheu, caminho de escravos”; e (iii) curtos filmes agrícolas sobre os programas em curso.

Nesta ocasião será inaugurado o Salão Nobre “Roberto Quessangue”, em homenagem a quem foi o Presidente da Assembleia Geral da AD e que representa para nós, pela sua estatura moral e cívica, um exemplo e uma referência.

Junto remetemos o programa da sessão, aproveitando a ocasião para o convidar a honrar-nos com a sua presença neste acto que tanto nos orgulha.

Certos de podermos contar com a sua digna presença, subscrevemo-nos com elevada estima e consideração.

Isabel Miranda

Presidente da AD
_________________

Nota do editor:

Guiné 63/74 - P12363: Ser solidário (155): Tabanca Pequena de Matosinhos apoia Associações de Costureiras da Guiné-Bissau (José Teixeira / AD)

1. Mensagem do nosso camarada José Teixeira (ex-1.º Cabo Enf.º da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70), com data de 28 de Novembro de 2013:

Carlos.
Junto link da AD com mais um projeto da Tabanca Pequena.
Agradeço que seja publicado no nosso blogue se julgares de interesse.
De notar que o objetivo principal deste projeto é fixar as jovens bajudas á sua terra através da criação de associações locais de costureiras que fomentem a aprendizagem e o fabrico de roupa, para as necessidades locais e eventualmente comercializarem para os grandes centros.
Atualmente estão criadas e em pleno funcionamento as Associações de Iemberém, Catesse e Cabedú, onde colocamos no principio deste ano 7 máquinas de costura.
(http://www.adbissau.org/tabanca-pequena-apoia-associacoes-de-costureiras)

José Teixeira


TABANCA PEQUENA APOIA ASSOCIAÇÕES DE COSTUREIRAS

A ONGD portuguesa “Tabanca Pequena” de Matosinhos, Portugal, acaba de conceder novo apoio para reforçar ou criar associações de costureiras na Guiné-Bissau.

Chegaram a Bissau 20 máquinas de costura que serão afetadas a diversas tabancas do litoral sul e norte do país, nomeadamente Iemberem, Catés, Colbuiá, Cacheu, Mata e para o Centro de Formação Rural de S. Domingos.

Realizar-se-ão cursos de formação para iniciadas, de reciclagem para as costureiras com alguma experiência, bem como o apoio à consolidação organizativa das mulheres para a produção de roupa, artesanato e objetos domésticos, que lhes permitirão obter mais recursos financeiros.

Esta metodologia de trabalho é integralmente apoiada pela Tabanca Pequena, que equaciona a possibilidade de vir a conceder ajuda a estas associações para a produção de lençóis, toalhas, fronhas, etc. para as zonas de ecoturismo.





____________

Nota do editor

Último poste da série de 21 DE NOVEMBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12324: Ser solidário (154): Já corre água na Tabanca do Poilão do Leão (José Teixeira)

Guiné 63/74 - P12362: Convívios (551): I Encontro dos "Errantes" da 3.ª Companhia do BCAÇ 4615/73 (Bassarel, 1973/74), acontecido no passado dia 8 de Setembro de 2013 em Lamarosa (António Tavares Oliveira)




1. Mensagem do nosso novo camarada António Manuel Tavares Oliveira (ex-Fur Mil da 3.ª CCAÇ/BCAÇ 4615/73, Bassarel, 1973/74), com data de 28 de Novembro de 2013:

Amigo Luís Graça
Mais uma luta vencida.
Consegui reunir as minhas tropas.
Levámos a efeito o nosso primeiro Encontro, no passado dia 08 de Setembro de 2013, na Quinta do Sobreiro, Lamarosa, que juntou 41 "Errantes".
Foi um dia memorável, que começou com a concentração, identificação dos presentes, missa e depois o chamado grande convívio, com as pernas debaixo da mesa.
Fomos 91 pessoas reunidas, umas mais comovidas do que outras, mas verificamos que todos e todas ficaram maravilhados com o reencontro.
Dizia uma esposa "realmente não fazia ideia do sentimento que vocês têm uns pelos outros. Vi lágrimas nos olhos de alguns de vocês".
Ficou já agendado o próximo encontro, para o qual já estou a trabalhar e já temos mais gente pronta a avançar.
Agradeço que coloques a foto do I Encontro da 3.ª Companhia do BCAÇ 4615.

Um abraço e até breve
António Tavares
____________

Nota do editor

Último poste da série de 27 DE NOVEMBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12350: Convívios (550): Almoço de Natal da Tabanca dos Melros, dia 14 de Dezembro, na Quinta dos Choupos, Fânzeres - Gondomar

Guiné 63/74 - P12361: Blogpoesia (361): "Ilusões" (António Eduardo Ferreira)

1. Mensagem do nosso camarada António Eduardo Ferreira (ex-1.º Cabo Condutor Auto da CART 3493/BART 3873, MansamboFá Mandinga e Bissau, 1972/74) com data de 27 de Novembro de 2013:

Amigo Carlos Vinhal
Porque nem só de balas, granadas, minas e outras se fez a guerra de muitos dos que passamos por terras da Guiné, hoje escrevi mais um pequeno texto, que deixo à tua consideração a sua publicação, ou não.

Recebe um abraço, e obrigado pelo trabalho que continuas a desenvolver.




Ilusões

Quando me chamavas amor. 
Não sei se chamavas?…
Também eu, quando dizia com doçura que te amava, não sei porque o dizia. 
Não raramente é ilusão o que nos faz sentir assim. 
O amor pode ser mais do que dizemos, pensamos ou julgamos sentir. 
O nosso, não passava disso mesmo, ilusão. 
O jardim em que supúnhamos viver, nunca teve flores, o sol que nos aquecia não era sol. 
A luz que nos envolvia, não era luz, mas sim o reflexo da ilusão em que nos deixamos enredar. 
Quando me chamavas amor, não sei se chamavas… 
Também eu dizia que te amava… 
Agora sei que não eras o meu amor 
Não renego o meu passado, nem lamento nada do que fiz! 
Mas se pudesse voltar atrás, do que fiz pouco faria, talvez fizesse alguém feliz

António Eduardo Ferreira
____________

Nota do editor

Último poste da série de 26 DE NOVEMBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12344: Blogpoesia (360): Quatro Baladas de Berlim, inéditas, com sons e cores de outono (J. L. Mendes Gomes, ex-alf mil, CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66)

Guiné 63/74 - P12360: Últimas Memórias da Guiné (Armor Pires Mota) (3): Diário de bordo - Manhã azul e Deus ao leme

ÚLTIMAS MEMÓRIAS DA GUINÉ - 3 

DIÁRIO DE BORDO 

Manhã azul e Deus ao leme

Por Armor Pires Mota (ex-Alf Mil da CCAV 488/BCAV 490, e Bissau e Jumbembem, 1963/65)

Manhã azul

18 Julho/63

Nunca abrira assim meus olhos tão arregalados para o que me rodeava, o mar ondulando. Ali era um mundo diferente, revoltado em ondas que, ferozes, se batiam até se desfazerem em espuma. Mas, para quê ter medo, se também o homem traz dentro do peito um mar de sargaços e destroços, estrelas e conchas, fundos e naufrágios, e que quer fugir dos litorais estreitos para, liberto, ir mais longe? O homem é um mar.

Menino de palmo e meio, marinheiro pobre do mar em poças de águas podres pelos caminhos ou no tanque da fonte, habituei-me cedo às rotas para mundos desconhecidos, aos naufrágios dos meus barcos, feitos de jornais esquecidos sobre a mesa. E, quando partia contente do regaço de minha mãe, ela me abençoava, a mim e aos meus barcos, com o seu olhar meigamente doce, com a sua esperança. Pelo menos, hoje não tenho medo do mar, porque ele nasceu comigo e me encheu a alma de peixes e limos, também de noites de espanto, e é assim que anda comigo de onda em onda. O mar não é maior do que a minha alma.

Nunca abrira assim meus olhos carregados de azul. A manhã que me veio, já o sol ia alto, não me trouxe andorinhas para pousarem nos ombros doridos do dia-a-dia e das horas soltas e vazias, nem pássaros para o sol da minha janela que ficou fechada aos campos verdes, aos caminhos do pó, ao grito vermelho das papoilas.

Corri o barco todo de ponta a ponta e fiquei a conhecer-lhe os cantos. Do convés admirei sempre o mesmo jogo branco das ondas em malmequeres de espuma e, mais ao largo, a seara imensa do mar, toda lavrada de azul. E subi ao mastro como velho marinheiro em busca de algumas estrelas. E nunca meus olhos ficaram tão cheios de água e azul, foram tão longe e se pegaram tanto ao céu…

(Jornal da Bairrada, 5 Setembro 1964)

************

Deus ao leme

Niassa, 21 Julho, 1963

Um enorme tubarão, listrado de verde-escuro, ora levanta o nariz, mostrando a dentuça terrível que não perdoa à presa, ora pinoteia a cauda, quando mergulha.
Seriam irmãos destes que nos abririam a goela, se Deus não pusesse a mão no leme, quando o cargueiro alemão, se ia a atravessar na rota do Niassa.

A noite de ontem era de breu e murada de um denso nevoeiro, tão cerrado que as luzes só a uma insignificante distância se deram a conhecer, conseguindo romper a escuridão medonha. Eram quatro horas da manhã e tudo dormia, uns a pensarem em cobras enroladas às palmeiras, outros a sonharem com macacos, saltando de ramo em ramo, de árvore em árvore, como os mais espertos bichos da terra, até fazendo-nos manguitos. Àquelas horas, seria o fim do mundo para nós, agarrados a alguma tábua de salvação ou de coletes de salvação enfiados nos ombros, ou os nossos restos mortais boiando naquele cemitério azul, agora da cor do nosso sangue. Está visto, a vida é um momento e num segundo se perde como gota de água na sede escaldante de um deserto ou se reganha com muita coragem ou muita sorte.

São três horas da tarde.
Sentados num monte de cordas grossas, jogam às cartas alguns soldados para esmoerem o tempo ou ainda a refeição e talvez, de saudade, falem de raparigas, das gajas boas, do cargueiro alemão e do desastre eminente.
- Se eu voltar, a Dores não me escapa. É uma boneca. Os seus olhos perderam-me – dizia um enquanto olhava, cheio de esperança a sorrir nos lábios, o crucifixo de ouro que trazia ao pescoço e ela lho havia dado na despedida.

- Sabes lá o dia de amanhã, a vida dá tanta volta.

Uma aragem quente, já há ares de África por ali, leva palavra, puxa palavra e põe gotas de água em tudo e quase nos abre a boca toda, porque sufoca, dançando com farrapos de nuvens um pouco por cima dos mastros. Dizem-nos que a Guiné está perto. Alguns põem-se a espiolhar o horizonte. De facto, era verdade. Quando o sol se escondeu, adormeceu tranquilamente por detrás de uma selva de palmeiras e outras árvores de grande porte. Lá longe, por detrás de uma ilha verde.

(Jornal da Bairrada, 19 Setembro 1964)

[Efectivamente, um percalço grave ia acontecendo na viagem no alto mar. Uma noite, o Niassa esteve na contingência de ser abalroado por um cargueiro alemão cujas luzes não conseguiam rasgar o muro do nevoeiro. Gerou-se algum pânico. Alguns chegaram a preparar os salva-vidas, as barcaças, para saltar para a água, mas, no último instante,os comandantes conseguiram evitar o embate que seria fatal para muitas centenas de jovens, entregues aos bichos do mar. A grande maioria, felizmente, só soube da notícia a meia voz no outro dia, neste caso, boa. Iam a dormir pesadamente].

(Continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 27 de Novembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12351: Últimas Memórias da Guiné (Armor Pires Mota) (2): Diário de bordo - Ó mar salgado!

Guiné 63/74 - P12359: Notas de leitura (539): "Guiné-Bissau Tera Sabi", Edição Tiniguena (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 4 de Julho de 2013:

Queridos amigos,
Por feliz acaso, encontrei este livro numa loja de comércio justo, aqui perto do Saldanha, em Lisboa.
Continuando a lamentar a ausência total de tascos onde possa saborear o meu incontornável pitchipatche, ao menos fico com a sugestão das imagens que melhor me fazem recordar as coisas boas da cozinha guineense. Segundo os autores, estas receitas foram recolhidas por ocasião dos eventos gastronómicos realizados no Bairro Belém e durante as pesquisas da gastronomia tradicional crioula, fula e manjaca promovidas pelo Centro de Recursos do Espaço da Terra.
A apresentação gráfica é inexcedível. É pena que não nos possamos ajuntar à volta de uma mesa com estes sabores…

Um abraço do
Mário


O essencial da gastronomia tradicional guineense

Beja Santos

O livro “Guiné-Bissau Tera Sabi”, Edição Tiniguena, Bissau, 2008 pode ser adquirido nas lojas de comércio justo. Segundo se escreve na introdução, é fruto de três anos de recolha e compilação de receitas da cozinha tradicional, a cargo da organização não-governamental Tiniguena, no âmbito de um projeto em parceria com o CIDAC, o IPAD, Oxfam Novib, Inter Pares e financiamento da Comissão Europeia. O objetivo é dar a conhecer ao grande público os sabores e saberes associados à gastronomia guineense. Do mosaico cultural que é a Guiné foram selecionadas receitas da cozinha crioula, manjaca e fula. A culinária crioula tem uma vocação nacional, é fruto da mestiçagem dos paladares das etnias que povoam tradicionalmente a Guiné-Bissau. Os crioulos estão presentes sobretudo nas cidades e nas zonas que sofreram maior influência da colonização portuguesa, em particular Bissau, Bolama, Cacheu, Farim e Geba. A gastronomia manjaca tem fama, os manjacos habitam predominantemente na zona costeira, no Norte da Guiné-Bissau (região de Cacheu), utilizam muito os frutos do mar na confeção dos seus pratos, onde o óleo de palma é omnipresente. Em contraste, os fulas, mais presentes no interior do país (Gabu, Boé e Bafatá) onde os recursos tendem a escassear, fazem uso de diversos cereais e de uma grande variedade de plantas que cultivam nos quintais ou extraem do mato, tornando a sua alimentação mais rica e equilibrada em termos nutricionais. E que dizer dos sabores? Aqui aparecem o sabor ácido do limão lima e o picante da malagueta, sobretudo. E que receitas? Algumas do melhor que há: do caldo de chabéu com manga verde, à poportada de ostras com carne de porco salgado, brindje de fundo com porco-espinho, badadji di siti ku liti, muni de milho preto, canja de kacry com escalada.

Entre as razões que justificam a Guiné-Bissau não ter graves problemas alimentares decorre da maneira sábia como tudo se aproveita. É o caso dos frutos do mar. As populações que habitam nas zonas costeiras, como os bijagós, balantas, felupes e manjacos, recorrem geralmente aos frutos do mar e ao pescado, consomem-nos frescos, fumados ou secos. Destacam-se o kacry, o caranguejo, as ostras, o combé, o lingron, o gandin, a karmussa. As populações do interior, em particular os fulas, mandingas e oincás, bem como os nalus, beafadas e tandas, recorrem a raízes, tubérculos, folhas, flores e frutos silvestres como complemento nutricional, é o caso do inhame-do-mato e das folhas de cabaceira.

E pronto, cada um que se amanhe, o livro tem sabores para todos os gostos, com ostras, corvina, caranguejo, os deliciosos caldos de mancarra, a bica grelhada, a galinha à cafriela, o caldo de chabéu com galinha da terra, cuscuz e filhoses. As receitas trazem o tempo de preparação, o grau de dificuldade e o modo de preparação, está belissimamente ilustrado, cada uma das receitas é uma tentação. Antes do receituário, há dois textos convidativos para entender o meio e os recursos naturais da Guiné-Bissau e a chave explicativa do paladar tradicional guineense.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 25 DE NOVEMBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12338: Notas de leitura (538): Atlas da Lusofonia - Guiné-Bissau, editado pelo Instituto Português da Conjuntura Estratégica e do Instituto Geográfico do Exército (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P12358: Roteiro de Bafatá, a doce, tranquila e bela princesa do Geba (Fernando Gouveia) (5): O café do sr. Teófilo (Parte I): um homem reservado, de poucas falas, e com um passado mal conhecido (Manuel Mata / Luís Graça / Humberto Reis / Maltez da Costa)


Guiné > Zona Leste > Bafatá > 1970 > Rotunda à entrada de Bafatá e o Café do Teófilo (pai da Ritinha), ao fundo. Em frente ao Teófilo, morava o meu camarada e amigo Fernando Gouveia.


Foto (e legenda): © Manuel Mata (2006). Todos os direitos reservados


1. Já aqui temos falado aqui, mais do que uma vez, do Café do Sr. Teófilo, em Bafatá... Alguns leitores poderão querer  saber quem era, afinal,  esse senhor que se cruzou connosco...

Para quem passou pelo leste, e inevitavelmente por Bafatá, em pleno coração do "chão fula", o nome do sr. Teófilo pode dizer qualquer coisa... Mas o seu café, já fora do núcleo central da cidadezinha colonial de Bafatá, à saída para Bambadinca, na Tabanca da Rocha, poderá ser menos conhecido... Não era sítio de paragem de todos os que estiveram em Bafatá, ou iam a Bafatá, em serviço ou em lazer.

Em contrapartida, era frequentado pelo pessoal do setor L1 (Bambadinca, Xime, Mansambo, Xitole), e nomeadamente pelo pessoal metropolitano da CCAÇ 12 que, mais ou menos de mês a mês, conforme a frequência e a intensidade da actividade operacional, ia a Bafatá com três ou quatro  propósitos  simples: (i) comer o seu bifinho com batatas fritas e... "ovo a cavalo", supremo luxo! (em geral na Transmontana, um refeição que custava qualquer coisa como 25 pesos, o equivalente à "diária" de um militar); (ii) visitar as amiguinhas do Bataclã (que às vezes também iam a, e ficavam em,  Bambadinca, em visita de cortesia...); (iii)  fazer compras na Casa Gouveia ou outras casas comerciais; ou simplesmente (iv) distrair a vista pelas montras da civilização...  Enfim, um ou outro andava a tirar a carta na escola de condução local.

Com cerca de 4 mil habitantes (no princípio dos anos 60), Bafatá era a sede de concelho do mesmo nome e a segunda maior cidade da Guiné (passou de vila a cidade em Março de 1970!)... De Bambadinca a Bafatá,  a estrada era alcatroada ... e podia-se acelerar! Uma verdadeira autoestrada de 30 km.!... As preocupações com a segurança eram mínimas e houve acidentes, rodoviários, de maior ou menor gravidade! [vd. foto aérea, à direita, do Humberto Reis, c. 1970]

O Teófilo já foi aqui evocado, em 25 e 26/3/2006,  pelo seu amigo Manuel Mata, ex-1º cabo apontador de CCM47, integrado no Esquadão de Reconhecimento Fox 2640 (Bafatá, 1969/71), e que vive no Crato, Alto Alentejo, sendo membro da nossa Tabanca Grande desde essa altura:

 "Café do Teófilo: À saída de Bafatá, na estrada para Bambadinca. Este homem era sobrevivente de um grupo desterrado para a Guiné nos anos 30. No período da guerra era apontado como sendo informador do IN. Foi pessoa com quem me dei particularmente bem, pois tinha pelos alentejanos (em especial de Portalegre) um carinho especial. Era sítio que eu visitava com alguma regularidade, tomava-se uma cerveja gelada, com alguma descrição, acompanhada de uma breve conversa. Era uma pessoa de parcas palavras" (*).

Mandei, nessa altura, em 25 de março de 2006, a seguinte mensagem ao Manuel Mata:

"A história do Teófilo intressa-me. Eu julgo que ele era das Caldas da Rainha, do Oeste (eu sou da Lourinhã). Seria ? Fiquei com essa ideia, das minhas conversas (escassas) com ele... Eu ia lá algumas vezes, recordo-me da filha [, a Rita]. Ele era de poucas palavras (acrescentei eu, à tua legenda).

"Sabes o motivo por que foi desterrado (ou deportado, como se dizia na época) para a Guiné ? Por razões políticas ? Seria ? Terá estado envolvido nalgum movimento de contestação ao Estado Novo nos anos 30 ? Recorde-se que em 1936 foi criado o campo de concentração do Tarrafal, em Cabo Verde, e que entre 1916 e 1939, mais de 15 mil portugueses foram presos e, muitos deles, deportados (para as ilhas adjacentes e colónias) por razões políticas, segundo estimativa do historiador Fernando Rosas (**)...

"De facto, no meu tempo, ele já tinha 40 anos de Guiné [e já deveria ter  cerca de 60 de idade]... Nunca aprofundei essa história. Voltaste a saber dele ? Vou perguntar também ao meu camarada Humberto Reis, da CCAÇ 12" ...


2. Informações adicionais do Manuel 
Mata [, foto à direita, em Santa Magarida,]
sobre o Teófilo, publicadas em 25/3/2006 (*):

No que respeita ao Sr. Teófilo, soube em certa altura, após o 25 de Abril de 74, suponho que por um dos meus amigos de Castelo Branco, donde a esposa do senhor era natural, que a Ritinha e o irmão (furriel na altura, em Bissau) viviam em Lisboa.

Quando cheguei a Bafatá, em Novembro de 1969, alguém me disse:
– O fulano ali do café procura militares de Castelo Branco e de Portalegre. 

Lá fui eu e dois companheiros de Castelo Branco, acabámos por jantar com o senhor. Posteriormente em conversas havidas, recordo de me contar que era sobrinho do Sr. Tapadinhas, proprietário da Tipografia Tapadinhas, em Portalegre.

Contou-me que tinha sido desterrado para a Guiné no inicío dos anos trinta, num grupo de 40 elementos dos quais restavam três à data, estando ele e um outro em Bafatá de quem não me recordo o nome – sei que tinha uma taberna na Tabanca [da Rocha] entre a casa dele e o Hospital, e foi pessoa com quem , de resto, privei algumas vezes, para ouvir os programas em Português da BBC de Londres.

Sei que o Sr. Teófilo tinha vindo à Metrópole apenas duas vezes, tinha uma estima profunda pelos Guineenses, pois foi esse povo maravilhoso que o tratou de inúmeras doenças, e só assim conseguiu sobreviver.

Deu-me muitos conselhos, contou-me muita coisa confidencial, mas nunca quis falar da razão que deu origem ao seu desterro. Sempre respeitei a sua vontade, não o pressionando.

Manuel Mata

3. Comentário de L.G.:

[Foto à esquerda, de Fernando Gouveia: "1970 - A minha casa (pintada de verde) e o restaurante do Sr. Teófilo (junto da camioneta vermelha)]

Esta história é fantástica: o Manuel Mata veio-me refrescar a memória. Lembro-me muito bem do velho Teófilo, que era apontado, no meu/nosso tempo (1969/71) com um caso excepcional de sobrevivência de um europeu às duras condições da Guiné: ele sobreviveu a tudo, o paludismo, a bilharziose, a doença do sono e tantas outras doenças tropicais; enfim, e sobretudo, sobreviveu ao isolamento, ao desterro, ao abandono... 

Como todos os brancos (em especial, comerciantes e poucos) que eu conheci  na Guiné, o Teófilo tinha fama de estar feito com o IN (ou, noutros casos, era-se inevitavelmente suspeito de ser informador da PIDE/DGS, como era o caso de um comerciante de Bambadinca, cuja casa frequentei /frequentámos algumas vezes)...

Devo, contudo, dizer que não me recordo de ter visto os agentes da PIDE/DGS de Bafatá no Café Teófilo... No Restaurante Transmontana, sim...(Mas posso estar a fazer confusão ao fim destes anos todos: numa destas casas conheci um ou mais agentes da PIDE/DGS de Bafatá...  Um deles tinha sido agredido, em serviço, numa tabanca, iam-lhe cortando o nariz, à dentada, e vociferava contra o Spínola e a sua política).

De qualquer modo, o Manuel Mata, que passou a sua comissão em Bafatá (, era seis meses mais novo do que eu...) e, além disso,  era visita da casa do Teófilo, sabe mais histórias sobre este grupo de deportados que não nos quis, na altura,  contar, por razões que eu entendo e respeito... Presumo que se tratava de homens, na altura jovens, que não morriam de amores pelo Ditadura Militar e depois pelo Estado Novo. Como se dizia na época,  deveria ser gente  do reviralho... E daí a suspeita, se calhar injusta,  de pactuarem (ou simpatizarem) com o IN (leia-se: os turras)... Em suma, o sr. Teófilo era visto com reservas pela tropa de Bafatá... Enfim, é pelo menos uma primeira conclusão que eu posso tirar...

Eis, entretanto,  o que o Humberto Reis me esclareceu sobre o café do sr. Teófilo: 

"Do Teófilo apenas me lembro de que era lá que se formava a coluna de regresso a Bambadinca, por isso aí se bebiam os últimos copos. Também me recordo que a filha, Rita, trabalhava nos correios lá em Bafatá e que a balança se queixava, cada vez que ela se punha lá em cima (era uma miúda nova mas já bastante forte para a idade). De resto já não me recordo de mais nada".

Mas há muito mais malta, da nossa Tabanca Grande, que esteve em (ou passou por) Bafatá, que gastava lá o patacão (vd. imagem acima, de uma nota de 50 pesos!), para além do Manuel Mata (Esq Rec Fox 2640), do pessoal da CCAÇ 12 (eu, o Humberto, o Tony Levezinho, o Joaquim Fernandes), do Fernando Gouveia (Comando de Agrupamento nº 2957, 1968/70) (que, de resto, viveu quase dois anos numa casa em frente ao café do sr. Teófilo), etc.

O Teófilo, cuja memória evoco com respeito (hoje se fosse vivo andaria perto dos 100 ou mais), fez-me lembrar-me o caso dos lançados... Eram tipos (desde os condenados pela justiça do rei aos aventureiros, aos judeus, aos ‘assimilados’, etc.) que desde o tempo de D. Henrique eram literalmente lançados, sozinhos, com a missão de explorar, por sua conta e risco, a costa da África Ocidental, os países subsarianos, até à próxima viagem das caravelas ... Eram, na época dos Descobrimentos, em meados do séc. XV, uma espécie de guias e picadores, de espiões, de antropólogos, de embaixadores, de bandeirantes, verdadeiros líderes (no sentido em que iam à frente, para conhecer e mostrar o caminho)… Também eram conhecidos por tangomaus

Nem sempre foram bem vistos pela autoridade régia (que pretendia manter o monopólio do comércio com a África Ocidental, enquanto os lançados também farão, mais tarde, negócios com os ingleses, os franceses e e os holandeses) nem muito menos pelos missionários que os acusavam de estarem completamente cafrealizados, vivendo em poligamia, no pecado, à maneira dos cafres...

Estamos a falar ainda do Séc. XV… Os nossos amigos e camaradas estão a imaginar serem lançados, por exemplo,  na foz do  Rio Corubal, com uma missão (contactar os povos da margem direita do Corubal) e uma promessa sem garantia (a de voltar a casa no ano seguinte ?)

Estas são outras histórias do Império que muitos de nós desconhecem... Sobre os Lançados, vd. Dicionário de História dos Descobrimentos Portugueses (ed lit Luís de Albuquerque). Vol II. Lisboa: Círculo de Leitores. 1994.582-584. Ver também o texto do senegalês Mamadou Mané - Algumas observações sobre a presença portuguesa na Senegâmbia até ao séc. XVII, publicado na Revista ICALP, vol. 18, Dezembro de 1989, pp. 117-125, disponível em formato pdf na página do Instituto Camões. (**)


4. Comentário de Maltez da Costa, ex-1º cabo radiotelegrafista do STM, que esteve nos Esq Rec Fox 2350 e 2640  (Bafatá, 1968/70) (*)

A tabanca do sr.Teófilo, esposa, filho e filha, funcionava como café e restaurante, durante 24 meses (junho/68 a Julho 1970). Era lá que eu gastava as minhas parcas economias e,  quando não havia dinheiro, havia sempre o rol de fiados.

Era uma família simpática! Recordo com muita clareza, embora já se tenham passado 40 anos, as suas fisionomias. Não é verdade que a PIDE/DGS não frequentava o seu estabelecimento, pois foi lá que conheci dois dos seus elementos com quem tive alguns problemas e lá foram resolvidos com a ajuda de um camarada de Guimarães.

Na altura dizia-se que o Sr. Teófilo tinha chegado à Guiné para trabalhar como ajudante de veterinária e só depois da chegada da nossa tropa é que se fixou em Bafatá. Desconheço se é verdade ou mentira. 

Inicialmente eu dormia no Comando de Agrupamento [nº 2957] e trabalhava no posto de rádio junto à messe dos Sargentos. Mais tarde mandaram-me definitivamente para o Esquadão de Reconhecimento Fox (Cavalaria). Quando lá cheguei,  em Junho de 1968, já lá estava um Esquadrão [Esq Rec Fox 2350], quando me vim embora em Julho de 1970, lá ficou outro [Esq Rec Fox 2640]. Em ambos fiz amigos que gostaria de voltar a ver ... de certeza que já não os conheço ... foram 40 anos de separação.

Se alguém se lembrar de mim, que entre em contacto comigo, um abraço a todos e o desejo de uma longa vida na companhia dos filhos, netos e bisnetos. Maltez da Costa, 1º cabo radiotelegrafista do STM (jose.m.costa@sapo.pt)

(Continua) (***)
____________

Notas do editor

(*) Vd I Série, postes de

25 de Março de 2006 > Guiné 63/74 - DCLII: Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Bafatá, 1969/71) (Manuel Mata)

26 de Março de 2006 > Guiné 63/74 - DCLIV: Bafatá: o Café do Teófilo, o desterrado
(**) Segundo o historiador Fernando Rosas, o número de deportados nas ilhas e nas colónias, em finais de 1931, meados de 1932, entre oficiais, sargentos praças e civis, era de 1421 (a maior parte em Angola, Timor, Cabo Verde e Açores).

Na Guiné, o número de deportados reviralhistas (opositores ao regime instalado em Portugal depois do golpe militar de 28 de Maio de 1926) era de 46, dos quais 18 oficiais, 5 sargentos, 5 praças e 18 civis... Será que entre estes civis poderia estar o nosso jovem Teófilo ? Recordo-me do Teófilo me ter sempre falado de um grupo original de 40 portugueses que veio para a Guiné, e de que ele era já (em 1969/71) um dos últimos sobreviventes. Julgo que mais tarde (se não mesmo logo em 1932) ele e os seus companheiros de infortúnio terão beneficiado de uma amnistia.

Fonte: História de Portugal (ed. lit. José Mattoso), Vol. 7: O Estado Novo (1926-1974). Lisboa: Circulo de Leitores 1994. 209.

(***) Último poste da série > 28 de novembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12357: Roteiro de Bafatá, a doce, tranquila e bela princesa do Geba (Fernando Gouveia) (4): Pista e Tabanca da Rocha (fotos nºs 4, 5 e 8)

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Guiné 63/74 - P12357: Roteiro de Bafatá, a doce, tranquila e bela princesa do Geba (Fernando Gouveia) (4): Pista e Tabanca da Rocha (fotos nºs 4, 5 e 8)

      






Guiné > Zona leste > Bafatá > c. 1968/70 > Foto nº 8 > Tabanca da Rocha


Foto (e legenda): © Fernando Gouveia (2013). Todos os direitos reservados.


FOTO 8 > Parte da Tabanca da Rocha – Bafatá.

1 – Pista.

2 – Alpendre que servia de terminal.

3 – Casa do Sr. Teófilo.

4 – Estrada para Bambadica.

5 – O Bataclã, como agora é referido, ficava numa destas moranças.

6 – Avenida principal.

7 – Comando do Agrupamento.

8 – Esquadrão de Cavalaria.

9 – Posto de meteorologia (sem certeza).



Guiné > Zona leste > Bafatá > c. 1968/70 > Foto nº 5 > Grande parte da Tabanca da Rocha – Bafatá, com a mesquita, por acabar, ao centro, e a rua que vai ter junto da casa do Sr. Teófilo.

Foto (e legenda): © Fernando Gouveia (2013). Todos os direitos reservados.







Guiné > Zona leste > Bafatá > c. 1968/70 > Foto nº 4 > Pista e Tabanca da Rocha

Foto: © Humberto Reis (2006). Todos os direitos reservados.( Legenda: Fernando Gouveia)


FOTO 4 > Foto de Humberto Reis, de grande parte da Tabanca da Rocha – Bafatá.

1 – Pista.

2 – Alpendre que servia de “terminal” do “aeroporto”.

3 – Campo de futebol do Sport Club de Bafatá.

4 – Mesquita.

5 - Trilho (legenda incompleta)

6- Rio Colufe, afluente do Rio Geba


Fotos (nº 5 e 8) do álbum do Fernando Gouveia

[, ex-alf mil rec inf, Cmd Agr 2957, Bafatá, 1968/70;

autor do romance Na Kontra Ka Kontra, Porto, edição de autor, 2011;

é arquitecto, e vive no Porto;

foto atual à esquerda]





____________

Nota do editor:

Último poste da série > 26 de novembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12343: Roteiro de Bafatá, a doce, tranquila e bela princesa do Geba (Fernando Gouveia) (3): Foto nº 3: Parte colonial da cidade (continuação)