sábado, 11 de janeiro de 2014

Guiné 63/74 - P12573: O nosso livro de visitas (175): Era amigo do malogrado Carlos Alberto Graça Gonçalves, em Alfama, o "Manjerico" e, na Ponte Caium, o "Charlot", do 3º Gr Comb / CCAÇ 3546 (Piche, 1972/74) (Artur Barata)

1. Dois comentários do Artur Barata (que está a seguir o nosso blogue e que foi combatente em Angola, na 3ª C / BCAÇ 4515/73) [, foto à direita]:


(i) Comentário ao poste P6042 [Tabanca Grande (209 ): Jacinto Cristina...


Amigo [Jacinto Cristina],  fiquei feliz por o ter encontrado, sendo da CCAÇ  3546 e BCAÇ 3883.
Pois eu também sou um antigo combatente, mas o que me leva a escrever é porque um amigo meu dessa companhia faleceu aí na Guiné no dia 14 de junho de 1973: era o Carlos Alberto Graça Gonçalves, natural de Lisboa, Alfama , conhecido entre os amigos como Manjerico.

Ele era meu amigo de infância. Quando ele veio passar férias, um pouco antes da sua morte, tivemos juntos uns dias, pois eu estava em Santa Margarida a tirar o IAO para ir para Angola. Por isso não pude ir ao seu funera.

Ele esta no Alto São João no Talhão dos combatentes, já lá fui prestar a minha Homenagem. Mas o que eu queria saber é se tem alguma foto dele ou se sabe dar o contacto de alguém que tenha.

Já agora a morte dele foi numa operação ou numa coluna ?


(ii) Comentário ao poste P8061: (De)Caras (7): Reconstituição...

Agora acabei de saber que o Carlos Alberto Graça Gonçalves tinha a alcunha, na vossa companhia, do Charlot. Para mim era um irmão e era em Alfama o Manjerico. Nas férias dele convivemos bastante e quando nos despedimos ele ia para aí, para a Guiné, e eu para Angola. Ele fartou-se de jurar e a dizer que não queria voltar. E eu fui um dos culpados porque nunca pensei que vinha o 25 de Abril. Sei que tem uma filha, que a vi nesses dias e nunca mais a vi.


Grande amigo grande irmão, que saudades, uem tiver uma foto dele por favor enviem para arturbarata18@gmail.com

Um abraço para todos os companheiros de guerra.

Atentamente, Artur Barata.

PS - Se quiser ver o site feito por mim,  da minha companhia,  a 3ª CCAÇ / BCAÇ 4515/73,  aqui vai o link http://companhiadecacadores4515.blogspot.pt/





Guiné-Bissau > Região de Gabu > Piche > Ponte Caium > Memorial aos mortos da CCAÇ 3546 (1972/74): "Honra e Glória: Fur Mil Cardoso, 1º Cabo Torrão, Sold Gonçalves ["Charlot"], Fernandes, Santos, Sold AP Dani Silva. 3º Gr Comb, Fantasmas do Leste. Guiné- 72/74"...

O Fur Mil Op Esp Amândio de Morais Cardoso, natural de Valpaços, morreu aqui, vítima de uma aramdilha que ele montava e desmontava com regularidade, na margem do rio...A trágica ocorrência foi no dia 19 de Fevereiro de 1973. Os restantes morreram numa emboscada entre a Ponte Caium e Piche, 14/6/1973..


Foto: © Eduardo Campos (2010). Todos os direitos reservados

_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 27 de dezembro de 2013 >  Guiné 63/74 - P12512: O nosso livro de visitas (174): Camarada não identificado, pertencente ao Pel Caç Nat 61 de Cutia, comandado pelo ex-Alf Mil Simeão Ferreira que hoje é médico nas Termas de Monte Real

2 comentários:

Luís Graça disse...

Resposta, por emmail, ao Artur Barata, envaiada ontem:

Artur:

Obrigado. Vou-te apresentar à filha do Jacinto Cristina (ele não tem mail), bem como aos camaradas Carlos Alexandre (que vive em Peniche) e Florimundo Rocha (que vive em Lagoa... Os três estivberam na Ponte Caium e pertenciam ao mesmo Gr Combate... Vou-lhes perguntar por uma foto do "Charlô"...Vou ver melhor, no arquivo fotográfico do Jacinto, mas parece-me que não tenho nenuma foto do teu malogrado amigo, o Carlos Gonçalves...

Vê a foto de grupo que está aqui, pode ser que reconheças o Gonçalves:

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2011/12/guine-6374-p9210-decaras-9-ainda.html

E procura nos nossos descritores:

Ponte Caium

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/search/label/Ponte%20Caium

CCAÇ 3546

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/search/label/CCA%C3%87%203546

E ainda três camaradas que são membros da nossa Tabanca Grande:

Jacinto Cristina,

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/search/label/Jacinto%20Cristina

Florimundo Rocha,

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/search/label/Florimundo%20Rocha

Carlos Alexandre

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/search/label/Carlos%20Alexandre

Um abração. Obrigado por seguires o nosso blogue. E parabéns pelo teu. Luis Graça

Sotnaspa disse...

Eu conheci o Gonçalves como é habito dizer de (raspão), foi em Nova Lamego, e porque o meu compadre Victor Graça também era amigo dele desde não sei quando, o Graça têm uma tia materna que ainda hoje vive em Alfama.
Precisamente em Nova Lamego quando o Gonçalves vinha de férias (e para o pessoal ainda mais a Leste do meu chão) era obrigatório passar pelo meu resort e foi aí que o meu compadre e amigo encontrou o Gonçalves, fomos beber umas bejecas, o mesmo se passou no regresso, depois, depois... recebemos a noticia uns dias mais tarde, puta de guerra aquela.

Um alfa Bravo do
ASantos
SPM 2558