sábado, 1 de fevereiro de 2014

Guiné 63/74 - P12664: História de vida (37): O AVC é uma doença subtil que chega sem avisar (José Saúde)

JOSÉ SAÚDE NO PROGRAMA "CONSIGO" DA RTP2

Exemplo de vida de um velho combatente da Guiné

Fui, sou e serei sempre a mesma pessoa

A propósito da sua aparição, hoje, no programa "Consigo" da RTP2, recebemos esta mensagem do no nosso camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp da CCS do BART 6523, Nova Lamego, 1973/74:

Camaradas
Recuso, tal como sempre recusei, hastear uma bandeira que tentou limitar-me a liberdade.
Uma liberdade que muito prezo e que me faz reviver tempos áureos onde a minha força moral e anímica me catapultaram para espaços quiçá impensáveis.

Assumo:
Fui Ranger e antigo combatente na nossa Guiné.
O blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, abriu-me uma janela que, na minha conceção, projetaram as minhas narrativas para um plano que hoje considero francamente divinal.

A madrugada do famigerado dia 26 de julho de 2006, carimbou-me com a chancela de acidentado, mais um, de AVC.
Recusei caminhar na fatídica viagem daqueles que nesse ano fizeram parte da estatística que partiram para a eternidade.
Segundo os dados oportunamente recolhidos junto a fontes fidedignas, 50 por cento morreram e os outros 50 por cento ficaram neste cosmos terrestre para contarem essa horrenda aventura.


"AVC NA PRIMEIRA PESSOA" foi uma obra por mim lançada a público e que refere na realidade um exemplo de vida deste velho combatente na sempre nossa Guiné.

Um exemplo que ficou explícito numa reportagem no Canal 2 da RTP, programa consigo, no pretérito sábado, 1 de fevereiro, e que mostrou à sociedade esta enorme força que existe no interior do meu ego.

Com a devida vénia ao Programa "Consigo" da RTP2 e um obrigado ao nosso camarada António da Rocha e Costa que partilhou este vídeo no seu facebook. Para ver clicar aqui

Este vídeo da reportagem enviado pelo meu/nosso camarada e amigo Carlos Vinhal, é, no fundo, também uma mensagem que deixo aos camaradas que cruzaram, tal como eu, transversalmente o território da Guiné, alertando-vos que o AVC é uma doença subtil e que chega inesperadamente sem avisar.

Vejam que o vosso camarada Zé Saúde, não obstante a sua debilidade física, é e será eternamente um amigo e com a minha mente sã.

Abraço, camaradas
Zé Saúde
____________

Nota do editor

Último poste da série de 14 DE SETEMBRO DE 2012 > Guiné 63/74 - P10382: História de vida (36): Nha mininu Zé Manel - uma visita à escola do padrinho (Manuel Joaquim)

2 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro camarada José Saúde

Muito bom, meu amigo.
A força de vontade e a tua perseverança são um bom exemplo da atitude que se deve tomar perante as dificuldades que a vida nos vai colocando.

A parte que te disse respeito no programa foi de apenas uns minutos mas acho que, para quem viu, ficou com a mensagem essencial.

Caro amigo, continua com a tua boa disposição e determinação. Todos poderemos ganhar com isso. Tu, obviamente, e os outros porque podem sempre ter um farol, um exemplo.

Abraço
Hélder S.

José Botelho Colaço disse...

Gostei de ver o José Saúde, parabéns pela tua vitória nesta luta diária.

Um abraço
Colaço.