segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Guiné 63/74 - P12769: In Memoriam (183): Relembrando o nosso camarada Fernando Rodrigues (1933-2013), Sargento Chefe Ref, natural de Lagoa, que integrou a CCAÇ 5 (Arménio Estorninho / José Martins)

1. Mensagem do nosso camarada Arménio Estorninho (ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas, CCAÇ 2381, IngoréAldeia Formosa, Buba e Empada, 1968/70), enviada ao outro nosso camarada José Martins que por sua vez a encaminhou para o nosso Blogue:

Caro José Martins, Saudações Amigas. 
Conforme o combinado via telefone, junto remeto as fotos devidamente numeradas e com as referências que me são possíveis. 
O Luís Graça solicitou, em comentário, fotos obtidas na Guiné pelo falecido SChefe Fernando Rodrigues, com a finalidade de ser formalizada a titulo póstumo a sua entrada no Blogue Tabanca Grande. 

Os melhores cumprimentos, 
Com um abraço 
Arménio Estorninho


Foto 01: José Martins e Fernando Rodrigues 



Fotos 02, 03 e 04: Com nº (02 e 03) foram reveladas pelo mesmo fotógrafo, porque estão recortadas pela mesma guilhotina. As fotos 03 e 04, têm também em comum o camarada de bigode. Almoços em Messes



Fotos 05, 06 e 07: Marco Fronteiro 69, Pirada, jogo de futebol


Fotos 08 e 09: Sargento Rodrigues acompanhado por camaradas, com dedicatória de “Um velhote entre os velhotes” e na outra estando sentado num banco, não tenho outra referência

Foto 10: Revelada em Bissau, o camarada de pé parece que tem Galões de Alferes ou de Tenente  

Foto 11: Sargento Rodrigues pescando num rio e junto à vedação de arame farpado de um Aquartelamento (Bula, Bolama?). Faz a dedicatória de “Um dia de pescaria junto ao quartel, com atenção distingue-se o arame.” Esta foto foi revelada no mesmo laboratório onde se realizaram as que têm os nº (02 e 03) porque fora recortada com a mesma guilhotina


Fotos 12 e 13: Foram reveladas num laboratório em Bissau, sendo comum a camisa de xadrez  

Foto 14: Na sua dedicatória, “com uns rapazes amigos.” Uma evacuação aérea “Teves” 

Fotos: © Arquivo Pessoal do Sargento Fernando Rodrigues
Legendas: Arménio Estorninho
Editadas por: Carlos Vinhal

Arménio Estorninho

************

2. Apontamento do nosso camarada José Marcelino Martins, ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70:

Dos meus registos, sobre a CCaç 5 - Gatos Pretos, consta:

Fernando dos Santos Rodrigues, 2º Sargento de Infantaria, NM 50151111, natural de Lagoa, prestava serviço no Regimento de Infantaria 4 quando foi mobilizado.

- Foi aumentado ao efectivo da Companhia em 20 de Junho de 1969, assumindo as funções de Encarregado do Material de Aquartelamento e de Guerra, assim como a responsabilidade dos serviços de secretaria na ausência do 1.º Sargento.

- Foi louvado pelo Comandante de Companhia em Ordem de Serviço n.º 17 datada de 21 de Março de 1970: “porque prestando serviço na Companhia há nove meses tem desenvolvido um trabalho excepcional no sentido da regularização de todas as cargas de material da Companhia, graças à sua competência, honestidade, qualidades de trabalho e sentido do dever. Muito disciplinado e disciplinador, metódico e com apurado sentido de organização, respondeu ainda pela Companhia na ausência do 1.º Sargento, com tal eficiência e sem prejuízo dos serviços do antecedente a seu cargo. Mercê das suas extraordinárias qualidades pessoais e profissionais, soube o 2.º Sargento RODRIGUES granjear a estima e consideração de inferiores, camaradas e superiores, pelo que os serviços prestados à Companhia são considerados excepcionais e de muito valor. O Comando da Companhia considera-o pois como o seu mais precioso auxiliar administrativo, pelo que o aponta como exemplo a seguir”.

O referido louvor foi considerado como tendo sido conferido pelo Comandante do Batalhão de Caçadores 2893, sendo publicado em Ordem de Serviço n.º 76 datada de 31 de Julho de 1970, e transcrito na Ordem de Serviço n.º 20 datada de 9 de Abril de 1970 da CCaç 5.

- Foi abatido ao efectivo da Unidade em 4 de Junho de 1970 por ter sido transferido para o Centro de Instrução Militar / CTIG.

Do meu álbum fotográfico retirei as seguintes fotos, tiradas entre Janeiro e Fevereiro de 1970, já perto do fim da minha comissão.

Jogo de Casados contra Solteiros, no dia 1 de Janeiro de 1970 




Interior do “Clube Militar de Canjadude”, totalmente construído com os materiais que os guineenses usavam nas suas construções.

Fotos (e legendas): © Arquivo Pessoal de José Martins
Editadas por: Carlos Vinhal

O Sargento Rodrigues cumpriu três comissões na Guiné, tendo antes cumprido uma comissão de serviço na Índia.
Suponho que foi um dos muitos militares que foram retirados daquele Estado Português, antes de se ter dado a invasão final.

José Martins

************

3. Comentário do editor

A título póstumo vamos incluir na lista da nossa tertúlia o Sargento Chefe Ref Fernando Rodrigues que privou de perto com os nossos camaradas José Martins, na Guiné, e Arménio Estorninho, na sua terra Natal, Lagoa.
O nosso camarada Fernando Rodrigues, que nasceu a 25 de Setembro de 1933, faleceu no passado dia 29 de Outubro de 2013(*).
____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 30 DE OUTUBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12223: In Memoriam (165): Sargento-Chefe na Reforma Fernando dos Santos Rodrigues, ex-2.º Sargento "Gato Preto" (José Martins / Arménio Estorninho)

Último poste da série de 21 DE FEVEREIRO DE 2014 > Guiné 63/74 - P12754: In Memoriam (182): Carlos Schwarz da Silva (1949-2014): Pepito ca mori: singela homenagem com quadro de mulher de Bambadinca, a partir de foto datada de 1969, acrílico s/ tela 40 / 40cm (Jaime Machado, ex-alf mil cav, cmdt Pel Rec Daimler 2046, Bambadinca, 1968 / 70; cofundador do Lions Clube de Bissau)

3 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Quando "abro as mensagens" que começão "In memoriam" fico suspenso.
Sei que cada vez mais, é recorrente, mas ficamos sempre mais pobres e tristes.

armando pires disse...

Temo cometer sacrilégio ao fazer esta adenda no post 12769.
Ainda assim, porque o que aqui escrevemos é o que fica apara a história, na Foto 11, o malogrado Sargento Chefe Fernando Rodrigues, não pode estar a pescar num rio próximo do aquartelamento de Bula porque por lá não passava qualquer rio.
armando pires

Arménio Estorninho disse...

Caro Armando Pires, a tua informação é útil e ficará por exclusão de partes até ver "Bolama" lugar que conheci.

Tendo em conta que este trabalho não pode ser mais escorreito por falta de dados, porque era para ser feito ainda em vida de Fernando Rodrigues e somente tendo havido conversas.

Da minha parte todas as adendas serão bem vindas.

Com um abraço
Arménio Estorninho